Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 28 de Maio de 2010 - Nº 2263 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Município recebe 8ª Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião - Maresias
Disputa é neste sábado (29) com a participação de 2.500 competidores
Domingo tem Maratona Aquática Ayrton Vaz Moreira no Cantão do Indaiá
Competição é válida como quarta etapa do 12º Circuito da Costa da Mata Atlântica
‘Caminhando nas Nuvens’ é atração da Sala de Cinema da Casa da Cultura
Filme será exibido neste domingo (30), a partir das 20 horas
Exposições de arte e fotografia continuam no Forte São João e Casa da Cultura
Público tem até o dia 1º para visitar a obra de Diego Bachiéga e Iramar Penteado
Prefeitura de Bertioga formaliza convênio com o DADE para obras na orla da praia
O prefeito Mauro Orlandini participou da cerimônia, realizada nas dependências da Casa Civil, na sede do Governo do Estado de São Paulo


Caraguatatuba
Barcos ao Mar abre Festival do Camarão
Caraguá oferece oportunidade de profissionalização
Exposição Naïfs no Mar continua até o final de junho
Jovens e adultos recebem qualificação profissional

Ilhabela
Professores da rede municipal de ensino de Ilhabela participam de capacitação de música
1º Encontro Lúdico discute Estatuto da Criança e do Adolescente em Ilhabela
2º Circuito Ilhabela de Monotipos começa neste sábado
Educação instala grade em arquibancadas de escola municipal
O pedido foi feito por meio de um requerimento do Vereador Márcio Garcia (PTB)
Moradores de Ilhabela discutem alternativas de transporte em audiência
Falta de estrutura na ciclovia, fiscalização ineficaz, impunidade, alto índice de acidentes com motos e falta de acessibilidade nos ônibus são os principais problemas apontados pela população do arquipélago

São Sebastião
Jovens da Costa Sul encerram um módulo do projeto Cidadão do Futuro em São Sebastião

Ubatuba
3º Festival da Cultura Japonesa Acontece de 03 à 05 de junho na Praça de Eventos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Município recebe 8ª Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião - Maresias
Disputa é neste sábado (29) com a participação de 2.500 competidores


Região - Bertioga recebe neste sábado (29), a 8ª Maratona de Revezamento Bertioga – São Sebastião - Maresias, com quatro horários de largada, a partir das 7 horas, na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João, na Praia da Enseada (Centro), quando os 2.500 competidores inscritos percorrerão 75 quilômetros pelas mais belas praias do Litoral Norte paulista
Para facilitar o trabalho das equipes de apoio, não provocar congestionamentos e nem causar transtornos para os moradores das cidades ao longo do percurso, a Cia. de Eventos, organizadora da competição, organizou quatro horários diferentes de largada, de acordo com cada uma das categorias.
Dessa forma, a primeira saída será às 7 horas, com a categoria The Survivors Solo, ficando a segunda para as 7h15, com a Trios; a Aberta (seis competidores), às 7h30; e a última às 8h, com a Força Livre (nove atletas). A chegada das primeiras equipes em Maresias está prevista para o começo da tarde.
De acordo com a organização, o objetivo em todas as provas que realizam , é proporcionar uma disputa agradável para os atletas e evitar problemas para as comunidades por onde passam os competidores.
A Maratona de Revezamento Bertioga - São Sebastião - Maresias é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio da Santa Constância, e apoio da Skarp, Neptunia, Fast Runner, STA, JP e das prefeituras de Bertioga e São Sebastião
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Domingo tem Maratona Aquática Ayrton Vaz Moreira no Cantão do Indaiá

Competição é válida como quarta etapa do 12º Circuito da Costa da Mata Atlântica


Região - Cerca de 400 competidores estarão em Bertioga neste domingo (30) para competir na 5ª Maratona Aquática Ayrton Vaz Moreno, que será realizada a partir das 10 horas, no Cantão do Indaiá, na Praia da Enseada, em Bertioga. Competição é válida como quarta etapa do 12º Circuito da Costa da Mata Atlântica. Os atletas estarão concentrados entre 8 horas e 9h30, no local do evento.
A maratona é organizada pela Presença Eventos, Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Esportes e Região Convention & Visitors Bureau e conta com o apoio da federação Aquática Paulista/Delegacia 7ª Região; 17º Grupamento de Bombeiros, Capitania dos Portos do estado de São Paulo, Lojas Bylu, Polícia Militar e SUUM (hidratação balanceada).
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


‘Caminhando nas Nuvens’ é atração da Sala de Cinema da Casa da Cultura

Filme será exibido neste domingo (30), a partir das 20 horas


Região - O Cineclube Buriquióca leva para a Sala de Cinema da Casa da Cultura, neste domingo (30), a partir das 20 horas, o romance americano “Caminhando nas Nuvens’, lançado em 1995, sob a direção de Alfonso Arau. No elenco estão os atores Aitana Sánchez-Gijón , Anthony Quinn , Giancarlo Giannini , Angélica Aragón , Evangelina Elizondo, entre outros. A entrada é franca.
Depois de 4 anos nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores de guerra, Paul Sutton (Keanu Reeves) ao retornar para casa quer se estabelecer e começar uma fazenda, mas Betty (Debra Messing), sua esposa, com quem impulsivamente se casou três dias após se conhecerem (no dia seguinte ele rumava para o front), quer que ele venda chocolates e até já arrumou um emprego para Paul.
Enquanto faz uma viagem de negócios, ele ajuda uma hispano-americana, Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón), uma bela mulher que na faculdade se apaixonou por um professor que a engravidou, mas não quis se casar com ela. Ela volta para casa totalmente envergonhada e, temerosa da reação do seu pai, Alberto (Giancarlo Giannini), mas Paul tem uma idéia: ele se fará passar como o marido dela e partirá após um dia ou dois. Assim quando Victoria ficar só com a criança, a desgraça estará nele, não ela.
Ela concorda e os dois chegam como marido e mulher no vinhedo Las Nubes, que é de propriedade da família dela. A maioria da família Aragón recebe Paul afetuosamente, especialmente o avô, Don Pedro (Anthony Quinn), o patriarca, mas o pai dela sente que há algo com o jovem casal e trata Paul grosseiramente. Paul e Victoria contornam várias situações e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados. Entretanto, algumas barreiras impedem que eles concretizem este amor.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro).
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Exposições de arte e fotografia continuam no Forte São João e Casa da Cultura

Público tem até o dia 1º para visitar a obra de Diego Bachiéga e Iramar Penteado


Região - Quem ainda não foi à Sala de Exposições do Forte São João para conhecer a mostra fotográfica ‘Olhar do Jovem Munícipe’, de Diego Bachiéga, deve se apressar. A visitação poderá ser feita até o próximo dia 1º, das 9 às 17 horas. Depois dessa data, a exposição passa a ser itinerante, indo para a Sala do Contribuinte, no Paço Municipal; Câmara de Vereadores e Casa das Cultura de Bertioga.
Tudo o que tem de belo em Bertioga, na ótica de Bachiéga, poderá ser conferido nas 25 fotos em preto e branco, que retratam o lado simples da Cidade porém, bastante significativo, como o histórico Forte São João, canoas à beira rio, a praia e suas areias, entre outros pontos.
Paralelo à mostra fotográfica, o público também poderá conferir, até o dia 1º, a obra da artista plástica Iramar Penteado, que comemora seus 50 anos de carreira com a mostra ‘Revendo os 50 anos de Arte’, na Casa da Cultura.
No local, o público verá uma retrospectiva da obra da artista, retratada em desenhos, pinturas e esculturas, que já foi exposta em várias cidades brasileiras e no Exterior, como na França e Nova York. Sobre a artista, haverá um painel com um texto de apresentação escrito por Carlos Prado.
O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho (Centro), entre a Praia da Enseada e o Canal de Bertioga. Já a Casa da Cultura está localizada na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). A entrada é franca em ambas as exposições
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Prefeitura de Bertioga formaliza convênio com o DADE para obras na orla da praia

O prefeito Mauro Orlandini participou da cerimônia, realizada nas dependências da Casa Civil, na sede do Governo do Estado de São Paulo

Região - O município de Bertioga participou na quinta-feira (27), da sétima assinatura do ano de convênios entre a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e os municípios paulistas. A cerimônia foi realizada nas dependências da Casa Civil, na sede do Governo do Estado de São Paulo.
O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, esteve presente à solenidade, pois na oportunidade foi assinado e formalizado o convênio entre o Município e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias (DADE), no valor de R$ 4.601.793,19, destinado para a execução da primeira etapa do projeto de reurbanização da orla da Praia da Enseada, que compreende o trecho entre o Forte São João e a Praça de Esportes Radicais.
O governador do Estado, Alberto Goldman, por meio da Subsecretaria de Relacionamento com Municípios, ligada à Secretaria da Casa Civil, participou da abertura do encontro e anunciou, na oportunidade, a assinatura de 542 convênios com 320 municípios, com um investimento de mais de R$ 166 milhões.
Do total de convênios firmados na quinta-feira, 87 destinam-se a aquisições de máquinas e equipamentos. Para a execução de obras de infraestrutura são 431 convênios.
O prefeito Mauro Orlandini celebrou a assinatura do convênio ao lado dos deputados estaduais Haifa Madi e Bruno Covas, que representam a Região Metropolitana da Baixada Santista na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e prestigiaram a cerimônia.
O prefeito de Bertioga destacou a importância deste convênio firmado com o DADE, uma conquista para o município e mais um passo rumo ao desenvolvimento da Cidade. “Fico muito feliz com a destinação desta verba, pois com o processo de reurbanização da orla da Praia da Enseada estaremos implementando e valorizando o turismo de Bertioga, e proporcionando a geração de emprego e renda para a nossa população, além de qualificar um dos nossos maiores cartões postais, a orla da praia”, concluiu Orlandini.
O presidente da Câmara Municipal de Bertioga,vereador Antonio Rodrigues Filho, também compareceu ao evento na capital paulista e mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa. “Com certeza é um momento muito significativo para a nossa cidade, pois este convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado demonstra a credibilidade e o compromisso da Administração Municipal com a municipalidade”, finalizou.
Já os deputados estaduais Haifa Madi e Bruno Covas também creditaram como positivo o convênio assinado entre a Prefeitura de Bertioga com o órgão estadual. “Esta verba será muito importante para Bertioga valorizar seus equipamentos turísticos, uma demonstração do empenho do prefeito Orlandini por uma Bertioga ainda melhor”, destacou a deputada.
Bruno Covas salientou o aspecto social, pois a reurbanização da orla da praia favorecerá, direta ou indiretamente, a geração de emprego e renda no município. “Orlandini está de parabéns, pois as obras na orla de Bertioga favorecerão a contratação de mão-de-obra, além do implemento do comércio local já existente, pois o novo atrativo turístico trará o fortalecimento de todo os setores receptivos de Bertioga, e isso é excelente”, ressaltou Covas.
Outros municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, como Santos, São Vicente e Praia Grande também foram contemplados com verbas provenientes do Governo do Estado de São Paulo, e representados por seus respectivos prefeitos na cerimônia realizada nas dependências da Casa Civil.
Agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Bertioga, a próxima etapa do projeto de reurbanização da orla da praia da Enseada será a abertura do processo de licitação para a determinação da empresa responsável pelas obras que serão realizadas no trecho entre o Forte São João e a Praça de Esportes Radicais.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Barcos ao Mar abre Festival do Camarão

Caraguatatuba - A cerimônia Barcos ao Mar, que acontece neste domingo (30), comemora o fim do defeso de camarão e marca o início do Festival do Camarão. A procissão marítima sai do píer do Camaroeiro às 9h e retornar às 10h para a benção dos barcos e solenidade para homenagear os antigos pescadores de Caraguá.
Em sua 13ª edição, o Festival irá homenagear os pescadores Cacemiro Quintino dos Santos e Matilde Mendes de Souza, esposa do pescador José Mendes de Souza, já falecido.
A procissão de barcos sai do píer do Camaroeiro e segue até próximo à Barra do Porto Novo e depois retorna. No Camoroeiro, a imagem de São Pedro é levada no andor até o entreposto onde haverá a solenidade. O padre Alessandro, da Catedral do Divino Espírito Santo, dará a benção aos pescadores e barcos.
O Festival do Camarão acontece de 3 a 6 de junho, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, das 10h às 24h. Confira programação anexa
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá oferece oportunidade de profissionalização


Caraguatatuba - Os interessados em adquirir uma qualificação profissional podem se inscrever no curso de auxiliar de climatização de automóveis no Senai de Caraguá. São 24 vagas oferecidas e é necessário ter no mínimo 14 anos e concluído o Ensino Fundamental.
O curso acontece entre sete e 28 de junho, no período da tarde, das 13h às 17h e a noite, das 18h às 22h, com carga horária de 62 horas. Para inscrição é necessário o original e a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. As matrículas serão realizadas até o dia dois de junho ou enquanto houver vaga.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Exposição Naïfs no Mar continua até o final de junho


Caraguatatuba - A mostra “Naïfs no Mar”, inaugurada no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, durante a Virada Cultural em Caraguá, encantou o público com as lindas paisagens do mar e as tradições do povo caiçara, e permanece na cidade até 28 de junho.
A exposição Naïfs, que em francês significa ingênuo, recebeu 406 visitantes durante os dois dias da Virada. O acervo reúne 44 quadros de 18 artistas do estilo, e de vários estados do Brasil, onde a principal característica de cada um é a ligação com o cenário praiano e a expressão dos sentimentos, em busca da liberdade de composição, perspectivas e cores
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Jovens e adultos recebem qualificação profissional


Caraguatatuba - Com o objetivo de uma recolocação no mercado de trabalho e resgate da autoestima, o Governo Municipal, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, realiza o projeto Sempre Jovem, destinado a adolescentes e adultos com mais de 14 anos. Na próxima terça-feira (01), será realizada a primeira reunião no Centro Educacional Dom Bosco, em três horários, às 9h, 14h e 18h.
No encontro, 80 jovens e adultos, que participam do projeto, serão distribuídos em cursos de qualificação profissional nas áreas de atendimento em farmácia e consultório médico; hardware; hotelaria e turismo; operador de caixa e auxiliar administrativo com secretariado.
As pessoas atendidas pelo projeto Sempre Jovem participam de reuniões socioeducativas realizadas quinzenalmente. Em alguns casos, também é feita uma visita domiciliar para acompanhamento e assistência.
A coordenação e execução do projeto são de responsabilidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras – centro). Os cursos contam com a parceria das escolas Dom Bosco e Embelleze.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Professores da rede municipal de ensino de Ilhabela participam de capacitação de música


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, está dando continuidade a capacitação em música para os professores de Arte da rede municipal de ensino. O treinamento é realizado pelos profissionais da Associação de Músicos de Ilhabela (AMI).
A iniciativa é uma das etapas do processo de implantação do projeto piloto “Músicas nas Escolas”, que contempla alunos de 1º ao 9º ano, em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II. Desde outubro de 2009 a Secretaria de Educação vem realizando reuniões com o maestro Tarcísio Edson César e com o professor João Santana. Todo conteúdo passado para os professores é levado por eles para a sala de aula. A ideia é aproximar as crianças da música e inseri-las neste universo mágico
PMI


1º Encontro Lúdico discute Estatuto da Criança e do Adolescente em Ilhabela


Ilhabela - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela (CMDCA) realizou na última quarta-feira (26/5), o 1º Encontro Lúdico Municipal, que reuniu cerca de 60 crianças e adolescentes na sede do Centro de Referência em Assistência Social na Barra Velha (CRAS). O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a presidente do CMDCA, Rosângela Cardial, o objetivo do encontro foi discutir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos seus 20 anos de existência. Os principais interessados, as crianças e adolescentes presentes, discutiram e apresentaram propostas para um “mundo melhor”, respeitando seus direitos.
O encontro também elegeu delegados e suplentes para defenderem suas propostas no encontro regional
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


2º Circuito Ilhabela de Monotipos começa neste sábado


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), dá início neste sábado (29/5) à primeira etapa do 2º Circuito Ilhabela de Monotipos. O evento abre oficialmente o calendário de eventos náuticos da cidade. A competição abrangerá as classes Optimist, Holder, 420, Byte, Laser, Hobie Cat 14 e 16, Nacra e Snipe.
A concentração do evento será no Centro de Regatas, na sede da Selar, na Praia do Pequeá às 11h. As próximas etapas para o circuito estão previstas para os dias 19 e 20 de junho, 21 e 22 e 28 e 29 de agosto.
De acordo com o diretor náutico, Edmar Alves, o objetivo é movimentar o cenário náutico de Ilhabela durante o ano inteiro. “Queremos atender todas as classes de vela da cidade, tirando barcos da poita, promovendo um belo espetáculo de velas em nosso canal”.
O grande destaque do calendário para 2010 fica para a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, que na edição passada recebeu mais de 200 barcos. “Este é um evento que afirma mundialmente Ilhabela como a Capital da Vela”, frisa Edmar Alves.
Este ano, o evento será realizado de 14 a 17 de julho, e logo após começa um dos maiores eventos náuticos da América Latina: a Rolex Ilhabela Sailling Week, de 17 a 24 de julho
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Educação instala grade em arquibancadas de escola municipal

O pedido foi feito por meio de um requerimento do Vereador Márcio Garcia (PTB)


Ilhabela - O Vereador Márcio Garcia (PTB) apresentou um requerimento solicitando ao Executivo a instalação de grades de proteção na arquibancada da Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, situada no bairro Água Branca.
A solicitação do parlamentar foi encaminhada à Secretaria Municipal de Educação, no último mês de março, e pede a proteção nas laterais e na parte superior das arquibancadas do pátio da escola.
A colocação da proteção das arquibancadas atende um pedido dos pais de alunos. “Em nome da população agradeço ao Executivo, em especial a secretária de educação Lídia Lúcia Sarmento de Lima, por ter atendido a solicitação já que a escola atende crianças do ensino fundamental com idade entre 5 a 10 anos que necessitam de maiores cuidados e atenção”, comentou o parlamentar
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Moradores de Ilhabela discutem alternativas de transporte em audiência

Falta de estrutura na ciclovia, fiscalização ineficaz, impunidade, alto índice de acidentes com motos e falta de acessibilidade nos ônibus são os principais problemas apontados pela população do arquipélago

Ilhabela - Com a participação de 50 munícipes, a audiência pública realizada ontem (27/05) pela Câmara Municipal de Ilhabela a pedido do Vereador Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV) teve como tema “alternativas de transporte".
De acordo com o Vereador Marinho, um dos objetivos foi ouvir a opinião e as reivindicações da população acerca do tema para se criar em breve um plano diretor de transportes que garanta mobilidade por meio de opções de transporte multimodal que propiciem segurança, fluidez, conforto e qualidade.
Além do Vereador Marinho, estiveram presentes: o Vereador Jove Brito (PR), o vice-prefeito Nuno Gallo, o presidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) Onofre Sampaio, e representantes da sociedade civil organizada como a Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e o Instituto Ilhabela Sustentável.
O secretário municipal de Finanças, Maurício Burizik Calil, e o assessor de gabinete da Prefeitura, Beto Campos, representando a Comissão especial para o acompanhamento e fiscalização do serviço de transporte coletivo, explicaram sobre a nova licitação do transporte coletivo em Ilhabela.
Nova licitação para o transporte coletivo – O secretário de Finanças explicou que o processo de licitação para o transporte coletivo foi suspenso devido a alguns erros técnicos e que atualmente estão sendo feitas as devidas adaptações para que, daqui a no máximo quatro meses, seja reaberto.
De acordo com o assessor Beto Campos, seis trajetos foram propostos pela prefeitura de modo que atinjam um número maior de pessoas do que os atuais, sem sobreposição de linhas e com a ampliação dos horários de ônibus. Outra proposta para a nova licitação é o Bilhete Único que interligaria todas as linhas por meio de estação de transbordo ou cartão magnético. O secretário disse que ainda há dúvidas em relação ao transbordo, ao cartão e ao sistema híbrido que ainda serão analisados.
Ainda conforme a proposta apresentada, todas as linhas passariam pelo Hospital Municipal. Maurício acrescentou que oportunamente algumas linhas passarão inclusive pelo Morro dos Mineiros, no Itaquanduba, assim que houver o devido acesso à região.
A atual concessionária do serviço, a Auto Viação Ilhabela, esteve representada na audiência pelo Dr. Fernando Siqueira e pelo chefe do tráfego, Olavo Maximino de Carvalho.
Ciclistas, pedestres, passageiros de ônibus, motociclistas - Dentre os apontamentos do público participante se destacaram: em relação aos ciclistas, a melhoria e a ampliação da ciclovia, o aumento da fiscalização - principalmente em relação a penalidades aos ciclistas que trafegam na contramão – a instalação de bicicletários e a integração de sistemas cicloviários com o transporte coletivo. Em relação aos pedestres, os participantes apontaram como principal problema a falta de calçadas. Em relação ao transporte coletivo, a extensão da linha de ônibus até a Pacuíba, mais horários e a adaptação dos ônibus para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida como idosos e gestantes.
O Vereador Marinho apresentou o conteúdo do Decreto Federal nº 5.296 que regulamenta as Leis 10.048, de 08 de novembro de 2000 e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. O decreto estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade prevendo a adaptação, principalmente por parte dos municípios, dos sistemas de circulação e transportes, equipamentos públicos e mobiliário urbano.
Quanto ao transporte hidroviário, os munícipes lembraram que há poucos anos havia lanchinhas que transportavam apenas pedestres que partiam de São Sebastião e seguiam para a Vila e para o Perequê, em Ilhabela – trajetos que amenizavam o número de veículos e de passageiros nos ônibus pela principal avenida que corta a cidade.
O presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego, destacou a impunidade e o abuso por parte de motoristas de caminhões pelas ruas e lembrou o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas na cidade.
Para o Vereador Marinho, a audiência foi positiva e a intenção é a de que o poder público se volte para a questão da mobilidade sustentável e que, nos próximos anos, já exista um Plano Diretor de Transportes para Ilhabela que considere as características ambientais e turísticas da cidade. O vereador ainda destaca que atualmente Ilhabela conta com cerca de 9 mil veículos cadastrados, número que quase quadriplica em determinados dias da alta temporada.
A audiência foi acompanhada por 206 internautas pela homepage oficial da Câmara Municipal de Ilhabela
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Jovens da Costa Sul encerram um módulo do projeto Cidadão do Futuro em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encerra neste fim de semana o módulo de cidadania dentro do projeto “Cidadão do Futuro”, realizado na Costa Sul do município.
Desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), o projeto ocorre atualmente de forma simultânea nos núcleos de atendimento da Assistência Social de Juquehy e Maresias, na Costa Sul; Enseada, na Costa Norte e Topolândia, no Centro. E tem por objetivo viabilizar alternativas de desenvolvimento profissional e pessoal aos adolescentes e jovens de 15 a 24 anos de baixa renda ou que vivem em risco social. O intuito é prevenir a violência e prepará-los para inserção no mercado de trabalho.
Com uma metodologia que propicia a construção do conhecimento a partir da realidade dos participantes e sua visão de mundo, as atividades do “Cidadão do Futuro” são desenvolvidas à base de dinâmicas, palestras vídeos, atividades teóricas e práticas, trabalhos em grupo e visita de campo.
Estruturado em módulos flexíveis, o projeto oferece aos alunos aulas de cidadania, direitos e deveres, informática básica, educação ambiental, redescobrindo o Brasil – a comunidade, seus aspectos históricos e culturais, preparação dos adolescentes para a inserção no mercado de trabalho, inglês básico etc.
Para comemorar o encerramento do módulo, as quatro turmas do “Cidadão do Futuro” estarão concentrados na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, neste sábado 29, das 10h às 13h, para não somente apresentar os desenhos que serão votados para compor o logotipo do projeto, mas, principalmente para proporcionar uma interação entre eles.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

3º Festival da Cultura Japonesa Acontece de 03 à 05 de junho na Praça de Eventos

Ubatuba - A partir das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, ocorridas em 2008, por sugestão do Prefeito Eduardo César criou-se o Festival da Cultura Japonesa que chega à sua terceira edição, com apoio da Prefeitura e da Fundart. A promoção é da ANIBRA (Associação Nipo Brasileira), que garante o trinômio, organização, cultura e beleza, premiando Ubatuba com mais este belo evento, que reúne gastronomia típica além de feira e manifestações culturais nipo-brasileiras de qualidade.
“Lira do Amanhã” Músicos infanto-juvenis Desenvolvem estudo de música e Apresentam-se no município
Os músicos infanto-juvenis (09 à 16 anos) seguem seus estudos de música na Fundart, com professores da Banda “PE. Anchieta”. São eles que substituem os músicos que por alguma razão, têm que deixar a corporação Lira “Pe. Anchieta”, e constituem o grupo Lira do Amanhã.
Fundart Convida
A Fundart convida pessoas entre 09 e 16 anos de idade para participar do grupo Lira do Amanhã. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001.
Ballet da Fundart Premiado em Taubaté no IX Vale Arte Festival
A Oficina de Dança (Ballet) conquistou para Ubatuba mais cinco prêmios, desta feita no recente IX VALE ARTE FESTIVAL DE DANÇA de Taubaté, realizado neste mês de maio. Foram cinco coreografias premiadas com quatro segundos lugares e um terceiro. Sessenta bailarinos participaram do importante certame.
Nesta semana a professora Alessandra Penha acompanha suas alunas no XIII LITORAL DANCE FESTIVAL em São Sebastião. São 65 bailarinos de Ubatuba concorrendo com várias coreografias. Neste semestre de 2010 o Ballet da Fundart participa de quatro festivais: São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e São Sebastião. Importante ressaltar o apoio decisivo da Prefeitura Municipal.
“Coro da Lira” Intensifica suas atividades e Convida para participação
O Coro da Lira deu início a um processo de intensificação de suas atividades. No último sábado apresentou-se com sucesso na Paróquia da Imaculada Conceição, no Perequê-Açu, com importante repertório. Agora o Coro da Lira está contando com a participação da pianista Shenyr Queiroz da Silva, professora da Oficina de Piano da Fundart. O maestro Amarildo da Hora, convida as pessoas que gostam de cantar, a participarem do Coro da Lira, cujas apresentações neste 2010 estão sendo intensificadas. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001, na Fundart.
Oficinas Culturais Fundart Violão – Teatro – Aquarela – Pintura em Tela, Há vagas nesses cursos
Os interessados para os cursos de violão, teatro, aquarela e pintura em tela, devem procurar a Fundart para fazer suas inscrições. Informações pelos telefones: 3833-7000/7001.
Artes Plásticas: Exposição Acervo Artístico Prefeitura/Fundart Termina dia 28/05
A Exposição Acervo Artístico Prefeitura Fundart, que está no Salão do Sobradão do Porto tem encerramento nesse dia 28/ sexta-feira. A mostra que apresenta obras premiadas nos últimos sete salões nacionais de belas artes de Ubatuba, vem alcançando número significativo de visitantes, quando mais de trezentas pessoas assinaram o livro de presença.
A próxima exposição será aberta, no mesmo local, no próximo dia 07 de junho. Será alusiva à 87ª Festa de S. Pedro Pescador.
Comunicado sobre mudança de data Da Oficina­­ ASSAOC
Informamos que, por questões administrativas, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, marcada para ocorrer nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de Maio, sob coordenação da Arte-Educadora Luciana Thomaz da Silva Machado, teve suas datas alteradas.
A atividade ocorrerá nos dias, 08, 09, 10, 11 e 12 de Junho; ressaltamos que os dias de semana são os mesmos das datas anteriormente marcadas (Terça-Feira à Sábado), e que o horário da atividade no Sábado será das 9h às 13h, enquanto que, durante a semana, a mesma acontecerá das 17h às 21h.
Acesse e pesquise a Cultura Caiçara – Projeto Acervo Memória Caiçara – Profª Drª Kilza Setti (Instalado na Fundart)
www.memoriacaicara.com.br

À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001
-Livro “Tradições Culturais do Quilombo da Fazenda” R$ 20,00
-CD duplo e DVD “Dias de Caiçara” R$ 43,00 e R$ 46,00, respectivamente
-CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
-DVD “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 .
-CD “Canto Caiçara”
-Todos com apoio cultural Fundart
(Fonte: Fundart)


 

Poesia Topo

Anuncie

Arte em ensaio

Quantos ensaios são necessários
para a bailarina bailar,
para a garça voar,
para o boto saltar
com graça e elegância
da vida para a arte
(tombos à parte)?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor