Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 21 de Maio de 2010 - Nº 2260 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Caraguá enfrenta cidade cubana no Dia do Desafio
Objetivo é incentivar a prática de atividades físicas
Música, histórias e brincadeiras encerram Virada Cultural

Ilhabela


São Sebastião
2ª audiência pública sobre Corredor Especial de Comércio acontece na próxima segunda
A convite de Alckmin, Valdir Veríssimo se lança pré-candidato a deputado
Câmara analisa projeto que prevê proibição da venda de “pulseiras do sexo”
Câmara será sede de nova Audiência Pública sobre Corredor Especial de Comércio
Comunidade de Juquehy recebe terceira edição do projeto “Cinema na Quadra”
Defesa Civil recebe título de “Amigo da Cruz Vermelha Brasileira” no Rio de Janeiro
Marcos Jorge solicita abrigo de ônibus próximo a Rua Lobo Guará
Palestras, oficinas, exposições e mesas redondas estão na programação do Mês do Meio Ambiente
PH apresenta minuta de projeto para exploração dos serviços de Marinha Pública
Prefeitura anuncia investimentos e faz balanço de obras em reunião com moradores da Costa Norte
Prefeitura encerra atividades educativas sobre Aids com grande gincana no Tebar
Projeto que obriga operadoras de Planos de Saúde a divulgarem relação de médicos e serviços passa pela Comissão de Justiça
São Sebastião ganha Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae
Semana da Enfermagem: peça teatral escrita e encenada por funcionários provoca risos na plateia
Teatro Municipal recebe atrações com comédia, drama e poesia no final de semana

Ubatuba
Projeto Tamar na 8ª Semana Nacional de Museus

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo



Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Caraguá enfrenta cidade cubana no Dia do Desafio
Objetivo é incentivar a prática de atividades físicas


Caraguatatuba - Com o slogan ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’, o Dia do Desafio terá novidades este ano. Ao invés de um local apenas de concentração para a realização das atividades físicas, a secretaria municipal de Esportes organizou uma programação esportiva que irá até as pessoas, seja no trabalho ou na escola. O evento acontece na próxima quarta-feira (26), a partir das 7h.
A cidade que Caraguá irá enfrentar este ano é Placetas, do estado de Villa Clara, em Cuba, com uma população aproximada de 70 mil habitantes. Para o SESC, empresa que organiza o evento, Caraguá tem 96.125 moradores. A expectativa da secretaria de Esportes da prefeitura é superar o número de participantes do ano passado, que foi de 49.116 pessoas.
As escolas municipais também participam por meio do ‘Desafio dos mil gols’. Um projeto interdisciplinar que une Copa do Mundo com os objetivos do Dia do Desafio. Nessa atividade, os alunos irão para a quadra da escola e cada gol que fizerem será marcado numa planilha. Os resultados de cada escola serão comparados e contribuirão na soma de participações da cidade no evento.
Os interessados devem praticar pelo menos 15 minutos de atividade física, entre 7h e 17h, no dia 26. A participação pode ser em uma das atividades promovidas pela secretaria de Esportes ou nos locais de trabalho e residências. Nestes casos, é necessário entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (12) 3885-2204 para computar a participação.

Programação

7h – Caminhada, saída na Praça Tom Ferreira com retorno na ponte do Rio Santo Antonio, bairro Indaiá
8h20 – Alongamento na Praça Cândido Motta (praça da fonte), para população e funcionários das Casas Pernambucanas
8h40 – Alongamento na secretaria de Educação e nas Lojas Colombo, apenas para funcionários
11h30 – Alongamento e dança na Praça Cândido Motta (praça da fonte)
15h – Dança na APAE
17h – Passeio Ciclístico, saída na Praça Tom Ferreira com retorno na ponte do Rio Lagoa, bairro Jardim Britânia
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Música, histórias e brincadeiras encerram Virada Cultural


Caraguatatuba - Para encerrar em grande estilo a Virada Cultural Paulista na Praça de Eventos da Avenida da Praia em Caraguá, o compositor e intérprete Antonio Nóbrega se apresenta às 17h de domingo (23). O show será uma síntese de sua trajetória artística.
Antônio Nóbrega sobe ao palco acompanhado de versáteis músicos para interpretações de histórias do povo brasileiro. Ele canta, toca, dança, conta histórias e brinca com a plateia e traduz, com da sua arte, o temperamento e as características mais marcantes do país
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



 


Ilhabela -
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

2ª audiência pública sobre Corredor Especial de Comércio acontece na próxima segunda

São Sebastião - Na próxima segunda-feira, dia 24, a Prefeitura de São Sebastião realiza, no plenário da Câmara Municipal, às 15h, a segunda audiência pública sobre o Corredor Especial de Comércio, definido pela faixa de terra de ambos os lados das avenidas Guarda Mor Lobo Vianna, Manoel Hipólito do Rego e Manoel Teixeira, com terrenos à frente destas avenidas.
A atual Lei que dispõe sobre o Corredor proíbe a instalação de certos estabelecimentos comerciais e por conta disso foi estudada sua readequação.
Além de definir que tipos de comércio poderão atuar no corredor, a Prefeitura vai resolver o problema dos comércios já existentes nas avenidas e que se encontram irregulares.
As medidas também têm com objetivo garantir os atuais empregos nesses estabelecimentos e fomentar a abertura de novos postos de trabalho, dando a outros comerciantes a oportunidade de usufruir do potencial da referida área, dada a sua competitividade pelo atrativo fluxo natural de pessoas, todavia sem descuidar do meio ambiente
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


A convite de Alckmin, Valdir Veríssimo se lança pré-candidato a deputado


São Sebastião - O presidente da Câmara de Ilhabela e da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista, Valdir Veríssimo de Assunção (PPS), poderá concorrer às próximas eleições como candidato a deputado. O convite foi feito pelo pré-candidato a governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), durante a convenção estadual do Partido Popular Socialista, no último sábado (15/5), no salão da União Fraterna de São Paulo.
O evento selou oficialmente o apoio do PPS à pré-candidatura do tucano e reuniu as principais lideranças do PPS, entre eles, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o vereador Marcelo Santos, a jornalista Soninha Francine, o presidente nacional, Roberto Freire, os deputados Arnaldo Jardim, Davi Zaia e Dimas Ramalho, os prefeitos Roberto Moraes, de Piracicaba, Gustavo Reis, de Jaguariúna e João Ribeiro, de Pindamonhangaba, além do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
Em recente visita ao arquipélago por ocasião da inauguração da Padaria Artesanal do Fundo de Solidariedade e Pés no Chão, a ex-primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, adiantou a intenção do convite, dado o carinho especial que o ex-governador tem pela região.
O prefeito Toninho Colucci (PPS), vê com bons olhos a pré-candidatura de Valdir. “Vejo esse convite do Geraldo Alckimin como um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo. Também como um reconhecimento ao Litoral Norte, pois o Valdir representa o parlamento da região. Tenho envolvimento político com o ex-governador desde 1982, quando presidi o Centro Acadêmico da Unesp e ele era deputado estadual pelo PMDB. Fico muito feliz com essa reaproximação”, declarou.
Valdir Veríssimo recebeu o convite com surpresa, mas admite estar preparado para encarar o desafio. “Fiquei muito feliz com o convite, pois mostra o reconhecimento ao nosso trabalho, nos dá credibilidade. Tenho disposição para enfrentar esse desafio, ainda mais porque tenho o apoio da administração”, afirmou.
Valdir Veríssimo tem 43 anos, é caiçara de família tradicional, professor da rede municipal do arquipélago, com curso superior em Administração e Supervisão Escolar e entrou para os anais da Câmara de Ilhabela ao ser o segundo vereador a conquistar a presidência da Casa em seu primeiro mandato. Por iniciativa do vereador também, foi criada a Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista, que conta com os 39 vereadores da região e com a Câmara de Bertioga, com o objetivo de discutir em conjunto, melhorias para problemas comuns às respectivas cidades
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Câmara analisa projeto que prevê proibição da venda de “pulseiras do sexo”


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião está analisando o Projeto de Lei 49/10, de autoria do vereador Ernane Primazzi (PSC), que dispõe sobre a proibição da venda em estabelecimento comercial de pulseiras coloridas, conhecidas como “pulseiras do sexo”, assim como o uso das mesmas nas unidades escolares do município.
De acordo com o projeto, o corpo docente das respectivas escolas poderão realizar reuniões com os pais ou responsáveis dos alunos para esclarecer tal medida e orientá-los com relação às situações envolvendo questões sexuais.
Após a publicação desta lei, fica facultado a Diretoria das Unidades Escolares que encontrar a criança ou adolescente portando desse acessório acionar o Conselho Tutelar do município para que sejam tomadas as devidas providências junto aos pais ou responsáveis do menor.
O estabelecimento comercial que vender as pulseiras coloridas denominadas “pulseiras do sexo”, será notificado com as seguintes penalidades: notificação para sanar a irregularidade no prazo de 48 horas, sob pena de aplicação de multa, multa no valor de um salário mínimo e em caso de reincidência serão reaplicadas multas em dobro.
“Em algumas cidades, adolescentes foram mortas em casos supostamente ligados ao uso dos adereços de conotação sexual e a repercussão do assunto está provocando discussões equivocadas sobre sexualidade dentro das unidades de ensino. Há crianças entre 10 e 12 anos de idade utilizando de uma linguagem não apropriada sobre o tema por causa deste modismo”, explica o autor do projeto para justificar a iniciativa do projeto.
De acordo com Ernaninho, o projeto visa realizar um trabalho de conscientização, em especial as escolas que deverão discutir o assunto com as crianças, os adolescentes e as famílias.
“O uso das pulseiras coloridas, denominadas “pulseiras do sexo” acabou virando um jogo, ou seja, quem conseguir arrebentar pulseiras de um colega ou de uma colega deverá receber "um benefício" conforme a cor do acessório. Uma pulseira amarela arrebentada, por exemplo, indica um abraço. Já uma preta, pode significar sexo. As consequências do uso desses adereços são irreparáveis para crianças e adolescentes de todo o país e infelizmente levam a banalização das relações sexuais na adolescência e essa é uma maneira de prevenir a violência”, conclui
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara será sede de nova Audiência Pública sobre Corredor Especial de Comércio


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião será a sede da segunda audiência pública, organizada pelo Poder Executivo, para discutir a criação do Corredor Especial de Comércio, na próxima segunda-feira, dia 24, às 15h00.
Durante a audiência, os participantes vão debater se é viável transformar o trecho municipal da Rodovia SP -55, que abrange as avenidas Guarda Mor Lobo Viana, Manoel Hipólito do Rego e Manoel Teixeira, situadas na região central da cidade, em um corredor comercial
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Comunidade de Juquehy recebe terceira edição do projeto “Cinema na Quadra”


São Sebastião - Com total apoio da Prefeitura, o bairro de Juquehy, situado na Costa Sul de São Sebastião, recebeu, na noite da última quarta-feira, dia 19, a terceira edição do projeto “Cinema na Quadra” com a exibição do filme High School Musical, da Disney.
Aproximadamente 100 pessoas, entre crianças e pais, compareceram ao evento, cuja finalidade é proporcionar gratuitamente lazer e entretenimento cultural à comunidade.
Idealizada pela Samju (Associação Comunitária Amigos de Juquehy), a iniciativa é desenvolvida em parceria com as Escolas Municipais “Branca de Neve” e de Juquehy, além do Projeto Ercílio, de Boiçucanga.
Para o empreiteiro Gilvan Souza Costa, 37 anos, a ideia é bem interessante. “É uma forma de oferecer cultura às pessoas e isso é muito bom”, analisa ele, que levou pela primeira vez seus dois filhos, Pedro, de 5 anos, e Henrique, com 8, para assistirem ao filme.
A secretária Mariana Moreira de Mendonça Castro, 31 anos, também elogiou a realização do projeto. “Não tive como vir das outras vezes, mas estou surpresa com o tamanho da tela e o som, que é muito bom”, observou. Para ela, o filme aguçou a imaginação das crianças. É o que aconteceu com a sua filha Julia, de 8 anos, que ficou imaginando estudar em uma escola com música, dança, muito esporte, dentre várias atividades mostradas no filme High School Musical. “Ela e as amiguinhas gostaram muito”.
Antes da projeção da película, o público assistiu à apresentação de capoeira do grupo Jogo e Ginga, ligado a um instituto que ministra atividades culturais em Boiçucanga. Houve, ainda, a entrega de certificados para uma turma de alunos que participou do curso de recepção e hotelaria, promovido pela Samju.
Em junho, o projeto “Cinema na Quadra” apresentará dois filmes. Isto porque, durante o recesso escolar que ocorre no mês de julho, não haverá exibição. De acordo com a programação, no dia 9 a organização projetará “O segredo da Ilha Pirata”. Já no dia 30, é a vez de “Saneamento básico, o filme” ser apresentado.
Serviço: As exibições são realizadas a partir das 19h na quadra poliesportiva do bairro, que fica ao lado da EMEI Branca de Neve e em frente à delegacia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Defesa Civil recebe título de “Amigo da Cruz Vermelha Brasileira” no Rio de Janeiro


São Sebastião - Em reconhecimento às ações preventivas e de orientação à população, a Defesa Civil de São Sebastião recebeu medalha e título de “Amigo da Cruz Vermelha Brasileira - RJ” das mãos do presidente da Cruz Vermelha filial do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Alberto Lemos Sampaio.
No último dia 12 de maio, estiveram presentes na capital fluminense para a entrega da homenagem o chefe da Defesa Civil sebastianense Marcos Antonio de Aguiar Ferreira, além dos agentes Wagner Barroso e Aristão Ramos de Moura.
O anúncio do recebimento do título havia sido feito durante reunião do Conseg na primeira quinzena de abril, pelo secretário municipal de Segurança Urbana, coronel Vicente Perine.
“O reconhecimento de um órgão tão sério quanto à Cruz Vermelha sobre as atividades da Defesa Civil na cidade é de extrema importância, principalmente em um período tão difícil de chuvas que enfrentamos no final do ano passado e nestes primeiros meses de 2010. Lugar nenhum do mundo está livre das fatalidades naturais, mas graças a Deus a equipe está pronta para os imprevistos e é visível o seu aprimoramento”, comemorou o coronel.
Para a Cruz Vermelha, São Sebastião obteve tal reconhecimento também pela formação dos agentes no curso de socorristas, realizado em setembro último, sendo os únicos no Brasil com esta qualificação específica. Segundo a entidade, os agentes sebastianenses obedecem ainda os princípios fundamentais de imparcialidade, neutralidade e independência, cumprindo as missões humanitárias de proteger a vida e a dignidade humana
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Marcos Jorge solicita abrigo de ônibus próximo a Rua Lobo Guará


São Sebastião - Na sessão de Câmara, de 18 de maio, o vereador Marcos Jorge (PV) apresentou um requerimento defendendo a colocação de um abrigo de ônibus próximo a Rua Lobo Guará, no bairro de Cambury, na costa sul de São Sebastião. Embora saiba que o Executivo depende da autorização do DER, o vereador declara que o local abriga uma comunidade carente e que essa medida vai facilitar um pouco mais a vida dos moradores.
Sobre a movimentação de obras executadas pela Regional da Costa Sul, Marcos Jorge solicitou também serviços de manutenção das valas do bairro Barra do Una, que devido às fortes chuvas apresentam vários pontos de alagamento em função dos tubos entupidos
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Palestras, oficinas, exposições e mesas redondas estão na programação do Mês do Meio Ambiente


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião continua a trabalhar nas atividades a serem desenvolvidas durante o Mês do Meio Ambiente previsto para ocorrer entre 26 de maio e 16 de junho.
Em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação), Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), a programação elaborada pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente), prevê para o primeiro dia de atividades a oficina de sementeira com o Instituto Terra & Mar, e ainda a palestra “Serpentes da Mata Atlântica”, com Otávio Marques do Instituto Butantan. A primeira ação acontecerá das 9h às 10h, das 10h30 às 11h30, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30; já a segunda, terá início às 18h30. Ambas, no Teatro Municipal.
Para o dia 1º de junho estão previstas a solenidade oficial de abertura do Mês do Meio Ambiente com o lançamento do Atlas Ambiental, apresentação da readequação do galpão de triagem da Coopersuss e dos projetos da Semam, a partir das 18h; na sequência, às 18h30, haverá apresentação de dança com o grupo do Programa de Jovens apoiado pela pasta em questão.
Na quarta-feira 2, às 15h, acontecerá a caminhada “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), na Topolândia. Considerado o maior bairro populacional do município, o Topo, como é popularmente conhecido, receberá neste mesmo dia, das 17h às 20h, nas dependências da escola estadual “Josepha de Sant’Anna Neves”, a feira de informações ambientais com a participação de várias instituições.
Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, estão previstas a limpeza do mangue do Araçá, das 9h às 12h, envolvendo as praias adjacentes e o mangue propriamente dito. Também acontecerá, às 19h, no calçadão em frente à Sectur, na Rua da Praia, situada no Centro Histórico da cidade, o 1º Ambiental Fashion com o desfile de roupas e acessórios feitos a partir de materiais recicláveis e naturais.
A programação segue na segunda-feira 7, com a montagem da exposição das escolas e do Greenpeace, das 9h às 16h, e no dia 8, às 19h, com a palestra “Normas e critérios sob arborização e paisagismo urbano. Um novo conceito sobre as tendências de espécies nativas”, com Guilherme Moraes dos Santos. As duas atividades ocorrerão no Teatro Municipal.
As mesas redondas denominadas de “Bate-papo Ambiental” e as exposições de artesanato promovido pelo Programa de Jovens, de “Biodiversidade: caminhos da vida” e “Salvar o planeta: é agora ou nunca”, promovido pelo Greenpeace, serão realizadas nos dias 8, 9 e 10, das 9h às 17h, no teatro.
No penúltimo dia do evento haverá o plantio de jundu, na praia de Maresias, na Costa Sul do município, em parceria com a Somar, das 9h às 12h, e para o encerramento da programação está previsto o workshop de pesca “Prática de pesca e produção de rede”, na praça Por do Sol, em Boiçucanga, também na Costa Sul, a partir das 10h
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


PH apresenta minuta de projeto para exploração dos serviços de Marinha Pública


São Sebastião - A criação da concessão para exploração dos serviços de Marinha Pública em São Sebastião foi proposta por meio de uma minuta de Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Henrique Santana (PDT), que foi aprovada na sessão de Câmara do dia 18 de maio.
A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo para, caso haja interesse, formular um Projeto de Lei e enviar à Câmara. De acordo com o autor da proposta, o objetivo é gerar oportunidade de mais empregos, formação de mão de obra qualificada e empreendimentos no setor náutico, com manutenção de embarcações, operadoras de mergulho e ainda aulas de velas, remo, canoagem, navegação e mergulho autônomo
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Prefeitura anuncia investimentos e faz balanço de obras em reunião com moradores da Costa Norte


São Sebastião - Convidados pela Associação de Moradores do Jaraguá, o prefeito Ernane Primazzi e boa parte do seu secretariado se reuniram com a comunidade da Costa Norte, na noite desta quinta-feira (20/05). O encontro aconteceu no Centro Comunitário do Jaraguá e reuniu cerca de 200 moradores, além dos vereadores Marcos Tenório e Mauricio Bardusco. Durante cerca de duas horas, os representantes da administração ouviram sugestões de ações a serem encaminhadas nos três bairros da região (Enseada, Jaraguá e Canto do Mar). O prefeito aproveitou o encontro para anunciar novas obras nestas mesmas localidades e fazer um balanço do que já foi feito na região e no município.
Após lembrar que já estão em andamento ou em vias de começar as pavimentações nas ruas Canadá, Euclides da Cunha, Catuaba, Filinto de Almeida e Oceanidas, o prefeito Ernane Primazzi, anunciou como novidade a liberação de mais uma emenda parlamentar do deputado Paulo Maluf, no valor de R$ 650 mil. A verba será aplicada na pavimentação de outras sete vias da Costa Norte.
Outra informação que agradou bastante a comunidade foi o anúncio da licitação, por parte da Sabesp, da obra de ligação de toda a rede de esgoto da Costa Norte. O serviço somente será possível após negociação feita pelo prefeito Ernane com a empresa e que resultou na antecipação do cronograma de obras da estatal na Costa Norte.
“Negociamos com a Sabesp e estamos resolvendo este que é um dos principais e mais antigos problemas do Jaraguá, Enseada e Canto do Mar. A ligação do esgoto vai começar ainda este ano. Com isso, vamos resolver também o antigo e incômodo problema do esgoto que corre a céu aberto em muitas valas nesses bairros”, enfatizou o prefeito Ernane.
O prefeito anunciou também que, em junho, devem ser iniciadas as obras de reforma na Praça da Enseada. “Aquilo era uma vergonha. Tinha fio largado pelo chão e iluminação precária, além de muitos outros problemas. Todo por conta de obras mal feitas pela administração passada que estamos consertando. Tivemos que intervir até aqui mesmo onde estamos, no Centro Comunitário e também no Posto de Saúde do Jaraguá, que estava com rachaduras e infiltrações”, disse Ernane. Os moradores, aliás, agradeceram ao prefeito a recém instalação de 15 ventiladores nesta unidade de saúde.
Por falar na área de saúde, o prefeito foi bastante aplaudido ao falar sobre as novas diretrizes do setor, no momento em que a prefeitura assume totalmente a administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião. “Médicos que atendiam mal a população já estão sendo demitidos, e, conto com a ajuda de todos vocês na denúncia de maus profissionais que continuarem agindo dessa forma. Temos quatro funcionários municipais no hospital e pronto-socorro somente para atender as reclamações da população”, enfatizou o prefeito.
Ernane voltou a assumir o compromisso de construção de dois novos hospitais na cidade. O novo hospital da área central, que será erguido no Pontal da Cruz, será regional e terá seu projeto pronto nos próximos 30 dias, com a licitação da obra saindo nos próximos dois meses. “Começaremos este hospital do Pontal ainda este ano. E o hospital da Costa Sul somente não saiu por problemas que estamos resolvendo na Justiça para o pagamento da área e, iniciaremos o processo de construção assim que o juiz liberar”, recordou ele.
No encontro, o prefeito abordou também outros temas como o combate à dengue no município, a regularização da Guarda Municipal que passará a portar arma, os planos de novas áreas de lazer na Costa Norte; a entrega dos novos uniformes escolares que estão sendo confeccionados; o início do trabalho dos monitores dos ônibus escolares; o apoio a cerca de 400 universitários que estudam fora do município e estão tendo 100% de suas passagens de ônibus cobertas pela prefeitura; os mutirões de limpezas das ruas com máquinas pesadas que estavam na Costa Sul e estão sendo deslocadas para a Costa Norte; a reforma da pavimentação da Avenida Dario Leite Carrijo; a entrega da escola da Enseada e o início da obra da nova escola do Topo; entre muitas outras realizações da administração.
Na reunião, um representante da Associação de Moradores da Praia das Cigarras, apresentou reivindicações do seu bairro. Ele também aproveitou para agradecer ações da administração como a urbanização da orla da praia e a melhoria nos acessos principais ao bairro. A praia das Cigarras não recebia investimentos públicos nos últimos 10 anos.
“Fizemos tudo isso com mais de R$ 50 milhões a menos no caixa e vamos fazer muito mais. Passamos da fase do planejamento e passaremos a fase das ações desse planejamento administrativo. E isso é prá já. Não serão obras eleitoreiras no último ano de governo”, finalizou o prefeito
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura encerra atividades educativas sobre Aids com grande gincana no Tebar


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião que ao longo dos últimos meses desenvolveu algumas gincanas educativas dentro do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, encerrará tais atividades com a grande final das provas a ser realizada no Tebar Praia Clube no próximo dia 31.
Sob o tema “Atitude para curtir a vida”, numa parceria entre as Secretarias de Educação, de Esportes e de Saúde, através do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), a rede municipal de ensino envolveu cerca de 30 alunos de 11 escolas, dos quais três adolescentes multiplicadores e seus professores tendo por objetivo alertar a classe estudantil sobre a importância da prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Divididas por regiões, as provas esportivas da Costa Norte/Centro foram realizadas no dia 13 de abril no CAE (Centro de Apoio Educacional) Pontal da Cruz. Nessa disputa venceram as escolas “Professora Cynthia Cliquet Luciano”, campeã no vôlei e também na torcida organizada e “Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro”, segunda colocada no vôlei.
Pela Costa Sul disputaram no dia 16 do mesmo mês, as EMs “Professora Dulce Cesar Tavares”, de Maresias; “Professor Antonio Luiz Monteiro”, de Boiçucanga; “Plínio Gonçalves de Oliveira Santos”, de Juquehy; “Professora Sebastiana Costa Bittencourt”, de Barra do Una, além das EMs de Cambury e Juquehy. No vôlei venceram: “Plínio Gonçalves de Oliveira Santos”, primeiro lugar e EM de Juquehy, em segundo. A campeã na torcida foi a escola “Professora Sebastiana Costa Bittencourt”.
Para o encerramento das gincanas, compostas ainda por tarefas solidárias que visam contribuir para a sedimentação de uma cultura de prevenção e responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promete-se um agito ainda maior no Tebar Praia Clube no dia 31de maio, em comemoração ao Dia Municipal de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de junho. “Neste dia, a melhor equipe da gincana será premiada com um troféu”, mencionou Flávia Pace que ao lado de Denise Estevaletto, também do Cemin, coordenou o evento.
Participam das tarefas, elaboradas no sentido de estimular o diálogo e a troca de experiências entre os jovens alunos, seus professores, familiares e a comunidade onde reside, as escolas Cíntia Cliquet Luciano, Professor Walfrido Maciel Monteiro, Maria Francisca Tavolaro, Henrique Botelho, Luiza Helena de Barros, Edileusa Brasil, Antonio Luiz, Sebastiana Costa Bittencourt e Plínio Rangel, além das escolas de Juqueí e Cambury
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Projeto que obriga operadoras de Planos de Saúde a divulgarem relação de médicos e serviços passa pela Comissão de Justiça


São Sebastião - A Comissão de Justiça da Câmara de São Sebastião apresentou parecer favorável na última sessão, dia 18, ao Projeto de Lei 177/2009, de autoria do vereador Marcos Tenório (PMDB), que obriga as operadoras de Planos de Saúde a fornecerem aos seus clientes a relação impressa atualizada dos Médicos e demais serviços credenciados.
Se o projeto for aprovado, as operadoras de Plano de Saúde no município de São Sebastião ficam obrigadas a fornecer anualmente aos seus clientes a relação impressa atualizada dos médicos e suas especialidades, com os respectivos endereços e telefones, bem como os demais serviços credenciados.
Consta que as instituições terão o prazo de 90 dias para se adaptarem a presente Lei.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


São Sebastião ganha Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae


São Sebastião - Pequenos e médios comerciantes de São Sebastião ganharam uma nova referência para abrir ou fomentar seus negócios. Trata-se do Posto de Atendimento ao Empreendedor, uma parceria da prefeitura municipal e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e que conta ainda com o apoio de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Sindicato de Hotéis, Bares e Similares do Litoral Norte, Ordem dos Advogados do Brasil (subsecção de São Sebastião e Ilhabela) e Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos, entre outros.
O posto, localizado na Rua Expedicionários Brasileiros, no Centro Histórico, foi inaugurado nesta quinta-feira (20/05). O evento teve a participação do prefeito Ernane Primazzi, do gerente executivo do Sebrae de São Paulo, Alessandro Reis, e de vários presidentes de entidades, secretários municipais e vereadores.
O prefeito Ernane informou que o posto estava sendo viabilizado pela prefeitura há pelo menos 10 meses e que ele integra uma série de medidas que vem sendo adotadas pela administração visando o desenvolvimento econômico do município. “Muitas pessoas se encantam por São Sebastião e resolvem abrir negócios aqui. Alguns dão certo, outros infelizmente não. Tenho certeza que se já tivéssemos um posto como esse do Sebrae na cidade há anos, muitos outros negócios teria prosperado no município e não fechado as portas”, afirmou.
Como medidas de apoio ao setor, o prefeito lembrou recente legislação aprovada pela Câmara que isenta comerciantes de taxa de publicidade e livra ambulantes de pagamento de taxa de licença para trabalhar. Ainda nesta linha, Ernane citou o atual debate, via audiências públicas, para a regularização das atividades no corredor comercial que vai do centro da cidade ao bairro São Francisco.
“Também em parceria com o Sebrae promovemos eventos de capacitação para vários segmentos comerciais que trabalham diretamente com o turismo. Alguns se queixam que a cidade não definiu se o seu perfil é portuário, turístico ou histórico, Temos que erguer as mãos ao céu e agradecer porque temos as três características e elas podem conviver pacificamente”, ressaltou o chefe do Executivo.
O gerente Executivo do Sebrae, afirmou que o posto está apto a dar todo o suporte para as pessoas que desejam abrir negócios no município. “Esta é uma missão nobre. Infelizmente, as estatísticas ainda apontam que, de cada 10 novos negócios abertos, seis fecham. Mas, esse índice já foi maior. O nosso posto será um irradiador de desenvolvimento”, enfatizou Alessandro Reis.
O presidente do Sinhores, o sindicato que reúne hotéis, pousadas, bares e restaurantes na região, José Carlos de Souza, disse que sua entidade reúne 2.500 associados e estará a disposição para ajudar no que for necessário o trabalho entre o posto e o setor que representa.
Eduardo Cimino, presidente da Associação Comercial e empresarial de São Sebastião, disse que a nova unidade do Sebrae “é vital para a expansão da cadeia produtiva no município”.
O presidente da regional da OAB, Cesar Zimmer, afirmou que o mais importante neste momento “é a visualização de que o Poder Público e a iniciativa privada conseguem trabalhar em conjunto para melhorar a situação econômica do município”.
O mesmo pensamento é do vereador Luiz Antonio de Santana Barroso, presidente do legislativo sebastianense. “Recebemos críticas porque aprovamos leis para beneficiar o comércio. Temos que ser criticados sim se fizermos o contrário, se aprovarmos leis que prejudiquem qualquer setor”, desabafou
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Semana da Enfermagem: peça teatral escrita e encenada por funcionários provoca risos na plateia


São Sebastião - A peça teatral escrita, dirigida e encenada por funcionários da rede municipal de Saúde de São Sebastião provocou risos na plateia na noite dessa quarta-feira 19, no Teatro Municipal.
O evento faz parte da programação desenvolvida dentro da Semana da Enfermagem preparada pela Prefeitura com o intuito de aprimorar o trabalho e integrar as equipes que atuam na área em benefício dos pacientes da rede pública.
Sucesso na abertura das atividades, a peça “Humanização” foi reprisada para poder alcançar outros funcionários do Hospital de Clínicas de São Sebastião, os quais trabalham em escala.
Com texto simples e muita improvisação, a encenação retratou o atendimento prestado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em tom bem humorado, porém sério, levando o público, constituído por funcionários do próprio hospital, à maior reflexão sobre o assunto. Ponto este alvo da Semana, ou seja, “Acolhimento e Humanização”.
De acordo com o grupo, formado por profissionais da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quimioterapia e equipe hospitalar, a ideia surgiu para diferenciar as programações desenvolvidas nos anos anteriores. “Achamos por bem relatar o dia a dia em nossa profissão e deixar claro que não podemos permitir a interferência de nossos problemas pessoais no ritmo de nosso trabalho. Afinal, fomos nós mesmos quem escolhemos esta profissão, ao contrário do paciente que não escolheu ficar doente. Este é o aspecto essencial da história apresentada: a humanização no atendimento que, muitas vezes não ocorre”.
A Semana da Enfermagem termina nesta quinta-feira 20, com a palestra “Animais Peçonhentos”, com o médico e professor da Faculdade de Medicina de Marília (SP), Lauriano Tharsis Alvarez, e apresentação do grupo de dança do projeto Atividade, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, a partir das 19h, no Teatro Municipal
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Teatro Municipal recebe atrações com comédia, drama e poesia no final de semana


São Sebastião - Os apreciadores de teatro de São Sebastião terão duas opções de peças para este final de semana, ambas no Teatro Municipal. No sábado, dia 22, “Da Tragédia à Comédia” entra em cena às 19h. No domingo, no mesmo horário, é a vez do Circo Navegador, com a peça “Lavou, Tá Novo”.
Os atores da Companhia Héterus de Teatro, de São Vicente, Baixada Santista, mostram versatilidade atuando entre dramas e risos em “Da Tragédia à Comédia”, e apresentam dois números em sua apresentação. O primeiro trata de um ambiente grego, nomeado de “Édipo Rei”. Na sequência, os integrantes do grupo retratam os casos de três amigos atores, no ato “O Famoso Quem?”.
A classificação é de 14 anos, com entradas a R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
Já no domingo, dia 23, após várias apresentações no Teatro Municipal, o Circo Navegador traz a peça “Lavou, Tá Novo”, que narra um dia na vida de dois garis, com muita poesia e encantamento. Ingressos a partir de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). A peça tem início às 19h, com classificação livre. Nesta quinta-feira (20), diversos alunos puderam conferir essa apresentação gratuitamente, em três sessões, como parte de um trabalho voltado às escolas da cidade
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Projeto Tamar na 8ª Semana Nacional de Museus

Ubatuba - O Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, do Projeto Tamar – ICMBio, Base de Ubatuba, integra a lista de museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) do Ministério da Cultura, e está participando da 8ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 17 a 23 de maio de 2010. Durante a semana, o Tamar realizará atividades na área do Centro de Visitantes, com monitorias diárias, vídeo institucional, jogo infantil e didático “O Ciclo de Vida da Tartaruga de Couro”, e entre os dias 21 e 23 de maio contará com a Oficina de Origamis da ONG Passatempo. Na Oficina, os visitantes têm a oportunidade de aprender a confeccionar tartarugas marinhas e outros animais apenas com pedaços de papel dobrados, além de apreciar a exposição de origamis da ONG, com diversas espécies marinhas.
Coincidindo com Semana Nacional dos Museus, o Museu Caiçara, instalado dentro do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, expõe a Mostra de Artesanato Sustentável de Ubatuba, de 15 a 23 de maio, com exposição e venda de artesanato produzido por artesãs de Ubatuba, participantes do Projeto “Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”, com patrocínio do Programa Petrobras Comunidades e realizado pelo Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – IA-RBMA.
O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba
(Fonte:DIVULGAÇÃO)





 



 

Poesia Topo

Anuncie

Tempo de despertar

Em futuro próximo,
quando abrirmos os olhos,
perceberemos, então,
as cores da música,
as auras das almas
e os sabores das palavras.
E todas as conversas serão
declarações de amor

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor