Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 25 de Maio de 2010 - Nº 2261 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Abertas as inscrições para o simulado Fuvestão Junho 2010
Faculdade São Sebastião comemora sucesso do I Fórum Acadêmico FASS MUNDI
Centro Universitário Módulo e HCT Oferecem Curso Sobre Segurança Elétrica

Caraguatatuba
Campanha de Vacinação contra Gripe A continua
Crianças entre dois e cinco anos incompletos fazem parte de novo grupo que tem direito à vacina
Caraguá se prepara para o Festival do Camarão
13ª edição será na Praça de Eventos
Donana: comédia e crítica à sociedade
Mais de 600 pessoas são esperadas em Cruzada Evangelística
22ª edição do evento acontece em Caraguá
Provinha Brasil será aplicada nesta terça-feira em Caraguá
Virada Cultural atrai mais de 30 mil pessoas em Caraguá
Cruzada Evangelística será na Praça de Eventos
Mais de 600 pessoas são esperadas na 22ª edição do evento que acontece em Caraguá

Ilhabela
Alunos do curso de Costura Náutica de Ilhabela confeccionam primeiras velas
Começam as disputas do Jogos Estudantis de Ilhabela 2010
Congada Mirim de Ilhabela se apresenta na Festa do Divino em São Luís do Paraitinga
Fundaci realiza ‘Sarau de Outono’ das oficinas de Ballet
Fundo de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para Curso de Panificação
Ilhabela se despede da Copa Zito na Semifinal
Sem nenhuma derrota no tempo regulamentar, time registra uma das melhores campanhas da competição
População discute alternativas de transporte em Ilhabela
Presidente da Assembléia de Deus de Santos visita Câmara de Ilhabela
The Ferry Boat Blues agita noite em Ilhabela
Tradicional Prova de Canoa Caiçara resgata cultura da História de Ilhabela

São Sebastião
Ernaninho apresenta três projetos que prevêem melhorias na área da Saúde
Jóias do Mar: exposição termina nesta semana no teatro de São Sebastião
Saúde Mental: Prefeitura de São Sebastião terá delegado na Conferência Nacional
Tragédia e comédia levam espectadores ao Teatro Municipal de São Sebastião

Ubatuba
Telecentro de Ubatuba abre inscrições para curso writer

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Abertas as inscrições para o simulado Fuvestão Junho 2010

Região - Vem aí o simulado “Fuvestão – Junho 2010”, nas categorias Vestibulando e Treineiro, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas até o dia 16 de junho nas unidades Objetivo ou através do site http://www.curso-objetivo.br/concursos/fuvestao.aspx.
O simulado tem como proposta proporcionar ao aluno uma avaliação de seus conhecimentos, vivenciando desde já o clima de vestibular, e o que é melhor, com prêmios para os melhores colocados.
A categoria “Vestibulando” é para alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio ou para aqueles que já concluíram o colegial mas não ingressaram no Ensino Superior. Vale lembrar que o 1º colocado na Classificação Geral leva como prêmio um automóvel zero km. Haverá ainda notebooks para os três melhores pontuados de cada área (Humanas, Biológicas e Exatas), além de calculadoras, inscrições em vestibulares (valor reembolsado até o limite de R$ 100,00), coleções de livros e bolsas de estudo no Objetivo para os 100 melhores colocados.
Para a categoria “Treineiro” (estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio) haverá premiação de notebooks para os primeiros colocados de cada área (Humanas, Biológicas e Exatas), além de outros prêmios e descontos especiais no Objetivo.
É importante destacar que todos os participantes do simulado Fuvestão Junho 2010 que fizerem 55 pontos ou mais estarão automaticamente concorrendo a um iPhone, no sorteio público que acontecerá no dia 4 de agosto.
O Fuvestão Junho 2010, composto por 90 testes de múltipla escolha no padrão Fuvest, será realizado no dia 19 de junho, às 14h, em local determinado no ato da inscrição.
Não perca a chance de preparar-se desde já para os vestibulares deste ano com o Fuvestão Junho 2010. Inscreva-se hoje mesmo no Objetivo Litoral ou pelo site http://www.curso-objetivo.br/concursos/fuvestao.aspx. Participe!

Mais informações no site: www.objetivolitoral.com.br e nas unidades:

SÃO SEBASTIÃO CENTRO:
RUA AGRIPINO JOSÉ DO NASCIMENTO, 177 - VILA AMÉLIA
Fone 0800 772 7276 / (12) 3893-3100

SÃO SEBASTIÃO BOIÇUCANGA:
RUA GILMAR FURTADO, 84 - BOIÇUCANGA
Fone (12) 3865-3885

CARAGUATATUBA:
RUA TAUBATÉ, 50 - SUMARÉ –
Fone (12) 3883-3800

ILHABELA:
RUA GERSON PERES DE ARAÚJO, 144 - BARRA VELHA
Fone 3895-8600
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Faculdade São Sebastião comemora sucesso do I Fórum Acadêmico FASS MUNDI


Região - Palestrantes de renome como Celso Russomanno e Frederico Bussinger marcaram presença no I Fórum Acadêmico da FASS, encerrado na última sexta-feira, 21 de maio
A FASS – Faculdade São Sebastião realizou nos dias 20 e 21 de maio, a primeira edição do Fórum Acadêmico FASS MUNDI “Desafios do século XXI para o Litoral Norte”, com a participação de centenas de alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Direito e Turismo da instituição, além de professores, convidados, entre outros.
O evento foi aberto na última quinta-feira pelo Diretor Acadêmico, Prof. Leandro José Giovanni Boaretto, que fez uso da palavra dando as boas vindas aos presentes. Em seguida aconteceu a primeira palestra da noite, sobre expansão portuária, com o diretor presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.
Na sequência foi a vez do palestrante Roberto da Silva, Livre Docente do Departamento de Administração Escolar da USP falar aos presentes sobre “Perspectiva da Pedagogia Social para a Educação Integral, Integrada e Integradora”.
Por último, os acadêmicos de São Sebastião puderam assistir à palestra de Celso Russomanno sobre “Direitos do Consumidor no contexto do desenvolvimento”.
No dia 21 de maio foram realizadas palestras nas áreas de Educação, Direito e Administração, sempre com base no desenvolvimento da região. O FASS MUNDI teve ainda exposição de jogos educativos, trabalhos artísticos e a participação dos alunos do curso de Turismo, que deram total apoio ao Fórum na recepção aos presentes.
O professor Hermínio Sargentim abordou “A escrita como descoberta do outro e de si mesmo” e, em seguida, foi a vez do ambientalista e membro do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, Roberto Francine Júnior fazer uso da palavra, discorrendo sobre o papel da sociedade na construção coletiva da sustentabilidade.
Encerrando o ciclo de palestras do I Fórum Acadêmico FASS MUNDI, o presidente da AMPROGÁS – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos, e prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci falou sobre o desenvolvimento da região dentro de questões relacionadas ao Projeto mexilhão, Royalties e Pré-Sal.
Realizado pela Direção Acadêmica por meio de parceria entre as coordenações de Pedagogia, Administração e Direito, o FASS MUNDI teve uma repercussão positiva em sua primeira edição.
Para a coordenadora de Pedagogia da Faculdade São Sebastião, Profª. Marion, o evento foi bastante proveitoso para os acadêmicos por trazer à pauta discussões importantes relacionadas ao desenvolvimento da região. “A FASS foi precursora no sentido de proporcionar uma discussão sobre desenvolvimento com os alunos. Foi pioneira na realização deste fórum, trazendo para o meio acadêmico questões importantes relacionadas ao futuro do Litoral Norte”, ressaltou.
Segundo o coordenador de Direito da Faculdade São Sebastião, Prof. Silas D’Avila Silva, a avaliação sobre o Fórum é positiva. “Esse primeiro evento nos deu uma nova perspectiva, por ter colocado os alunos em contato com pessoas de várias visões e formações. Isso trouxe não só conhecimento, mas também a oportunidade dos estudantes participarem da vida política, social e educacional da região”, avaliou o coordenador de Direito.
Conforme ressaltou a coordenadora de Administração e Turismo da FASS, Profª. Giulianna Fardini, de maneira geral esta primeira edição do FASS MUNDI foi muito boa. “O saldo foi positivo porque em termos de conhecimento nossos alunos ganharam, e muito”, disse.
O Fórum Acadêmico FASS MUNDI foi encerrado com “chave de ouro”, após temáticas relevantes com relação ao desenvolvimento do Litoral Norte. Para o Diretor Acadêmico da instituição, a participação dos alunos foi o grande destaque do evento. “Quero parabenizar a organização do FASS MUNDI bem como o envolvimento dos estudantes. Esse clima de discussão acadêmica foi muito proveitoso para todos. Cada palestrante, especialista em sua área, trouxe à tona questões importantes voltadas à educação e ao crescimento social e econômico de nossa região, abordadas de forma instigante para o público presente”, disse o diretor, completando ainda: “O I Fórum Acadêmico foi uma janela aberta da FASS para o mundo e uma porta de entrada do mundo para a FASS”, finalizou o Prof. Leandro Boaretto
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Centro Universitário Módulo e HCT Oferecem Curso Sobre Segurança Elétrica


Região - O Centro Universitário Módulo anuncia a abertura das inscrições para o curso NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. Voltado a profissionais de segurança do trabalho, técnicos e engenheiros que atuem em instalações e manutenções em redes elétricas, o curso de extensão tem como objetivo capacitar esse público para atuação nas áreas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção, além de oferecer formação para melhoria na qualidade do serviço prestado.
Com conteúdo programático bem estruturado, o curso abordará tópicos importantes como a introdução à segurança com eletricidade, os riscos e serviços no manuseio do material, técnicas de análise de riscos, regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.
O curso será ministrado a partir do dia 8/6, das 18h30 às 22h30, pelo professor Flavio Alonso de Barros Correia, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal Fluminense. Com grande experiência no mercado, o professor Flávio trabalha como consultor técnico de instituições diversas como hospitais, parques temáticos e instituições de ensino. Para participar, é preciso fazer inscrição no site www.hct.com.br
(Fonte:MÓDULO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Campanha de Vacinação contra Gripe A continua
Crianças entre dois e cinco anos incompletos fazem parte de novo grupo que tem direito à vacina


Caraguatatuba - Hoje (24) teve início mais uma etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1). Crianças entre dois e cinco anos incompletos devem ser levadas a uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) com a carteira de vacinação. Gestantes e adultos entre 20 e 39 anos também podem tomar a vacina. A campanha vai até o dia 2 de junho.
Os possíveis efeitos colaterais são amenos, como: febre baixa e dor de cabeça, que podem ocorrer até 48 horas após a aplicação; dor, vermelhidão e inchaço no local; e outros que raramente ocorrem como cansaço, dores musculares e sonolência.
Quanto à vacina contra gripe comum aplicada em idosos, o município não tem mais lotes para atendimento e aguarda envio do Ministério da Saúde.
As vacinas são aplicadas das 7h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde Familiar (USF) e no Centro de Especialidades.

Confira os endereços

UBS Porto Novo – Avenida José Herculano, 6.560 – Tel. (12) 3887-6131
UBS Morro do Algodão – Rua Antonio dos Santos, 27 – Tel. (12) 3887-9100
UBS Casa Branca – Rua José Pedro de Oliveira, 7 – Tel. (12) 3883-9077
UBS Perequê Mirim – Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 1.527 – Tel. (12)3887-8181
UBS Massaguaçú – Rua Italia Baffe Magni, sem número – Tel. (12) 3884-1999
UBS Tinga – Rua Antonio dos Santos, 20 – Tel. (12) 3882-6446
USF Jaraguazinho – Rua Benedito Silvério Santana, 57 – Tel. (12) 3883-3500
USF Olaria – Travessa Marginal Ipiranga, 17 – Tel. (12) 3883-7007
Centro de Especialidades – Avenida Anchieta, 475 – Tel. (12) 3882-2200
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá se prepara para o Festival do Camarão

13ª edição será na Praça de Eventos


Caraguatatuba - O Festival do Camarão este ano tem novidades. A Praça de Eventos será o palco da festa que já se tornou tradição na cidade. O evento acontece entre os dias 3 e 6 de junho, das 10h às 24h. A festa oferece gastronomia caiçara tendo o camarão como principal ingrediente, além de música regional e apresentações culturais.
Durante 12 anos, o festival foi realizado na Praia do Camaroeiro, ao lado do entreposto de pesca. A mudança para a Praça de Eventos deve-se, principalmente, ao respeito às normas ambientais e à necessidade de ampliação e melhora no atendimento ao público durante a festa. A legislação ambiental impede a continuidade do uso da área do Camaroeiro porque as áreas às margens dos rios são consideradas Áreas de Preservação Permanente.
O Festival do Camarão começa no domingo (30), às 10h, com a cerimônia “Barcos ao Mar”. A data marca o fim do defeso do camarão, período em que a pesca é proibida. O evento é marcado pela tradicional procissão marítima de São Pedro e a benção dos barcos, além de homenagens aos pescadores antigos.
Também tem a Casa da Farinha, onde é produzida a farinha de mandioca e também a Cunhagem da Canoa, a partir de um tronco de Guapuruvú. A Corrida de Canoa Caiçara, outro ponto alto da festa, acontece no dia 6 de junho (domingo), às 10h, com a participação de canoeiros do Litoral Norte.
O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (FUNDACC), com parceria da Associação de Pescadores do Camaroeiro
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Donana: comédia e crítica à sociedade


Caraguatatuba - O ator Ronaldo Ciambroni apresenta o espetáculo “Donana” neste sábado (29), no teatro Mario Covas. A peça já está há mais de 35 anos em cartaz e é uma das mais importantes do teatro nacional.
A comédia conta a vida de uma senhora na faixa dos 80 anos e faz crítica à maneira como os idosos são tratados. O ator encarna Donana e mescla ao tom cômico, o drama, mostrando a marginalização dos mais velhos em uma sociedade que eles ajudaram a construir.
Os ingressos estão à venda na Mundi Viagens e Mariana Pires (no Caraguá Praia Shopping), Expressão Caiçara e Estúdio E-Brasil até o dia 28 (sexta-feira) e no teatro Mario Covas no dia 29. Informações nos telefones (12) 9772-6153 e (12) 9164-5454.

Serviço:

Donana
Local: Teatro Mario Covas
Data: dia 29/05 - sábado
Hora: 21h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Mais de 600 pessoas são esperadas em Cruzada Evangelística

22ª edição do evento acontece em Caraguá


Caraguatatuba - No próximo sábado (29), às 19h, na quadra de esportes e Centro Comunitário Poiares, acontece a 22ª Cruzada Evangelística de Impacto e Ação (Creia). Este ano, o lema é ‘Sem unidade não se ganha uma cidade para Jesus’. Além de apresentações musicais, o evento terá um culto evangelístico de adoração e louvor e um programa especial de evangelização infantil.
São esperadas 15 caravanas, um coral com cerca de 150 vozes e uma orquestra com 250 componentes. O destaque fica por conta do pregador pastor Eli Fernandes, presidente da Convenção das Igrejas Batistas do Estado de São Paulo. A intenção do Creia é unir as igrejas, estabelecendo a unidade e a comunhão, de forma a proporcionar um grande clamor à Deus pelo município.
O evento tem apoio da Prefeitura de Caraguá e do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos da cidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Provinha Brasil será aplicada nesta terça-feira em Caraguá


Caraguatatuba - Nesta terça-feira (25), 842 alunos do 2º ano de 23 escolas municipais participam da Provinha Brasil, avaliação do Governo Federal aplicado no início e no término do ano letivo. Hoje (24), 35 professores da rede municipal receberam as orientações necessárias da secretaria municipal de Educação para aplicar a prova.
Está agendada para a próxima segunda-feira (31), às 18h45, na secretaria de Educação, a correção da Provinha Brasil com os professores.
Neste ano, o Governo Federal realiza um novo ciclo da avaliação que será implementada em duas etapas. O objetivo é auxiliar o monitoramento dos processos e resultados da alfabetização oferecida nas escolas públicas brasileiras
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Virada Cultural atrai mais de 30 mil pessoas em Caraguá


Caraguatatuba - Shows, peças teatrais, espetáculos de dança e intervenções circenses movimentaram Caraguá durante 24 horas no último fim de semana. A Virada Cultural Paulista trouxe mais de 40 atrações na cidade de forma descentralizada em locais como Praça de Eventos, Travessão, Catedral do Divino Espírito Santo, Videoteca Lúcio Braun e Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc).
A cerimônia de abertura foi realizada no sábado (22) no Teatro Mário Covas e teve a presença da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do prefeito de Caraguá em exercício, Antonio Carlos Júnior, da presidente da Fundação Cultural e Educacional, Eloíza Antunes, e da vereadora Vilma Teixeira.
Em seguida o espetáculo “Ao Vivo”, com a Cia Focus, abriu a programação no Teatro Mário Covas. Na Praça de Eventos se apresentaram Plebe Rude, Gaijin Sentai e Hangar com o melhor do rock nacional. Mas a grande atração ficou com o show do grupo Sepultura, que levou cerca de 8 mil pessoas na Avenida da Praia.
As apresentações de circo também envolveram o público. Números de malabarismos com fogo foram apresentados no “Fiesta de los muertos”, na Praça de Eventos. “Iya Omô” levou números impressionantes como uma moça que passeou por um arame de salto alto na Praça do Travessão.
As fotos das principais apresentações da Virada Cultural Paulista em Caraguá podem ser baixadas no flickr de Caraguá www.flickr.com/caraguaoficial.
O evento foi realizado pela secretaria estadual de Cultura em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundacc e secretaria de Turismo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Cruzada Evangelística será na Praça de Eventos

Mais de 600 pessoas são esperadas na 22ª edição do evento que acontece em Caraguá


Caraguatatuba - No próximo sábado (29), às 19h, na Praça de Eventos de Caraguá, acontece a 22ª Cruzada Evangelística de Impacto e Ação (Creia). Este ano, o lema é ‘Sem unidade não se ganha uma cidade para Jesus’. Além de apresentações musicais, o evento terá um culto evangelístico de adoração e louvor e um programa especial de evangelização infantil.
São esperadas 15 caravanas, um coral com cerca de 150 vozes e uma orquestra com 250 componentes. O destaque fica por conta do pregador pastor Eli Fernandes, presidente da Convenção das Igrejas Batistas do Estado de São Paulo. A intenção do Creia é unir as igrejas, estabelecendo a unidade e a comunhão, de forma a proporcionar um grande clamor à Deus pelo município.
O evento tem apoio da Prefeitura de Caraguá e do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos da cidade
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Alunos do curso de Costura Náutica de Ilhabela confeccionam primeiras velas


Ilhabela - Os alunos do curso de Costura Náutica da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de Ilhabela já confeccionaram as primeiras velas para a Escola de Vela do município. Ao todo, serão feitas 20 velas, sendo 15 para a classe Optimist e cinco para a classe Holder.
De acordo com o diretor náutico, Edmar Alves, os alunos têm mostrado bastante empenho na confecção das velas. “Fabricamos, consertamos e ajustamos as velas da escolinha, todas feitas pelos alunos do curso”, explica.
Edmar reforça ainda a importância do curso para o setor náutico da cidade. “Temos buscado não só popularizar este esporte no município, mas também oferecer cursos profissionalizantes do setor, qualificando assim futuros profissionais para este mercado de trabalho que só cresce no Brasil e com grande potencial em Ilhabela”, afirma.
O curso de Costura Náutica têm duas turmas e as aulas são ministradas pelo professor Clauberto Andrade. “A intenção do curso é manter todas as velas da Escola de Vela em perfeitas condições de uso para os alunos”, diz Clauberto.
O curso de Costura Náutica é uma promoção da Prefeitura de Ilhabela por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Começam as disputas do Jogos Estudantis de Ilhabela 2010


Ilhabela - Os Jogos Estudantis de Ilhabela 2010, promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Secretaria de Educação, foram abertos oficialmente no último sábado (22/5). Na abertura do evento, as 18 escolas participantes fizeram seu desfile pelo campo e, em seguida, alunos, professores e autoridades cantaram o Hino Nacional e Hino de Ilhabela.
O aluno Lucas Rodrigues de Souza fez o juramento do atleta e em seguida, juntamente com a velejadora Júlia Pessini, aluna do Colégio São João, percorreram o gramado do estádio levando a tocha olímpica, ascendendo a pira olímpica, símbolo dos jogos.
Entre os presentes, o prefeito Toninho Colucci (PPS), a primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural, Lúcia Reale, e os secretários Luiz Lobo (Esportes), Lídia Sarmento (Educação), Nanci Zanato (Assistência Social), Cristobal Parraga (Administração), Djane Vitoriano (Turismo), Sônia Monteiro (Saúde) e Maurício Kalil (Finanças), além do presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS), do vereador Jadiel Vieira Keko (PV) e o vice-prefeito Nuno Gallo (PV).
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou que “a parceria entre Esporte e Educação é de extrema valia para a formação dos alunos. Que as escolas possam aproveitar ao máximo todo o clima esportivo que os Jogos Estudantis oferecem aos seus participantes e sintam-se todos vencedores”.
“Este é um evento de extrema importância para a formação de futuros atletas ilhabelenses. Promovemos a integração esportiva entre as escolas e seus alunos, formando não só futuros atletas, como cidadãos ilhabelenses. Esse país só vai ser de primeiro mundo quando esporte e educação caminharem juntos”, afirmou Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação.
A Programação segue até dia 2 de junho nos principais espaços esportivos da cidade.

Resultados das provas já realizadas pelos Jogos Estudantis de Ilhabela 2010:

Corrida 75m | Mirim Feminino
Sara Santos Antônio | Waldemar Belisário
Ana Carolina | Colégio ACEI
Elina Soares Gonçalves | Eurípedes da Silva Ferreira

Corrida 75m | Mirim Masculino
André Luiz Morais | Verzegnazzi
Talles Gonzalez | Colégio ACEI
Erik Cardoso Gomes | Ophelia Reale

Corrida 100m | Infantil Feminino
Gisleide Cardoso | Gabriel Ribeiro
Michele de Jesus | Anna Leite Julião
Isabela da Silva | Colégio ACEI

Corrida 100m | Infantil Masculino
Murilo Alperstedt | Colégio ACEI
Daniel Souza de Jesus | Eva Esperança
José Protta | Colégio São João

Salto em Altura | Juvenil Masculino
Raphael Schon | Colégio Objetivo
João Vitor Freitas | Colégio ACEI

Corrida 100m | Juvenil Feminino
Mireli Cristaldo | Colégio ACEI
Adele Lourenço | Maria Gemma
Ana Carolina Damaschi | Ruth Cardoso

Corrida 100m | Juvenil Masculino
Lucas Kalil | Colégio Objetivo
Ian Camargo | Colégio São João
Erik de Souza | Ruth Cardoso

Salto em Altura | Infantil Feminino
Maithê Reis Avelino | Colégio ACEI
Aline Nunes de Souza | Eva Esperança
Thais Garcez | Ruth Cardoso

Salto em Altura | Infantil Masculino
Sérgio Ferreira | Eva Esperança
Rafael Modesto | Colégio ACEI

Salto em Distância | Mirim Feminino
Alexia Pegoraro | Waldemar Belisário
Milena dos Reis | Colégio Objetivo
Giovana Reis | Eurípedes da Silva Ferreira

Salto em Distância | Mirim Masculino
Leonardo Souza | Eurípedes da Silva Ferreira
Dominique Rodrigues | Ophelia Reale
Vitor da Silva | Maria Thereza

Corrida 1500m | Juvenil Feminino
Stefanie Mantchev | Colégio ACEI
Tatiane Oliveira | Ruth Cardoso

Corrida 1500m | Juvenil Masculino
Fábio de Souza | Maria Gemma
Wellington Romão | Gabriel Ribeiro
Lucas Kalil | Colégio Objetivo

Salto em Distância | Infantil Feminino
Letícia Martiniz | Colégio ACEI
Maria Clara Perez | Ruth Cardoso
Diana Santos | Anna Leite

Salto em Distância | Infantil Masculino
Gabriel Braga | Ruth Cardoso
Sérgio Brandão | Eva Esperança
Douglas Machado | Colégio ACEI

Corrida 800m | Infantil Feminino
Jayne da Silva | Waldemar Belisário
Ingrid Oliveira | Ruth Cardoso
Taismara Cardoso | Anna Leite

Corrida 800m | Infantil Masculino
Murilo Alperstedt | Colégio ACEI
Josuel de Souza | Waldemar Belisário
Gustavo Martins | Mércia

Salto em Distância | Juvenil Feminino
Renata da Silva | Colégio ACEI

Salto em Distância | Juvenil Masculino
Wellington Romão | Gabriel Ribeiro
Matheus Negrisoli | Colégio São João
Fabrício Rocha | Anna Leite

Arremesso de Peso | Juvenil Feminino
Sabrina de Lima | Maria Gemma
Renata da Silva | Colégio ACEI

Arremesso de Peso | Juvenil Feminino
Gabriel Moretto | Colégio ACEI
Jarbas Vitor | Gabriel Ribeiro
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Congada Mirim de Ilhabela se apresenta na Festa do Divino em São Luís do Paraitinga


Ilhabela - A Congada Mirim de São Benedito de Ilhabela fez sucesso no último domingo (23/5) em apresentação na tradicional Festa do Divino em São Luís do Paraitinga, Vale do Paraíba. Os congueiros mirins coloriram as ruas com suas vestes e encantaram o público com sua encenação.
O grupo participou da festa a pedido da prefeita do município, Ana Lúcia Bilard Sicherle, que encaminhou ofício ao prefeito Toninho Colucci (PPS) solicitando apoio à cidade que está em fase de reconstrução, após passar por uma situação de calamidade no início do ano, com o período de chuva, perdendo parte de seu patrimônio histórico, cultural e turístico.
A Secretaria da Cultura de Ilhabela levou cerca de 20 crianças e contou com a participação dos pais e de quatro congueiros adultos que auxiliaram na percussão e cantos. O evento também teve a participação de outros grupos da região de Congada e Moçambique, todos ajudando a manter a tradição festiva da Festa do Divino que já se estende por mais de 200 anos com manifestações religiosas e culturais. O ponto principal da festa é conhecido como ‘Grande Dia’. A cidade é despertada por volta das 6h com o toque da alvorada, pela banda de música e pelo batuque da congada. As missas e apresentações folclóricas se revezam. Congadas, moçambiques, pau de sebo, o casal de bonecões João Paulino e Maria Angu, cavalhada, distribuição de doces para o povo, brincadeiras para as crianças, como as corridas de ovo e corrida de saco. Um dos pontos altos é a distribuição do afogado, prato feito a base de carne bovina.
A Congada Mirim de Ilhabela é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, ainda marcou presença em um projeto cultural do produtor Beto Aguiar. Convidados para fazer parte de um CD musical dedicado à Congada e Moçambique, os congueiros ilhabelenses gravaram seis cantos
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Fundaci realiza ‘Sarau de Outono’ das oficinas de Ballet


Ilhabela - A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), com apoio da Prefeitura Municipal, realizou no último sábado (22/5) o ‘Sarau de Outono’ das oficinas de Ballet, no Galpão das Artes. O evento é promovido todos os anos com a finalidade de apresentar o resultado desenvolvido até o último mês.
Mais de 200 pessoas foram apreciar o Sarau que contou com apresentações de coreografias em grupos e individuais, desde categorias infantis (a partir de seis anos) até a idade adulta.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), esse tipo de iniciativa incentiva a cultura. “A cultura precisa chegar à casa das pessoas. Não adianta promover espetáculos e não incentivar os moradores da cidade a participar e a Fundaci está cumprindo seu papel. Já aumentou para mais de mil o número de alunos das oficinas culturais”, ressaltou.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Nuno Gallo (PV) e da diretora de Cultura, Simone di Fonzo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Fundo de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para Curso de Panificação


Ilhabela - O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Ilhabela está com inscrições abertas para a primeira turma do Curso de Panificação da Padaria Artesanal, inaugurada no último dia 14/5, em parceria com a Ong Pés no Chão. São oferecidos vários horários e os interessados precisam ter no mínimo 16 anos e devem procurar a Oficina do Fundo de Solidariedade, localizada à Rua Antônio Carlos Ayres da Fé, na Barra Velha (no antigo Centro Comunitário), de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.
A 1ª Padaria Artesanal de Ilhabela foi uma conquista da primeira dama do município e presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, que conseguiu a doação dos equipamentos com a ex-primeira dama e presidente do Fundo de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.
O projeto pretende auxiliar a geração de renda de muitas famílias da cidade. Além do curso de produção de pães artesanais, a ideia é liberar o uso do forno industrial uma vez por semana para que as alunas possam assar os pães para consumo ou para comercialização. De acordo com Lucia Colucci, a iniciativa é importante porque pode gerar renda e melhorar a alimentação das pessoas, além de ensinar um novo ofício. “Solidariedade é dividir com o próximo não apenas o que você tem, mas o que você sabe”, conclui
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Ilhabela se despede da Copa Zito na Semifinal

Sem nenhuma derrota no tempo regulamentar, time registra uma das melhores campanhas da competição


Ilhabela - Ilhabela se despediu da Copa Zito de futebol no último domingo (23/5), na fase semifinal da competição. O Esporte Clube Perequê, que representa o arquipélago no torneio, perdeu nos pênaltis para o Juventude, de São Sebastião, a vaga para a finalíssima, que ficará entre o time sebastianense e a seleção de Redenção da Serra.
A campanha da equipe foi uma das melhores da competição, apenas com vitórias e empates. No jogo de domingo, a partida terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar, com grandes chances para ambos os lados, e o Esporte Clube Perequê impondo ritmo de jogo a maior parte do tempo, no entanto, para jogadores e comissão técnica do Perequê, a arbitragem deixou a desejar em vários momentos.
Já nas cobranças de pênaltis, o time de São Sebastião acabou levando a melhor, convertendo, sem chances de defesa para o goleiro João Carlos, as cinco penalidades. Pelo lado do time ilhéu, o volante Tom acertou a trave, levando por terra a chance de disputarem a final. “Nosso time jogou muito bem, mas fazer o quê, pênalti é loteria”, sentenciou uma torcedora.
O Esporte Clube Perequê disputou a Copa Zito representando Ilhabela com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Um acordo firmado entre a pasta e os quatro finalistas do campeonato municipal da 1ª divisão do ano passado, acertou que o vencedor do torneio representaria a cidade, ficando a Prefeitura com a responsabilidade de arcar com as despesas de transporte e alimentação para os 22 jogadores e a comissão técnica.
A Copa Zito de Futebol é um torneio que reúne as melhores equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, numa homenagem ao ex-jogador José Ely de Miranda, o Zito, nascido em Roseira e bicampeão mundial pelo Santos Futebol Clube e pela Seleção Brasileira.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


População discute alternativas de transporte em Ilhabela


Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma audiência pública na próxima quinta-feira (27/05), às 19h30, para buscar soluções e levantar alternativas para o transporte coletivo.
Para o Vereador Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV), que propôs a audiência, a participação efetiva da população poderá trazer ideias sobre outras modalidades de transportes.
“Não só em Ilhabela mas em muitas cidades do Brasil, a população paga caro por um transporte poluente e ineficaz. É preciso racionalizar o sistema de ônibus para obter a oferta de um serviço socialmente mais equilibrado e ambientalmente menos poluente. A administração pública, com a participação da sociedade civil, precisa se empenhar num Plano de Transportes com ações a médio e longo prazo que contemplem sistemas cicloviários - com ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e educação para sua correta utilização – integrá-los com o transporte coletivo, barcas e terminais de ônibus.
O vereador ainda cita outras facilidades de transporte não motorizado de modo que se alarguem as calçadas para os pedestres, a fim de promover a patinação e a caminhada, além de proteger o pedestre e fazer valer sua prioridade frente aos veículos.
Outra modalidade lembrada pelo Vereador Marinho é o transporte hidroviário desestimulando progressivamente o uso intensivo do automóvel, que deve ser tratado como transporte apropriado para deslocamentos de longa distância, e não como transporte para o dia a dia.
A audiência pública é aberta a toda população, porém foram convidados oficialmente para participar todos os vereadores, o prefeito, o vice-prefeito, todos os secretários municipais, o gerente da Empresa de Ônibus Auto Viação e Turismo Ilhabela Ltda., representantes de agências de turismo e de passeios, Instituto Ilhabela Sustentável, Conseg (Conselgo de Segurança de Ilhabela), Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela) e Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A audiência pública acontece na próxima quinta-feira, dia 27 de maio, às 19h30, na Câmara Municipal de Ilhabela, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39, Vila
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Presidente da Assembléia de Deus de Santos visita Câmara de Ilhabela


Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), recebeu na tarde da última sexta-feira (21/05) o presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Santos, o Pastor Paulo Correa Júnior, que também é presidente do Diretório Municipal do PT do B de Santos e pré-candidato a deputado estadual pelo partido. Na foto, Valdir Veríssimo com o Pastor Paulo Correa e Heráclito Reis do Carmo
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


The Ferry Boat Blues agita noite em Ilhabela


Ilhabela - O Show da banda The Ferry Boat Blues animou a noite de sábado (22/5) em Ilhabela. O evento que foi realizado na Vila e integra a campanha “Ilhabela o ano inteiro” idealizada pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, com o objetivo de movimentar a cidade no período da chamada baixa temporada.
O público dançou e curtiu a noite ao som da banda que foi criada em 2008 e é a única do estilo blues em Ilhabela. A The Ferry Boat Blues foi idealizada pelo baterista Flávio Zaroni, que por mais de 10 anos trabalhou como mestre de balsa na travessia entre São
Sebastião e Ilhabela, nascendo daí o nome pitoresco.
O companheiro Felipe Augusto, um dos melhores guitarristas do Litoral Norte, também fez parte da criação, e, aos 21 anos, esbanja talento na guitarra e no vocal da The Ferry Boat Blues, que ainda é composta pelo contrabaixista Binho, músico versátil e conhecido da noite ilhabelense.
Eventualmente o trio conta com os músicos Douglas “o Velho” e Luciano (Macarrão) e contagia o público com blues de raiz em sua forma mais tradicional, mesclando clássicos do rock’n’roll de todas as décadas, tendo influência de grandes astros da música internacional, como Elvis Presley, Steve Ray, Eric Clapton, entre outros
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Tradicional Prova de Canoa Caiçara resgata cultura da História de Ilhabela


Ilhabela - Foi realizada no último domingo (23/5), a tradicional Prova de Canoa Caiçara, reunindo a nova e antiga geração de caiçaras amantes do esporte. Participaram da prova 13 canoas, entre típicas, regatas e de 3 Remos. O grande destaque da competição foi a entre a nova geração de caiçaras com os antigos canoístas de Ilhabela, como é o caso do caiçara Ari Antônio de Carvalho, que até hoje representa o município em competições afora.
Após a prova de percurso, foi realizada a prova Feminina e a de Incentivo, com as crianças, que deram um verdadeiro espetáculo na Praia da Vila. Na premiação, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), fez questão de salientar o grande valor que competições como esta têm para a cidade e sua história. “Com este evento, além de demais promoções que fazemos durante o ano, queremos manter viva a história da cultura caiçara e mostrar a extrema importância que vocês têm para Ilhabela”.
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, declarou que, “como caiçara, é uma alegria muito grande ver todos vocês (os participantes) contentes e unidos, participando desta prova que une diversas comunidades tradicionais caiçaras. Foi um belo evento, parabéns a todos!”.
Após a premiação dos vencedores (confira tabela abaixo), foi realizado sorteio de prêmios e brindes, como uma bicicleta 18 marchas, cedida pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Ilhabela. O evento foi realizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Confira os resultados da Tradicional Prova de Canoa Caiçara 2010:

Canoa Típica 1 Remo | Masculino
1º Lugar | Valter Clemente | Centro
2º Lugar | Cláudio Salomão | Praia do Pinto

Canoa Típica 2 Remos | Masculino
1º Lugar | Manoel e Pedrinho | Reino

Canoa Regata 1 Remo | Masculino
1º Lugar | Lauriano dos Santos | Castelhanos
2º Lugar | Benedito de Oliveira | Armação
3º Lugar | Fabrício | Centro

Canoa Típica 3 Remos | Masculino
1º Lugar | Paulo Sérgio, Fábio Júnior e Vanildo | Serraria
2º Lugar | João, Cristian e Ari de Carvalho | Armação
3º Lugar | Alexandre, Hamilton e Celso | Centro

Canoa Regata 2 Remos | Masculino
1º Lugar | Luciano da Silva e Ailton de Souza | Centro
2º Lugar | Adilson de Jesus e Leandro de Souza | Centro

Canoa 2 Remos | Feminino
1º Lugar | Elisângela e Sônia | Centro
2º Lugar | Adriana e Alexandrina | Centro
3º Lugar | Márcia e Simone | Praia Mansa
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Ernaninho apresenta três projetos que prevêem melhorias na área da Saúde

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC) apresentou na última sessão de Câmara, dia 18, dois projetos de lei relacionados à área da saúde. Um deles é o Projeto de Lei 50/10, que dispõe sobre critérios para aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes está sendo analisado pela Câmara.
Se o projeto for aprovado, passará a ser obrigatório nos trabalhos relacionados ao atendimento médico a aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes do município.
Consta ainda que crianças obesas, adolescentes em uso de contraceptivos ou tabagistas, diabéticos e pacientes de pais hipertensos deverão ter uma atenção especial.
A matéria apresenta a tabela que a ser usada para verificar os níveis de pressão arterial em crianças e adolescentes, da mesma forma que descreve alguns critérios que devem ser obedecidos durante o procedimento.
Entre eles, cita que o profissional de saúde deve dar preferência no braço direito, com a criança sentada, em repouso de 3 a 5 minutos e com o braço apoiado no mesmo nível do precórdio, entre outros.
Consta ainda que as clínicas particulares de São Sebastião também devem aderir o que consta na lei.
“O projeto tem por finalidade oferecer um instrumento facilitador do acompanhamento a saúde das crianças e adolescentes do município. Esta conduta é extremamente importante e deve ser assumida por todos os médicos em sua rotina clínica, devido a sua importância no diagnóstico de doenças. A ausência dessa rotina pode causar confusão no quadro clínico desses pacientes e no tratamento médico”, explica o autor do projeto.
De acordo com Ernaninho, a hipertensão arterial sistêmica é uma doença que se mantém silenciosa, sem manifestação de qualquer sinal ou sintoma, antes de provocar sérios danos a órgãos nobres como coração, rins e cérebro, é a maior causa de morbidades e mortalidade em vários países, sua prevalência na infância e adolescência varia de 0,8 a 9%, com média de 5%.
“Nas crianças menores de 10 anos, ela é secundária em 90% dos casos, sendo na maioria por patologias renais. Crianças maiores e adolescentes podem apresentar hipertensão arterial essencial, especialmente naqueles com história familiar de hipertensão, raça negra e obesidade. A medida da pressão arterial em crianças e a utilização de tabelas específicas para idade e sexo ainda não faz parte da consulta pediátrica de rotina, levando o atraso no diagnóstico e aumentando as chances de danos aos órgãos alvo”, afirma o vereador.
Semana do Homem – Outro Projeto de Lei apresentado pelo vereador Ernaninho é o 21/10, que já recebeu parecer favorável da Comissão Parlamentar de Justiça, que institui no calendário oficial de eventos do município a “Semana da Saúde do Homem”, a ser comemorada anualmente, na primeira semana de agosto.
De acordo com a matéria, a Semana da Saúde do Homem no Município visa conscientizar o homem de que a prevenção eleva o nível de saúde física e emocional de maneira geral, prolongando a disposição física e sexual, divulgar as doenças mais comuns, como cardíacas, cerebrais e câncer de próstata, que com o passar dos anos fazem com que ataquem o homem e estimular os homens a adotarem as medidas necessárias para a redução do índice de freqüência dessas doenças.
Além disso, consta que o intuito é informar que exames preventivos, alimentação, exercícios físicos, e reposição hormonal devem fazer parte da rotina de vida e que a frequência da ida ao médico deve se iniciar no mínimo aos 40 anos de idade, mas dependendo de fatores hereditários e fatores de risco de morte a prevenção deve começar a partir dos 30 anos.
Se o Projeto de Lei for aprovado, a coordenação da semana ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, cujo planejamento e execução poderá ser feito em conjunto com as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano e Educação.
Além disso, o Executivo poderá promover convênios e parcerias com a iniciativa privada e instituições governamentais com o objetivo de aquisição de recursos para a execução da "Semana da Saúde do Homem".
Ambiente de Trabalho – A Comissão de Justiça também aprovou o Projeto de Lei 34/2010, do vereador Ernaninho, que proíbe os profissionais da saúde que atuam no âmbito do município a utilizarem os jalecos, aventais ou uniformes fora do ambiente de trabalho, a fim de evitar contaminação por bactérias.
Para os efeitos desta lei consideram-se profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, radiologistas e laboratoristas.
O objetivo, de acordo com a matéria, é conscientizar os profissionais de saúde sobre os riscos da transmissão de diversas bactérias através do uso de jalecos, aventais ou uniformes no ambiente externo. A Secretaria Municipal de Saúde ficará autorizada a desenvolver campanhas informativas destinadas a essas categorias
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Jóias do Mar: exposição termina nesta semana no teatro de São Sebastião


São Sebastião - A exposição “Moluscos: Jóias do Mar”, produzida pela USP (Universidade de São Paulo), será encerrada na próxima sexta-feira 28, no Teatro Municipal de São Sebastião.
Promovida pela Prefeitura, em parceria com os Conquiliologistas do Brasil, USP, Museu de Zoologia, do Centro de Biologia Marinha e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a mostra atrai os olhares por quem passa pelo segundo andar do teatro pela exuberância de seus exemplares, os quais foram especialmente selecionadas com enfoques temáticos variados, ou seja, desde a pura beleza até a utilização de algumas espécies, pelo homem, como alimentação.
Na exposição o visitante é convidado a conhecer parte desse universo natural guiados por essas verdadeiras jóias da natureza que fazem parte do “segundo maior grupo de seres vivos em biodiversidade, somente suplantados pelos artrópodes, em particular, insetos”, conforme explicações dos organizadores.
A fascinação pelas conchas é tanta, conforme informaram os organizadores do evento, que muitas pessoas se dedicam a colecioná-las havendo associações e confrarias espalhadas pelos quatro cantos do mundo voltadas, integralmente, a estudos, discussões e encontros dedicados a tal atividade que recebe o nome de conquiliologia.
Nessa mostra, exposta primeiramente na galeria de exposições temporárias do Museu de Zoologia da USP e posteriormente no Instituto Oceanográfico, também da USP, o público poderá apreciar ricas peças.
Serviço: O Teatro Municipal fica na avenida Altino Arantes, 2, Centro Histórico da cidade, onde a mostra poderá ser vista das 10h às 22h. A entrada é franca.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Saúde Mental: Prefeitura de São Sebastião terá delegado na Conferência Nacional


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião contará com a participação de um delegado na 4ª Conferência Nacional prevista para ocorrer entre os dias 27 de junho e 1º de julho em Brasília (DF).
A escolha aconteceu no sábado 22, durante a Plenária Estadual realizada em São Bernardo do Campo, da qual participaram 110 municípios do Estado com aproximadamente 900 delegados, entre eles sete do Litoral Norte. Ou seja: o coordenador e articulador de Saúde Mental Ubiraja Nascimento e o psicólogo do PSF (Programa de Saúde da Família), Fernando Padovan, de São Sebastição; a articuladora de Saúde Mental Silvia Scolfaro e a assistente social Maria de Fátima Pontes, de Caraguatatuba e a assistente Social Isabele dos Santos e Edith Guardiã e Odete Righi, ambas funcionária estaduais aposentadas, de Ilhabela
Segundo Ubirajara Nascimento, Fernando Padovan e Sílvia Scolfaro estão entre os cinco representantes apresentados pela macro-região Taubaté DRS (Divisão Regional de Saúde) VII, que abrange 39 municípios.
Ele informou que durante os trabalhos desenvolvidos no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais em Educação), foram aprovadas mais de 220 propostas de melhorias do Sistema de Atenção à Saúde Mental do Brasil do colegiado paulista. E acrescentou que uma parcela foi retirada da Conferência do Litoral Norte. “Isso significa que nossa região tem grande condição de ver suas idéias implantadas no cenário nacional e viabilizadas no SUS (Sistema Único de Saúde), pois dessa conferência nacional, o Conselho Nacional de Saúde Mental, através de Resolução, fará constar das normas de conduta da Saúde Mental o tirado nesse processo de discussão e deliberação”, frisou o coordenador.
De acordo com Nascimento, constam das delegações representantes dos segmentos de Gestores de Saúde, Trabalhadores de Saúde Mental, Usuários do Sistema de Saúde Mental e membros de segmentos intersetoriais, visto ser hoje estabelecido que não se faz saúde mental sem um conjunto de ações da sociedade como um todo, através de acolhimento, tratamento e inclusão.
Propostas aprovadas
Dentre as várias propostas aprovadas pelos delegados nessa etapa estadual estão: a implantação de Residências Terapêuticas nos municípios que ainda não possuem, e sem a obrigatoriedade da passagem por internação, para pacientes que estejam eleitos nos critérios de transtornos e condições previstas; a garantia de leitos psiquiátricos para internações curtas em hospitais gerais e a ampliação de indicadores no Banco de Dados no Siab (Sistema de Informações de Atenção Básica), exclusivamente para projetos em Saúde mental. Além da implantação de NASF´s (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), com participação de profissionais de Saúde Mental, em todos os lugares em que já exista o ESF (Estratégia Saúde da Família); e o incentivo à aproximação da Saúde Mental com o Poder Judiciário, visando um melhor resultado nas ações presentes nas comarcas, envolvendo pessoas portadoras de transtornos mentais. E ainda a fomentação da inclusão de pacientes portadores de transtornos mentais ao mercado de trabalho, visando sua inclusão e retomada da cidadania, através de incentivos a parcerias; e a fomentação da criação e ampliação de ações voltadas ao tratamento das Dependências Químicas. “Com certeza, após quase nove anos da última conferência nacional, e especialmente pelo crescente de demanda de transtornos mentais, em especial por resultado uso e abuso de drogas, temos grandes esperanças no alcance de melhores dias para o tratamento dessas pessoas, com as ações que daí advirão”, concluiu Nascimento.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Tragédia e comédia levam espectadores ao Teatro Municipal de São Sebastião


São Sebastião - Duas peças teatrais proporcionaram horas de entretenimento nesse final de semana no palco do Teatro Municipal de São Sebastião.
No sábado 21, dois textos “Édipo rei” e “O famoso quem?”, da Cia Héterus de Teatro de São Paulo, agradou os presentes levando-os da tragédia à comédia, nome este que encabeça o espetáculo produzido por Noa Marchese.
Diferentemente de outros trabalhos, a companhia conquistou o público não apenas com as duas performances em cena, mas pelo inusitado buffet oferecido a todos entre uma peça e outra. De acordo com Noa, este foi o time encontrado para que os atores pudessem descaracterizar-se do drama e incorporar os outros personagens, dessa vez, cômicos. “Usamos esta estratégia, também, para atrair o público jovem para o teatro, principalmente nas periferias das cidades. E isso tem funcionado”, comentou a produtora que pretende retornar a São Sebastião com a troupe.
Outro ponto alto do espetáculo foi a interação com o público que arrancou aplausos da plateia, a exemplo do rápido workshop na comédia “O Famoso Quem?”, onde três espectadores foram convidados a subir ao palco e contracenar com o grupo.
Em uma mistura de circo, teatro, dança e música, a peça “Lavou, tá novo”, da companhia Circo Navegador, foi encenada no domingo 23, para a alegria da criançada.
Nesse espetáculo, a vida de dois garis é retratada com muita poesia, encantamento e de maneira bem humorada. As tarefas corriqueiras dos varredores surgem em meio à interação com a plateia. Com espanadores e vassouras, os palhaços limpam os pés dos espectadores e arrancam risadas dos pequenos.
Lixeiras, esponjas, baldes e outros objetos compõem a cena para contar o sonho dos trabalhadores de um mundo melhor que, no fim, deparam-se com a realidade do dia a dia, do cotidiano difícil e desigual
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Telecentro de Ubatuba abre inscrições para curso writer

Ubatuba - O Telecentro de Ubatuba está com inscrições abertas para o curso writer, um programa compatível com o word. Instalado nas dependências da Biblioteca Municipal Atheneu Ubatubense, o Telecentro funciona das 14h15 às 17h45, de segunda a sexta-feira. O Telecentro é um programa de inclusão digital com utilização gratuita de computadores ligados à internet, destinados especialmente àquelas parcelas da comunidade local que não têm contato com as tecnologias da informação no trabalho ou na escola.
São dez computadores e um monitor que auxilia os usuários. O Telecentro está em funcionamento por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo Federal. Segundo o monitor do Telecentro, Ernesto Ferreira Cardoso Neto, as vagas são limitadas. “Os interessados deverão fazer logo suas matrículas porque as vagas são limitadas. O curso é totalmente gratuito e tem a duração de 1 hora/aula”, explicou o monitor. Mais informações sobre o funcionamento do Telecentro podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-4584.
(Fonte: ACIU)



Ubatuba -


 



 

Poesia Topo

Anuncie

Marinheiro do mar de fora

O bom capitão escolhe seus marinheiros
ao vê-los se benzerem cheios de temor
antes do navio zarpar.
Mas que depois ajeitam seus apetrechos
para enfrentar o mar de macaréu
como quem está de partida
em viagem para o céu

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor