Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 27 de Maio de 2010 - Nº 2262 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Após luta antiga de Omar Kazon, loteamentos irregulares serão legalizados
Caraguá busca diagnosticar problemas na saúde
Caraguá busca vitória no Dia do Desafio
Caraguá é sede do Circuito Brasileiro de Skimboard
Inscrições estão abertas para as categorias iniciante e open
Festa de Santo Antonio começa neste fim de semana
Gobetti pede contratação de psiquiatras em postos de saúde

Ilhabela
Circuito Cultural Paulista traz “As Caixeiras de São Luiz do Maranhão” neste sábado em Ilhabela
Colucci entrega reforma da E.M da Ilha de Vitória e anuncia construção de píer
Ilhabela promove o I Festival de Música e Gastronomia no feriado de Corpus Christi
Jogos Estudantis de Ilhabela 2010 seguem em ritmo forte
Músico de Ilhabela é destaque na tradicional Feira da Música de Paris
Laércio Ilhabela, Mariana de Moraes e Maestro Carlos Lima vão prestar homenagens a Vinícius de Moraes
Prefeitura de Ilhabela entrega melhorias na E.M de Porto do Meio na Ilha dos Búzios
Primeiros jogos da 2ª Divisão têm 19 gols em Ilhabela
Campeonato da 1ª Divisão começa nesta quinta-feira

São Sebastião
Administração substitui ponte de madeira por concreto em Maresias
Adolescentes do “Ação Jovem” participam de palestra no CRAS de Boiçucanga
Câmara aprova moção de apelo à Secretaria de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo
Câmara aprova projeto que obriga concessionária de serviço público a recuperar vias
Câmara aprova Projeto que obriga operadoras de Planos de Saúde a divulgarem relação de médicos e serviços
Câmara aprova projeto que proíbe profissional da saúde de utilizar uniformes fora do ambiente de trabalho
Câmara de São Sebastião aprova Criação do Prezeis
Dia Municipal da Luta contra Aids é comemorado com gincana no Tebar
Itatinga recebe primeira reunião comunitária em favor da ampliação do Porto de São Sebastião
Delegação sebastianense têm ótimas chances de medalhas no Guarujá
PH verifica situação dos bairros Cigarras e Barequeçaba e pede soluções

Ubatuba
Prefeito Eduardo Cesar discute futuro do imóvel de Clodovil em Ubatuba
O prefeito de Ubatuba recebeu o ex-chefe de gabinete de Clodovil, Mauricio Petiz e depois visitaram juntos a casa da qual o ex-deputado federal tinha a permissão de uso, na região norte do município

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo



Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Após luta antiga de Omar Kazon, loteamentos irregulares serão legalizados

Caraguatatuba - O vereador Omar Kazon, do PR, está prestes a conseguir a regularização de áreas em Caraguatatuba. O velho problema que há tempos o parlamentar busca solucionar beneficiará milhares de famílias do município.
Diversos bairros da cidade, como Pegorelli, Golfinho, Morro do Algodão, Perequê-mirim, Tinga, entre outros, possuem atualmente algumas ruas sem denominações, o que impede a legalização e consequentemente a ligação de energia e água.
Omar Kazon, vereador e atual presidente do Legislativo, está otimista em mais essa conquista e ressalta a importância de José Bernardo Ortiz, novo secretário de urbanismo, que já fez uma portaria para regularizar os loteamentos hoje irregulares.
“Depois de muita luta e graças ao secretário Bernardo Ortiz levaremos essa significante melhoria a muitos munícipes de Caraguá. O secretário está de parabéns, mostrando ser um homem de visão. Ele enxergou o problema que tínhamos”, disse Omar Kazon, lembrando que esse é um empecilho histórico na vida de muitos moradores.
“Têm muitas famílias que estão há muitos anos tentando solucionar esse problema. Eu comprei essa briga já em outro mandato e venho lutando para dar melhores condições à nossa população”, frisou o vereador.
Segundo Omar Kazon, com essa conquista todos sairão ganhando. “Ficarei muito feliz em proporcionar isso as famílias que sofrem desse problema. O Bernardo Ortiz está sendo nosso parceiro nessa briga, que beneficiará não só os moradores, mas também o próprio município, com recolhimento de impostos”, observou.
Após a oficialização das ruas que não se encontram legalizadas, as propriedades serão cadastradas. Somente no Perequê-mirim, na zona sul da cidade, cerca de 300 casas poderão em breve receber o fornecimento de luz e água. O parlamentar revelou que muitas pessoas o procuram para ajudar a regularizar suas áreas, não se importando em pagar o IPTU.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá busca diagnosticar problemas na saúde


Caraguatatuba - O prefeito em exercício de Caraguá, Antonio Carlos Júnior, visitou ontem (25) a Santa Casa de Lorena, considerada referência em atendimento na região.
Participaram da visita técnica os secretários de Saúde, Aloysio Millen de Mattos Junior, de Serviços Públicos, Sílvio Tavares de Andrade, de Esportes, Nivaldo Alves, e a vereadora Vilma Teixeira. Na Santa Casa foram recebidos pelo provedor Sérgio Reis e pela mesa diretora da entidade.
O secretário de Saúde, Aloysio Mattos, explica que um dos exemplos de gestão da Santa Casa de Lorena a ser seguido por Caraguá é a contratação de uma empresa de consultoria, que fará o diagnóstico com os problemas da saúde na cidade. “Com isso, teremos condições de saber onde estão os pontos falhos e melhorar a gestão da saúde”, afirmou.
O prefeito em exercício afirmou também que apesar de serem administrações distintas, da Santa Casa de Lorena e da secretaria de Saúde de Caraguá, é possível aplicar na cidade algumas medidas que deram certo na entidade de Lorena
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá busca vitória no Dia do Desafio


Caraguatatuba - Amanhã (26), a ordem do dia é movimentar-se. O Dia do Desafio tem início às 7h e a expectativa da secretaria de Esportes de Caraguá é superar o número de participantes do ano passado, que foi de 49.116 pessoas.
Com o slogan ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’, o Dia do Desafio terá novidades este ano. Ao invés de um local apenas de concentração para a realização das atividades físicas, a secretaria municipal de Esportes organizou uma programação esportiva que irá até as pessoas, seja no trabalho ou na escola.
Caraguá enfrenta este ano a cidade de Placetas, do estado de Villa Clara, em Cuba, que tem uma população aproximada de 70 mil habitantes. Para o SESC, empresa que organiza o evento, Caraguá tem 96.125 moradores.
As escolas municipais também participam por meio do ‘Desafio dos mil gols’. Um projeto interdisciplinar que une Copa do Mundo com os objetivos do Dia do Desafio. Nessa atividade, os alunos irão para a quadra da escola e cada gol que fizerem será marcado numa planilha. Os resultados de cada escola serão comparados e contribuirão na soma de participações da cidade no evento.
Os interessados devem praticar pelo menos 15 minutos de atividade física, entre 7h e 17h, no dia 26. A participação pode ser em uma das atividades promovidas pela secretaria de Esportes ou nos locais de trabalho e residências. Nestes casos, é necessário entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (12) 3885-2204 para computar a participação.

Programação

7h – Caminhada, saída na Praça Tom Ferreira com retorno na ponte do Rio Santo Antonio, bairro Indaiá
8h20 – Alongamento na Praça Cândido Motta (praça da fonte), para população e funcionários das Casas Pernambucanas
8h40 – Alongamento na secretaria de Educação e nas Lojas Colombo, apenas para funcionários
11h30 – Alongamento e dança na Praça Cândido Motta (praça da fonte)
15h – Dança na APAE
17h – Passeio Ciclístico, saída na Praça Tom Ferreira com retorno na ponte do Rio Lagoa, bairro Jardim Britânia
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá é sede do Circuito Brasileiro de Skimboard

Inscrições estão abertas para as categorias iniciante e open


Caraguatatuba - O fim de semana será agitado em Caraguá com a primeira etapa do Skim Sessions 2010, o Circuito Brasileiro de Skimboard. A competição acontece nos dias 29 e 30 de maio, a partir das 9h, na praia Massaguaçu. São esperados competidores profissionais do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo.
De acordo com o organizador do evento, Fabio Bueno, o local foi escolhido de forma estratégica, além de Massaguaçu ser uma praia de tombo e possuir uma orla extensa, o canto sul é marcado por ondas fortes. “Essa praia é considerada por atletas profissionais como uma das melhores do Brasil para a prática de skimboard”, disse Bueno.
A organização é da empresa Du Preto Skimboards que premiará os vencedores com prêmios em dinheiro e fará sorteio de brindes e pranchas para o público presente. A prefeitura de Caraguá apoia o evento com fornecimento de água potável, tendas, troféus para premiação e funcionários da secretaria municipal de Esportes para a organização.
As inscrições, para as categorias iniciante e open, podem ser feitas pela internet. Quem tiver alguma habilidade e quiser experimentar o esporte pode se inscrever no sábado (29), das 8h às 10h, no local do evento. A empresa organizadora emprestará a prancha para os iniciantes
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Festa de Santo Antonio começa neste fim de semana


Caraguatatuba - A tradicional festa em comemoração ao padroeiro de Caraguá tem início nesta sexta-feira (28), na Praça Cândido Motta, no Centro. O evento, promovido pela Paróquia Santo Antônio, segue até o dia 13 de junho (domingo), sempre a partir das 18h, com barracas de comidas típicas, que incluem bolinho caipira, doces e bebidas.
O sorteio de prêmios será no salão paroquial da Igreja Matriz com prêmios em dinheiro, duas motos, um automóvel, eletrodomésticos, entre outros.
O ponto alto da festividade é uma missa no Morro Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos de Caraguá. Os fiéis se reunirão dia 6 de junho (domingo), às 8h, na entrada do Morro, para caminhar até o topo, onde será rezada a missa, marcada para as 10h.
A Festa de Santo Antonio tem apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo. O telefone para mais informações é o (12) 3882-1611
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Gobetti pede contratação de psiquiatras em postos de saúde


Caraguatatuba - Devido a alta demanda de munícipes que necessitam de tratamento psiquiátrico, Wilson Agnaldo Gobetti, vereador do PDT, fez um requerimento solicitando ao Poder Executivo a contratação de médicos psiquiatras para atender nas Unidades Básicas de Saúde de Caraguá.
O parlamentar pede certa urgência na aquisição desses profissionais. Segundo ele, muitas famílias o procuram para reivindicar um especialista na UBS de seus bairros.
Em sua propositura, o vereador, que trabalha em seu terceiro mandato, pergunta ao prefeito Antonio Carlos da Silva sobre a possibilidade de contratação de mais médicos psiquiatras para os postos de saúde da cidade e quando que a população já poderá contar com esse ganho próximos de suas residências.
“Elaboramos esse requerimento para atender primeiramente o pedido dos próprios munícipes, que tem sentido a falta de um psiquiatra nas Unidades Básicas de Saúde de Caraguá. O problema é real e precisa de uma solução”, falou Gobetti, esperançoso em ter essa conquista para os caraguatatubenses.
“Considerando que o nosso prefeito é um homem que se preocupa em atender a população, principalmente quando o problema está ligado à saúde, eu elaborei essa proposição e aguardo toda compreensão por parte das autoridades e um pronto atendimento”, diz.
Há mais de 10 anos na luta pela população de Caraguatatuba, Gobetti, que por duas vezes foi presidente da Câmara Municipal, vem mostrando empenho e trabalho em todas as áreas. Saúde, esporte, educação, social, entre outras são olhadas com bastante atenção pelo atento parlamentar
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Circuito Cultural Paulista traz “As Caixeiras de São Luiz do Maranhão” neste sábado em Ilhabela


Ilhabela - Dentro da programação da campanha “Ilhabela o ano inteiro”, promovido pela Prefeitura, a Secretaria da Cultura traz neste sábado (29/5) mais um evento do Circuito Cultural Paulista. A partir das 21h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila (Centro), o musical “As Caixeiras de São Luiz do Maranhão”, baseado nas celebrações do Divino Espírito Santo.
Dindinha, Zezé, Maria das Graças e Bartira seguem a tradição maranhense, tocando tambores para conduzir a celebração do Divino. As quatro mulheres da família Menezes mostram a importância feminina na preservação dessa tradição, que apresenta cânticos, cantigas e ladainhas e conta com intensa participação do público.
O show tem duração de 1 hora e classificação livre.
Difundido em vários estados do Brasil, o culto ao Divino Espírito Santo é um ritual do catolicismo popular. A Família Menezes vem ao longo dos anos preservando e difundindo várias manifestações religiosas e profanas da cultura brasileira, principalmente do Maranhão.
Entre elas temos a “Festa do Divino” que é associada à fraternidade, à alegria, à abundância e à igualdade de todos em sua condição de devotos. Fazem parte da tradição vários rituais, cortejos, festas e o oferecimento de refeições. O show tem a participação dos músicos Henrique e Teo Menezes, nas cordas e percussão
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Colucci entrega reforma da E.M da Ilha de Vitória e anuncia construção de píer


Ilhabela - “Por muito tempo a Ilha da Vitória ficou esquecida, mas queremos dar o valor que essa comunidade merece e começamos pela educação”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), na manhã da última terça-feira (25/5), quando entregou a reforma da ‘E.M da Ilha de Vitória’ para os moradores do local. A escola recebeu melhorias como pintura, reforma do telhado e das placas solares.
Com uma natureza exuberante, a Ilha da Vitória faz parte do arquipélago de Ilhabela e está localizada a 40km da Ilha de São Sebastião, contando do marco zero, localizado na Vila. Na ilha vivem cerca de 40 pessoas e apenas uma criança em idade escolar, mas mesmo assim a Secretaria de Educação faz questão de manter a unidade com todo suporte que uma escola deve ter. “Esse tipo de mudança aumenta a auto-estima da criança. Quando eles se sentem bem dentro da escola facilita muito a aprendizagem”, declarou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.
Colucci fez questão de cantar o hino nacional e o hino de Ilhabela na entrega da reforma e ressaltou que esse ato é importante para valorizar os moradores e mostrar que a Ilha da Vitória faz parte de Ilhabela e que é um pedaço do Brasil. Na ocasião, o prefeito também anunciou a reforma do píer que facilitará a vida das famílias que habitam a ilha. Atualmente, os pescadores, a professora, a equipe médica do Programa de Saúde da Família e tantas outras pessoas que visitam o lugar são obrigados a desembarcar direto na pedra. Em dias de mar agitado o embarque e desembarque se torna praticamente impossível. “Nos próximos meses a reforma do píer deve ser iniciada. A responsabilidade de melhorar a vida dessas pessoas é da Prefeitura e nós vamos nos esforçar para levar o mínimo de conforto para eles”, ressaltou Colucci.
Para a professora da escola, Edna Rosa de Lima Faria, a reforma veio em boa hora. “Eu agradeço muito ao prefeito porque quando eu cheguei aqui a situação estava ruim. Essa mudança melhorou não só o ambiente físico, mas também o emocional”, garantiu.
A inauguração contou ainda com a presença do vereador Roberto Timbada, das diretoras pedagógicas, Marília De Tullio e Olga Magali Siqueira, do diretor de administração, Sérgio do Vale, do diretor das comunidades tradicionais, enfermeiro Gerson Margarido, da coordenadora do Folclore e Cultura Tradicional das Comissões Setoriais da Fundaci, Noemi Petarnela, da arqueóloga Cintia Bendazoli, do presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, George Grego, do representante da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, Leonardo Cunha, além de funcionários e assessores da Prefeitura de Ilhabela
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Ilhabela promove o I Festival de Música e Gastronomia no feriado de Corpus Christi


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, promoverá no feriado de Corpus Christi o seu I Festival de Música e Gastronomia. Entre os dias 3 e 6 de junho, turistas e moradores encontrarão um ambiente agradável na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila (Centro), ao som de jazz e blues contemporâneos. Além disso, os visitantes terão à sua disposição dezoito estandes gastronômicos com pratos especialmente selecionados para o evento.
Entre as atrações, está a cantora Izzy Gordon, que irá se apresentar na sexta-feira (4 de junho). No dia seguinte será a vez de Danni Carlos fazer seu show no palco do Festival. A banda Blues Etílicos fecha o evento no domingo (6 de junho). Todos os dias também haverá a apresentação do Orleans Dixieland Jazz Band.
Durante os shows, os visitantes poderão desfrutar o que há de melhor na gastronomia de Ilhabela. Dezoito restaurantes da cidade participarão do evento e cada um deles oferecerá seu prato principal com o cardápio variando entre carnes e peixes. Toda a culinária terá um preço especial, com custo acessível tanto para o morador quanto para o turista.
“Ilhabela o ano inteiro”
O evento integra a programação da campanha “Ilhabela o ano inteiro”, que visa movimentar a cidade nos meses de baixa temporada com eventos de qualidade e preços especiais. O objetivo da Secretaria de Turismo e Fomento é planejar ações que busquem novos mercados, alinhando as realizações de sua pasta com o Plano Aquarela, do Ministério do Turismo. Tem como princípio ampliar a abrangência para atrair novos visitantes de dentro e fora do país. A promoção por meio de feiras é uma das atividades, além de projetos como o Geor – Gestão Estratégica para Obtenção de Resultados, do Sebrae, que busca a capacitação de todo o trade turístico
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Jogos Estudantis de Ilhabela 2010 seguem em ritmo forte


Ilhabela - Ilhabela respira esporte com a realização de diversas competições pelos Jogos Estudantis de Ilhabela 2010, promovidos pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a Secretaria de Educação.
Desde a abertura, no último sábado (22/5), já foram realizadas competições em seis modalidades: corrida, salto em distância, futebol de campo, futsal, handball e conteste. Destaque para o Colégio São João, que foi campeão no Handball nas três categorias: infantil feminino, infantil masculino e juvenil masculino.
Os Jogos Estudantis de Ilhabela têm o objetivo de promover a integração entre as escolas da cidade e seus alunos, fomentando o esporte como qualidade de vida, aliando-o à educação. “Os Jogos Estudantis de Ilhabela são de extrema valia para a formação de futuros atletas ilhabelenses. Promovemos a integração esportiva entre as escolas e seus alunos, formando não só futuros atletas, como cidadãos”, declara o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo.
A competição prossegue até o dia 2 de junho e é realizada nos centros esportivos da cidade. Confira os resultados recentes dos Jogos Estudantis de Ilhabela 2010:

23 de maio
Futebol de Campo | Infantil Masculino
1º - E.M Waldemar Belisário
2º - E.M Ruth Cardoso
3º - E.M Mércia Dias

24 de maio
Futsal | Infantil Feminino
1º - E.M Waldemar Belisário
2º - E.M Anna Leite Julião Torres
3º - Colégio São João

Futsal | Juvenil Feminino
1º - Colégio São João
2º - E.E Gabriel Ribeiro dos Santos
3º - E.M Ruth Cardoso

Futsal | Juvenil Masculino
1º - E.E Gabriel Ribeiro dos Santos
2º - Colégio ACEI
3º - E.E Maria Gemma

25 de maio
Handball | Infantil Feminino
1º - Colégio São João
2º - Colégio ACEI
3º - Colégio Objetivo

Handball | Infantil Masculino
1º - Colégio São João
2º - Colégio ACEI
3º - E.M Waldemar Belisário

Handball | Juvenil Masculino
1º - Colégio São João
2º - ACEI

Conteste | Pré-Mirim Misto
1º - E.M Salvador Arena
2º - E.M Ophélia Reale
3º - E.M Anna Leite

Corrida 50m | Pré-Mirim Feminino
1º - Roberta Carolina | E.M Ophélia Reale
2º - Mariele Soares Parto | E.M Salvador Arena
3º - Isabela Nascimento | E.M Leonardo Reale

Corrida 50m | Pré-Mirim Masculino
1º - Christopher Mihura | Colégio ACEI
2º - Suriel Freitas do Nascimento | E.M Anna Leite
3º - Allyson Romão Veloso | E.M Ophélia Reale

Salto em Distância | Pré-Mirim Feminino
1º - Isadora Santos | E.M Leonardo Reale
2º - Alana Carla da Silva | E.M Ophélia Reale
3º - Juliana Garcia de Lima | Colégio São João

Salto em Distância | Pré-Mirim Masculino
1º - João Pedro Mattos | Colégio ACEI
2º - Jonathan Silva | E.M Salvador Arena
3º - Emerson Silva | E.M Leonardo Reale
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Músico de Ilhabela é destaque na tradicional Feira da Música de Paris

Laércio Ilhabela, Mariana de Moraes e Maestro Carlos Lima vão prestar homenagens a Vinícius de Moraes


Ilhabela - O músico Laércio Ilhabela, um dos maiores violonistas contemporâneos do país, será uma das estrelas da tradicional 29ª Fête de la Musique, em Paris, na França, no dia 21 de junho. A feira da música é realizada anualmente para comemorar a primavera e este ano fará homenagem ao compositor, poeta, dramaturgo e diplomata Vinícius de Moraes. Laércio fará par com o maestro Carlos Lima e a cantora Mariana de Moraes, neta de Vinícius.
Nesta semana, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu o músico em seu gabinete e recebeu de presente o primeiro DVD do violonista, que será lançado no dia 16 de junho em Americana.
Para Colucci, o reconhecimento ao talento de Laércio deve ser visto como exemplo para os jovens e para o próprio poder público, de como os investimentos em educação e cultura podem refletir em qualidade de vida à comunidade.
Para o violonista Laércio Ilhabela, o convite para homenagear Vinicius de Moraes vem coroar um trabalho de muitos anos. “Foi uma honra receber este convite para homenagear, em Paris, um dos criadores da Bossa Nova, um dos músicos mais populares do Brasil e ainda estar ao lado da Mariana de Moraes, uma intérprete que admiro”.
Laércio Ilhabela é descendente de espanhóis, reside em Ilhabela/SP e iniciou seus estudos de violão clássico com os professores Mário Manuel e João Fernandes e harmonia com Paulinho Nogueira, seu grande mestre. Compositor, arranjador e intérprete, dedica-se à pesquisa e ao estudo do violão na música erudita e popular brasileira, com forte influência do flamenco. Tem quatro CDs gravados, entre eles Violões-Choro Flamenco, indicado na época para o prêmio Sharp de música, com fusão inédita do chorinho brasileiro com o flamenco espanhol. Um sucesso de público e de crítica, com participações especiais de Paulinho Nogueira, Sebastião Tapajós e Duofel
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura de Ilhabela entrega melhorias na E.M de Porto do Meio na Ilha dos Búzios


Ilhabela - A professora Neide Maria, que leciona há 11 anos na ‘E.M de Porto do Meio’, na Ilha dos Búzios recepcionou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), na última terça-feira (25/5) com uma mensagem de agradecimento escrita com grandes letras e colada na entrada da escola. A gratidão se deve a reforma que a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou no prédio.
A obra contou com a reforma dos banheiros, sala de aula, cozinha, construção de duas caixas de gordura, manutenção da fossa séptica, nova caixa d’água e pintura. Segundo Colucci, a escola precisava desse cuidado e os alunos e professores merecem. “Estamos trabalhando muito e fiz questão de trazer os funcionários e representantes da sociedade civil para que conhecessem essa realidade tão difícil de quem mora aqui”, observou o prefeito, que aproveitou para anunciar as reformas do píer da Ilha dos Búzios e das escolas das comunidades de Serraria, Bonete e Guanxuma de Búzios.
Uma das líderes da comunidade, Benedita Aparecida Leite Costa, dona Ditinha como é conhecida aproveitou a oportunidade para agradecer. “Que todas essas melhorias não parem por ai e que Deus abençoe para que estejamos por muito tempo trabalhando juntos”, ressaltou.
Para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, essas mudanças são de extrema importância para os alunos, já que é no ambiente escolar que eles têm contato com a informação. “Temos a obrigação de trazer essas melhorias para vocês”, garantiu.
A Secretaria de Educação também preparou uma confraternização para comemorar junto a comunidade a reforma da escola. A ocasião contou ainda com a presença do vereador Roberto Timbada, das diretoras pedagógicas, Marília De Tullio e Olga Magali Siqueira, do coordenador pedagógico das escolas das comunidades tradicionais Ricardo Rosa, do diretor de administração, Sérgio do Vale, do diretor das comunidades tradicionais, enfermeiro Gerson Margarido, da coordenadora do Folclore e Cultura Tradicional das Comissões Setoriais da Fundaci, Noemi Petarnela, da arqueóloga Cintia Bendazoli, do presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, George Grego, do representante da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, Leonardo Cunha, além de funcionários e assessores da Prefeitura de Ilhabela
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Primeiros jogos da 2ª Divisão têm 19 gols em Ilhabela

Campeonato da 1ª Divisão começa nesta quinta-feira


Ilhabela - Em cinco partidas realizadas na última terça-feira (25/5) nos gramados do Estádio Ferreirão e do Campo do Portinho, as equipes que disputam o Campeonato Municipal de Futebol – 2ª Divisão de Ilhabela balançaram as redes 19 vezes.
No Estádio Municipal “Ferreirão”, o Flamengo aplicou uma goleada de 8 a 0 contra a equipe do União Jovem. Em seguida, num jogo mais equilibrado, o 21 Caiçara empatou com o América da Ilha em 2 a 2. No Campo do Portinho, o Beira Mar B enfrentou o Jack e venceu a partida por 2 a 1. E no último jogo da noite, o União Santa Luz venceu por 4 a 1 o time do União da Ilha.
As partidas foram válidas pelas chaves D e C. A rodada de jogos segue no próximo domingo (30/5) com os jogos entre Dicley e Águia do Morro, às 14h e Novo Itaguassú contra Marília, a partir das 15h30, ambos no Ferreirão.
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação informa que nesta quinta-feira (27/5) será dada abertura ao Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão com dois jogos: Perequê e MDM, a partir das 19h e Garrafão contra Estrela do Morro, às 21h, no Ferreirão. Os campeonatos municipais de futebol são promovidos pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Administração substitui ponte de madeira por concreto em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), está trabalhando na recuperação da ponte existente na Rua Olímpio Romão César, situada em Maresias, na Costa Sul do município.
O equipamento, anteriormente feito de madeira, passará a ser de concreto com a finalidade de oferecer total segurança aos motociclistas e condutores de automóveis, além de ônibus e caminhões que não ultrapassem 15 toneladas.
Com 7 metros de comprimento, o madeiramento da antiga ponte apresentava risco aos usuários devido ao mau estado de conservação, já que a estrutura estava toda comprometida.
A obra é executada pelos servidores da Regional Centro, que fizeram as colunas da base de sustentação e agora trabalham na confecção das armações de ferro, as quais serão preenchidas, posteriormente, com concreto usinado.
A nova ponte terá, inclusive, espaço separado destinado à travessia de pedestres e ciclistas – uma medida salutar principalmente aos alunos das escolas municipais residentes próximo à orla, já que a via pública onde a ponte está situada é uma das poucas que faz a interligação com o sertão.
De acordo com a Seadre, a previsão para a conclusão dos trabalhos gira em torno de 90 dias. Enquanto o trabalho é efetuado, o trânsito no local ficará impedido. Apenas os pedestres, ciclistas e motociclistas podem atravessar o rio graças a um atalho instalado no local, que possui, inclusive, iluminação pública.
Ainda em Maresias, a Prefeitura realizou a contenção da base de apoio de uma passarela de madeira existente em uma das travessas da Rua Nova Iguaçu, pois o equipamento corria risco de desabamento. O serviço foi executado pelos funcionários da Regional de Maresias
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Adolescentes do “Ação Jovem” participam de palestra no CRAS de Boiçucanga


São Sebastião - Na tarde de terça-feira, dia 25, a Prefeitura de São Sebastião promoveu uma palestra sobre “Trabalho Portuário” para aproximadamente 25 adolescentes e jovens que integram os grupos socioeducativos do programa “Ação Jovem”.
O projeto é ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Boiçucanga, na Costa Sul da cidade, onde ocorreu o encontro. O órgão é administrado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, a Setradh.
Durante a palestra, também aberta a outros jovens da comuindade, foram esclarecidas várias situações que envolvem o sistema da área portuária, como o significado do trabalho portuário; quais são as atividades legais; quem são os trabalhadores portuários; os profissionais portuários avulsos; como ocorre a entrada dos trabalhadores nas operações; qual é a função do Ogmo (Órgão de Gestão de Mão-de-Obra Portuária); de que maneira a tecnologia minimiza os impactos ambientais, além de mostrar o atual perfil dos trabalhadores portuários sobre os aspectos econômico e social.
O assunto foi abordado pelo professor Jônatas de Pinho Vieira, que também é economista, mestre em gestão de negócios, também educador da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e gerente geral do Ogmo de São Sebastião.
Segundo a assistente social do Cras, Thaís Esteves, a ideia principal foi abordar questões profissionais, pelo fato de um dos eixos debatidos dentro do programa “Ação Jovem” ser o mundo do trabalho. “Os adolescentes tinham interesse em conhecer mais com relação ao setor portuário”, diz Thaís. “Há integrantes dos grupos que já pensam em atuar no mercado de trabalho”, acrescenta Eliane Silvestre, responsável pelo Cras de Boiçucanga.
Para os participantes, o tema teve bom aproveitamento. “Gostei bastante da palestra e achei bem interessante. Eu até cheguei a pensar em fazer gestão portuária porque é uma área bem procurada, mas já estou em outro curso”, fala a universitária Juliana Otavia Pontes, 17 anos. “O assunto foi bem legal porque tivemos várias informações relacionadas a operações portuárias e eu curto isso”, acrescentou o estudante Leonardo Alves dos Santos, de 21 anos. Ambos os estudantes moram no Sertão de Cambury, no bairro de Cambury
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Câmara aprova moção de apelo à Secretaria de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram, por unanimidade, na sessão de ontem, dia 25, uma moção de apelo à Secretaria de Saneamento e Energia, proposta pelo parlamentar José Reis (PSB)
De acordo com o autor da moção, à Secretaria deve tomar medidas urgentes para minimizar os problemas causados pelas enchentes em toda a extensão do município.
“Entre as atribuições desta secretaria está o estudo, planejamento, construção e operação de obras de infra-estrutura de recursos hídricos, bem como a operação e manutenção de estruturas hidráulicas, compreendendo drenagem, erosão urbana e controle de enchentes”, e “a elaboração, o desenvolvimento e a implementação de planos e programas de apoio aos municípios do Estado nas áreas de sua atuação”, explica Reis
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara aprova projeto que obriga concessionária de serviço público a recuperar vias


São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na última terça-feira, dia 25, o Projeto de Lei 26/2010, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre obrigatoriedade de recuperação de vias, passeios e logradouros públicos danificados por abertura de vala por concessionárias ou não do serviço público.
“A iniciativa tem por objetivo a preservação do viário público existente que por vezes sofre interferências das concessionárias de serviços públicos, como fornecimento de água e energia, que para implantação, extensão ou manutenção destroem o espaço público e terminada a interferência não procedem à devida recuperação”, explica o prefeito Ernane Primazzi (PSC).
Consta no projeto que o espaço público, quando destruído para implantação, extensão ou manutenção de redes subterrâneas, pelo método não destrutivo (MND) ou método destrutivo (MD), deverá ser recomposto na sua totalidade e com o mesmo revestimento existente, atendendo os seguintes requisitos:
De acordo com o projeto, estes serviços somente poderão ter início após aprovação por parte das Secretarias Municipais envolvidas na gestão destes espaços, as quais serão responsáveis pela fiscalização dos serviços, zelando para que se cumpra o que foi aprovado, resguardando-se o direito de embargo a serviços que não se coadunem como o projetado.
Se tornar Lei, toda área do espaço público em que os serviços serão realizados, bem como as que serão utilizadas para carga, descarga e depósito temporário dos materiais necessários aos referidos serviços, devem ser adequadamente isoladas e sinalizadas, com cavaletes, fitas, placas de advertência, segurança e informativas, e outros que se fizerem necessários, sob as expensas da Concessionária de Serviços Públicos.
Caberá à Concessionária a responsabilidade das medidas adequadas acerca do uso de material próprio, sinalização, identificação da contratante e telefone para reclamação.
As interferências que porventura ocorram no período noturno requererão atenção especial, assim como aquelas que impliquem em solução para águas pluviais.
Caso a Concessionária de Serviços Públicos não restabeleça o espaço público nas áreas avariadas pela realização de serviços, resguarda-se a municipalidade o direito de intervir pelo bem público, e proceder às ações necessárias, apropriando todos os custos envolvidos, os quais serão cobrados por via amigável ou judicial, segundo as posturas municipais, com o acréscimo de 28,00% a título de multa.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara aprova Projeto que obriga operadoras de Planos de Saúde a divulgarem relação de médicos e serviços

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram por unanimidade, na sessão de ontem, dia 25, ao Projeto de Lei 177/2009, de autoria do vereador Marcos Tenório (PMDB), que obriga as operadoras de Planos de Saúde a fornecerem aos seus clientes a relação impressa atualizada dos Médicos e demais serviços credenciados.
Se for sancionado, as operadoras de Plano de Saúde no município de São Sebastião ficarão obrigadas a fornecer anualmente aos seus clientes a relação impressa atualizada dos médicos e suas especialidades, com os respectivos endereços e telefones, bem como os demais serviços credenciados, no prazo de 90 dias.
De acordo com o autor da proposta, vereador Marcos Tenório, a iniciativa se embasa nos termos contidos no Código de defesa do Consumidor, Lei No. 8.078, de 11 de setembro de 1990.
“Nesse ínterim, temo por obvio que as operadoras de Plano de Saúde, prestadoras de serviços poderiam melhor atender aos seus clientes, pois freqüentes são as queixas relativas à falta de informação sobre o quadro de profissionais conveniados, bem como sobre os serviços colocados a disposição”, explica
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara aprova projeto que proíbe profissional da saúde de utilizar uniformes fora do ambiente de trabalho

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por maioria de votos o Projeto de Lei 34/2010, de autoria do vereador Ernane Primazzi (PSC), que proíbe os profissionais da saúde que atuam no âmbito do município a utilizarem os jalecos, aventais ou uniformes fora do ambiente de trabalho, a fim de evitar contaminação por bactérias. Apenas a vereadora Solange Ramos (PPS) votou contra o projeto.
Se o projeto for sancionado pelo prefeito, todos os profissionais de saúde que atuam no âmbito do município estarão proibidos de circular fora do ambiente de trabalho vestindo os jalecos, aventais ou uniformes com os quais trabalham.
Para os efeitos desta lei consideram-se profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, radiologistas e laboratoristas.
A proposta do vereador está baseada na portaria nº. 3.214/78, do Ministério do Trabalho e na Constituição Federal.
“O objetivo do meu projeto é diminuir os riscos de contaminação que pode ocorrer quando o profissional de saúde leva, através das suas roupas e vestimentas que ele usou no hospital ou nas unidades de saúde, infecções para a sua família e com as pessoas que ele convive fora do ambiente hospitalar. Há estudos de universidades federais que mostram que bactérias ficam no tecido e 90% delas resistem por até 12 horas na roupa”, explica Ernaninho.
Ainda de acordo com o parlamentar, o uniforme, o avental e jaleco é uma proteção para o indivíduo, para que ele não contraia nenhuma contaminação, nenhum respingo ou sujeira.
“O presente projeto de lei se apresenta extremamente relevante, pois o grande problema consiste não só em expor bactérias as pessoas com os quais o profissional da saúde terá contato fora do hospital ou outra unidade de saúde, mas também nos germes e bactérias que este mesmo profissional da saúde conduzirá, no seu retorno, para o interior dos hospitais, clinicas medicas, laboratórios, entre outros”, conclui o autor
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara de São Sebastião aprova Criação do Prezeis


São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram o Projeto de Lei Complementar 03/2010, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis), na sessão de ontem, dia 25.
De acordo com o projeto, o Prezeis compreende o conjunto de normas e providências que serão executadas e fiscalizadas pelo Poder Público Municipal e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), promover a regularização jurídica e propiciar a sua integração na estrutura urbana de São Sebastião.
Consta ainda que o Prezeis é aplicável em quaisquer das áreas definidas como Zeis pela Lei Federal 10.257, que dispõe sobre o Estatuto das Cidades, e a Lei Federal 11.977, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida.
O Poder Executivo, de acordo com o projeto, no prazo de 90 dias encaminhará Projeto de Lei dispondo sobre a criação o Fundo Especial do Prezeis para garantir a execução deste programa.
“Este projeto é importantíssimo, aguardado desde outras administrações”, afirma a vereadora Solange Ramos (PPS).
O parlamentar Paulo Henrique (PDT) também afirmou que estava orgulhoso por estar votando este projeto. “Espero que agora a secretaria municipal de Habitação possa buscar os TACs (Termos de Ajuste de Conduta)”, disse.
O vereador Amilton Pacheco (PSB) explicou que não votaria o projeto da Criação do Corredor Comercial antes do projeto do Prezeis.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, explicou que o projeto do Prezeis foi enviado antes do Corredor Comercial, mas ainda não havia sido votado por causa dos trâmites legais
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Dia Municipal da Luta contra Aids é comemorado com gincana no Tebar


São Sebastião - Em comemoração ao Dia Municipal da Luta contra a Aids, comemorado em 1º de junho, a Prefeitura de São Sebastião promoverá uma série de atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do vírus HIV/Aids.
As ações, elaboradas pela Sesau (Secretaria de Saúde), através do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), terão início na próxima segunda-feira 31, com a final da 3ª Gincana do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, desenvolvida em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação), e Seesp (Secretaria de Esportes).
As atividades envolveram as EMs Cíntia Cliquet Luciano, Professor Walfrido Maciel Monteiro, Maria Francisca Tavolaro, Henrique Botelho, Luiza Helena de Barros, Edileusa Brasil, Antonio Luiz, Sebastiana Costa Bittencourt e Plínio Rangel, além das escolas de Juqueí e Cambury. Cada qual foi representada por 30 estudantes, dos quais três adolescentes multiplicadores e seus professores.
Na segunda 31, a partir das 9h nas dependências do Tebar Praia Clube, haverá a disputa entre as escolas e a premiação de todos os participantes, além da entrega de troféus para as três melhores colocadas.
Em continuidade ao evento, na terça-feira 1º, o Cemim atenderá todos os que queiram realizar o teste rápido para HIV. Este exame possibilita a pessoa obter resultado em apenas dez minutos. “Somos o único município do Litoral Norte a oferecer esse serviço”, informou a psicóloga e coordenadora do Programa DST/Aids, Leda Nicolau Correa.
De acordo com ela, o teste facilita o diagnóstico precoce da doença e termina com a angústia da espera para aqueles que desejam conhecer sua condição sorológica. “É garantido, sigiloso e está à disposição da população há exatamente um ano, quando foi implantado. Desde então já realizamos mais de 300 exames com alguns resultados positivos, os quais possibilitaram o início do tratamento em momento oportuno, garantindo assim uma melhor qualidade de vida a estas pessoas”, comentou Leda.
A coordenadora declarou, ainda, que durante todo o dia serão realizados pedágios educativos nas Costas Norte e Sul, e também no Centro, com distribuição de material educativo e preservativos. Este pedágio, segundo informou, será feito por agentes comunitários de saúde.
Além disso, em parceria com os 21 PSF’s (Programa de Saúde da Família), serão realizados durante toda a semana a coleta do programa “Porta Aberta”, com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C. O trabalho será desenvolvido dentro da rotina das unidades instaladas em todo o município. “Atualmente o Cemin atende cerca de 400 portadores do vírus HIV/Aids com acompanhamento por equipe multidisciplinar e realiza de segunda à quinta-feira o “Porta Aberta”, para procura espontânea, não sendo necessário agendamento prévio”, esclareceu a psicóloga
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Itatinga recebe primeira reunião comunitária em favor da ampliação do Porto de São Sebastião


São Sebastião - Representantes de Sindicatos de trabalhadores e operadores portuários promoveram, na noite da última terça-feira (25/05), uma reunião pública com moradores da região da Topolândia, Itatinga e Olaria com objetivo de defender o retorno das audiências públicas para a ampliação do Porto de São Sebastião. O encontro, que aconteceu na Escola Municipal Iraydes Lobo Viana, teve o apoio da Prefeitura de São Sebastião, na ocasião representada pelo Diretor de Gabinete, Hiran Danese. Nas próximas semanas, encontros semelhantes irão acontecer com as comunidades ainda na região da Topolândia e, posteriormente, na Vila Amélia (Centro) e Costa Norte.
“A prefeitura apóia incondicionalmente qualquer movimento em favor da ampliação do porto, exatamente nos moldes propostos pela Companhia Docas de São Sebastião. O porto ampliado significa mais emprego e uma série de outros benefícios estruturais para o município. Somente a ampliação do porto pode viabilizar a nova estrada entre Caraguá e São Sebastião e a nova pista de descida da Tamoios”, disse Hiran Danese, que representou o prefeito Ernane Primazzi no encontro.
O Diretor de Gabinete da prefeitura também ressaltou que o plano de ampliação do porto vai elevar a quantidade e a qualidade do turismo no município na medida em que prevê um terminal turístico para passageiros de transatlânticos em sua estrutura. “Além do mais, através desse projeto, a cidade ganhará uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, que vai eliminar o emissário do Araçá, um novo sistema viário nas proximidades do porto, entre muitos outros benefícios. A construção sobre pilotis também atendeu indicação de ambientalistas e isso significa que o ecossistema do remanescente do mangue do Araçá será preservado”, completou Hiran.
O empresário Felipe Zangado, da Pólo Operadores Portuários, fez uma apresentação no evento baseada em filmes e slides sobre como se desenvolve atualmente o trabalho portuário no município e os detalhes do Plano Integrado Porto Cidade, que prevê a expansão portuária. Também defenderam o projeto o presidente do Sindicato dos Esivadores, Robson Ceará, o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Juan Francisco de Oliveira, e o presidente do Sindaport, entidade que reúne várias categorias portuárias (administração, capatazia, entre outras), Aguinaldo Silva.
“Entendemos que, infelizmente, muitos moradores da cidade ainda não conhecem exatamente como funciona o porto, embora este seja um patrimônio nosso que está aí há décadas, contribuindo para o desenvolvimento da região. Basta lembrar que a própria rodovia de acesso ao Vale do Paraíba (Tamoios) somente existe em função da demanda de entrada e saída de mercadorias pelo nosso porto. Também faz parte da área do porto organizado o Terminal Marítimo almirante Barroso da Petrobras, responsável pela circulação de mais da metade do petróleo consumido no país. A ampliação do porto, ao contrário do que afirma a burguesia de Ilhabela, não irá agredir o meio ambiente, nem vai colidir com o desenvolvimento do turismo na região. Essa ampliação será um novo marco do desenvolvimento de São Sebastião e do Litoral Norte”, disse Felipe Zangado.
Os representantes dos trabalhadores, Robson Ceará, Juan Francisco e Aguinaldo Silva, têm o mesmo pensamento do empresariado. “Temos que aproveitar essa oportunidade real de ampliação do porto, porque não é só o município que quer, mas também o Estado e o País que precisam de um novo ponto de escoamento da crescente produção da indústria brasileira”, comentaram.
No evento, os palestrantes tiraram dúvidas de moradores, incluindo alunos de cursos de logística da ETEC que almejam futuramente atuar na área portuária. Um representante da Companhia Docas se comprometeu a agendar visitas monitoradas desses alunos ao caís para que eles conheçam na prática as atividades portuárias
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Delegação sebastianense têm ótimas chances de medalhas no Guarujá


São Sebastião - A delegação sebastianense que disputará o JEI (Jogos Estaduais do Idoso), partiu na manhã desta quarta-feira 26, para o Guarujá, na Baixada Santista. A equipe, formada por 15 atletas, tem ótimas chances de conquistar medalhas para o município, especialmente na coreografia.
Os atletas do projeto Atividade, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, foram acompanhados por três técnicos: Cristiane Rezende dos Santos, Élcia Maria Pestana e Raquel de Jesus Morais Buzi.
Com a coreografia “Brincadeiras de Pirata”, animada pela música “Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia, a equipe formada por Ana Maria de Andrade Luciano, Arlete Fernandes Della Guardia, Dirce Martinone de Almeida, Doralice Mariano de Brito, Jurema Couto de Alécio, Luci de Carvalho Andrade, Laurici de Carvalho Cucick, Maria Lúcia Carvalho da Silva, Rosalina Dirce Martins Duarte, Vera Lúcia Carreiro Paes e Ziva dos Santos Oliveira, conquistou a medalha de prata na fase regional e está em segundo lugar na classificação geral.
Chances de medalhas têm também a enxadrista Irma Fiedler e os nadadores Arlindo Teófilo, 81, e Josefa Xavier Machado, 66, que disputarão nas categorias acima de 80 e de 65 a 69 anos, respectivamente.
Para a presidente do Fundo Social, Roseli Trevisan Primazzi, que acompanhou a partida da delegação, a participação da equipe é importante não apenas do ponto de vista esportivo. “Treinar e ir em busca de medalhas é bom, mas o fator primordial desse projeto é proporcionar à terceira idade melhor qualidade de vida e isso tem sido feito com sucesso dentro das mais várias atividades oferecidas”, disse a primeira-dama
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


PH verifica situação dos bairros Cigarras e Barequeçaba e pede soluções


São Sebastião - São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, percorreu durante essa semana os bairros Cigarras e Barequeçaba, na região central de São Sebastião, para verificar a situação de ruas, lixo, ESFs (Estratégias de Saúde da Família), escolas, entre outros, além de ouvir reclamações e sugestões de moradores e representantes das sociedades amigos de bairro. As visitas fazem parte do projeto “PH” nos bairros.
O parlamentar verificou com sua equipe a necessidade de calçamento em ruas, recolhimento de lixo, limpeza de córregos, reparos em equipamentos públicos, como quadras esportivas, escolas e unidades de saúde; entre outras situações. No bairro das Cigarras, “PH” percorreu algumas ruas e encontrou diversos problemas. Verificou que a Rua Leon Rubin precisa urgentemente de reparo total no pavimento, que foi destruído pelas chuvas. Já na Avenida Jangada, ele notou a necessidade de calçamento naquela via.
“O trânsito se tornou arriscado tanto para os motoristas, quanto para os moradores”, justificou o parlamentar, se referindo às ruas. Segundo ele, obras de calçamento na Avenida Jangada chegaram a ser iniciadas, porém foram interrompidas há algum tempo. “A situação é bastante precária”, acrescentou.
Riscos

Já na rua dos Guaiás, além da necessidade de reparos na via, o vereador notou com sua equipe a necessidade de construção de um muro de contenção e limpeza do córrego daquela rua. “Parte da rua corre o risco de ceder para dentro do córrego, que está completamente sujo e com água parada, servindo inclusive de criadouro para o mosquito da dengue”, observou.
A praia das Cigarras é uma das mais procuradas por moradores que residem na região sul de Caraguatatuba. Recebe também ônibus de turismo trazendo visitantes da região da Grande São Paulo. Por esse motivo, o vereador “PH” vai pedir à prefeitura a instalação de placas de sinalização de trânsito e a regulamentação na parada dos ônibus.
As placas são para indicar locais de estacionamento, avisar sobre a existência de ruas sem saída e de vagas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais, conforme estabelece uma lei federal. Ainda em sua visita ao bairro, o vereador “PH” encontrou a quadra poliesportiva em estado precário. Há necessidade de manutenção, limpeza, pintura, pisos e recuperação do alambrado.
Quadras em situação semelhante

Em suas andanças pelos bairros, o vereador “PH” observou que a maioria das quadras poliesportivas do município está na mesma situação da encontrada na praia das Cigarras. Um outro exemplo é a quadra de Barequeçaba. Lá o alambrado também precisa ser recuperado, assim como o portão de entrada. As traves estão sem redes, assim como as cestas de basquete. Apesar de a visita ter sido feita durante o dia, os postes internos de iluminação estavam acesos.
Uma rampa que aparentemente foi construída para acessibilidade está sendo utilizada por motociclistas para entrar ou sair do bairro, já que a quadra fica às margens de SP-55. Algumas ruas também precisam de reparos no calçamento. Mas também há ruas de terra que ainda não receberam a pavimentação.
Nesta quinta-feira, 27, o vereador estará em São Paulo para participar de uma cerimônia de assinatura de liberação de verba para a pavimentação de ruas no bairro, por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Haifa Madi (PDT). Ainda em Barequeçaba, “PH” visitou a Escola Municipal do bairro e a escola Maria Helena de Barros.
Na próxima sessão da Câmara Municipal, em 1º de junho, o parlamentar irá apresentar diversas indicações à prefeitura, onde solicita do prefeito Ernane Primazzi (PSC) providências para os problemas apontados. A sessão pode ser assistida pela internet, por meio do site www.camarasaosebastiao.com.br, clicando no ícone “TV Câmara”.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Prefeito Eduardo Cesar discute futuro do imóvel de Clodovil em Ubatuba
O prefeito de Ubatuba recebeu o ex-chefe de gabinete de Clodovil, Mauricio Petiz e depois visitaram juntos a casa da qual o ex-deputado federal tinha a permissão de uso, na região norte do município


Ubatuba - Em busca de uma solução viável e que atenda aos interesses públicos sobre o que será feito com o imóvel do ex-deputado federal Clodovil Hernandes em Ubatuba, o prefeito Eduardo Cesar esteve nesta terça-feira, 25, com o ex-chefe de gabinete de Clodovil, Mauricio Petiz. A casa, construída em área de Mata Atlântica, possui oito suítes e para mantê-la os gastos mensais são enormes, como explica o amigo de Clodovil, Mauricio Petiz: “hoje restaram apenas dois dos doze funcionários que havia na casa, mas para que eles mantenham tudo em ordem, os gastos mensais são muito grandes”.
Por estar em área de preservação ambiental, a mansão não pode ser comercializada, sendo que o ex-deputado, estilista, apresentador adquiriu apenas a permissão de uso do local. “Muito já foi falado sobre o destino que será dado a esta casa. Existem boas ideias, como abri-la para visitação e reverter o valor arrecadado para entidades sociais, escolhidas pelas pessoas que eram mais próximas de Clodovil. Estamos, juntamente com estas pessoas, tentando achar uma boa solução, que vá ao encontro tanto do que Clodovil queria como aos interesses públicos do município”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
“Sempre acreditei que a união de esforços é o que traz bons resultados e tenho certeza que junto com a Prefeitura de Ubatuba encontraremos uma solução que tenha como propósito a preservação do que o Clodovil fez durante sua vida. A casa de Ubatuba era tudo para ele; em nenhum outro lugar ele escreveu sua história como aqui”, afirma Mauricio Petiz.
Durante a visita à casa, que fica na região norte do município, também foi discutida a possibilidade de o imóvel ser transformado em um estabelecimento de hospedagem. “Vendo os cômodos pudemos perceber que ali poderia ser uma ótima opção de pousada ou hotel. Certamente seria um estabelecimento com vários diferenciais e que atrairia a atenção de hóspedes em todo o Brasil, pois além de ter pertencido a uma celebridade, trata-se de um imóvel muito requintado, localizado em um dos mais bonitos lugares do país”, acrescentou o prefeito de Ubatuba.
Antes da visita ao imóvel, o prefeito recebeu Mauricio Petiz em seu gabinete, onde conversaram também sobre a produção de uma minissérie e um documentário sobre a vida de Clodovil, por meio de uma TV venezuelana. Clodovil faleceu aos 71 anos, em março de 2009. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



 

Poesia Topo

Anuncie

Na flauta

Que conste na pauta
que só quem é músico
é que sabe o quanto é duro
levar a vida na flauta

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor