Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 17 de Maio de 2010 - Nº 2256 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Sertão do Ubatumirim recebeu com sucesso os visitantes da II Festa da Juçara

Caraguatatuba
Caraguá participa de projeto ‘Aprendiz de Turismo’
Trabalho envolve conhecimento de praias e pontos turísticos da cidade
Marchinhas animam Virada Cultural

Ilhabela
Bikers de Ilhabela são destaque no Campeonato Paulista de Downhill Urbano
Congada de São Benedito emociona e mantém viva tradição secular em Ilhabela
Equipes locais são destaque no Desafio Corpore Ilhabela
Invicta, Ilhabela se classifica para semifinais da Copa Zito de Futebol
Levantamento do Mastro
Missa dos Congos
Prefeitura de Ilhabela dá continuidade a ações de combate à Dengue
Projeto “Cinema na Quadra” é realizado pela terceira vez em Juquehy
Ucharia de São Benedito

São Sebastião
Amilton solicita adaptação das instalações da Prefeitura para acesso a cadeirantes
Câmara analisa projeto que regulamenta ações de Vigilância em Saúde
Circuito Turístico: São Sebastião leva demanda ao Ministério do Turismo
Continuam abertas as inscrições o vestibular da Fatec em São Sebastião
Equipe de damas obteve ótimo resultado em Caraguatatuba
Instalação de Postes de Iluminação pública de madeira pode ser proibida em São Sebastião
Taekwondo de São Sebastião conquista dez medalhas na 3ª Etapa do Paulista
Vereadores solicitam iluminação de ruas para melhorar a segurança dos bairros

Ubatuba
Regras para bares e restaurantes exibirem os jogos da Copa do Mundo FIFA 2010
Regras para exibição da transmissão dos jogos
Uso de cadeirinha no carro será fiscalizado
Delegada de Trânsito diz que infrator será punido com multa e pontos na CNH por falta de equipamento para transporte de crianças
Terceira Idade de Ubatuba recebe palestra sobre Aids

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Sertão do Ubatumirim recebeu com sucesso os visitantes da II Festa da Juçara

Região - Aconteceu neste final de semana a II Festa da Juçara, desta vez no Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba. Sucesso absoluto de público, as comunidades receberam os visitantes com diversas atrações culturais e comidinhas fantásticas, que fizeram a alegria de todos.
Em busca de um espaço maior, os organizadores da festa escolheram o campo de futebol do Sertão do Ubatumirim, onde foi montada uma grande tenda e barracas das comunidades envolvidas no Projeto Juçara.
Inúmeras receitas, todas agregando a polpa do fruto da palmeira, puderam ser apreciadas pelo público presente: peixe com caldo e pirão de juçara, bolos, tortas, balas e outros doces, além de licores, pinga com juçara, até o “capuccino” de juçara, que soma a cremosidade da polpa manipulada na hora ao café, mistura que despertou a curiosidade dos visitantes. Todos puderam votar na receita mais gostosa, que fará parte do Livro de Receitas de Juçara.
As atrações musicais mostraram a importância do resgate cultural que as comunidades vem fazendo. O som dos tambores e as danças do jongo, do maracatu, do samba de roda, fazem parte do trabalho de recuperação e valorização da cultura afro-brasileira. Forró de rabeca e até uma oficina de confecção do instrumento deram a chance ao público de dançar ao som desses ritmos e conhecer o trabalho das comunidades envolvidas. Diversas gerações fazem parte desse movimento, o que nos garante que essas manifestações tem seu futuro garantido. Quem estava lá pode conferir ainda o artesanato e a preparação da farinha de mandioca na pequena casa de farinha que existe no local.
Este ano a Festa da Juçara teve o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, que permitiu ao IPEMA e instituições parceiras ampliar o evento e garantir infraestrutura mais adequada.
A festa faz parte das ações do Projeto Juçara, desenvolvido pelo IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica em parceria com as comunidades, com a Akarui, Fundação Florestal, através dos Núcleos Picinguaba e Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, das Prefeituras de Ubatuba e de São Luiz do Paraitinga, entre outros. O projeto propõe a recuperação da palmeira juçara nas regiões de Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.
A palmeira juçara (Euterpe edulis) fornece o palmito, considerado uma iguaria, o que a torna um dos produtos mais explorados da Mata Atlântica, com a prática intensa de extração ilegal na região. O Projeto Juçara visa a recuperação dessa espécie, repovoando as matas da região. Além disso, através da proposta de utilização da polpa do fruto da juçara na culinária, na preparação de diversos pratos ou sucos, pretende-se propiciar geração de renda para as comunidades tradicionais e rurais que vivem na região do Parque Estadual da Serra do Mar.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Caraguá participa de projeto ‘Aprendiz de Turismo’
Trabalho envolve conhecimento de praias e pontos turísticos da cidade


Caraguatatuba - No último sábado (15), os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Caraguá participaram de uma das oficinas de capacitação do projeto ‘Aprendiz de Turismo’. Com o tema ‘Sustentabilidade das praias’, 1.790 alunos da rede, tentam o prêmio pela quarta vez.
A oficina foi realizada na própria secretaria municipal de Educação e contou com a presença de representantes das cidades de São José dos Campos, São Pedro, Barueri e São Vicente, que concorrem ao prêmio junto com Caraguá. Esteve presente também o diretor geral do projeto, Ari Fonseca e o professor Marcio Lellis, que ministrou a palestra ‘Orientação sobre estudo de caso’.
O Projeto ‘Aprendiz de Turismo’ é uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), Academia de Viagens e Turismo Brasil (AVTBr) e The Global Travel & Tourism Partnership (GTTP), uma ONG internacional que trabalha com turismo na educação. O principal objetivo do projeto é incentivar o tema turismo como parte da grade curricular da Educação Básica. Em oficinas gratuitas, os professores desenvolvem projetos de acordo com um tema, escolhido anualmente.
Para 2010, o tema é ‘Turismo Verde’ e Caraguá concorre com o projeto ‘Sustentabilidade das praias’, criado pela professora coordenadora Carla Pereira da Silva, da escola municipal Benedita Pinto Ferreira, do bairro Casa Branca. O trabalho envolve um tour pelas praias de Caraguá para que os alunos conheçam as características e estruturas de cada uma, não apenas para conhecimento deles, mas para que possam informar de forma correta os turistas.
Caraguá ganhou o prêmio por três vezes. Em 2004 e 2009, com uma viagem educativa à França e em 2006, para a Alemanha. Nessas ocasiões, alguns alunos de Caraguá representaram a cidade e apresentaram o projeto vencedor a diversos países em uma conferência mundial.
O tema turismo faz parte da grade curricular dos alunos de 7º e 8º anos das escolas municipais de Caraguá. São 1.790 alunos que recebem orientações de como recepcionar e atender os turistas, principais pontos de visitação, oportunidades e roteiros de passeios disponíveis na cidade
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Marchinhas animam Virada Cultural


Caraguatatuba - Já pensou em pular Carnaval fora de época? Em Caraguá, as tradicionais marchinhas irão encantar a Virada Cultural, acompanhadas dos bonecões da oficina de empapelamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O show é na Praça de Eventos, domingo (23), em três horários, às 13h30, 15h e 16h30.
Os bonecões são criados pelo artista plástico Jac Costa e auxiliares. Eles são confeccionados com jornal, cola e tintas a base de água. Todos os anos, os bonecos se apresentam na Praça do Coreto, e alegram o Carnaval de Antigamente.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Bikers de Ilhabela são destaque no Campeonato Paulista de Downhill Urbano


Ilhabela - Os bikers de Ilhabela, Emerson e Gabriel da Silva deram um show na primeira etapa do Campeonato Paulista de Downhill Urbano, realizado na cidade de Ribeirão Pires, no último final de semana (15 e 16/5).
O evento é semelhante à famosa ‘Descida das Escadarias de Santos’. Na prova radical em Ribeirão Pires, os atletas precisaram descer as escadarias do Mirante Santo Antônio em alta velocidade.
A melhor colocação de Ilhabela veio do ciclista Emerson, que conquistou o primeiro lugar pela categoria Rígida Júnior e em seguida, o biker Gabriel da Silva ficou na terceira posição pela categoria Júnior. Os atletas se preparam agora para a segunda etapa que será realizada em Suzano, nos dias 18 e 19 de setembro.
O Campeonato Paulista Socobike de Downhill Urbano 2010 é realizado em quatro etapas, sendo supervisionado pela Federação Paulista de Ciclismo. Os atletas de Ilhabela têm o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, Restaurante Vianna, Leo Sports e Mareado
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Congada de São Benedito emociona e mantém viva tradição secular em Ilhabela


Ilhabela - O fim de semana (15 e 16/5) em Ilhabela foi recheado de manifestações de fé e devoção com as apresentações da Congada de São Benedito e o auge das atrações da X Semana de Cultura Caiçara. Bailes, missa e procissão dos Congos coloriram as ruas da Vila mantendo viva uma tradição com mais de dois séculos na cidade. À noite, shows musicais deram o tom à quermesse de São Benedito, com muita comida gostosa e sorteio de prêmios.
A religiosidade e devoção ao santo negro eram traduzidas no olhar e nas falas de cada integrante da Congada e a participação da Congada Mirim, mantida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, dava mostras de que a tradição permanecerá presente ainda por muitos anos, dada a determinação dos pequenos em apresentar-se tão bem quanto os adultos.
Além das apresentações da Congada, com Baile dos Congos e Meia Lua, a festa também contou com a Missa dos Congos, realizada em parceria com o Movimento Negro de Ilhabela e a tradicional Ucharia de São Benedito, um almoço comunitário que fez a alegria de muita gente no sábado e no domingo.
O prefeito Toninho Colucci (PPS) participou ativamente de todas as atividades e ressaltou a importância de manter viva a tradição da cultura local. O fim de semana da X Semana da Cultura Caiçara contou ainda com shows locais da Banda Captadores, da cantora Larissa Cavalcanti e do grupo Norma e os Cardiais. A realização da Festa é da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias da Cultura e Turismo e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Equipes locais são destaque no Desafio Corpore Ilhabela


Ilhabela - Os atletas ilhabelenses foram o grande destaque do Desafio Corpore Ilhabela 100km – 10 anos de aventura, realizado no último sábado (15/5), nas principais ruas da cidade. Ao todo, participaram da competição três equipes representando o município.
Organizada pela Corpore Brasil, a prova contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e da Secretaria de Turismo, reunindo mais de 800 atletas. Este ano, a prova trouxe grandes mudanças na organização, sendo dividida em quatro categorias distintas: Desafio Norte, Desafio Sul, Desafio Leste e o Desafio Total, que é a soma dos resultados das equipes nos três primeiros desafios.
As equipes de Ilhabela mais uma vez surpreenderam e conquistaram excelentes colocações nos três desafios, ficando em 2º Lugar na Geral Mista a “Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A” com o tempo de 07:22:16 e em 3º Lugar na Geral Masculino a equipe Fênix Ilhabela com o tempo de 07:35:02.
Pelo Desafio Leste – 24km, o vencedor foi o atleta Antônio Carlos Vieira de Souza, da equipe ATT, com o tempo de 01:34:56, seguido do ilhabelense Evaldo de Jesus Souza, da Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A, com o tempo de 01:35:38 e em terceiro lugar, também de Ilhabela, o corredor João Alves de Araujo, da Academia de Atletismo Ilhabela/Doox B, com o tempo de 01:37:24.
Pelo Desafio Norte – 28km, o primeiro lugar na Geral Feminino foi para a Academia de Atletismo Ilhabela/Doox B com o tempo de 02:28:57. Pela categoria até 39 anos, a equipe Fênix Ilhabela conquistou o primeiro lugar com o tempo de 02:10:33. Na Geral Masculino, a equipe da Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A ficou em terceiro lugar com o tempo de 02:03:02.
Na região, pelo Desafio Sul – 48km, Ilhabela conquistou o 2º lugar na Geral Mista com a equipe da Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A com o tempo de 03:43:36 e o 2º lugar na Geral Masculino com a equipe Fênix Ilhabela fechando a prova com o tempo de 03:29:58.
O técnico da equipe Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A, Wilson Gomes de Jesus, agradeceu o empenho dos atletas. “Fomos bem, apesar das limitações que tivemos, como alguns atletas machucados”, declarou Gomes, que aproveitou para agradecer o apoio também da Doox, que patrocinou sua equipe.
Já para o técnico da equipe feminina Academia de Atletismo Ilhabela/Doox B, João Alves de Araújo, as meninas tiveram um excelente desempenho. “Elas mostram a cada competição uma evolução no seu desempenho. Foi uma bela prova, onde elas mostraram todo seu potencial”, salientou Alves.
O atleta João Paulo Silva, líder da equipe Fênix Ilhabela, ressaltou também que mesmo com o pouco treinamento de sua equipe, o resultado foi melhor do que o esperado. “Corremos muito bem e estamos muito satisfeitos com o resultado de nossa equipe. Nossos atletas estão de parabéns”.
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, que também participou da prova, correndo pela equipe da Academia de Atletismo Ilhabela/Doox A, gostou da prova que contou com muita aventura e adrenalina. “No ano que vem teremos muito mais participantes e atrações para os corredores desta tradicional prova de revezamento do país”, finalizou Lobo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Invicta, Ilhabela se classifica para semifinais da Copa Zito de Futebol


Ilhabela - O Esporte Clube Perequê, que representa Ilhabela na Copa Zito de Futebol, está cumprindo muito bem a lição de casa. Invictos, conquistaram no último fim de semana (15 e 16/5) em partida eletrizante realizada na cidade de Roseira, a vaga na semifinal da competição que reúne as melhores equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira ao vencerem, nos pênaltis, o time de Campos do Jordão.
Os adversários começaram na frente, abrindo dois gols de vantagem, mas o atacante ilhéu, Álvaro “Sabão”, empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis, onde a equipe do arquipélago conseguiu a vaga, vencendo a partida por 3 a 2 nas penalidades.
Agora, o desafio da semifinal será contra a equipe do Juventude, da cidade de São Sebastião, no próximo domingo (23/5), às 15h, também em Roseira, cidade natal de José Ely de Miranda, o Zito, ex-jogador bicampeão mundial pelo Santos Futebol Clube e pela Seleção Brasileira, que dá nome ao torneio.
Atualmente, a cidade de São Luiz do Paraitinga ostenta o título de campeã da Copa Zito. O Esporte Clube Perequê conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Lazer, Esportes e Recreação
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Levantamento do Mastro


Ilhabela - Na sexta-feira (14/5) foi realizado o tradicional Levantamento do Mastro de São Benedito em Ilhabela, dando início às festividades da Congada, tradição secular que é considerada a maior manifestação cultural e religiosa caiçara. O prefeito Toninho Colucci (PPS) acompanhou a procissão do mastro, que foi escoltado pelos congueiros mirins. Após a cerimônia, foi distribuído o Bolo de São Benedito e a tradicional concertada
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Missa dos Congos


Ilhabela - A X Semana de Cultura Caiçara chegou ao auge das atrações do último fim de semana (15 e 16/5), com a realização da Congada de São Benedito. Entre as festividades houve a tradicional Missa dos Congos, com participação do Movimento Negro de Ilhabela. A celebração do pároco Leonildo Ferreira foi uma verdadeira manifestação de fé por parte de todos os fiéis, especialmente os congueiros devotos do santo negro, com rituais diferentes e muito festivos, típicos das Missas Afro. O prefeito Toninho Colucci (PPS) participou da Missa, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, que integrou a equipe de Liturgia da celebração
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura de Ilhabela dá continuidade a ações de combate à Dengue


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar esta semana nebulização no bairro do Reino. A ação tem o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
A equipe de agentes da vigilância epidemiológica, do Plano de Intensificação das Ações de Combate a Dengue (PIACD) e do Programa de Saúde da Família intensificaram a vistoria em terrenos, comércio e residências, mas o poder público pede a ajuda da população para banir a doença do município.
Atualmente a cidade já registrou 1351 notificações de casos suspeitos, sendo 901 confirmados, 393 descartados e 57 que aguardam resultado. Nas visitas casa a casa os moradores recebem informações sobre como combater o mosquito, evitando sua proliferação. A Prefeitura de Ilhabela solicita a compreensão e cooperação dos munícipes nessa luta
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Projeto “Cinema na Quadra” é realizado pela terceira vez em Juquehy


Ilhabela - Na próxima quarta-feira, 19, o projeto “Cinema na Quadra” será realizado pela terceira vez no bairro de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, com a exibição do filme High School Musical, da Disney.
A iniciativa tem o apoio da Prefeitura e é desenvolvida pela Samju (Associação Comunitária Amigos de Juquehy) em parceria com as Escolas Municipais “Branca de Neve” e de Juquehy, além do Projeto Ercílio, de Boiçucanga, cujo objetivo é o de oferecer entretenimento cultural à comunidade do bairro, em especial aos alunos e suas respectivas famílias.
Uma outra finalidade é retirar das ruas, pelo menos uma vez ao mês, crianças sem opção de lazer adequada e recursos para tal.
No mês passado, o projeto atraiu cerca de 450 pessoas para assistir a película “As crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Ucharia de São Benedito


Ilhabela - Ponto alto da festa de São Benedito, que integra a X Semana da Cultura Caiçara em Ilhabela, a tradicional Ucharia mais uma vez foi um dos grandes sucessos dessa edição. O almoço comunitário reuniu congueiros, seus familiares e a comunidade devota do santo negro no sábado e no domingo (15 e 16/5), com direito a Folia de Reis com o tradicional grupo da cidade, Raízes de Ilhabela. O prefeito Toninho Colucci (PPS) prestigiou o evento, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, do vice-prefeito Nuno Gallo (PV) e do secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé e aprovou o tempero dos voluntários que preparam toneladas de comida para distribuir em nome da fé em São Benedito
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Amilton solicita adaptação das instalações da Prefeitura para acesso a cadeirantes

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), através de requerimento solicita ao prefeito Ernane Primazzi (PSC), que faça a imediata adaptação das instalações da Prefeitura para acesso de cadeirantes, conforme manda a lei.
“Apesar da sinalização da vaga para deficientes existente em frente ao prédio da Prefeitura, a mesma não é respeitada, sendo utilizada por não deficientes, o que ocorre muitas vezes na frente dos policiais da Guarda Municipal, que não tomam nenhuma providência”, afirma o vereador.
Ainda de acordo com o parlamentar, foram flagrados diversos abusos semelhantes ao logo de toda a cidade quanto à utilização das vagas para deficientes. “Muito se fala, mas pouco se faz para facilitar, melhorar ou dar condições para que os cadeirantes tenham uma vida digna”, conclui Pacheco.
O vereador pergunta ao Executivo qual a medida prática que a administração municipal tomou, até hoje, com relação à acessibilidade nas dependências da Prefeitura
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara analisa projeto que regulamenta ações de Vigilância em Saúde


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião analisa Projeto de Lei o 48/10, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 1476/2001, que dispõe sobre regulamentação da municipalidade nas ações de vigilância em saúde.
Após a alteração proposta, os profissionais da equipe de Vigilância em Saúde, investidos das suas funções fiscalizadoras, tem competência para fazer cumprir as leis e regulamentações sanitárias, expedindo notificações, autos de infração e de imposição de penalidades, referentes à prevenção e repreensão de tudo quanto possa comprometer a saúde.
O prefeito municipal, bem o secretário de saúde, sempre que se tornar necessário, poderão desempenhar funções fiscalizadoras com as prerrogativas e as mesmas atribuições conferidas às autoridades fiscalizadoras.
Também consta na matéria que o prefeito, por meio de ato próprio publicado na imprensa oficial do município, constituirá a equipe de Vigilância em Saúde, relacionando nominalmente as autoridades sanitárias municipais competentes e seus respectivos cargos/funções, que deverão portal credencial.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Circuito Turístico: São Sebastião leva demanda ao Ministério do Turismo


São Sebastião - Na última quinta-feira, dia 13, representantes do Turismo do Litoral Norte estiveram em Brasília (DF), no Ministério do Turismo, para discutir a implantação do projeto Circuito Turístico do Litoral Norte de São Paulo; resultado da parceria entre o poder público, privado e terceiro setor das quatro cidades, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (Sebrae) e Cecompi (Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista).
São Sebastião foi representada pela secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, que junto aos secretários de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, foi recebida pelo secretário executivo do MinTur, Mário Moysés. No encontro, além da implantação do Circuito, foram discutidas outras ações voltadas ao turismo.
Um documento assinado pelos quatro municípios também foi entregue ao secretário, solicitando o Diagnóstico de Potencialidade Turística Náutica da região, com aval do recém criado Fórum do Litoral Norte. De acordo com a secretária Marianita, o pedido do Diagnóstico vem ao encontro do desenvolvimento náutico local e que aponta um crescimento substancial para os próximos anos.
“Saímos satisfeitos com a receptividade de Mário Moysés, por acenar a possibilidade de parceria para o fomento do turismo através do Circuito Turístico do Litoral Norte Paulista, pois os municípios demonstraram ao Ministério que estão trabalhando de forma regional”, ressaltou.
O Circuito
O Circuito Turístico do Litoral Norte tem como foco aumentar o fluxo de turistas na região, principalmente na baixa estação, através do desenvolvimento de produtos turísticos competitivos, atrativos culturais e artesanais, além da capacitação dos empresários, sensibilização e envolvimento da comunidade, gestão da qualidade no turismo, estruturação do receptivo turístico e ações de marketing. Desde 2007, as quatro cidades vêm trabalhando em sintonia no planejamento e viabilização do projeto, com início previsto para o final do ano
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Continuam abertas as inscrições o vestibular da Fatec em São Sebastião


São Sebastião - Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo – Centro Paulo Souza, para o 2º semestre de 2010. O exame será no dia 4 de julho.
Ao todo, serão oferecidas 10.030 vagas distribuídas entre as 49 Fatecs, o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior (8.085 vagas), das quais 80 são disponibilizadas, por semestre, para o Litoral Norte, mais precisamente para São Sebastião.
Nessa unidade universitária, em funcionamento desde o ano passado graças ao empenho da atual Administração, é oferecido o curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial – Processos Gerenciais; são 40 as vagas para o período da tarde e outras 40 para o noturno.
Segundo informações, até o dia 8 de junho, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br somente até às 15h, e para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70,00 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.
Inclusão Social
Ainda de acordo com a Fatec – Centro Paula Souza, o sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, receberá 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Neste momento, ainda, o candidato deverá informar se é egresso do ensino público.
A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal), será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar. “É indispensável que o candidato verifique detalhadamente se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade”, alertou a direção da universidade, acrescentando que no ato da inscrição o candidato poderá colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade.
Para concorrer a uma das vagas do vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove sua conclusão
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Equipe de damas obteve ótimo resultado em Caraguatatuba


São Sebastião - A equipe de damas da Prefeitura de São Sebastião obteve um ótimo resultado no campeonato disputado em Caraguatatuba neste domingo 16.
Foram seis as medalhas conquistadas, uma delas de ouro pelo atleta Cláudio Verdeiro na Sub-18. Nesta mesma categoria Paulo Henrique faturou a prata e Rafael Ramos o bronze.
No Feminino, Jaqueline Alves ficou com a prata e Mariana com o bronze e pelo Absoluto a equipe conquistou outra prata com Lauro Ferndandes.
Os resultados são válidos pela 3ª Etapa do Litoral Norte
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Instalação de Postes de Iluminação pública de madeira pode ser proibida em São Sebastião


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião analisa o Projeto de Lei 46/10, de autoria do vereador Ernane Primazzi (PSC), que proíbe a instalação de postes de iluminação pública de madeira e estabelece prazo para troca dos já instalados no município de São Sebastião.
Se o projeto for aprovado, a empresa concessionária terá um prazo máximo de 6 meses, após a publicação da lei, para substituir os postes de madeira por outros de concreto, sem qualquer ônus para o município e também para os usuários.
Inclusive, a troca dos postes será condição para renovação do contrato de concessão de exploração de energia elétrica no município.
Conforme consta na matéria, caso a empresa não cumpra o prevista na lei, estará sujeita a penalidades, sob pena de aplicação de multas.
Prevenção de Acidentes - Também está sendo analisado pela Câmara o Projeto de Lei 47/10, de autoria do vereador Ernaninho (PSC), que permite o Poder Executivo implantar em todas as escolas públicas de ensino fundamental e de educação infantil, durante o ano letivo, para funcionários e profissionais do setor, o curso de treinamento em primeiros socorros.
De acordo com o projeto, os cursos serão ministrados por profissionais da saúde em locais, datas e horários a serem indicados pela secretaria de Educação
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Taekwondo de São Sebastião conquista dez medalhas na 3ª Etapa do Paulista


São Sebastião - A equipe de taekwondo da academia Jun Sin Tebar, conquistou dez medalhas na 3ª Etapa do Campeonato Paulista realizada pela Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo), em São José dos Campos no domingo 16.
Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), os taekwondistas disputaram nas categorias kyorugui (luta) e também o poom-se (movimento), ao lado de centenas de outros atletas vindos de São Caetano, Suzano, Mogi das Cruzes, São Paulo, Mauá, Itu, Franca, São José dos Campos entre outras cidades que lotaram o Tênis Clube.
Sob o comando do mestre quarto dan Márcio Santos, a taekwondista ponta-preta Renata Fernanda conquistou o ouro para a equipe no poom-se; nesta mesma modalidade o faixa preta Felipe Moraes ficou com a prata.
Outras quatro medalhas de prata foram conquistadas nos combates pela faixa vermelha Rafaela Faria (até 42 quilos), no Juvenil e pelos atletas pontas-verdes Wilson Roberto (até 58 quilos), e Lucas Rafael (até 68 quilos), ambos na categoria Adulto.
Também foram quatro as medalhas de bronze ganhas pelos pequenos taekwondistas sebastianenses com o pequeno Nathan Pina, de oito anos, no Mirim; faixa vermelha Vitor Sadao (até 42 quilos), o ponta-verde Thasary Senna (até 45 quilos), e com o faixa vermelha Diogo Schiavonni (até 52 quilos), todos no Infantil.
O ponta-preta Thiago Oliveira atuou durante toda a competição como auxiliar técnico da equipe
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Vereadores solicitam iluminação de ruas para melhorar a segurança dos bairros


São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião estão solicitando junto à empresa Bandeirante Energia e à Prefeitura reforço e implantação na iluminação das ruas, como forma de melhorar a segurança dos moradores da cidade.
O vereador Marcos Tenório (PMDB) solicita a colocação de um poste com braços e luminárias defronte a Escola Nova, situada na Rua Castro Alves, próxima a Rua Argentina, no bairro da Enseada.
“Há uma grande insuficiência de iluminação neste local, causando insegurança aos estudantes e professores que atuam no período noturno”, explica Tenório.
O parlamentar Ernane Primazzi (PSC), por sua vez, solicita implantação de quadro coletivo para distribuição de energia na Viela 3, na avenida Professor José Machado Rosa, no bairro Itatinga, região central.
“No local, existem quatro quadros de energia, mas apenas um funciona para atender todos os moradores, o que sobrecarrega o relógio, que por isso às vezes deixa de funcionar, deixando todos sem energia”, explica Ernaninho.
O mesmo vereador solicitou ao Poder Executivo a manutenção na iluminação no campo de futebol do Centro de Lazer do bairro Itatinga.
Já o vereador Marcos Jorge (PV) solicita a implantação de postes com luminárias na Rua Lobo Guará, no bairro de Cambury, na costa sul.
“A rua citada encontra-se em péssimo estado de conservação. Existem alguns postes, porém sem luminárias. Por falta de iluminação, alguns moradores fizeram ligações clandestinas, comprometendo assim a segurança de todos”, explica o parlamentar
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Regras para bares e restaurantes exibirem os jogos da Copa do Mundo FIFA 2010

Ubatuba - Depois de várias negociações, em fevereiro desse ano a FIFA e a Rede Globo de Televisão chegaram a um acordo liberando os bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings, aeroportos, hotéis e similares para exibirem os jogos da Copa do Mundo FIFA 2010.
Redes que transmitirão a copa
No Brasil, a Rede Globo tem o direito de transmissão dos jogos da Copa de 2010, sendo a que ela sublicenciou para a TV Bandeirantes, a Band Sport e a ESPN, parte dos direitos de transmissão desses jogos.
Entretanto, esse contrato de sublicenciamento, permite apenas à Rede Globo aprovar a realização de eventos públicos com a exibição dos jogos. Assim sendo, somente os jogos da Copa 2010 exibidos pela Rede Globo poderão ser exibidos nos estabelecimentos citados no início desse artigo.

Regras para exibição da transmissão dos jogos

Conforme as regras negociadas entre a FIFA e a Rede Globo, para que os bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings, aeroportos, hotéis e similares possam exibir as transmissões dos jogos da Copa 2010, eles deverão observar os seguintes requisitos:
a) não poderão cobrar ingressos para exibição dos jogos, nem realizar qualquer tipo de promoção comercial, sorteios ou distribuição de brindes, podendo apenas comercializar seus próprios produtos (lanches, refeições, bebidas etc.);
b) não poderão comercializar qualquer tipo de patrocínio ou de publicidade relacionadas com as exibições, não sendo permitido associar as marcas Copa do Mundo FIFA 2010, FIFA ou da própria transmissão da Rede Globo com qualquer marca comercial, inclusive a do estabelecimento que estiver exibindo a transmissão dos jogos. Exemplo: o estabelecimento não pode divulgar que a exibição é patrocinada ou promovida por ele mesmo ou por terceiros;
c) os jogos deverão ser transmitidos na íntegra, começando a exibição no mínimo 10 minutos antes do início da transmissão e encerrando no mínimo 10 minutos depois, sem interrupções, não sendo permitida a exibição de gravações ou videoteipes dos jogos;
d) o sinal da rede Globo não poderá sofrer nenhuma alteração, inserção ou corte;
e) não associar a exibição das transmissões dos jogos a partidos políticos ou a candidatos a cargos eletivos;
f) não utilizar nenhuma das marcas oficiais da FIFA ou da Copa do Mundo FIFA 2010, tais como: taças, emblemas, escudos, entre outros.
No caso da exibição dos jogos dos canais fechados da Rede Globo (SPORT TV), será necessário que o estabelecimento tenha uma assinatura especial desses canais a cabo. (Fonte: Sebrae)
(Fonte: ACIU)


Uso de cadeirinha no carro será fiscalizado

Delegada de Trânsito diz que infrator será punido com multa e pontos na CNH por falta de equipamento para transporte de crianças


Ubatuba - Começa em junho a fiscalização da lei que obriga o uso do assento de segurança para transportar crianças de até 7 anos e meio de idade no banco traseiro dos carros.
Dados do Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo, apontam que somente 5% das crianças brasileiras utilizam os equipamentos. Para a segurança delas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu em 2008 que o motorista que não cumprir a lei será penalizado.
Segundo a delegada de trânsito de São José, Juliana Puccine Viana, a resolução 277/08 do Contran diz que o motorista que infringir a lei será punido como infração considerada gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e a perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O veículo poderá ainda ser retido até que a irregularidade seja solucionada.
O equipamento bem instalado garante a segurança da criança. Foi pensando nisso que a jornalista Amanda Costa, 35 anos, comprou as cadeirinhas para os seus dois filhos na ONG Criança Segura.
Ela disse que explica para seus filhos desde pequenos a importância do equipamento. "Se a mamãe frear o carro e eu não estiver na cadeirinha, posso bater meu rosto e me machucar", disse Laís Costa, 7 anos, filha de Amanda, que já saiu da maternidade em um bebê conforto.
Números
Mais de 38 mil crianças sofrem lesões irreversíveis em acidentes de carro (leia o texto abaixo). Para a coordenadora da ONG Criança Segura, Ana Beatriz Bontorin, no Brasil, o que falta para diminuir esse índice é a conscientização dos pais e dos órgãos públicos.
"É perigoso transportar crianças no colo. Na hora do impacto, o peso da criança se multiplica. Para manter a segurança das crianças, é preciso que os pais utilizem equipamentos em boas condições".
Para garantir a segurança, as crianças devem estar no banco traseiro do carro e utilizar equipamentos como o "bebê conforto" para crianças com até 1 ano e 13 quilos, a "cadeirinha" que atende crianças com até 4 anos e peso entre 9 e 18 quilos e o "assento de elevação" para crianças de 18 a 36 quilos, de 4 a 7 anos e meio. O assento infantil poderá ser dispensado para crianças que pesam mais de 36 quilos e têm 1,45 metro de altura.
Os preços do assento variam nas lojas de R$ 75 a R$ 1.200, valor de uma cadeirinha mais sofisticada.
Certificado

O equipamento nacional apropriado deve ter o NBR 14400 e o certificado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
(Fonte: ACIU)


Terceira Idade de Ubatuba recebe palestra sobre Aids


Ubatuba - “Ao contrário do que se pensa, a Aids não é um assunto que interessa apenas aos mais jovens”, afirma a escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash, você sabe o que eu tenho?”. Acostumada a palestrar para adolescentes e jovens, a escritora esteve, nesta semana, na Associação dos Aposentados, para um bate papo com o grupo da Terceira Idade, a convite do Programa de Saúde do Sumaré. Aproximadamente 30 pessoas participaram e prestigiaram o evento.
Apesar de ser um assunto difícil de se abordar, a escritora conta que procurou criar um clima descontraído, para que os idosos pudessem tirar suas dúvidas e conversar naturalmente sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Conversamos sobre prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e principalmente Aids. Eles queriam saber a minha história como pessoa que convive com HIV há dez anos. Participaram bastante com perguntas referentes a transmissão do vírus. Alguns ainda pensavam que o vírus HIV era transmitido através do assento do ônibus e contato físico”, explica Silmara.
Segundo a aposentada Isabel Scarellis, que também foi sorteada com um exemplar do livro Flash, as informações foram de grande valia. “Achei muito importante esta ação preventiva, pois não podemos esquecer que a terceira idade também pode ter uma vida sexual ativa. Conversar sobre o assunto é o melhor caminho para desvendar tabus e tirar dúvidas. Agora poderei também transmitir as informações para meus netos, já que tenho diálogos francos com eles.”
(Fonte:DIVULGAÇÃO)

 



 

Poesia Topo

Anuncie

Tenteando

Quem sabe que peixe
fisgou no anzol?
Foi garoupa Cação?
Sargo? Cobra do Mar?
Só pela tato da linha
o caiçara consegue adivinhar

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor