Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 18 de Maio de 2010 - Nº 2257 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Módulo e Prefeitura Fecham Parceria para Oferecer Estágios Acadêmicos

Caraguatatuba
Evento comemora o “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual”
Morro do Algodão tem novo plano viário para atender obra da Sabesp

Ilhabela
Ilhabela discute Plataforma Mexilhão em Diálogo com a Comunidade
2º Circuito Ilhabela de Monotipos abre calendário de eventos náuticos em 2010
Atividade Física no Dia de Luta Antimanicomial em Ilhabela
Campanha ‘Ilhabela o Ano Inteiro’ traz The Ferry Boat Blues no próximo sábado
Reciclagem com a empresa Tetra Pack
Palestra “Os Fundamentos da Qualidade” é atração do Sebrae na próxima quinta-feira
Prefeito de Ilhabela faz palestra sobre royalties, petróleo e gás em faculdade de São Sebastião
Prefeitura e Governo do Estado inauguram PAT de Ilhabela na próxima semana
Tradicional Prova de Canoa Caiçara será realizada neste domingo em Ilhabela

São Sebastião
Aberta a Semana de Luta Antimanicomial no Teatro Municipal de São Sebastião
Cacem participa de Congresso médico em São José dos Campos
Centenas de pessoas prestigiam abertura da 2ª Copa de Futsal em São Sebastião
DER atende pedido de Ernane e começa a implodir “Curva dos Eucaliptos”
Ernane Primazzi abre 1ª Copa Supino do Litoral Norte
Para contribuir na geração de empregos, “PH” apresenta projeto para criação de marina pública
A iniciativa poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos e contribuir para o desenvolvimento do setor, com mão-de-obra qualificada
Preconceito racial é retratado de forma bem humorada no espetáculo “Pretas por Ter”
Prefeitura apoia combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Prefeitura realiza desentupimento de tubulação em Boiçucanga
Seletiva em Maresias define representantes de São Sebastião para os Jogos Regionais

Ubatuba
Esta é a última semana de inscrições para vestibulinho da ETEC em Ubatuba
Após anos de luta do prefeito Eduardo Cesar, Ubatuba poderá finalmente contar com os cursos técnicos profissionalizantes do Centro Paula Souza
Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal
Rio Escuro recebe Ação Cidadania nesta semana
Ação Cidadania acontecerá na escola municipal Maria das Dores Carpinetti, a partir das 14h30
Prefeitura de Ubatuba convida população para audiência pública
Procon de Ubatuba realiza desbloqueio de senha da Nota Fiscal Paulista
Projeto em Ubatuba mobiliza população para cuidar do Rio Indaiá
Nova fase do projeto Cuidágua Indaiá prevê oficinas comunitárias de planejamento participativo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Módulo e Prefeitura Fecham Parceria para Oferecer Estágios Acadêmicos

Região - Em parceria com a Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito de Caraguatatuba, o Centro Universitário Módulo anuncia a assinatura do termo de compromisso entre esta Instituição e a Prefeitura para a criação de um escritório piloto de arquitetura.
O acordo, assinado pelo Reitor Prof. Dr. Daniel Carrera Filho e o secretário Sr. José Bernardo Ortiz, juntamente com a coordenadora do curso de Arquitetura do Módulo, prevê que os alunos do 9º e 10º semestre do curso contribuam, com vistas ao cumprimento do estágio curricular, no desenvolvimento de projetos sociais como plantas populares, projetos de acessibilidade, análise de áreas de risco, entre outras ações.
Todas as atividades serão monitoradas por professores do Módulo e funcionários da prefeitura de Caraguá. Os alunos de outros semestres poderão participar do escritório como forma de contabilizar atividades complementares
(Fonte:MÓDULO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Evento comemora o “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual”

Caraguatatuba - Para sensibilizar e conscientizar a população contra a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes, a secretaria de Assistência Social realiza amanhã (18) e quarta-feira (19), um evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate à violência e à Exploração Sexual, das 9h às 16h, na Praça Cândido Mota, Centro e Praça Jorge de Castro, Travessão.
Serão sete horas de atividades com apresentações de teatro, dança e música. Para as crianças, um espaço com brinquedos, pipoca, algodão doce e pintura no rosto. O evento terá a participação da banda do Exército de Cristo, às 10h, e da Casa Beija Flor, com a apresentação de dança, às 14h.
A mobilização tem como foco, alertar a população sobre o crescimento do número de casos de abusos e a importância das denúncias. Desde 2000, o projeto acontece e esse ano conta com parcerias como: Casa Beija Flor, Associação de Moradores (AMMA), Exército de Cristo e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc).
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Morro do Algodão tem novo plano viário para atender obra da Sabesp


Caraguatatuba - Em razão do avanço da obra de instalação do sistema de coleta de esgoto, no bairro do Morro do algodão, a Sabesp, secretarias de Trânsito e Obras de Caraguá, estão com um novo plano viário para a circulação de veículos e de moradores, que iniciou hoje, segunda-feira (17).
Na entrada e saída do bairro não há mudanças. A rua Geralda Conceição Alves, que faz esquina com a Rua 8 e Rua 10, terá a operação “Pare e Siga”, coordenada por agentes de trânsito, para organizar o tráfego de ônibus. Os veículos de passeios não serão afetados.
A obra trará benefícios à qualidade do rio Juqueriquerê, eliminação das fossas e ligações irregulares. Uma reunião com os moradores da Associação do bairro para esclarecer as dúvidas está marcada para dia 31
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Caraguatatuba -

 

Notícias de Ilhabela Topo



Ilhabela discute Plataforma Mexilhão em Diálogo com a Comunidade


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou nesta terça-feira (18/5) do ‘Diálogo com a Comunidade’ promovido pela Petrobras, no Ilha Flat, para discutir o trecho marítimo do Projeto Mexilhão e foi elogiado pelo gerente de comunicação da estatal, Sérgio Pereira dos Santos, por ser o único prefeito da região a participar das audiências.
A reunião pública faz parte das ações de comunicação social da empresa e é utilizada como uma ponte entre a Petrobras e a comunidade. Comandada pelo gerente de comunicação e pelo representante da gerência de Meio Ambiente, Loir Fabian Lorusso, o encontro esclareceu dúvidas dos presentes e apresentou as atividades da Petrobras no Litoral Norte.
A principal questão discutida se deu por conta de comunidades como Castelhanos, Praia Vermelha e Serraria não terem sido incluídas no Programa de Ação Participativa para a Pesca (PAPP), um projeto elaborado para que as 22 comunidades pesqueiras do Litoral Norte, avaliadas como em área de risco, recebessem uma compensação pelo impacto causado na instalação do duto, já que nessa fase os pescadores não puderam exercer suas atividades num raio de 2km da balsa que trabalhava na operação. Essa foi uma das exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Em Ilhabela, 11 comunidades pesqueiras foram incluídas no PAPP, entre elas estão Ilha da Vitória, Guanxumas de Búzios, Porto do Meio, Figueira, Sombrio, Fome e Jabaquara. Como forma de compensação, a Petrobras realizou visitas às comunidades, buscando desenvolver projetos que atendessem a principal necessidade de cada comunidade. Assim, serão viabilizadas iniciativas como energia solar, reforma de embarcações, maricultura, fábrica de gelo, além de outras ideias.
Segundo Santos, as comunidades que não foram atendidas em um primeiro momento, por não fazerem parte da área direta de risco, participarão de projetos de educação ambiental e futuramente poderão vir a participar do PAPP. “Nós estamos iniciando esse processo na região e ficaremos aqui por mais de 30 anos. Tenho compromisso pessoal com a comunidade de Castelhanos e venho buscando parcerias com o poder público em investimentos nas áreas de educação e saúde”, ressaltou o gerente de comunicação.
Já o prefeito Toninho Colucci aproveitou a oportunidade para parabenizar a Petrobras e cobrar mais antecedência na divulgação das reuniões. Segundo ele, a participação de representantes das comunidades pesqueiras credencia e dá credibilidade ao evento. Colucci falou ainda sobre o início da produção da Plataforma Mexilhão, previsto para o início de 2010. “Queremos que comece o quanto antes. Com os royalties que a exploração trará para Ilhabela a Prefeitura poderá dar uma atenção especial para essas comunidades que não foram atendidas. O próprio município pode compensar essas comunidades que se sentiram injustiçadas”, declarou.
Participaram ainda da reunião as secretárias Kátia Kornetoff (Obras), Nanci Zanato (Assistência Social), Djane Vitoriano (Turismo), o enfermeiro e diretor das Comunidades Tradicionais, Gerson Margarido, o diretor de Administração, Sérgio do Vale, a diretora de Habitação, Cristina Lage e o chefe da sessão de Gestão e Desenvolvimento Estratégico, Ronaldo Monteiro
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


2º Circuito Ilhabela de Monotipos abre calendário de eventos náuticos em 2010


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), promete uma série de eventos náuticos para este ano, começando com a primeira etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos que será realizada entre 29 e 30 de maio. A competição abrangerá as classes Optimist, Holder, 420, Byte, Laser, Hobie Cat 14 e 16, Nacra e Snipe.
A concentração do evento será no Centro de Regatas, na sede da Selar, na Praia do Pequeá. As próximas etapas para o circuito estão previstas para os dias 19 e 20 de junho, 21 e 22 e 28 e 29 de agosto.
De acordo com o diretor náutico, Edmar Alves, o objetivo é movimentar o cenário náutico de Ilhabela durante o ano inteiro. “Queremos atender todas as classes de vela da cidade, tirando barcos da poita, promovendo um belo espetáculo de velas em nosso canal”.
O grande destaque do calendário para 2010 fica para a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, que na edição passada recebeu mais de 200 barcos. “Este é um evento que afirma mundialmente Ilhabela como a Capital da Vela”, frisa Edmar Alves.
Este ano, o evento será realizado de 14 a 17 de julho, e logo após começa um dos maiores eventos náuticos da América Latina: a Rolex Ilhabela Sailing Week.

Confira os eventos náuticos programados:

29 e 30 de maio | 1ª etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos
19 e 20 de junho | 2ª etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos
26 de junho | Caipirinhas Cup
14 a 17 de julho | Semana de Vela de Ilhabela de Monotipos
14 a 17 de julho | Campeonato Paulista de Hobie Cat 16 e Prancha à Vela
17 a 24 de julho | Rolex Ilhabela Sailing Week
21 e 22 de agosto | 3ª etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos
21 de agosto | Regata do Camarão – Aniversário de Ilhabela
28 de agosto | Regata Ilhabela - Santos
04 a 07 de setembro | Campeonato Centro Brasileiro de Optimist
18 e 19 de setembro | Campeonato Paulista de Optimist e Taça Cosp
25 e 26 de setembro | Taça Ilhabela de Optimist e 420
2 e 3 de outubro | Campeonato Paulista de Optimist e Taça Cosp
9 a 12 de outubro | Campeonato Paulista e Sul Sudeste de 420
13 a 15 de novembro | Campeonato Paulista de 470
28 e 29 de novembro | 4ª etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos de Ilhabela
12 de dezembro | Regata do Dia do Marinheiro e 5ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Atividade Física no Dia de Luta Antimanicomial em Ilhabela


Ilhabela - O Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Ilhabela foi comemorado com muita festa e atividade física. Logo cedo, os pacientes atendidos pelo Centro de Apoio Psicossocial do município (Caps) foram recebidos com um super café da manhã e se integraram numa série de atividades físicas coordenada pela professora Bia Bello, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, na Praça da Mangueira.
O evento contou ainda com apresentações culturais dos pacientes e exposição de produtos confeccionados por eles nas oficinas de terapia ocupacional. O prefeito Toninho Colucci (PPS) participou das festividades, acompanhado da secretária de Saúde, Sônia Monteiro e do secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé.
Atualmente, o Caps de Ilhabela presta serviços a cerca de 160 pacientes, entre intensivos, que precisam de atendimento diário, semi-intensivo atendimentos semanais e não-intensivo, para consultas eventuais.
O Dia de Luta Antimanicomial completa 23 anos de existência em dezembro de 2010 e nasceu de um Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental que queriam uma sociedade sem a exclusão social dos manicômios
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Campanha ‘Ilhabela o Ano Inteiro’ traz The Ferry Boat Blues no próximo sábado


Ilhabela - Os amantes da boa música têm um encontro marcado com a banda The Ferry Boat Blues no próximo sábado (22/5), às 22h, na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila. O evento integra a campanha “Ilhabela o ano inteiro”, promovida pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, com objetivo de movimentar a cidade no período da chamada baixa temporada.
Criada em 2008, a The Ferry Boat Blues é a única banda de blues de Ilhabela e foi idealizada pelo baterista Flávio Zaroni, que por mais de 10 anos trabalhou como mestre de balsa na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, nascendo daí o nome pitoresco.
O companheiro Felipe Augusto, um dos melhores guitarristas do Litoral Norte, também fez parte da criação, e, aos 21 anos, esbanja talento na guitarra e no vocal da The Ferry Boat Blues, que ainda é composta pelo contrabaixista Binho, músico versátil e conhecido da noite ilhabelense.
Eventualmente o trio conta com os músicos Douglas “o Velho” e Luciano (Marcarão) e contagia o público com blues de raiz em sua forma mais tradicional, mesclando clássicos do rock’n’roll de todas as décadas, tendo influência de grandes astros da música internacional, como Elvis Presley, Steve Ray, Eric Clapton, entre outros
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Reciclagem com a empresa Tetra Pack


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela recebeu na última segunda-feira (17/5) a especialista de Desenvolvimento Ambiental da empresa Tetra Pack São Paulo, Juliana Matos Seidel, que ministrou uma palestra sobre Reciclagem, no Parque Municipal das Cachoeiras, na Água Branca. O evento foi organizado pela Secretaria de meio Ambiente, por meio da equipe de educação ambiental e foi voltado para funcionários das Secretarias de Educação e Saúde, Centro de Triagem e da Limpeza Pública. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), esteve presente no evento e destacou a importância de se preocupar com os assuntos ambientais
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Palestra “Os Fundamentos da Qualidade” é atração do Sebrae na próxima quinta-feira


Ilhabela - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura e Associações Comercial, de Hotéis e Receptivos do município, realiza no na próxima quinta-feira (20/5) às 19h, no auditório da Secretaria de Turismo e Fomento, a palestra “Os Fundamentos da Qualidade – Avalie sua Empresa” e apresentação do Prêmio MPE Brasil.
O objetivo é proporcionar aos empresários a reflexão sobre o modelo de excelência da gestão do conhecimento, autoavaliação e implementação dos onze fundamentos de qualidade em uma empresa.
Já o prêmio visa promover o aumento da qualidade, produtividade, gestão, inovação e competitividade das pequenas empresas por meio da disseminação de conceitos e práticas de excelência em gestão.
Os interessados em participar podem entrar em contato com o Posto Sebrae pelo telefone (12) 3895.7220 ou pessoalmente, na Secretaria de Turismo, localizada na Praça Vereador José Leite dos Passos, n° 14, na Barra Velha
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeito de Ilhabela faz palestra sobre royalties, petróleo e gás em faculdade de São Sebastião


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participa na próxima sexta-feira (21/5), às 20h na FASS – Faculdades São Sebastião, do 1º Encontro de Administradores, organizado pelo curso de Administração da instituição. Colucci abordará o tema royalties, petróleo e gás.
Na palestra, o prefeito deverá tratar da importância dos royalties para o arquipélago, bem como a perspectiva de arrecadação com a exploração do gás no campo de Mexilhão pela Petrobras. O poço está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 100 km da costa ilhabelense. De janeiro a abril, a Prefeitura de Ilhabela arrecadou cerca de R$ 6,2 milhões em royalties de petróleo. Em 2009, devido à queda do valor do barril de petróleo, ocasionado pela crise financeira mundial, a arrecadação no mesmo período foi de R$ 3,8 milhões
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura e Governo do Estado inauguram PAT de Ilhabela na próxima semana


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), e o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, inauguram no próximo dia 27 de maio, às 10h, a unidade do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, no Perequê. Desde fevereiro de 2009, o Balcão de Emprego de Ilhabela foi inserido no Programa Emprega São Paulo, fortalecendo a proposta de instalação do PAT no município.
Para o prefeito Toninho Colucci, esta é uma iniciativa que reforça o compromisso com a qualidade de vida do cidadão. “Temos investido em todas as áreas, desde o saneamento básico, que reflete diretamente na saúde; na educação, com a municipalização, reformas de prédios e novas escolas; e em tantas outras áreas. Em relação ao emprego, trouxemos cursos profissionalizantes, abrimos concurso público e investimos firme na promoção do turismo na baixa temporada, pois é a nossa indústria. Com o PAT vamos possibilitar novas capacitações de mão de obras e facilitar a vida do trabalhador e seu empregador”, disse Colucci.
Com o posto de atendimento, a cidade poderá trazer novos programas, como o “Aprendiz Paulista”, que possibilita a inclusão de jovens de 16 a 21 anos no mercado de trabalho. Além disso, o PAT estreita as relações de políticas públicas da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
Outro benefício será a realização de serviços até então oferecidos somente em outros municípios, facilitando assim o acesso da população ilhabelense, como homologações e adesão ao seguro desemprego. “Com o PAT também ficará mais fácil trazer programas de qualificação. Já conseguimos trazer o Time de Emprego em caráter especial por não ter esta unidade. Agora traremos muito mais cursos”, comemora a supervisora do PAT Ilhabela, Alda Torres de Souza. “Isso está acontecendo graças ao empenho do prefeito Toninho Colucci e da Comissão de Emprego”, completa Alda.
Ela destaca que, ao se cadastrar no PAT, o trabalhador é visto em todo o Estado de São Paulo. “A partir de agora estaremos on-line com os demais PATs do Estado e assim, ao se cadastrar no município, o trabalhador também poderá ser visto por empregadores de outras regiões e cidades”, concluiu.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Tradicional Prova de Canoa Caiçara será realizada neste domingo em Ilhabela


Ilhabela - Os amantes da canoagem já podem começar a preparar suas canoas para a tradicional Prova de Canoa Caiçara, que será realizada neste domingo, 23, com saída na Praia do Perequê, às 9h, com chegada na Vila (Centro). Promovida pela Prefeitura, de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, a prova deve reunir os amantes da canoagem dos bairros mais tradicionais do arquipélago, formados, em sua maioria, por caiçaras.
A competição integra a programação da X Semana de Cultura Caiçara, mas precisou ser adiada em função do mau tempo no último dia 9/5 e será dividida nas categorias Canoa Típica e Regata de um e dois remos, além categoria Feminino que terá prova de percurso. O destaque ficará por conta da Prova de Incentivo para a criançada, com o objetivo de resgatar e incentivar as novas gerações nesta modalidade tão tradicional em Ilhabela.
Como premiação, os canoístas receberão troféus, medalhas e cestas básicas. Os interessados em participar da Prova de Canoa Caiçara podem se inscrever no local do evento, a partir das 9h, já que às 10h será dada a largada
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Aberta a Semana de Luta Antimanicomial no Teatro Municipal de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião abriu na manhã de terça-feira 18, a Semana da Luta Antimanicomial nas dependências do Teatro Municipal. Na mesa de abertura dos trabalhos, a primeira-dama Roseli Trevisan Primazzi, a coordenadora médica do PSF (Programa de Saúde da Família) Sandra Mamy, o secretário de Assuntos Jurídicos Francisco Assis Porpino da Silva e o coordenador da Saúde Mental no município, Ubirajara Nascimento.
Em seu discurso inicial, Nascimento falou sobre a importância da luta no País e ressaltou a questão da matéria não estar somente ligada à área de saúde propriamente dito, mas às outras áreas de iguais relevância a exemplo da educação, assistência social e à área jurídica.
Ele frisou, ainda, que desde o final dos anos 80 trabalhos são realizados no sentido de chamar para o Município a responsabilidade de lidar com o cidadão. “Temos que compreender o seguinte ponto, apesar de haver as esferas federal e estadual, residimos no município e as ações devem se concentrar nele, no local onde se encontra o cidadão. Portanto, é o Município quem determina quais ações a serem tomadas, claro que, com apoio do Estado ou da Federação”.
Segundo o coordenador, quando se fala em tirar o indivíduo do manicômio, “não estamos querendo, simplesmente, esvaziá-lo de forma irresponsável, mas sim trazê-lo de volta ao convívio na sociedade, isto é, com a família, amigos e até mesmo, se tiver condições, reintegrá-lo ao trabalho”.
Entre as atividades desenvolvidas pelo município sebastianense, Nascimento citou a realização da Conferência Municipal da Saúde, a participação da equipe no próximo sábado 22, na Conferência Estadual e posteriormente na Federal, em Brasília (DF). “Não paramos. Temos várias ações em andamento e isso é importante, pois são através de ações sociais integradas que nos fortalecemos”, concluiu.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos, a Semana Antimanicomial é uma oportunidade de se dialogar com a sociedade sobre a questão de modo a combater toda forma de exclusão social daqueles que possuem transtornos psíquicos. “Consolidar cada vez mais a política de saúde mental no município, discutir a questão do tratamento para dependentes de substâncias, oferecer alternativas de tratamento que não estimular ações práticas de promoção da saúde mental segundo o modelo de desospitalização, projetos e ações que ofereçam respostas mais efetivas às necessidades de moradia, estudo, lazer e cultura para essas pessoas e incentivar a relação entre os assistidos e os diversos segmentos em busca de autonomia e reconhecimento social, tudo isso faz parte deste trabalho”, elencou Francisco Assis.
A programação preparada pela Sesau (Secretaria de Saúde) , sob o tema “Saúde Mental, Cidadania e Inclusão”, termina nessa quarta-feira 19, com apresentações de pacientes do Caps (Centro de Atenção Piscossocial) em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), onde o público poderá prestigiar, ainda, uma exposição de trabalhos manuais dos pacientes de saúde
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Cacem participa de Congresso médico em São José dos Campos


São Sebastião - Nos últimos dias 12 e 13 de maio, representantes da Central de Atendimento e Controle às Emergências Médicas de São Sebastião, o Cacem, participaram do Congresso Trauma 2010, realizado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
A Prefeitura Municipal de São Sebastião, através da Secretaria de Saúde (Sesau), proporcionou a ida de nove profissionais do setor, além de mais dois funcionários da UTI do Hospital de Clínicas da cidade.
Com a presença de autoridades internacionais em atendimento pré-hospitalar, o evento contou como palestrantes o professor doutor Ari Leppaniemi, da Finlândia, o professor doutor Carlos Mesquita, de Portugal, e Sandro Rizoli, do Canadá.
Foram abordados assuntos como prevenção no trauma, aspectos de utilização de protocolos na cena de atendimento, além de ética e condutas de enfermagem no atendimento pré-hospitalar.
Para o coordenador do Cacem, André Leandro, o congresso foi bastante satisfatório. “Como parte de uma cidade turística, é sempre bom saber como funciona a questão da saúde em outros países. São Sebastião sempre deu atenção à saúde, e mais uma vez demonstra isso. Pudemos trazer ao município a experiência dos melhores profissionais da área e quem ganha com isso é a população”, comentou
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Centenas de pessoas prestigiam abertura da 2ª Copa de Futsal em São Sebastião


São Sebastião - Centenas de pessoas prestigiaram na noite de sábado 15, a abertura oficial da 2ª Copa Sebastianense e 1ª Copa Kids, ambas de futsal, no ginásio de esportes José de Souza Gringo, o “Gringão, no Topovaradouro, região central da cidade.
Durante a solenidade, o prefeito Ernane Primazzi enfatizou a importância da prática desportiva, mencionou a reforma de quadras esportivas na Costa Sul e pincelou sobre novos projetos dentro desta área, cuja finalidade é proporcionar à comunidade melhor qualidade vida. “O esporte faz bem à saúde, além disso aumenta a autoestima da pessoa e também o seu senso de responsabilidade; tudo isso é muito bom, principalmente se olharmos para os menores que, ocupados com atividades extra-curriculares, permanecerão longe das ruas”, comentou o prefeito.
Na primeira disputa da noite o Porto Grande derrotou o Real Toque-toque por 4x2 com dois gols de Felipe Marcel, um de Luís Felipe e outro de Danilo. O Real marcou com Marcelo e Wallace que recebeu um cartão amarelo durante a partida.
A 2ª Copa Sebastianense de Futsal, na categoria feminino livre, inscreveram-se oito equipes, divididas em dois grupos. No grupo A, Ajax B, Naja, Fass e Revelação. No grupo B, Maresias, Escolinha de Futebol 1º Passo, R.P.F.C. e Ajax.
A categoria adulto masculino teve um grande número de inscrito: 21 no total, divididas em três grupos. Grupo A: Pousada da Foca, Naja, Real de Toque Toque, Tebar, Porto Grande, Tabajara e Vida Nova. Grupo B: Skol, São Francisco/Imprensa Livre, União do Litoral, Juventus, Colônia II, Madri e Associação Portal da Olaria. Grupo C: Palermo, Fass, Varadouro, Enseada Futsal, Juventude, Lanches Moreno e Clube Atlético Portal da Olaria.
Pela Copa Kids, na categoria Sub-13, são dez os times inscritos, divididos em dois grupos. No grupo A estão o Porto Grande B, Colégio Mestre, CAE São Francisco, Seesp Canto do Mar e Aspem. Fazem parte do grupo B o time de Maresias, Maísa Theodoro da Silva, Porto Grande A, Tebar e Seesp Topolândia.
Na categoria Sub-15, ainda pela Copa Kids, inscreveram-se 11 times, também divididos em dois grupos. Colégio Mestre, Porto Grande, Maresias, Tebar A e Tebar B serão do grupo A, enquanto o Cae São Francisco, SEESP Topolândia, Maísa Theodoro da Silva, Grêmio Barê, Aspem e Cae Juquehy formam o grupo B
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


DER atende pedido de Ernane e começa a implodir “Curva dos Eucaliptos”


São Sebastião - Atendendo a pedido do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) iniciou na tarde desta segunda-feira (17/05) o trabalho de remoção da rocha que forma a conhecida “Curva dos Eucaliptos” na altura do Km 115,7 da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (trecho urbano da Rio-Santos) entre as praias da Enseada e Cigarras. A remoção da rocha acontecerá gradativamente nos próximos 50 dias, através de pequenas implosões no maciço que ocorrerá sempre no horário das 14h00 às 16h00, período de menor movimento de veículos na rodovia em que o DER bloqueará a passagem nos dois sentidos da pista.
No primeiro dia de operações não houve maiores transtornos para os motoristas. Por volta das 16h00, horário em que o trabalho de limpeza da pista estava sendo finalizado, a fila de carros e caminhões estava na altura do trevo de acesso à praia das Cigarras no sentido São Sebastião-Caraguatatuba. No sentido contrário, a fila de espera para atravessar o trecho estava entre os bairros da Enseada e Canto do Mar.
“Este é um pequeno transtorno para os motoristas, mas, justifica-se pela relevância da obra. Quem é morador de nossa cidade, sabe que a “Curva dos Eucaliptos” é uma das mais perigosas da estrada no sentido norte. Ali, já aconteceram inúmeros acidentes com muitas vitimas fatais. O novo traçado vai, na prática, reduzir bastante o ângulo da curva que, consequentemente, deixará de ser tão perigosa”, comentou o prefeito Ernane.
O chefe do Executivo solicitou diretamente ao secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, que eliminasse a curva no andamento das obras de recuperação do acostamento da pista, no sentido contrário, que afundou por causa das fortes chuvas no final de dezembro e início de janeiro passado. Segundo Ernane, “abrindo a curva, o DER terá um ponto mais largo na estrada e os caminhões não precisarão passar tão próximo ao ponto que afundou. Inclusive demos a sugestão de implantação de um mirante no trecho que está sendo recuperado, pois, de lá, a vista para o canal de São Sebastião é bastante privilegiada”.
O maciço rochoso que o DER está detonando tem cerca de 5 mil metros quadrados. O serviço, somado à recuperação do trecho afundado da pista, custará aos cofres do governo estadual R$ 4,2 milhões.
Faixas de alerta ao motorista sobre a interdição nos dois sentidos da pista foram colocadas entre os bairros do Pontal da Cruz e São Francisco. Enquanto ocorrer o bloqueio da pista, quem estiver no centro ou sul de São Sebastião e quiser alcançar o Vale do Paraíba ou a capital paulista tem como opção de tráfego a rodovia Mogi-Bertioga. Já os que estiverem ao norte do município devem seguir pela Rodovia dos Tamoios
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Ernane Primazzi abre 1ª Copa Supino do Litoral Norte


São Sebastião - A 1ª Copa Supino do Litoral Norte, aberta pelo prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi, movimentou o ginásio de esportes José de Souza Gringo, o “Gringão”, no domingo 16.
Resultado da parceria entre a atual Administração e a Federação Paulista de “Powerlifting”, com apoio da Aciss (Associação Comercial de São Sebastião), o evento, que reuniu diversas categorias, começou logo cedo, às 7h, com a pesagem das mulheres que iniciaram as disputas uma hora depois. Os homens, por sua vez, começaram as provas às 12h30.
Participaram do campeonato, representantes de Campinas, São Paulo, Indaiatuba, Caraguatatuba, além dos atletas da casa: Honório Muniz e seu filho, David Barbosa. Até o prefeito Ernane Primazzi arriscou um levantamento de peso.
Esta foi a segunda etapa do campeonato, num total de três. Ao final, serão definidos por melhor pontuação os representantes do Brasil em torneios internacionais
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Para contribuir na geração de empregos, “PH” apresenta projeto para criação de marina pública

A iniciativa poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos e contribuir para o desenvolvimento do setor, com mão-de-obra qualificada

São Sebastião - São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, elaborou uma minuta de projeto de lei que prevê a criação de uma marina pública no município, nos mesmos moldes de um complexo náutico privado. São Sebastião possui um dos canais mais profundos do mundo, mas tem sua atividade náutica pouco explorada.
A iniciativa poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos e contribuir para o desenvolvimento do setor, com mão-de-obra qualificada. “Com o projeto poderão ser criados empreendimentos relacionados ao setor náutico com serviços de manutenção de embarcações, operadoras de mergulho, além de oferecer suporte a atividades de extensão abertas à comunidade externa como aulas de vela, remo e canoagem, navegação e mergulho autônomo”, explica “PH”.
De acordo com a propositura elaborada pelo vereador, a Prefeitura de São Sebastião poderá repassar uma concessão para exploração dos serviços a uma empresa por um período de 10 anos, podendo ser renovada por igual período. O complexo deverá ser batizado de “Marina Pública do Litoral Norte”. A empresa concessionária, de acordo com o projeto, será a responsável pela construção do empreendimento, instalação dos equipamentos náuticos e operação do sistema.
Mas ainda segundo a propositura, a elaboração do projeto de instalação da “Marina Pública do Litoral Norte” ficará a cargo de profissional ou empresa que vencer concurso a ser aberto no prazo máximo de 60 dias a partir da publicação da lei, caso aprovada e sancionada, sendo conduzido pelo Poder Público junto com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e Aeass (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião)
Para viabilizar o projeto de lei, o vereador “PH” irá apresentar na sessão desta terça-feira, 18, um requerimento endereçado ao prefeito Ernane Primazzi, onde ele remete uma cópia da minuta à prefeitura, já que o assunto, legalmente, tem que ser de iniciativa do Executivo. No requerimento o vereador aproveita para perguntar se há interesse do município em criar a Marina Pública do Litoral Norte e, se caso negativo, quais os motivos.
A sessão será transmitida on line pelo site da Câmara pelo endereço www.camarasaosebastiao.com.br no ícone “TV Câmara”
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Preconceito racial é retratado de forma bem humorada no espetáculo “Pretas por Ter”


São Sebastião - A Cia Baiana de Risos estremeceu o Teatro Municipal de São Sebastião em duas apresentações da comédia “Pretas por Ter”, nas noites de sábado 15, e domingo 16.
Pela segunda vez na cidade, o espetáculo promovido pela Prefeitura, garantiu boas gargalhadas a aproximadamente 500 pessoas; público formado por jovens e adultos em ambos os dias.
Com o apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a peça abordou questões raciais de forma bem humorada onde os três atores da Cia Anderson Sarayva, Jomir Gomes e Marco Antonio Lucas deram vida às personagens Marlene, Altair e Mary.
No palco, o cenário ilustrou uma sala de aula no dia em que uma professora de História precisou ser substituída por motivo de doença. Altair foi a professora designada para este trabalho. Ao mesmo tempo, Marlene, auxiliar pedagógica da sala, tentou deixar o clima da aula um pouco mais divertido e acabou por atrapalhar os planos da professora no andamento da matéria. O desfecho garantiu um momento engraçadíssimo onde preconceitos são transformados em risos para então, conscientizar.
Uma das características da Cia Baiana de Risos, o laboratório – feito na cidade para colher informações como bairros, personalidades políticas e cidadãos conhecidos do município – garante certa originalidade à peça.
De maneira irreverente, mas sem deixar de lado o velho e conhecido deboche baiano, os atores interagem constantemente com a platéia durante a apresentação. Para João Carlos, um dos escolhidos a participar da brincadeira, a peça foi muito divertida. “Eu ri demais, foi realmente hilariante. Adorei participar.”
Terminado o espetáculo, os atores, agora descaracterizados de seus personagens, voltaram ao palco para agradecer ao público e explicar o verdadeiro sentido da peça, que é, além de ser um fomento à cultura, uma crítica ao preconceito em todas as suas formas.
O diretor do espetáculo, Marco Antonio Lucas, ressaltou que a apresentação trata de forma cômica um lado obscuro da sociedade em que ninguém gosta de falar: o preconceito racial. “Queremos que as pessoas tenham consciência de que não é apenas rir por rir, e sim rir para conscientizar”, finalizou
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura apoia combate à exploração sexual de crianças e adolescentes


São Sebastião - Nesta terça-feira, 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e dos diversos conselhos atuantes na cidade, apoia a mobilização social e política para a conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião (CMDCA), por exemplo, tem se preparado para representar o município em ações de fortalecimento das políticas públicas, em benefício dos assuntos que norteiam a criança e o adolescente no município.
“Junto a outros conselhos e à Assistência Social da cidade, encontraremos soluções para enriquecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, onde cada conselho tem seu papel específico”, relata a presidente do CMDCA de São Sebastião, Damares Oliveira.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura realiza desentupimento de tubulação em Boiçucanga


São Sebastião - Na última sexta-feira, 14, a Prefeitura de São Sebastião iniciou o desentupimento da tubulação existente na Rua Diógenes de Mattos (antiga Caxambu), localizada em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade.
A medida visa evitar os constantes alagamentos na via pública, cujo local não recebia este tipo de serviço há mais de 15 anos.
Até o domingo, dia 16, os funcionários da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) Regional de Boiçucanga, haviam retirado um caminhão cheio de objetos como garrafas pet, sacolas plásticas, latas, madeira, entre outros, do trecho entre a rodovia Doutor Manoel Hipólyto do Rego e a praia.
Nesta segunda-feira, dia 17, a equipe começou a desentupir os tubos em direção à Rua Benjamin Manoel dos Santos, ao lado da Praça da Alegria, no interior do bairro, onde a Prefeitura também já efetuou, recentemente, o rebaixamento do nível da via para facilitar o escoamento das águas pluviais e evitar que fiquem empoçadas em determinados lugares.
O trabalho é realizado com ajuda de um caminhão hidro, da empresa Ecopav Soluções Urbanas, que joga água dentro da tubulação para eliminar a sujeira.
A via pública tem aproximadamente 500 metros de extensão e, enquanto a obra estiver em andamento, o trânsito de veículos está impedido no local
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Seletiva em Maresias define representantes de São Sebastião para os Jogos Regionais


São Sebastião - No sábado 15, a última etapa da Seletiva de Futvôlei e Vôlei de Praia, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, definiu os representantes do município que participarão dos Jogos Regionais a serem disputados em julho na cidade de Taubaté.
As disputas, organizadas pela Seesp (Secretaria de Esportes), foram realizadas nas areias da praia de Maresias, na Costa Sul.
Pelo futvôlei, a dupla Wagner Teixeira e Tetéco ficou em primeiro lugar. Na vice-colocação, Juliano e Guaribinha. Cléber e Gabriel ficaram na terceira posição. Ao final das três etapas da seletiva, os classificados para representar o futvôlei sebastianense nos Jogos Regionais 2010 são as duplas Wagner Teixeira e Tetéco e Guariba e Guaribinha.
Pelo vôlei de praia, a dupla vencedora da terceira etapa é formada por Jonathan e Cleiton. Alexandre e Carlos ficaram na segunda colocação, seguidos de Doeli e Wagner, em terceiro lugar. Os convocados para os Jogos Regionais são as duplas Jonathan e Cleiton e Alexandre e Carlos.
Vale ressaltar que todas as duplas escolhidas são de São Sebastião. Segundo o chefe de divisão de Projetos da Juventude e coordenador geral do voleibol em São Sebastião, Rogério Cozendey, o Bolinha, durante as três etapas as jogadores das cidades vizinhas participaram apenas como forma de treinamento.
Agora, os atletas selecionados devem comparecer à Secretaria de Esportes para validar sua vaga na Delegação, munidos de cópias de RG e CPF. O prazo de entrega dos documentos é até o próximo dia 27. “Contamos com a ajuda e responsabilidade de todos para que nossa delegação viaje completa”, afirmou Bolinha.
Com relação à categoria Feminina, a Seesp informa que será feito um Torneio de Vôlei de Praia específico para as mulheres, com premiação em dinheiro. “Ainda não definimos a data para realização do evento, mas desde já, convidamos as atletas a formar suas duplas, pois será preparado um evento muito divertido e que promete muita competição”, concluiu
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Esta é a última semana de inscrições para vestibulinho da ETEC em Ubatuba
Após anos de luta do prefeito Eduardo Cesar, Ubatuba poderá finalmente contar com os cursos técnicos profissionalizantes do Centro Paula Souza


Ubatuba - Os interessados em frequentar os novos cursos oferecidos pela ETEC – Centro Paula Souza, em Ubatuba, têm até a próxima sexta-feira, 21, para se inscrever para o vestibulinho que acontece no dia 13 de junho. São três os cursos que serão inicialmente oferecidos: Nutrição e Dietética, Comércio e Hospedagem. As aulas acontecerão, provisoriamente, no campus da Unitau em Ubatuba, a partir do segundo semestre deste ano.
Para cada curso oferecido serão abertas duas turmas, sendo uma no período da tarde e outra no período da noite, com quarenta vagas para cada uma. Para se inscrever para o vestibulinho, o candidato deverá entrar no site www.vestibulinhoetec.com.br, preencher o formulário e imprimir um boleto, no valor de R$ 20,00, que deverá ser pago em qualquer agência bancária para efetivação da inscrição.
A única forma de realizar a inscrição é através da internet e por isso a Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando para a população um terminal, para realização da inscrição eletrônica gratuitamente, no próprio prédio da Secretaria, na Rua Gastão Madeira, 101 – Centro, no horário de 9 às 11 horas e das 14 às 20 horas, exceto no dia 21 de maio, dia que as inscrições se encerram às 15 horas.
Grande conquista
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, comemora a proximidade do início das aulas na ETEC e lembra da luta da atual administração para trazer para Ubatuba esta grande conquista. “Apenas o fato de já termos as inscrições abertas para o vestibulinho já é motivo para comemorarmos, afinal, foram anos de luta para conseguirmos trazer para o nosso município os cursos do Centro Paula Souza. Sabemos da necessidade de oferecer opções de formação técnica para nossos jovens e sempre estive atento e requisitando ao Governo do Estado a vinda do Centro Paula Souza para cá. Fico muito satisfeito ao ver mais este sonho sendo concretizado em nossa cidade”, disse o prefeito.
Em 2008, o prefeito Eduardo Cesar esteve em São Sebastião, juntamente com o atual governador do Estado, Alberto Goldman, para a assinatura do convênio com o Centro Paula Souza. Desde então, foram realizadas muitas reuniões e a administração municipal tem se mobilizado para providenciar as instalações e o que for necessário para receber os cursos. “Teremos um prédio na Estufa II onde funcionará o Centro Paula Souza, mas enquanto o prédio não fica pronto, as aulas serão ministradas na Unitau. Desta forma, os interessados não precisam aguardar o novo prédio para iniciar o curso”, explica o prefeito. Quando o novo prédio ficar pronto, também será oferecido o curso de Manutenção Náutica, que necessita de laboratórios específicos.
Para o secretário de Educação de Ubatuba, Arnaldo da Silva Alves, “este é um marco importante para a oferta de ensino técnico público de qualidade, dando condições para as camadas sociais mais baixas, que não têm condições de pagar por cursos superiores particulares. Os cursos oferecem uma formação capaz de inserir estes jovens no mercado de trabalho, em qualquer lugar do país.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal


Ubatuba - Neste mês e durante os próximos meses, eu, Carolina Gil P. Guimarães, estudante do último ano de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo – USP, buscando a implementação do Inventário da Oferta Turística deste Município, entrarei em contato via telefone e pessoalmente com os estabelecimentos comerciais do Município para realizar o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo. Considerando que este levantamento servirá como base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística Municipal.
Para a realização deste projeto é necessário o preenchimento de um formulário elaborado pelo Ministério do Turismo cuja proposta é, posteriormente, cadastrar o Município no programa INVTUR (Projeto Inventário da Oferta Turística) elaborado por este Ministério.

Sua participação é extremamente importante, pois este projeto tem como principais objetivos:
-Permitir o diagnóstico de falhas, pontos críticos e de estrangulamento, desajustes entre a oferta e a demanda existente;
-Possibilitar a hierarquização e priorização dos atrativos e conjuntos existentes;
-Servir de equipamento de consulta para empresários com interesse na atividade turística das regiões turísticas;
-Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal.
Este projeto tem o apoio e incentivo da Associação Comercial de Ubatuba, Secretaria Municipal de Turismo, Universidade de São Paulo-USP e Cnpq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Considerando a importância da realização deste solicitamos a gentileza da colaboração de todos os estabelecimentos para o preenchimento dos formulários, garantindo assim que esse projeto seja bem sucedido.
Agradeço a atenção, colaboração e coloco-me a disposição para mais esclarecimentos
(Fonte: ACIU)


Rio Escuro recebe Ação Cidadania nesta semana

Ação Cidadania acontecerá na escola municipal Maria das Dores Carpinetti, a partir das 14h30


Ubatuba - Nesta quinta-feira, 20, a partir das 14h30, o Ação Cidadania estará na escola municipal Maria das Dores Santos Carpinetti, no bairro do Rio Escuro, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Programa de Saúde da Família. Nesta ação, a Secretaria de Saúde disponibilizará para a população um Laboratório Móvel Preventivo, além de exames de acuidade visual, controle de hipertensão e diabetes.
Dentro das atividades programadas também constam a apresentação de uma peça teatral, que trata sobre a prevenção ao uso de drogas, uma palestra sobre as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de sala de jogos, sala de leitura, entre outras atividades direcionadas aos alunos da escola.
A organização do evento programou atividades para todas as idades, e todos os moradores do Rio Escuro e imediações estão convidados a participar deste dia especialmente dedicado ao cuidado com a saúde.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Prefeitura de Ubatuba convida população para audiência pública


Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba convida a população para participar da audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre deste ano. A audiência pública é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e tem como objetivo prestar contas de todas as receitas e despesas da administração. A explanação será feita por funcionários da Secretaria Municipal da Fazenda. A audiência será realizada no dia 26 de maio, na Câmara Municipal de Ubatuba, às 18 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Procon de Ubatuba realiza desbloqueio de senha da Nota Fiscal Paulista


Ubatuba - O Procon de Ubatuba iniciará na próxima semana, o atendimento a consumidores que tiveram bloqueadas suas senhas de acesso aos extratos da Nota Fiscal Paulista. Quem estiver nessa situação deve comparecer ao Procon a partir da próxima segunda-feira, 24, no horário das 9h às 16h, para preencher um requerimento. É importante ressaltar que o desbloqueio da senha condiciona-se ao seu cadastramento prévio na Secretaria da Fazenda por meio do “site” da “Nota Fiscal Paulista” (www.nfp.fazenda.sp.gov.br).
Na ocasião, o consumidor deve levar consigo os seguintes documentos: cópia simples do CPF e RG ou carteira de habilitação. Para mais informações, ligue: (12) 3833-7116 ou 3033-7227. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Projeto em Ubatuba mobiliza população para cuidar do Rio Indaiá

Nova fase do projeto Cuidágua Indaiá prevê oficinas comunitárias de planejamento participativo


Ubatuba - Com o objetivo de despertar a população para a necessidade de cuidar das águas de Ubatuba, o projeto de educação ambiental “Cuidágua Indaiá” entra em sua segunda fase de, sensibilização e mobilização das comunidades. Os bairros atingidos pelo projeto serão: Perequê-Açu, Barra Seca, Taquaral, Casanga e Sumidouro, que compõem a segunda bacia hidrográfica em densidade populacional de Ubatuba, formada pelo Rio Indaiá e o Ribeirão Capim Melado. O lançamento oficial do projeto acontecerá no próximo dia 22, às 16h, na E.M. José de Souza Simeão, no bairro Taquaral.
Estão previstas três oficinas por bairro, que serão realizadas semanalmente, em locais de fácil acesso. Haverá, ainda, uma oficina regional, para integrar os planos de ação.
Paralelamente a esse trabalho, serão promovidas gincanas cooperativas nas escolas municipais inseridas na bacia hidrográfica do rio Indaiá, a fim de estimular uma atitude de responsabilidade com os recursos hídricos.
Primeira etapa

Expedições documentais e levantamento de dados da região, realizados na primeira fase do projeto, com a colaboração de jovens treinados para fazer entrevistas estruturadas com moradores e comerciantes locais, revelam que todos esses bairros enfrentam praticamente os mesmos problemas: ocupação irregular nas margens dos rios e manguezal, contaminação da água por esgoto doméstico, desmatamento da mata ciliar e depósito de lixo e entulho em locais impróprios. O diagnóstico dos problemas servirá de base para a elaboração de planos de ação, em conjunto com a comunidade local, em oficinas de planejamento participativo, que serão conduzidas pela equipe do Cuidágua Indaiá.
Terceira etapa

Na terceira e última fase do projeto, a equipe do Cuidágua Indaiá dará suporte à implantação dos planos de ação, com cursos de saneamento ambiental, compostagem, fossa séptica, arte-reciclagem e agroecologia. Também será editado um livreto, com encarte infantil, sobre gestão participativa da bacia hidrográfica do Rio Indaiá/Capim Melado, disponibilizando as informações obtidas às comunidades do Litoral Norte.
O Cuidágua Indaiá é uma realização da ASSU-Ubatuba, em parceria com Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das Secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 



 

Poesia Topo

Anuncie

O verbo tentear

É tenteando
com a linha de pesca,
feito extensão das mãos,
que o pescador desvenda
os mistérios do mar
e fica sabendo na ponta dos dedos
o peixe que o anzol fisgou:
foi uma garoupa, ou foi um cação,
ou corta que o peixe entocou

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor