Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010 - Nº 2259 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
“Os Desafios do século XXI para o Litoral Norte” é tema do 1º Fórum Acadêmico da FASS

Caraguatatuba
Anelis Assumpção mescla o melhor do samba, reggae e hip hop
Continuam abertas inscrições para Corrida e Caminhada de Santo Antônio
Força Tarefa começa nos bairros Olaria e Casa Branca
Semana de Luta Antimanicomial será na próxima semana
Vacinação da Gripe A termina amanhã
Mais de 35 mil doses já foram aplicadas em Caraguá
Virada Cultural convida para Jazz, Forró e Poesia

Ilhabela


São Sebastião
Arrastão de combate à dengue segue pelos bairros de São Sebastião
Artur solicita instalação de lombadas na Rua Olaria
Associação Ecológica Ambiental Praia Brava pode ser declarada de utilidade pública
Câmara de São Sebastião pode estabelecer novos critérios para condução de veículo oficial
Ernaninho solicita carro oficial para o Ciama
Ernane e portuários acertam detalhes para audiência com governador Goldman
Marcos Jorge propõe criação de Programa de Reciclagem de Sucatas de Equipamentos de Informática
Tenório solicita estudos para remoção da cabeceira da ponte no Pontal da Cruz
Maurício solicita pavimentação e melhoria das vias da Costa Norte
Para combater atos de violência, Amilton solicita iluminação pública
Prefeitura e Sebrae instalam posto de atendimento ao empreendedor nesta quinta
Prefeitura promove o “Mês do Meio Ambiente” em São Sebastião
Prefeitura recebe visita de pré-candidato a presidente da República

Ubatuba
Lei que obriga autoescolas a ter aulas noturnas já começou a vigorar
Aulas noturnas irão representar 20% das horas/aula já existentes. Mesmo sem acréscimo de aulas, há risco de aumento de preço da CNH

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

“Os Desafios do século XXI para o Litoral Norte” é tema do 1º Fórum Acadêmico da FASS

Região - A FASS – Faculdade São Sebastião realizará nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de maio, o FASS MUNDI - 1º Fórum Acadêmico da instituição que terá como tema “Os desafios do Século XXI para o Litoral Norte”.
O evento reunirá centenas alunos dos cursos de Pedagogia, Administração, Direito e Turismo da Faculdade São Sebastião, além de palestrantes renomados que participarão do fórum discutindo o futuro da região no quesito “desenvolvimento”. O principal objetivo deste evento é envolver os participantes com temáticas importantes para o Litoral Norte, trazendo para a universidade a discussão acadêmica sobre o crescimento regional e questões importantes como a expansão portuária, o pré-sal, o crescimento populacional, entre outros.
A abertura do FASS MUNDI acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 18h, com a recepção aos convidados, autoridades e alunos da instituição. A primeira palestra será às 18h30, com Frederico Bussinger, Mestre em Engenharia Elétrica pela USP e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, e ex-diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo.
Na sequência a palavra ficará a cargo de Roberto da Silva, Doutor em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social pela USP, além de atual presidente da ABRAPSocial – Associação Brasileira de Pedagogia Social.
Encerrando o primeiro dia do Fórum Acadêmico da FASS, será realizada a palestra do Deputado Federal Celso Russomanno, jornalista e Bacharel em Direito, responsável por diversas colunas sobre Direitos do Consumidor em vários jornais e revistas de todo o país.
Na sexta-feira, dia 21 de maio, o FASS MUNDI iniciará os trabalhos às 18h30, com professor e escritor Hermínio Sargentim, especialista em Letras Clássicas e Filosofia pela USP e autor de livros didáticos para os Ensinos Fundamental e Médio, que falará sobre a escrita como base para a compreensão do mundo, do outro e de si mesmo.
Em seguida os alunos da Faculdade São Sebastião receberão Roberto Francine Júnior, Pós-Graduado em Turismo e Meio Ambiente pelo Senac-Ceatel e em Educação Ambiental e Ambientes Costeiros, pela Universidade Severino Sombra. O palestrante é conselheiro do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente pela Associação Eco Juréia, além de presidente do Instituto Gondwana (IGOND), desde fevereiro de 2010
O 1º Fórum Acadêmico da FASS será encerrado com o presidente da AMPROGÁS – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos e prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci, que falará aos alunos sobre temas relacionados ao Projeto Mexilhão, Royalties e Pré-Sal.

PROGRAMAÇÃO

20/05 (quinta-feira) – 18h30
Frederico Bussinger - “Expansão portuária”
Roberto da Silva - “Perspectiva da Pedagogia Social para a Educação Integral, Integrada e Integradora”
Celso Russomanno - “Direitos do Consumidor no contexto do desenvolvimento”

21/05 (sexta-feira) – 18h30
Herminio Sargentim - “A escrita como descoberta do outro e de si mesmo”
Roberto Francine Júnior - “O papel da sociedade civil do Litoral Norte na construção coletiva da Sustentabilidade!"
Antonio Luiz Colucci - “Projeto Mexilhão, Royalties e Pré-Sal”
(Fonte:DIVULGAÇÃO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Anelis Assumpção mescla o melhor do samba, reggae e hip hop

Caraguatatuba - Ela é cantora, compositora e percussionista. É também filha de Itamar Assumpção, um dos maiores compositores de MPB que o Brasil já teve. Tem suingue e mescla sambas, reggae e hip hop em canções que farão parte de seu primeiro CD de inéditas. Essa é Anelis Assumpção, que se apresenta no Teatro Mário Covas dia 22, às 22h30, na Virada Cultural.
Anelis apresentará ao público músicas como “Luz nos meus olhinhos”, “Sonhando”, “Estrela”, “Bola com os amigos” e “Passando a Vez”. As canções, com timbre quase grave da voz da cantora, tem uma descompromissada poesia e a sagacidade das melhores conversas de botequim.
Há 10 anos Anelis Assumpção está na estrada e divulga seu trabalho. Começou fazendo vocais nos shows de seu pai. Depois foi uma das líderes da “Dona Zica”, banda representativa da nova geração paulista, onde cantou, compôs, tocou percussão e participou de dois discos.
No ano passado a cantora começou seu caminho rumo à independência. Estreou um show solo que, em breve, deve render o disco de estreia. Dividiu palco e CD com a cantora e também compositora Zélia Duncan com a canção “Milágrimas”, de autoria de Itamar Assumpção e Alice Ruiz
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Continuam abertas inscrições para Corrida e Caminhada de Santo Antônio


Caraguatatuba - A Corrida e Caminhada de Santo Antônio tem nova data. O evento será no dia 19 de junho, às 9h, na Avenida Siqueira Campos, no Sumaré. As inscrições vão até o dia 17 de junho, na secretaria de Esportes ou pela internet. Até o momento, 50 atletas já se inscreveram.
Serão 6,5 km de percurso, com concentração às 7h30 e largada às 9h. Antes da corrida, os atletas receberão um kit, com camiseta, número e um chip. Para confirmar a participação e retirada do kit, o inscrito deverá levar 1 kg de alimento não perecível, o protocolo de inscrição e um documento (RG, CNH ou passaporte). Já os menores de 18 anos deverão comparecer com o pai ou responsável.
A corrida terá 10 categorias, sendo uma delas para portadores de necessidades especiais. Todos os atletas receberão medalhas de participação e os primeiros colocados de cada categoria medalhas de 1º, 2º e 3º lugar.
A Corrida e Caminhada de Santo Antônio integra o Circuito Caraguatatuba de Corrida de Rua 2010. O regulamento da prova, ficha de inscrição e a autorização para os menores de idade, estão no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, no link “Esportes”
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Força Tarefa começa nos bairros Olaria e Casa Branca


Caraguatatuba - Entre hoje (19) e sexta-feira (21) a Força Tarefa contra Dengue estará nos bairros Casa Branca e Olaria. Agentes já passaram pelos bairros da região Central e Travessão, onde mais de mil residências foram visitadas.
Os bairros de Itaúna, Tinga, Poiares, Gaivotas e Jaqueira já receberam a ação, contabilizando 6.189 imóveis.
Agentes da secretaria de Saúde e Serviços Públicos vão recolher materiais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença e orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar com a doença.
Além das duas secretarias, participam a de Educação, Trânsito e Defesa Civil. O GAC (Grupo de Auxílio Civil) é voluntário na ação.
Os moradores do Olaria e Casa Branca que quiserem descartar objetos que sejam potenciais focos do mosquito podem ligar para 3885-4550 e um caminhão da prefeitura irá recolher.
Caraguá registra hoje 2.030 casos notificados, sendo 980 positivos e 160 negativos. Ao notar os primeiros sintomas da doença, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Semana de Luta Antimanicomial será na próxima semana


Caraguatatuba - A partir de segunda-feira (24) até quinta (27), Caraguá promove a 8º edição da “Semana em comemoração à Luta Antimanicomial”. Várias atividades marcam a luta contra as internações e a convivência dos pacientes em sociedade.
A abertura será às 14h, da segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, com a palestra da coordenadora do Grupo Técnico de Ações Estratégias de Saúde Mental, Mirsa Elisabethe Deillose.
A data 18 de maio comemorada nacionalmente tem o objetivo de defender o convívio e a interação dos pacientes na sociedade. Em Caraguá, caminhada de mobilização, palestras, gincanas, debates e depoimentos, são atividades programadas para a semana.

Programação

Segunda-feira (24) - 14h às 17h
Abertura: Plenário da Câmara Municipal de Caraguá (Palestra)
Aberto ao Público

Terça-feira (25) -14h às 17h
Caminhada: Saída do CAPS II até o Coreto da Praça Cândido Motta, com apresentação sobre a Luta Antimanicomial, recital, debates e depoimentos de usuários.

Quarta-feira (26) - 8h às 12h
Atividades dos pacientes do CAPS II

Quinta-feira (27) - 8h às 16h
Gincana entre os pacientes dos CAPS do Litoral Norte
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Vacinação da Gripe A termina amanhã

Mais de 35 mil doses já foram aplicadas em Caraguá


Caraguatatuba - Sexta-feira (21) é o último dia de vacinação contra a Gripe A (H1N1). Desde o dia 8 de março, quando iniciou a campanha, 37.075 doses foram aplicadas em crianças de até dois anos, adultos entre 20 e 39 anos, gestantes, idosos e pessoas com problemas crônicos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Claudia Cristina Pires, pede principalmente aos adultos com idade entre 20 e 39 anos que procurem uma unidade de saúde mais próxima. “Temos uma quantidade suficiente de vacina para atender a todos, inclusive para a segunda dose das crianças, mas é importante que as pessoas procurem os postos de saúde, pois não sabemos se a campanha vai ser prorrogada”, disse Claudia. Até o momento, o Ministério da Saúde não informou sobre a continuidade da campanha.
Em 2009, Caraguá teve nove casos confirmados de Gripe A, nenhum deles levou ao óbito. Este ano, ainda não há registros suspeitos da doença
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Virada Cultural convida para Jazz, Forró e Poesia


Caraguatatuba - Do forró universitário ao blues e do baixo ao pandeiro, a Virada Cultural Paulista de Caraguá, que acontecerá das 18h do sábado (22) até às 17h do domingo (23), terá músicas variadas de todos os ritmos e para todos os gostos.
A dupla bem humorada, Peneira e Sonhador, que utiliza o pandeiro para compor versos de improviso e declamar em vias públicas, faz três apresentações em frente ao Teatro Mário Covas, no sábado (22), às 20h, 21h30 e 23h30.
Com fortes influências de BB King, Buddy Guy, Magis Slim e Jimi Hendrix, o músico Fred Sun Walk, que participou dos principais festivais de blues e jazz do Brasil, se apresenta no domingo (23), às 0h30, no palco do Teatro Mário Covas.
No mesmo dia, às 14h, a Banda Querô, composta por 10 integrantes e formada nas oficinas de percussão do Instituto Arte no Dique, uma ONG que atua na periferia de Santos, faz um show na Praça de Eventos, envolvendo o público com tambores e canções próprias e regravadas de Gilberto Gil e Tim Maia.
Para os jovens e amantes de um bom forró universitário, a Banda Bicho de Pé se apresenta na Praça de Eventos, no domingo (23), às 15h30
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo



 


Ilhabela -
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Arrastão de combate à dengue segue pelos bairros de São Sebastião

São Sebastião - Desde o dia 3 de maio, a Prefeitura de São Sebastião realiza o arrastão contra a dengue pelos bairros do município. Com início no Canto do Mar, na Costa Norte, os agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde (Sesau) vêm fazendo visitas casa a casa para orientação dos moradores, eliminação dos focos do mosquito transmissor, além de telagem de caixas d’água e nebulização. Bairro por bairro, a equipe seguirá até Barequeçaba, na região central.
Além do Canto do Mar, o arrastão já passou pela Enseada, Jaraguá e São Francisco, em um total de 6.463 imóveis. Destes, 3.454 foram trabalhados e em 3009 foi recusada a entrada dos funcionários ou estavam fechados. A telagem foi feita em 215 caixas d’água.
Apesar da colaboração de grande parte dos munícipes, o maior problema para os agentes são as casas fechadas, que giram em torno de 46%.
Os criadouros mais frequentes são os materiais inservíveis, como copos descartáveis, sacos plásticos e garrafas pet.
Nesta quarta-feira (19), dentro da programação da Sesau, cerca de 200 alunos da E.E. Nair Ferreira Neves participaram de uma passeata de conscientização contra a dengue pelo bairro de São Francisco, na região central. Outra passeata acontece no dia 20, com estudantes do Colégio Mestre e, na sexta-feira (21) é a vez da E.M. Prof. Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, sair às ruas para alertar sobre a dengue.
No dia 21, a previsão é de que a equipe de combate esteja atuando no bairro do Portal da Olaria, seguindo no sábado para o bairro do Arrastão e Reserva du Moulin, todos na região central da cidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Artur solicita instalação de lombadas na Rua Olaria


São Sebastião - A velocidade excessiva dos veículos que trafegam pela Rua Olaria, na região central de São Sebastião, preocupa o vereador Artur Balut (PSDC).
“Muitos moradores e comerciantes me procuraram para reclamar dos riscos que correm as crianças que freqüentam a área de lazer e os clientes dos estabelecimentos naquele local”, explica.
Balut apresentou um requerimento ao Poder Executivo solicitando a instalação de lombadas em determinados pontos da via, considerados mais perigosos, visando diminuição da velocidade daqueles veículos.
“Existe a possibilidade do Executivo, solucionar o problema da referida rua, com instalação de lombadas? Caso positivo, qual a previsão?”, pergunta.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Associação Ecológica Ambiental Praia Brava pode ser declarada de utilidade pública


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião analisa o Projeto de Lei 51/2010, de autoria do vereador Marcos Jorge (PV), que declara de utilidade pública a Associação Ecológica Ambiental Praia Brava – AMBRAVA, com sede no bairro de Boiçucanga, na costa sul.
De acordo com o vereador, a Ambrava foi fundada no dia 25 de abril de 2008, com o objetivo de reunir os moradores da comunidade e atuar na questão social, colaborando com o Poder Público em algumas questões básicas como: saúde, educação, segurança, saneamento básico, enfim necessidades básicas da comunidade.
O parlamentar ressalta que a estrada da Praia Brava é uma área de preservação permanente, por isso a importância de fomentar na sociedade civil o interesse na preservação do local e fornecer subsídio para o desenvolvimento sustentável, integrando atividades hoteleiras e de entretenimento existente no local que jamais foram divulgadas.
A Ambrava já realizou diversas ações, como: “1ª Festa Junina da Estrada da Praia Brava”; limpeza da Praia Brava com a comunidade, mostrando a importância do corredor biológico existente “Operação Brava Limpa”; buscar junto ao Poder Público Federal, especificamente com a ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy; viabilização de verbas para a comunidade da estrada da Praia Brava
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara de São Sebastião pode estabelecer novos critérios para condução de veículo oficial


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião analisa o Projeto de Resolução 02/2010, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a condução de veículo oficial pelo Poder Legislativo.
Na justificativa, os membros da Mesa Diretora afirmam que o projeto foi apresentado devido à incompatibilidade de horários dos motoristas e membros da Casa Legislativa e visa evitar onerar ainda mais os cofres públicos com o pagamento de horas extraordinárias.
Caso o projeto seja aprovado, os Vereadores e seus respectivos Assessores Parlamentares, no interesse do serviço público e no exercício de suas atribuições legais, quando houver insuficiência de servidores ocupantes do cargo de motorista, poderão dirigir veículos oficiais, de transporte individual de passageiros, desde que portadores da competente Carteira Nacional de Habilitação.
Por este projeto, consideram-se veículos oficiais, além daqueles patrimoniados como de propriedade do Poder Legislativo Municipal, todos os demais veículos postos à sua disposição, seja a que título for.
Consta ainda que os servidores autorizados deverão assinar termo de responsabilidade em que conste a sua obrigação em verificar, antes da partida, se o veículo está em condições de trafegar em via pública, nos termos da lei, bem como de que são cientes da sua responsabilidade por qualquer ato doloso ou culposo que venha a cometer na direção do veículo.
Além disso, a condução de veículos oficiais será autorizada após apreciação da respectiva solicitação dirigida ao presidente da Câmara Municipal, feita pelo vereador interessado, contendo: Nome, cargo e matrícula dos servidores aptos à direção de veículos oficiais; cópia da Carteira Nacional de Habilitação de cada um e justificativa do pedido face à necessidade do serviço.
Ainda de acordo com a matéria, atendidos os requisitos da presente resolução, o presidente designará, por meio de portaria, os servidores que poderão dirigir os veículos oficiais de transporte individual de passageiros com prazo não superior a um ano, observados o prazo de validade e categoria da CNH do servidor.
A autorização concedida nos termos desta Resolução não dispensará a requisição de transporte a cada saída do veículo, com a devida autorização do vereador responsável, podendo ser expedida mensalmente, desde que devidamente relacionada sua programação, tais como: data, local de destino, horário de saída e chegada.
Conforme consta no projeto, o uso indevido do veículo oficial ou da autorização que lhe tenha sido concedida implicará no imediato cancelamento desta e na sujeição do servidor às sanções disciplinares cabíveis.
Já ao servidor caberá a responsabilidade administrativa, civil e penal pelas infrações decorrentes de atos por ele praticados na condução de veículo oficial
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Ernaninho solicita carro oficial para o Ciama


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), solicita à Prefeitura a destinação de um carro oficial da Secretaria Municipal de Saúde, adesivado e identificado, para atender o Ciama (Centro de Aleitamento Materno).
De acordo com o parlamentar, o Centro vem enfrentando inúmeras dificuldades de deslocamento da equipe médica, na realização da observação, acompanhamento de mães no pós-parto e na coleta de leite materno doado.
Ernaninho ressalta que o Ciama do município é referência regional pelo trabalho desenvolvido na questão do banco de leite, que atualmente atende toda região do litoral norte e algumas maternidades do Vale do Paraíba.
Para que esse trabalho não seja interrompido, o vereador pergunta se existe a possibilidade de ser destinado um veículo oficial da Secretaria de Saúde ou até mesmo de outra Secretaria, com o objetivo de melhorar os trabalhos realizados pelo CIAMA.
“Todas as vezes que uma mãe se prontifica a ser uma doadora de leite, o Ciama se encarrega de ir até a sua residência, duas vezes por semana, para recolher a doação”, conta
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Ernane e portuários acertam detalhes para audiência com governador Goldman


São Sebastião - Representantes de diversos segmentos da comunidade portuária e empresarial de São Sebastião reuniram-se nesta quarta-feira (19/04) com o prefeito Ernane Primazzi. O objetivo do encontro é a articulação da viabilização do encontro com o governador de São Paulo, Alberto Goldman, visando a instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus na área do Porto de São Sebastião. Participaram da reunião com o prefeito o empresário Felipe Zangado, da Pólo Operadores Portuários, o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Juan Francisco de Oliveira, o presidente do Sindaport, entidade que reúne várias categorias portuárias (administração, capatazia, entre outras) e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Eduardo Cimino.
O prefeito Ernane informou que já manteve contatos com o Palácio dos Bandeirantes e está somente aguardando a definição da assessoria do governador para o agendamento da data do encontro. O chefe do Executivo também está mantendo contatos com o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, a quem está subordinada a CDSS – Companhia Docas de São Sebastião, para convidá-lo a participar do encontro com Goldman.
“Tenho percebido que não teremos maiores dificuldades para colocar os dois governadores (de São Paulo e Amazonas) em contato para a definição da questão. Provavelmente, terá que ser equacionada somente a questão do ajuste tributário (ICMS) sobre a movimentação das mercadorias que vierem da zona franca para o entreposto”, avaliou o prefeito Ernane.
Os representantes do setor portuário voltaram a enfatizar que a vinda do entreposto da zona franca para o município será altamente benéfica. “Serão criados uma série de empregos diretos e indiretos com essa iniciativa. Novas empresas virão para a cidade e o fluxo de cargas será aumentado elevando o número de dias trabalhados no porto”, informaram.
Expansão do porto
Na mesma reunião, os portuários ultimaram detalhes de uma reunião comunitária que irão promover, com o apoio da prefeitura, na próxima terça-feira (25/05). O encontro, que debaterá com a comunidade os mais variados aspectos do trabalho no cais, incluindo o projeto da CDSS de ampliação da área do porto, vai acontecer, a partir das 19h00, na escola Municipal Professora Iraydes Lobo Vianna do Rego, no bairro do Itatinga.
O evento faz parte da mobilização dos portuários em favor da retomada das audiências públicas para a ampliação do porto. “Vamos realizar diversas reuniões para esclarecimento da comunidade. Depois do Itatinga, estaremos na Vila Amélia, depois retornaremos à Topolândia e, mais adiante, iremos levar à questão à Costa Norte do município”, informou o empresário Felipe Zangado
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Marcos Jorge propõe criação de Programa de Reciclagem de Sucatas de Equipamentos de Informática

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião estuda o Projeto de Lei 52/2010, de autoria do vereador Marcos Jorge (PV), que dispõe sobre criação de Programa de Reciclagem de Sucatas de Equipamentos de Informática, danificados ou fora de especificação para o qual foram projetados.
Caso o projeto seja aprovado, vai ser de competência do Poder Executivo apoiar a criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de materiais recicláveis.
Além disso, também caberá ao Executivo Incentivar a criação de cooperativas populares e pequenas empresas voltadas à reciclagem provenientes de materiais recicláveis; promover campanhas de educação ambiental voltadas para a divulgação e valorização do uso destes materiais recicláveis e incentivar o desenvolvimento de projetos sociais de utilização das sucatas destes equipamentos.
Para o cumprimento do disposto nesta lei, poderão ser adotadas as seguintes medidas: concessão de benefícios, incentivos e facilidades fiscais; inserção nos programas de financiamento com recursos de fundos existentes ou a serem criados; celebração de convênios de colaboração com órgãos ou entidades das administrações federal, estadual e municipal e fomentar empresas incubadas e projetos sociais que atuam na área.
Consta ainda no projeto que os centros de prestação de serviços, cooperativas e as pequenas empresam terão entre outras atribuições: priorizar o aproveitamento da mão-de-obra local, gerando trabalho e renda; propiciar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos sebastianenses, nos âmbitos ambientais e econômicos e colaborar com iniciativas e campanhas sócio-educativas, relacionadas à temática ambiental.
Também consta que os micro-computadores remontados a partir deste programa utilizarão obrigatoriamente o software livre – software de código aberto.
“A reutilização de sucatas de equipamentos eletrônicos, em particular, da informática é tema atual e que preocupa a toda a sociedade em razão da maior utilização destes equipamentos e do acúmulo de dejetos provenientes dos mesmos. Por outro lado, o programa pode contribuir para a facilitação do acesso à tecnologia de milhares de cidadãos que não dispõem de recursos para obtê-los. A democratização do acesso é um grande desafio deste século e a criação do presente programa é uma iniciativa no sentido de enfrentá-lo”, explica o vereador Marcos Jorge
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Tenório solicita estudos para remoção da cabeceira da ponte no Pontal da Cruz


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB), solicita ao Poder Executivo a realização de estudos para remoção da atual cabeceira da ponte localizada defronte a Alameda Santana, no Bairro Pontal da Cruz, região central.
“A alegação principal dos munícipes residentes naquele local é que, após a última obra urbana efetuada na referida via pública, a cabeceira da ponte passou a ser um obstáculo aos condutores de veículos, pois essa impede a visão dos motoristas que necessariamente utilizam aquela rua para saída de seus automóveis”, explica o vereador.
O parlamentar ressalta que é preciso se atentar ao fato de que tal situação pode vir provocar acidentes sérios
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Maurício solicita pavimentação e melhoria das vias da Costa Norte


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Maurício Barcusco (PPS) entrou com requerimento ao Executivo perguntando se já está oficializada entre a Casa Civil do Estado e a Prefeitura a liberação da verba R$ 150 mil para pavimentação das Ruas Cilas e Cirne, no bairro do Canto do Mar, na costa norte, que solicitou ao deputado estadual, Samuel Moreira (PSDB).
“A obra de calçamento é urgente no local devido ao grande fluxo de veículos, pedestres e circulação de ônibus naquelas ruas, que ficam justamente entre as Avenidas Odisseu e Penélope, já calçadas e consideradas as mais movimentadas do bairro”, disse o parlamentar.
Carretinha de limpeza – Outra solicitação do vereador Maurício Bardusco foi o “Trator Agrícola”, equipamento de limpeza urbana, popularmente conhecido como jerico ou carretinha, que, de acordo com ele, está fazendo falta na manutenção das ruas da Costa Norte.
“Solicito o retorno rápido deste maquinário, que possivelmente está em manutenção corretiva, visto que dispensa o uso de retro escavadeira na retirada de entulhos e podas, economizando tempo e gastos para a Prefeitura”, disse.
Faixas de travessia de pedestre - A preocupação com a segurança dos pedestres levou o vereador a solicitar a manutenção adequada das faixas de travessia de pedestres (tipo zebrada), situadas próximas às unidades escolares, pontos de ônibus e locais de grande circulação de pessoas.
“A dificuldade de visualização deste tipo de sinalização horizontal é responsável por muitos acidentes provocados tanto por motoristas quanto pedestres”, explica o vereador.
O parlamentar pergunta ao Poder Executivo qual a possibilidade de ser realizada uma manutenção de pintura nas faixas de travessia de pedestres.
Além disso, questiona se a Prefeitura Municipal faz com periodicidade levantamento de quantas dessas sinalizações horizontais estão em bom estado de conservação e, caso seja realizado, qual o período de verificação
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Para combater atos de violência, Amilton solicita iluminação pública


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), solicitou à Prefeitura informações sobre a possibilidade de instalação de iluminação pública na Rua Bela Vista e no último quarteirão da Rua da Olaria, ambas localizadas no Bairro Olaria, região central da cidade.
O vereador contou que foi procurado pelos moradores, que estão preocupados com a falta de segurança, pois no período noturno o local é bastante escuro. Além disso, nesta rua, de acordo com o vereador, existem alguns terrenos aparentemente abandonados, que agravam a situação.
Pacheco questiona a Prefeitura sobre qual a possibilidade de atendimento ao pedido, dentro da brevidade que lhe for possível.
Outra solicitação do vereador foi instalação de luminárias na praça em frente ao PSF (Posto de Saúde da Família) no bairro de Barra do Una, na costa sul.
“A falta de iluminação propicia atos de vandalismo no período noturno”, explica o parlamentar
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Prefeitura e Sebrae instalam posto de atendimento ao empreendedor nesta quinta


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, inaugura, nesta quinta-feira (20), às 10h, um Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), destinado ao atendimento individual ou coletivo de representantes de micro e pequenas empresas.
A implantação é realizada através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que disponibiliza o local e os funcionários, entre outros benefícios.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, o principal objetivo da instalação do PAE é dar aos pequenos empresários a oportunidade de auto-avaliação. “É importante que eles revejam e reforcem seus conceitos de empreendedorismo e esta será uma grande ferramenta para apoiá-los”, comentou.
De acordo com o estudo do Perfil Econômico Municipal do Sebrae-SP, atualmente São Sebastião conta com cerca de 3 mil micro e pequenas empresas, em sua maioria nos setores de alojamento, alimentação e roupas.
A gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Marimar Guidorzi de Paula, acredita que São Sebastião é uma cidade estratégica para o turismo no Litoral Norte e a instalação do posto vai facilitar o acesso aos programas desenvolvidos pelo Sebrae, além de contribuir com o fortalecimento dos empresários.
Após a inauguração, serão iniciados os atendimentos ao público e o PAE já conta com uma programação de atividades de palestras para o mês de junho. No dia 10, o tema será “Avalie sua Empresa”, e no dia 24, “Entendendo Custos Despesas e Preço de Venda”.
O novo PAE de São Sebastião conta com as parcerias da Associação Comercial e Empresarial da cidade, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores) e Ordem dos Advogados do Brasil - 136ª Subsecção de São Sebastião/Ilhabela
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura promove o “Mês do Meio Ambiente” em São Sebastião


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoverá a partir da próxima semana uma série de atividades voltadas às questões ambientais. Palestras, apresentações artísticas, exposições, mesas redondas e até um desfile de modas estão na programação elaborada pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente).
Na quarta-feira 26, o evento – no qual ainda está inserido o lançamento do Atlas Ambiental – será marcado pela oficina de sementeira a ser ministrada por representantes do Instituto Terra & Mar, das 14h30 às 17h, nas dependências do Teatro Municipal. O público alvo desse trabalho são os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública e privada.
Na sequência, igualmente em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), acontecerá a palestra “Serpentes da Mata Atlântica” com o biólogo, pesquisador e diretor do laboratório especial de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, Otávio Marques, a partir das 18h. Dentre os tópicos a serem abordados, estão a riqueza de espécies e endemismos, a história natural e evolução, as espécies insulares e as ameaças e conservação.
Segundo informações, a palestra é voltada aos estudantes técnicos, do ensino médio e superior, além de representantes de ONGs (Organização Não Governamental), CEDs (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável), e associações amigos de bairros. No encerramento, mudas de palmito juçara produzidas pelo Viveiro Municipal e preparadas pelos alunos do Programa de Jovens, apoiado pela secretaria, serão distribuídas entre os presentes
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura recebe visita de pré-candidato a presidente da República


São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, recebeu nesta quarta-feira (19/05), a visita do Presidente Nacional do PSDC (Partido Social Democrata Cristão) e pré candidato a Presidência da República, José Maria Eymael. O vereador Artur Balut e o presidente do Diretório Municipal do PSDC, Reinaldo Figueiredo, também participaram do encontro. Eymael contou que está contente com sua participação na corrida presidencial, que disputará pela terceira vez, uma vez que o seu nome aparece na quarta colocação nas pesquisas de intenção de voto. O prefeito Ernane sugeriu ao pré-candidato que insira no debate nacional a questão da distribuição dos royalties de petróleo.
“Na última pesquisa CNT/Sensus pulamos de 0,5% para 1,1% das intenções de voto, o que foi um salto significativo e representa mais de 1 milhão de eleitores. Até a nossa convenção, em 15 de junho, esperamos estar com 5% nas pesquisas”, declarou o pré-candidato.
Eymael está esperançoso em se tornar a terceira via na eleição presidencial. Segundo ele, “boa parte dos brasileiros não se sente representada nem em Dilma (PT) nem em Serra (PSDB)”. O pré-candidato acredita que a eleição vai para o segundo turno e que o seu nome será preponderante nesse processo.
O prefeito Ernane Primazzi solicitou a Eymael que coloque na agenda nacional de debates a questão da distribuição dos royalties da indústria petrolífera. O pré-candidato concordou com o prefeito que o assunto precisa ser bem esclarecido e que a atual distribuição dos royalties não deve ser alterada sob pena de quebra dos municípios produtores.
Ambos concordam que a futura renda do pré-sal pode ser repassada para a totalidade dos municípios brasileiros e que a maior parcela da arrecadação destinada à União tem que entrar nessa divisa, o que não ocorre atualmente. Eymael permanece na região esta semana e tem encontros já agendados em Ubatuba e Bertioga
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Lei que obriga autoescolas a ter aulas noturnas já começou a vigorar
Aulas noturnas irão representar 20% das horas/aula já existentes. Mesmo sem acréscimo de aulas, há risco de aumento de preço da CNH


Ubatuba - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 347/2010 que determina que 20% das aulas práticas nas autoescolas sejam realizadas no período noturno. A nova norma regulamenta a Lei nº 12.217/2010, que tornou obrigatória a realização de parte da aprendizagem de direção veicular à noite.
A lei passou a vigorar na segunda-feira, dia 17, 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União, e determina que as aulas noturnas sejam incorporadas nas horas/aula já existentes. Ou seja, das 20 horas/aula exigidas para a obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quatro serão realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão três horas/aula das 15 exigidas.
Aulas noturnas irão representar 20% das horas/aula já existentes
Segundo a Resolução, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados. De acordo com o Denatran, cabe também aos órgãos estaduais estipular se haverá ou não horário específico para a realização das aulas à noite ou se o estado seguirá o definido pela norma que determina o período noturno como aquele entre o pôr do sol e nascer do sol.
De acordo com o presidente do Sindicato das Auto Motos Escolas e CFCs do Estado de São Paulo (Samesp), José Guedes Pereira, apesar das aulas noturnas estarem incluídas na atual carga horária ainda há possibilidade de aumento no valor da CNH caso as autoescolas tenham que estender o horário de funcionamento.
Para o presidente do Samesp, as condições à noite são muito diferentes. "É uma oportunidade para o aluno aprender na prática quando usar o farol baixo, o alto, além de ter mais noção de reflexos”, diz. (Fonte: ACIU)





 



 

Poesia Topo

Anuncie

Teoria astronômica

As imensas galáxias
com turbilhões de estrelas
em caprichosos arranjos
não passam de carrosséis
girando desde os primórdios
no jardim da infância dos anjos

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor