Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010 - Nº 2258 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Carimbó, samba e baião também agitam Virada Cultural
Evento de “Combate à Exploração Sexual” reúne mil pessoas
IPT mapeia áreas de risco em Caraguá
Parceria inovadora de Pedro Ivo e Antonio Carlos resolverá velho problema
Porto Novo ganha melhorias após luta de Kazon
Rock estremece o chão de Caraguá
Sebrae convida empresários para palestra
Qualidade na empresa e autoavaliação são alguns dos pontos a serem abordados
Silmara trabalha por acessibilidade a deficientes
Bandas estremecem o chão de Caraguá

Ilhabela
Segurança pública da região LN será discutida em reunião da Frepap
Os vereadores dos municípios do Litoral Norte terão a segurança pública como um dos assuntos da pauta do encontro de amanhã (20/05) em Ubatuba

São Sebastião
Alunos de Oficina de Culinária recebem certificado nesta quinta-feira
Câmara mantém veto total do prefeito ao projeto que disciplina combate a dengue
Defesa Civil: motociclistas voluntários passam por treinamento na próxima semana
Enfermeiros têm evento de capacitação em São Sebastião
Entidade Verdescola é declarada de utilidade pública
IPT mapeia áreas de risco em Caraguá
Posto de Atendimento ao Empreendedor chega a São Sebastião
Prefeitura executa melhorias em prédio onde funciona PSF de Boracéia
Programação do evento “Corpo Meu, Espaço Nosso” agrada público feminino
Teste para bombeamento de água para ruas do bairro São Francisco deve começar em 30 dias

Ubatuba
“Gaita in Concert”, Sexta-feira(21 de maio), 20h00 – Restaurante Bucaneiros - Entrada franca
Bairro Perequê-Mirim recebe Caravana da Saúde no próximo sábado, 22

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo



Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Carimbó, samba e baião também agitam Virada Cultural

Caraguatatuba - Com um repertório tipicamente brasileiro, a Orquestra Popular de Paraibuna se apresenta na Virada Cultural em Caraguá. Formada por saxofone, trompete, trombone, violão, baixo, bateria e percussão, a orquestra convida o público a ouvir o melhor da música popular brasileira. A apresentação será no sábado (22), às 20h, na Praça do Travessão.
O trombonista e um dos organizadores da orquestra, Ricardo Ferraz, explica que a ideia surgiu em uma roda de conversa entre ele e outros quatro professores de música. “O nosso objetivo é evidenciar as raízes e divulgar a música popular brasileira”, disse Ferraz, que também avisou que o público pode esperar uma grande surpresa para a apresentação na Virada Cultural
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Evento de “Combate à Exploração Sexual” reúne mil pessoas


Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a secretaria de Assistência Social realizou nessa terça-feira (18), atividades de dança e música, na Praça Cândido Mota, das 9h às 16h. O evento reuniu cerca de mil pessoas.
A mobilização, que tem como objetivo alertar sobre o crescimento do número de casos de abusos e violência às crianças e adolescentes, contou com apresentações de dança da Casa Beija Flor e de música com a banda Exército de Cristo e da orquestra do Projeto Guri
O Projeto Sentinela, da secretaria de Assistência Social, tem como objetivo atender e proteger as crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram algum abuso sexual. As vítimas podem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Na quarta-feira (19), as atividades continuarão na Praça Jorge de Castro, no bairro do Travessão, das 9h às 16h
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


IPT mapeia áreas de risco em Caraguá


Caraguatatuba - O objetivo é identificar locais que podem receber melhorias por meio de projetos
Especialistas em geografia e geologia do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram em Caraguá nessa terça-feira (18). O objetivo do encontro foi elaborar um mapeamento das áreas de risco da cidade que estão ocupadas por famílias.
Para facilitar e contribuir com o trabalho de campo dos técnicos do IPT em Caraguá, participaram da reunião representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Assistência Social.
“Atualmente, o município tem 19 áreas de risco com problemas como deslizamentos e inundações”, explica o coordenador da Defesa Civil, Eugênio de Campos Júnior. Ele afirma ainda que a cidade tem tido um grande apoio do Corpo de Bombeiros, grupos de voluntariado, jipeiros, polícias militar e ambiental e do Grupo de Apoio Civil (GAC), uma ONG formada por 60 adultos voluntários que realizam serviços de defesa civil e operações de selva.
A equipe do IPT realizará um trabalho mais técnico na cidade. O primeiro passo será uma análise das áreas de risco e separá-las por setores de acordo com a gravidade e com o tipo de perigo que apresentam. Serviço este que já iniciou logo após o término da reunião, no bairro Cocanha, região norte da cidade.
Após esse mapeamento e setorização das áreas, o segundo passo é discutir com toda a equipe, inclusive com técnicos jurídicos, a necessidade de remoção dos moradores daquela região, de forma definitiva ou provisória, onde será realizado um projeto de reurbanização e estabilidade desses moradores. “Não queremos tirar ninguém de suas moradias, nosso objetivo é reduzir os riscos, avançar urbanisticamente e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Kátia Canil, geógrafa do Laboratório de Riscos do IPT.
O coordenador da Defesa Civil ainda completa que a análise real da situação dessas áreas possibilitará a realização de projetos de melhorias e urbanização e, assim, buscar fundos de investimentos que viabilizem a realização concreta desses projetos. “O que depender da Defesa Civil e das secretarias municipais, iremos agilizar esse processo para não perder os fundos e concretizar o mais rápido possível esses projetos”, finalizou Campos Júnior
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Parceria inovadora de Pedro Ivo e Antonio Carlos resolverá velho problema


Caraguatatuba - O autor do projeto de lei 45/2010, Pedro Ivo de Sousa Tau (DEM), quer declarar de utilidade pública todas as Sociedades e Associações de Amigos de Bairro da cidade de Caraguatatuba. O projeto deverá ser votado na próxima semana.
A medida deverá resolverá um problema antigo das autoridades e permitirá defender os interesses da comunidade junto ao Poder Executivo.
“Essa é um parceria inovadora entre eu e o prefeito Antonio Carlos que deverá sanar um antigo problema, o da limpeza de terrenos baldios”, explicou o vereador Pedro Ivo. Segundo o parlamentar, a prefeitura, primeiro notifica o proprietário da área e, caso não haja manifestação por parte do dono, a associação ou sociedade amigos de bairro competente fica autorizada a fazer o serviço.
“Caraguá é um lugar que conta com muitos veranistas, são muitos proprietários de terrenos que não estão nem aí para as condições e isso é preocupante”, falou Pedro Ivo, que lembrou de algumas mazelas com a falta de limpeza das áreas. “Sabemos que o excesso de matos traz animais peçonhentos para perto de residências, além de outros problemas”.
Orlando Ramos Siqueira, presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Jardim há quatro anos, e que receberá o projeto piloto, frisou a importância da propositura elaborada pelo parlamentar.
“A ação de toda associação já é de utilidade pública. Nós buscamos o interesse da comunidade frente os poderes públicos. Estamos agora documentando. Visamos o bem social, teremos mais facilidade para tratar com as autoridades, buscar recursos”, comentou o líder do Cidade Jardim, que também elogiou a ação do vereador e do prefeito.
“O Pedro Ivo é uma pessoa que conhecemos a um bom tempo e tem mostrado muita força de vontade nos interesses dos bairros, não só o nosso, mas em outros também. Ele foi convidado por nós a fazer uma visita em março. Ele veio e trouxe o prefeito. É sem duvida uma pessoa de confiança. Acreditamos que ele continuará ajudando a gente com outros tipos de ajuda”, disse.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Porto Novo ganha melhorias após luta de Kazon


Caraguatatuba - Vereador há quatro mandatos em Caraguatatuba, Omar Kazon vê com muita alegria a conquista por parte dele de melhoramentos no bairro do Porto Novo, região Sul da cidade. Os munícipes beneficiados agradeceram o atual presidente da Câmara.
O motivo de tanta felicidade por todas as partes se deve ao longo tempo que o local não recebia atenção. “Nós moradores estamos felizes com essas melhorias para região. Muitos de nós estamos há mais de 30 anos por aqui e nada tinha sido feito por ninguém. Falo em nome de muitos outros moradores e agradecemos o Kazon por estar trazendo alguma coisa boa para gente. Ele foi muito feliz em olhar pelo Porto Novo”, disse Benedito Barroso.
Serão colocadas guias e sarjetas nas Alamedas Dom Pedro da Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro, Tamoio, Pará, Francisco de Assis Rosa e Silva, Casemiro Marques J. de Abreu e Francisco Álvaro Bueno de Paiva, além da Rua Beta e Rua Cinco.
Já o trabalho de preparo de caixa será feito nas Alamedas: Antonio L. G. C. Coutinho, Cosme Rangel, D. Pedro da Silva, Ana Maria Jesus Ribeiro, Fco de Assis Rosa e Silva e Tamoio; Ruas: Teles Barreto e Oiapoque; e também na Praça Dom Pedro.
As ruas Benedito Marcos de Souza, Antonio Rodrigues, José Aparecido Arcanjo, Agnaldo Santana, Nair Aparecido dos Santos e Manoel Silva ganharão pavimentação e asfalto.
Omar Kazon contou que há alguns anos cobra alguma medida em relação ao Porto Novo, e que dificilmente conseguiu medidas por parte do Executivo.
“Dessa vez conseguimos. Várias ruas serão arrumadas. Vinha a um bom tempo pedindo pelo bairro e agora levaremos um pouco de melhorias para eles. Agradeço ao prefeito Antonio Carlos por ter atendido o nosso pedido”, comemorou o vereador.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Rock estremece o chão de Caraguá


Caraguatatuba - Na Virada Cultural, acordes pesados e muita energia vão tomar conta da Praça de Eventos na noite do dia 22 (sábado) e madrugada do dia 23. Do Trash Metal ao J-Rock, cincos bandas vão agitar a cidade. Entre os destaques, Sepultura, referência do metal no Brasil e no mundo.
O DJ Clemente assume as pick-ups e traz um set list cheio de clássicos do rock e seleções dos anos 80. A apresentação será no dia 22, às 18h30.
Depois de seu solo, Clemente se junta aos companheiros Phileppe Seabra, André X e Txotxá, completando a formação do Plebe Rube. Os brasilienses embalam a noite dos amantes do rock nacional, às 19h30h.
Prata da casa, o Gaijin Sentai vem ganhado fama entre os amantes dos animes (séries e desenhos japoneses) no Brasil e em países como Portugal e Argentina. O grupo mistura o rock com a música japonesa, estilo chamado de J-rock. A banda sobe ao palco da virada às 21h, no dia 22.
No mesmo dia o Hangar traz seu Powermetal para os amantes dos longos solos e música alta em Caraguá. O grupo que já tem mais de 12 anos de estrada se apresenta às 22h30.
À meia noite do dia 23 é a vez da banda Sepultura quebrar tudo. Com seu som agressivo, Derick Green, Andreas Kisser e companhia, apresentam seu álbum A-Lex, inspirado no livro “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess.
A banda fundada por Fabrício Ravelli, ex-baterista do Hirax (EUA), traz suas levadas fortes e cheias de peso para a Virada Cultural. O Imbyra toca à 1h30 do dia 23, fechando a programação de rock em Caraguá
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Sebrae convida empresários para palestra

Qualidade na empresa e autoavaliação são alguns dos pontos a serem abordados


Caraguatatuba - O Sebrae de Caraguá realiza dia 31 de maio, às 19h, no Posto de Atendimento ao Empreendedor, a palestra ‘Fundamentos da Qualidade. Avalie sua empresa’, destinada a micros e pequenos empreendedores que já possuem empresa estabelecida. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o modelo de excelência da gestão, por meio de autoavaliação e implantação de fundamentos que norteiam a qualidade na empresa.
No mesmo dia, o Sebrae apresentará o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (Prêmio MPE Brasil). Trata-se de uma marca de qualidade, produtividade, gestão e inovação do empreendimento premiado. A inscrição e o diagnóstico da empresa serão no dia da palestra, no posto do Sebrae.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Silmara trabalha por acessibilidade a deficientes


Caraguatatuba - A vereadora Silmara Selma Mattiazzo (DEM) fez um projeto de lei em que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias e financeiras a adaptar os caixas eletrônicos para uso dos deficientes físicos. Outras medidas também já foram tomadas pela parlamentar em benefício aos portadores de necessidades especiais.
As adequações pretendidas pela parlamentar consistem em instalar rampas que permitam ao usuário o acesso, já que os caixas eletrônicos contam com um pequeno obstáculo que dificulta a locomoção do cadeirante.
A vereadora lembra que algumas agências em certos municípios já fizeram à adaptação. “Algumas grandes cidades já usufruem dessa adequação que facilita bastante a vida dos deficientes”, diz Silmara solidária ao problema enfrentado por essas pessoas. “Esse projeto pretende ser um novo instrumento de proteção aos deficientes. São pessoas especiais que merecem a atenção de todos. Sabemos das dificuldades diárias deles na sociedade para se locomoverem e viverem de forma igual”, complementou.
Após aprovação da propositura, se não houver o cumprimento da lei, o infrator estará sujeito a penalidades, que incluem multa e até suspensão do alvará de funcionamento.
Silmara não se cansa em trabalhar por melhores condições na vida dos deficientes. Em requerimento, a parlamentar quer a instalação de brinquedos de entretenimento adaptados nos parques públicos de diversão.
No início do ano, a vereadora teve um projeto de lei que dispõe sobre a implantação de cursos profissionalizantes para os portadores de necessidades especiais de Caraguá aprovado na Câmara e promulgado pelo Executivo.
De acordo com a propositura, a prefeitura está autorizada a fazer convênio com órgãos competentes para a realização desses cursos que deverá beneficiar centenas de deficientes do município
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Bandas estremecem o chão de Caraguá


Caraguatatuba - Acordes pesados e muita energia vão tomar conta da Praça de Eventos na noite da Virada Cultural, dia 22 (sábado) e madrugada do dia 23. Do Trash Metal ao J-Rock, cincos bandas vão agitar a cidade. Entre os destaques, Sepultura, referência do metal no Brasil e no mundo.
O DJ Clemente assume as pick-ups e traz um set list cheio de clássicos do rock e seleções dos anos 80. A apresentação será no dia 22, às 18h30.
Depois de seu solo, Clemente se junta aos companheiros Phileppe Seabra, André X e Txotxá, completando a formação do Plebe Rube. Os brasilienses embalam a noite dos amantes do rock nacional, às 19h30h.
Prata da casa, o Gaijin Sentai vem ganhando fama entre os amantes dos animes (séries e desenhos japoneses) no Brasil e em países como Portugal e Argentina. O grupo mistura o rock com a música japonesa, estilo chamado de J-rock. A banda sobe ao palco da Virada às 21h, no sábado (22).
No mesmo dia o Hangar traz seu Powermetal para os amantes dos longos solos e música alta. O grupo que já tem mais de 12 anos de estrada se apresenta às 22h30.
À meia noite do dia 23 é a vez do Sepultura. Com seu som agressivo, Derick Green, Andreas Kisser e banda apresentam seu álbum A-Lex, inspirado no livro “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess.
O grupo Imbyra fundado por Fabrício Ravelli, ex-baterista do Hirax (EUA), traz suas levadas fortes e cheias de peso para a Virada Cultural, à 1h30 do dia 23, fechando a programação de rock na cidade.

Serviço: Rock - Praça de Eventos

DJ Clemente – Sábado (22), às 18h30
Plebe Rude – Sábado (22), às 19h30
Gaijin Sentai – Sábado (22), às 21h
Hangar – Sábado (22), às 22h30h
Sepultura – Domingo (23), à 0h
Imbyra – Domingo (23), às 1h30
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo



Segurança pública da região LN será discutida em reunião da Frepap
Os vereadores dos municípios do Litoral Norte terão a segurança pública como um dos assuntos da pauta do encontro de amanhã (20/05) em Ubatuba


Ilhabela - Os membros da Frepap-LN (Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte) se reunirão amanhã, dia 20 de maio, quinta-feira, às 15h00, na Câmara Municipal de Ubatuba.
Presidida pelo Vereador Valdir Veríssimo (PPS), também presidente do Legislativo de Ilhabela, a reunião tem como pauta o levantamento das comissões setoriais de Segurança Pública, Pedágio, Saúde e Saneamento.
Segundo a assessoria do Vereador Ernane Primazzi (Ernaninho-PSC), de São Sebastião, o parlamentar apresentará um levantamento sobre a segurança pública na região.
Outro assunto que deverá ser discutido pelos vereadores é a possível criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba para a qual o governo do Estado vem realizando um diversos estudos. A Região Metropolitana poderá englobar os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e a região passará a ter autonomia para administrar seus recursos e orçamento.
A reunião da Frepap é direcionada aos vereadores da região porém é aberta ao público que poderá comparecer à Câmara Municipal de Ubatuba, à Rua Hans Staden, nº 467, Centro
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Alunos de Oficina de Culinária recebem certificado nesta quinta-feira

São Sebastião - Na próxima quinta-feira, 20, em Boiçucanga, a Prefeitura de São Sebastião fará a entrega de certificados para os alunos da oficina de culinária, higiene e manipulação na produção de alimentos.
O curso foi promovido pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), setor ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e envolveu aproximadamente 30 pessoas atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Boiçucanga
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Câmara mantém veto total do prefeito ao projeto que disciplina combate a dengue


São Sebastião - A maioria dos vereadores de São Sebastião acatou na sessão de ontem, dia 18, o veto total do prefeito Ernane Primazzi (PSC) ao Projeto de Lei 165/09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), que estabelece diretrizes para conscientizar e disciplinar a população acerca da importância de sua efetiva participação na prevenção, no combate e na erradicação do mosquito causador da dengue, conforme especifica.
Os vereadores que rejeitaram o veto foram o autor da proposta, Paulo Henrique, e o parlamentar Amilton Pacheco (PSB).
Em sua justificativa ao veto, o prefeito Ernane Primazzi afirma que a matéria contém vícios e cita que em caso de instalação ou acréscimo de quaisquer novos serviços ou atividades de saúde devem ser levados em conta a demanda, a cobertura, a distribuição geográfica, a compatibilização, o grau de complexidade e a articulação do sistema, de acordo com as diretrizes, planejamento e as prioridades estabelecidas.
De acordo com o prefeito, a secretaria municipal de Saúde verificou que a iniciativa se mostraria, na prática, ineficaz na medida em que já existe no âmbito do sistema de saúde, a execução de ações e estratégicas de planejamento capazes de alcançar os fins contidos no projeto de lei.
“O município de São Sebastião, tendo em vista a atuação efetiva, constante e permanente dos órgãos de vigilância epidemiológicos, especialmente para a questão da dengue, felizmente tem sido poucas e pontuais as ocorrências, em comparação com outros municípios”, afirma o prefeito.
Antes da votação, o autor do projeto, vereador PH, solicitou que fosse lido o parecer do departamento jurídico da Câmara, onde consta que não existem vícios e afirma que o “veto é político”.
“Eu acreditei que esse projeto já estivesse aprovado até porque o dr. Aldo (secretário de saúde) se manifestou a favor desta proposta no jornal. Isso não é uma briga política, ou é?”, questionou o vereador PH.
PH ainda afirmou que vai usar a tribuna para lembrar sobre o resultado da votação que manteve o veto ao projeto de lei sempre que for divulgado o número de casos de dengue na cidade. “Se o veto for mantido, vou subir na tribuna para lembrar o nosso erro em relação a isso”, disse.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Tenório (PMDB), afirmou que o veto do prefeito ocorreu porque há 15 dias foi lançado um Plano Emergencial contra a dengue em São Sebastião. “O executivo vetou porque hoje o projeto não é mais necessário”, concluiu
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Defesa Civil: motociclistas voluntários passam por treinamento na próxima semana


São Sebastião - Os associados do motoclube Clube Cavalo Marinho, de São Sebastião, passarão no próximo final de semana por um treinamento em primeiros socorros ministrado pela Defesa Civil com apoio do consultor de emergências do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), no Brasil, Sidney Tavares.
O objetivo é capacitá-los para atuarem na corporação, uma vez que foram aceitos pela Prefeitura como integrantes do Corpo de Voluntários da Defesa Civil. O curso, segundo informações, será ministrado na Fatec (Faculdade de Tecnologia) - Centro Paula Souza, localizado no Porto Grande, na região central da cidade, nos dias 29 e 30, a partir das 8h.
A inserção ocorreu após reunião entre o secretário de Segurança Urbana, coronel Vicente Perine com representantes do motoclube presidido por Marcelo Vieira. Composto por 12 motociclistas o grupo após o treinamento estará apto a atuar no auxílio à população diante de emergências e calamidades registradas no município.
Segundo Vieira, o aprendizado irá ajudá-los em situações de sinistro não somente em São Sebastião. “Pelo fato de passarmos bom tempo nas estradas, surgiu a idéia de capacitar-nos para, em caso de acidentes, podermos prestar o socorro devido, o que não poderíamos fazê-lo sem o treinamento adequado”, comentou o presidente. Ele acrescentou ter sido a ideia igualmente aceita por outros dois motoclubes: Esquadrão Selvagem e Nativos, ambos de Caraguatatuba, que participarão dos treinamentos
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Enfermeiros têm evento de capacitação em São Sebastião


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está promovendo a Semana da Enfermagem, com atividades voltadas ao aprimoramento do trabalho e à integração dos profissionais que atuam neste setor da rede municipal de saúde. O evento, aberto na noite da última terça-feira prossegue até amanhã (21/05), no Teatro Municipal. O prefeito Ernane Primazzi prestigiou a abertura do evento e enfatizou que o trabalho dos enfermeiros, “por lidar com pessoas em momentos de extrema fragilidade” é um dos mais importantes do sistema de saúde.
“Essa atividade exige um algo a mais. Quando o paciente chega ao enfermeiro, normalmente ele está passando por um momento pessoal muito difícil e precisa ser bem acolhido. É neste momento que começa o tratamento dele que, antes de chegar ao médico passou pela maca, pela ambulância, pelo vigia e a recepção do hospital. Vamos querer para os outros o que queremos para nós mesmos. Nossos profissionais já fazem um excelente atendimento, mas, nunca é demais um evento de capacitação”, enfatizou o prefeito.
Para ilustrar a importante tarefa do setor de saúde do município, Ernane destacou que ele ocupa cerca de mil funcionários, 500 deles nos hospital de clinicas. “Esse setor consome uma verba enorme, que sempre é pouco. Ainda agora estamos assumindo totalmente a administração do setor, para resolver seus problemas e contamos com a continuidade desse importante trabalho da categoria”, afirmou.
O tema da Semana de Enfermagem é “Acolhimento e Humanização”. Durante os três dias do evento, os profissionais terão acesso à palestras para o aprimoramento no trabalho; peça teatral encenada por colegas do HCSS mostrando como um paciente deve e não deve ser atendido e ainda depoimentos de usuários que passaram pelo sistema, mostrando a importância do trabalho do enfermeiro na recuperação do paciente.
Na primeira noite, os presentes apreciaram também uma apresentação do Grupo de Dança “Descendentes de Rua”. As atividades começam sempre a partir das 19h00, no Teatro Municipal
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Entidade Verdescola é declarada de utilidade pública


São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram em regime de urgência especial o Projeto de Lei 32/10, que declara de utilidade pública a entidade Verdescola, entidade sem fins lucrativos, que presta relevantes serviços comunitários na região da costa sul do município no desenvolvimento de projetos e programas sócio ambientais auto-sustentáveis.
De acordo com prefeito Ernane Primazzi (PSC), o Instituto Verdescola é uma OSCIP que teve seu início em 2005, com a missão de promover a inclusão sócio ambiental de crianças, adolescentes, jovens e adultos e, desde a sua fundação, atua em São Sebastião na Vila do Sahy, junto às comunidades de Vila Baiana, Vila Mosquito, Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde.
Esse trabalho social, conforme explica o prefeito, visa, portanto, proporcionar a adequada formação humana, a proteção e a aprendizagem em busca do pleno desenvolvimento da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho e para a vida.
“A entidade tem ajudado aquelas comunidades a se organizarem, com reforma da sede da Associação de moradores e montagem da cozinha, biblioteca, revisteca, brinquedoteca e sala de computação. Além da Pizzaria Social que tem todo o seu lucro revertido para a Associação mantendo os cursos que lá são administrados, tais como: alfabetização de adultos, inglês, ballet, hip hop, reforço escolar, corte e costura, computação e arte para as crianças, contando atualmente com cerca de 404 pessoas assistidas, sendo que 280 frequentam diariamente o núcleo”, explica o prefeito.
Na minuta ao projeto, o prefeito afirma que a Declaração de Utilidade Pública do Instituto Verdescola é o reconhecimento dos poderes constituídos, pelo trabalho solidário prestado pela entidade, junto às comunidades mencionadas, uma vez que parcela importante dos nossos jovens lá é assistida e recebe instruções úteis para a vida
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


IPT mapeia áreas de risco em Caraguá


São Sebastião - O objetivo é identificar locais que podem receber melhorias por meio de projetos
Especialistas em geografia e geologia do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram em Caraguá nessa terça-feira (18). O objetivo do encontro foi elaborar um mapeamento das áreas de risco da cidade que estão ocupadas por famílias.
Para facilitar e contribuir com o trabalho de campo dos técnicos do IPT em Caraguá, participaram da reunião representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Assistência Social.
“Atualmente, o município tem 19 áreas de risco com problemas como deslizamentos e inundações”, explica o coordenador da Defesa Civil, Eugênio de Campos Júnior. Ele afirma ainda que a cidade tem tido um grande apoio do Corpo de Bombeiros, grupos de voluntariado, jipeiros, polícias militar e ambiental e do Grupo de Apoio Civil (GAC), uma ONG formada por 60 adultos voluntários que realizam serviços de defesa civil e operações de selva.
A equipe do IPT realizará um trabalho mais técnico na cidade. O primeiro passo será uma análise das áreas de risco e separá-las por setores de acordo com a gravidade e com o tipo de perigo que apresentam. Serviço este que já iniciou logo após o término da reunião, no bairro Cocanha, região norte da cidade.
Após esse mapeamento e setorização das áreas, o segundo passo é discutir com toda a equipe, inclusive com técnicos jurídicos, a necessidade de remoção dos moradores daquela região, de forma definitiva ou provisória, onde será realizado um projeto de reurbanização e estabilidade desses moradores. “Não queremos tirar ninguém de suas moradias, nosso objetivo é reduzir os riscos, avançar urbanisticamente e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Kátia Canil, geógrafa do Laboratório de Riscos do IPT.
O coordenador da Defesa Civil ainda completa que a análise real da situação dessas áreas possibilitará a realização de projetos de melhorias e urbanização e, assim, buscar fundos de investimentos que viabilizem a realização concreta desses projetos. “O que depender da Defesa Civil e das secretarias municipais, iremos agilizar esse processo para não perder os fundos e concretizar o mais rápido possível esses projetos”, finalizou Campos Júnior
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Posto de Atendimento ao Empreendedor chega a São Sebastião


São Sebastião - Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 10h, São Sebastião recebe o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. O espaço é destinado ao atendimento individual ou coletivo de representantes de micro e pequenas empresas.
A implantação é realizada junto à Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que disponibiliza o local e os funcionários, entre outros benefícios.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, o principal objetivo da instalação do PAE é dar aos pequenos empresários a oportunidade de auto-avaliação. “É importante que eles revejam e reforcem seus conceitos de empreendedorismo e esta será uma grande ferramenta para apoiá-los”, comentou.
De acordo com o estudo do Perfil Econômico Municipal do Sebrae-SP, atualmente São Sebastião conta com cerca de 3 mil micro e pequenas empresas, em sua maioria nos setores de alojamento, alimentação e roupas.
A gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Marimar Guidorzi de Paula, acredita que
São Sebastião é uma cidade estratégica para o turismo no Litoral Norte e a instalação do posto vai facilitar o acesso aos programas desenvolvidos pelo Sebrae, além de contribuir com o fortalecimento dos empresários.
Após a inauguração, serão iniciados os atendimentos ao público e o PAE já conta com uma programação de atividades de palestras para o mês de junho. No dia 10, o tema será “Avalie sua Empresa”, e no dia 24, “Entendendo Custos Despesas e Preço de Venda”.
O novo PAE de São Sebastião conta com as parcerias da Associação Comercial e Empresarial da cidade, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores) e Ordem dos Advogados do Brasil - 136ª Subsecção de São Sebastião/Ilhabela
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura executa melhorias em prédio onde funciona PSF de Boracéia


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza melhorias no prédio onde funciona o Programa Saúde da Família (PSF) de Boracéia, situado na Costa Sul do município.
No local, a equipe da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), Regional de Juquehy, já efetuou a pintura externa das instalações, reparos na parte elétrica, reboco nas paredes, recuperação do telhado, entre outras intervenções que visam melhorar o estado de conservação da unidade, além de proporcionar nova aparência.
Com aproximadamente 130 metros quadrados de área construída, o PSF de Boracéia atende em média 300 pacientes ao mês.
Desde o ano passado, diversas unidades da Secretaria de Saúde ao longo da cidade receberam novas pinturas e reparos em suas dependências. Em Boracéia, até o final da semana, as salas internas do prédio também serão pintadas
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Programação do evento “Corpo Meu, Espaço Nosso” agrada público feminino


São Sebastião - Neste domingo (16) as mulheres de São Sebastião tiveram um dia especial dedicado a elas, no evento “Corpo Meu, Espaço Nosso”, organizado pela Prefeitura através da Secretaria de Esportes (Seesp) no Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, região central da cidade.
Durante todo o dia, elas puderam contar com aulas de Dança do Ventre, Pilates, Alongamento, Yoga, Tai chi Chuan, Dança Sênior e Dança Circular, além de receberem massagens como Tuiná, Terapêutica e Quick Massage.
A programação também contou com aulas de artesanato, reciclagem, pintura e customização. Tudo com o apoio de moradores voluntários que aderiram à causa, como a moradora Paula Galani. Para ela, que ensinou a arte de fazer “fuxico”, a avaliação do evento foi positiva. “É uma delícia. Isso deveria acontecer sempre, para que as pessoas se acostumem a esta forma de lazer, valorizando a arte, a cultura e a saúde”.
Já a munícipe Maria de Oliveira, que aproveitou as atividades oferecidas durante o evento, parabenizou a programação da Prefeitura e disse ter sido muito bem recebida. E resumiu sua satisfação em apenas uma palavra: “Maravilhoso!”.
Mas não foram só as mulheres que aproveitaram bem o dia. Havia também um espaço para os homens que quiseram participar. “Não vejo problema em usufruir o que foi feito para a mulherada, não tenho preconceito. Sinto-me muito à vontade. Aliás, até melhor, depois das massagens e da aula de Yoga”, disse o carioca Raimundo Reis, que veio a São Sebastião a trabalho.
Segundo os organizadores da Seesp, o intuito era de proporcionar ao público feminino, em um mesmo ambiente, cultura, esporte, lazer e saúde, junto à reflexão da importância em compartilhar o espaço coletivo com o próximo e integrar-se ao que está ao seu redor, sem interferir no espaço interno – o corpo.
O evento “Corpo Meu, Espaço Nosso” tem o apoio das secretarias da Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Cultura e Turismo (Sectur) e do Fundo Social de Solidariedade, além de alguns empresários da cidade
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Teste para bombeamento de água para ruas do bairro São Francisco deve começar em 30 dias


São Sebastião - Por meio de ofício enviado à Câmara de São Sebastião, a empresa Sabesp informou que o teste para instalação do sistema de bombeamento de água para abastecimento dos imóveis localizados na Rua Aurora e Simeão Caldeira, no bairro São Francisco, região central da cidade, conforme solicitação do presidente da Câmara Municipal, Luiz Antônio de Santana Barroso (DEM), Coringa, deve começar em 30 dias.
A empresa explicou que houve atraso na realização do serviço porque inicialmente foi necessária uma revisão na alimentação da rede para aumentar a capacidade de força para ligar a estação de bombeamento, medida já executada pela empresa Badeirante Energia.
Após o cumprimento desta etapa, segundo a SABESP ocorreu outro impedimento, quando o poste próximo à estação e o sistema de relojoaria foi danificado pela ação incendiária de moradores, que queimaram um sofá velho e podas de árvores, defronte à estação.
Ainda segundo o gerente da Sabesp, da unidade São Sebastião, José de Oliveira Paulo, outro impedimento ocorreu devido à empresa ECOPAV ter instalado uma lixeira coletiva em frente a estação e encima dos registros de manobras, que servem para executar os testes para o bombeamento de água para as referidas ruas.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

“Gaita in Concert”, Sexta-feira(21 de maio), 20h00 – Restaurante Bucaneiros - Entrada franca

Ubatuba - Será na próxima sexta-feira a apresentação do consagrado gaitista Cleiber de Souza e Grupo, no Restaurante Bucaneiros, às 20h00, com entrada franca.
“Com 57 discos e cd’s gravados em todo o mundo e mais de 2000 jingles de propaganda, Cleyber já atuou ao lado de Oscar Peterson, Billy Eckstein, Flora Purin, Hermeto Paschoal, Airto Moreira, César Camargo Mariano, além de ter integrado grupos como: Sambossa-5 e os trios Sambalanço, Jongo e Sambrasa.”
Prefeitura e Fundart promovem o evento que tem patrocínio da Secretaria da Cultura do Governo de S. Paulo.

Violão, Novas vagas na Fundart

O Curso de Violão da Fundart abre novas vagas.Bastante procurada, a oficina de violão não pode satisfazer a demanda pelo grande número de interessados.

Informações pelos telefones (12) 3833-7000/7001, com Paulo Alves.
À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001
-Livro “Tradições Culturais do Quilombo da Fazenda” R$ 20,00
-CD duplo e DVD “Dias de Caiçara” R$ 43,00 e R$ 46,00, respectivamente
-CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
-DVD e livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 e R$ 35,00 respectivamente.
-CD “Canto Caiçara”
-Todos com apoio cultural Fundart
(Fonte: Fundart)


Bairro Perequê-Mirim recebe Caravana da Saúde no próximo sábado, 22


Ubatuba - O Programa Caravana da Saúde, da Prefeitura de Ubatuba, estará no bairro Perequê-Mirim, no próximo sábado, 22. Serão realizados atendimentos médicos e odontológicos, alem de orientações diversas sobre saúde, testes de glicemia e pressão alta. O evento será realizado na Escola Municipal Judith Cabral, ao lado da Unidade de Saúde, das 8 às 14h. “Esta é uma oportunidade para os moradores do bairro que estão precisando de atendimentos médicos com um clínico geral e também de consultas odontológicas de urgência”, afirma a superintendente de Atenção Básica, Sheila da Silveira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)




 



 

Poesia Topo

Anuncie

SOS natural

Que doutor pode curar
a ferida da voçoroca
aberta nos flancos da montanha
e que verte o precioso sangue
das rochas ferruginosas?
Que especialista pode consertar
o tombo irregular
de uma queda d'água?
Que esforços sobrehumanos
são necessários para varrer
o assoalho dos oceanos?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor