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Quarta-Feira, 9 de Maio de 2010 - Nº 2267 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Campanha do Agasalho – um inverno mais quente em Caraguá
Carreatas percorrem a cidade de norte a sul para recolher doações
Caraguá: Um futuro promissor
Horário da prefeitura muda durante a Copa
Prazo para entrega do slogan e mascote da dengue encerra nesta sexta-feira

Ilhabela
Namorados terão fim de semana especial em Ilhabela
Shows musicais, sorteio de brindes e pacotes exclusivos nos hotéis para os casais que pretendem passar o fim de semana na cidade
Projeto De Madeira Brinquedos realiza bazar nesta quinta-feira

São Sebastião
Amilton solicita reposição do esticador da lona térmica da piscina do CAE do Pontal
Associação Ecológica Ambiental Praia Brava é declarada de utilidade pública
Câmara acata o veto ao projeto que prevê medidas de limpeza e controle dos sistemas de climatimatização
Solange solicita colocação de tubulação nas ruas do bairro Maresias
Vereadores aprovam projeto que determina critérios para aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes
Ciama apresentará seus trabalhos no Encontro Nacional de Aleitamento Materno
Hospital: funcionários da Sollus serão recontratados através da Irmandade da Santa Casa
Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Areião, em Cambury
Projeto da Guarda Mirim de São Sebastião é apresentado ao Rotary Club
Projetos Garoçá e Cidadão Criança preparam comemorações juninas
São Sebastião dá início à 1ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação
Skatistas promovem campeonato beneficente em São Sebastião

Ubatuba
Alerta ACIU
Receita libera consultas ao 1º lote do IR 2010
Serão pagos R$ 1,72 bilhão em restituições a 1,47 milhão de contribuintes. Como em anos anteriores, maior parte dos valores vai para idosos
Obrigatoriedade da cadeirinha em carros de passeio começará a valer em 1º de setembro
Os modelos dos assentos podem variar entre R$ 80 e mais de R$ 1.000
Prefeitura de Ubatuba realiza operação tapa-buracos em ruas do centro da cidade
Ruas do bairro Perequê-Açu também estão recebendo a operação tapa-buracos

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Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Campanha do Agasalho – um inverno mais quente em Caraguá
Carreatas percorrem a cidade de norte a sul para recolher doações


Caraguatatuba - Para otimizar as arrecadações da Campanha do Agasalho, o Fundo Social de Solidariedade de Caraguá, em parceria com a Sabesp, realiza duas grandes carreatas. A primeira dia12 (sábado) percorre bairros da região sul da cidade. No dia 19, o destino serão os bairros da região norte. O ponto de partida é a Praça de Eventos, no Centro, às 8h.
No dia 12 a carreata percorrerá os seguintes bairros: Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Rio do Ouro, Ponte Seca e Centro. No dia 19, o percurso da carreata ainda será definido.
Para contribuir com a arrecadação, o Fundo Social distribuirá caixas de papelão em escolas e no comércio da cidade, nas quais a população poderá depositar cobertores e roupas de frio.
De acordo com a presidente do Fundo, Eloiza Antunes, este ano a carreata foi dividida em dois dias para organizar melhor a distribuição. Ela pede para que as pessoas doem peças em condições de uso. “Nosso objetivo não é conquistar quantidade com doações em mau estado de uso, mas sim, cobertores e agasalhos limpos que os próprios doadores ainda poderiam utilizar”, disse Eloiza.
São parceiros na campanha: Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp); Fundo Social de Solidariedade de Caraguá; Sabesp; Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Serviços Públicos e Defesa Civil
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá: Um futuro promissor


Caraguatatuba - Melhorar o transporte, a segurança e oferecer acessibilidade total. As metas se transformaram em conquistas que integram o conjunto de obras concluídas do governo Municipal de Caraguá. A primeira grande obra é a revitalização da Avenida Arthur Costa Filho, na Praia do Centro.
Agora a avenida conta com novo pavimento, drenagem, novas luminárias, semáforos especiais e as lombofaixas, que facilitam a acessibilidade dos deficientes. Mas as obras não param no centro. Desde abril mais de 45 ruas e avenidas dos bairros Massaguaçu, Porto Novo, Jetuba e Morro do Chocolate, já receberam os serviços de troca de solo e preparação de caixa de pavimento (perenização).
Todo o material utilizado na perenização é cedido pela Petrobras. Isso só foi possível devido à uma gestão do governo Municipal com a empresa, que está perfurando o subsolo para passagem do gasoduto até Taubaté. Para a moradora do Jetuba, Vitória Eugênia, com esse serviço, o bairro e os imóveis serão valorizados. “Nós vamos fazer um trabalho de conscientização com os moradores, para que melhorem a fachada de suas residências”, afirmou Vitória.
Os serviços de perenização do Jardim Parnaso já estão terminando nas seguintes ruas: Um, Dois, Três, Quatro, Cinco, Seis, Sete, Oito, Nove e Dez. E outros 15 bairros, como Aruan, Britânia, Palmeiras, Barranco Alto, Pontal Santa Marina, Golfinho, Gaivotas, Poiares, Tinga, Morro do Algodão, Jaqueira, Cidade Jardim, Canta Galo, Alto do Jetuba e Tabatinga, com mais de 300 ruas, também serão beneficiados e devem estar concluídos em 15 meses.
No total serão mais de 125 mil metros de extensão, 161.466,40 m3 de aplicação de caixa de pavimento em uma área de 810.389,77 m2, em mais de 350 ruas de 20 bairros.
Para o prefeito Antonio Carlos da Silva, no ano de 2009, vários bairros de Caraguá tiveram as suas obras de pavimentação e repavimentação terminadas. “Onde tinha asfalto e estava esburacado foi recapeado, incluindo a Avenida da Praia. Com todos esses serviços, estamos melhorando a infraestrutura do município”, afirmou
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Horário da prefeitura muda durante a Copa


Caraguatatuba - Nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o horário do expediente na prefeitura de Caraguá terá alterações. O decreto que estabelece as mudanças foi assinado pelo prefeito em exercício, Antonio Carlos da Silva Junior.
O expediente será das 7h30 às 10h30 nos dias em que os jogos forem às 11h. E das 8h às 14h quando os jogos forem às 15h30. O horário diferenciado não se aplica aos serviços públicos considerados essenciais como, por exemplo, o atendimento das ambulâncias.
Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, conforme determinação de cada secretaria
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Prazo para entrega do slogan e mascote da dengue encerra nesta sexta-feira


Caraguatatuba - Os alunos das escolas municipais de Caraguá estão confeccionando slogan e mascote que deverão ilustrar o programa de controle dos criadouros da dengue. As escolas têm até sexta-feira (11) para entregarem na secretaria de Educação a frase e o desenho. No dia 14, às 16h será escolhido o vencedor.
A proposta foi apresentada aos professores da rede pública na última segunda-feira (7). E no dia seguinte, alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental já começaram a confecção dos trabalhos.
O concurso faz parte do programa de controle dos criadouros da dengue da secretaria de Saúde. O objetivo é diminuir a propagação do mosquito transmissor pela conscientização de familiares e alunos
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Namorados terão fim de semana especial em Ilhabela
Shows musicais, sorteio de brindes e pacotes exclusivos nos hotéis para os casais que pretendem passar o fim de semana na cidade


Ilhabela - Ilhabela preparou uma programação romântica para o próximo fim de semana, em homenagem ao Dia dos Namorados, no sábado. A partir da noite de sexta-feira, a Praça Coronel Julião, na Vila, estará decorada especialmente para a data, com vendedores de flores e maçã do amor.
Na sexta-feira (11) haverá um show do Trio Luar (banda de forró local), e no sábado (12), a banda Rock Memory apresenta um repertório dedicado à ocasião. Os dois shows acontecem a partir das 21h.
Hotéis e restaurantes cadastrados vão oferecer aos namorados uma minigarrafa do espumante Salton Prosecco Night. Sexta e sábado serão sorteados jantares românticos em restaurantes de Ilhabela, além de brindes de cama, mesa e banho da grife Luna Bianca.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Projeto De Madeira Brinquedos realiza bazar nesta quinta-feira


Ilhabela - O projeto De Madeira Brinquedos, do Instituto Veritas de Ilhabela, promove nesta quinta-feira (10/6) das 17h às 21h, seu tradicional bazar com exposição e venda de brinquedos pedagógicos de madeira feito por adolescentes do município.
A Prefeitura mantém parceria com o De Madeira por meio da Secretaria de Assistência Social. Os jovens assistidos pelo projeto Ação Jovem, mantido pela Secretaria, são iniciados à arte da marcenaria e também farão exposição dos produtos. “É uma ótima oportunidade de conhecer e valorizar nossos adolescentes empreendedores”, ressalta Astrid Schwalm, coordenadora do De Madeira Brinquedos.
O projeto fica localizado à Av. Princesa Isabel, nº 1370, no Perequê, em frente a agência do Banco Nossa Caixa. Mais informações pelo telefone (12) 3896.3882
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Amilton solicita reposição do esticador da lona térmica da piscina do CAE do Pontal

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB) solicitou ao Poder Executivo, na última sessão de Câmara, a reposição do esticador da lona térmica da piscina do CAE – Centro de Apoio Esportivo, Bairro Pontal da Cruz.
“Em visita de rotina à Unidade observei que a lona em questão está enrolada no canto da piscina, e que, segundo informações colhidas de usuários, ali se encontra desde a sua aquisição, em virtude da falta de um equipamento denominado esticador”, explica.
O vereador explica que a não utilização da lona implica na manutenção do aquecimento da piscina, que segundo os alunos em determinados dias a água se apresenta muito fria, prejudicando os treinos.
Além disso, segundo Pacheco, a falta de lona faz com que os motores do sistema funcionem por longas horas. “Isso poderia ser evitado com a correta cobertura, reduzindo assim o consumo de energia e o consequente desgaste do equipamento”, explica.
O parlamentar também afirma que, por não ser coberta, a piscina está sendo utilizada fora dos horários de treinos e que recentemente foi identificado um criadouro de mosquitos da dengue em parte da lona onde havia água parada.
Infraestrutura – O parlamentar Amilton Pacheco também solicitou ao Poder Executivo o complemento de calçamento da Rua Sebastiana Leite Bueno, no bairro de Barequeçaba.
Outra solicitação feita foi à substituição em caráter de urgência de quatro postes de madeira, por equipamentos de concreto, no bairro Juquehy, na costa sul.
“A medida visa oferecer segurança aos transeuntes, veículos, imóveis e, em especial, aos moradores, visto que os postes jamais receberam tratamento desde que foram instalados há vários anos na localidade”, explica o vereador.
Para reforçar o pedido, Amilton lembra do fato ocorrido no mês de março, deste ano, no bairro de Boracéia, onde um munícipe de 23 anos morreu eletrocutado após ter recebido uma descarga elétrica proveniente de transformador existente em um poste de madeira, que caiu no meio da alameda Rio Grande da Serra por estar totalmente podre.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Associação Ecológica Ambiental Praia Brava é declarada de utilidade pública


São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 8, o Projeto de Lei 51/10, de autoria do vereador Marcos Jorge (PV), que declara a Ambrava (Associação Ecológica Ambiental Praia Brava), com sede no bairro de Boiçucanga, de utilidade pública.
De acordo com o autor do projeto, a Ambrava foi fundada no dia 25 de abril de 2008, com o objetivo de reunir os moradores da comunidade e atuar na questão social junto com o Poder Público em questões básicas como: saúde, educação, segurança, saneamento básico, entre outros.
“A associação também atua para fomentar na sociedade civil o interesse na preservação do local “Praia Brava”. Fornecer o desenvolvimento sustentável dos moradores da estrada da Praia Brava, integrando as atividades hoteleiras e de entretenimento existente no local que jamais foram divulgadas”, explica o vereador.
A Ambrava já promoveu diversos eventos, entre eles: “1ª Festa Junina da Estrada da Praia Brava”; limpeza da Praia Brava com a comunidade, mostrando a importância do corredor biológico existente “Operação Brava Limpa”; além de buscar junto ao Poder Público Federal “Ministra do Turismo, na época Marta Suplicy; para viabilizar verbas para a comunidade da estrada da Praia Brava
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Câmara acata o veto ao projeto que prevê medidas de limpeza e controle dos sistemas de climatimatização

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião acataram na sessão de ontem, dia 8, o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei 156/09, de autoria do vereador Amilton Pacheco (PSB), que dispõe sobre a as medidas de limpeza, manutenção, operação e controle de todos os componentes dos sistemas de climatização no município.
O projeto foi vetado, de acordo com o prefeito, por ser inconstitucional, “visto que não é possível a fixação de penas em medida fiscal extinta”.
O autor do projeto, vereador Amilton Pacheco, afirmou que vai alterar o projeto e que pretende reapresenta-lo. “Não adianta derrubar o veto, pois não existe mais UFIR”, explicou.
Se o projeto fosse sancionado, todos os prédios que dispõem de ambientes climatizados, com sistema de ar condicionado, ficariam obrigados, por seus responsáveis, a apresentar laudos anuais que comprovassem a execução de procedimentos de limpeza e manutenção, garantindo a boa qualidade do ar.
Os laudos deveriam ser fornecidos por empresas aptas a prestar serviços de limpeza e manutenção, com informações sobre período de validade e ser afixado em local de fácil acesso e visibilidade, para efeito de fiscalização e conhecimento do público.
As empresas pertinentes ao ramo que executem os serviços de limpeza e manutenção de sistemas climatizadores de ar, para fins de responsabilidade técnica, seriam obrigadas a ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) com técnico responsável registrado na respectiva entidade.
Já os procedimentos de higienização e limpeza realizados pelas empresas deveriam ser realizados com produtos registrados e aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A desobediência a essa norma, caso fosse aprovada, poderia variar de multas, calculadas em UFIRs e até a interdição do local
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Solange solicita colocação de tubulação nas ruas do bairro Maresias


São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), solicitou na sessão de ontem, dia 8, por meio de requerimento, a colocação de tubulações nas ruas do Forno, Nova Iguaçu, Cordovil Moreira, Porto Seguro, Da Cesp, Benedito Braz Moreira, Benedito Braz Fidelis, Dos Mergulhões, Guanabara, Zelinda Benedita de Jesus, Colombo e Al. das Tartarugas, localizadas no bairro de Maresias, na costa sul da cidade.
A vereadora pergunta se a prefeitura esta ciente desta necessidade reivindicada pela população e se existe um cronograma já em andamento sobre estas solicitações
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Vereadores aprovam projeto que determina critérios para aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 8, o Projeto de Lei 50/10, de autoria do vereador Ernane Primazzi (PSC), que dispõe sobre critérios para aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes está sendo analisado pela Câmara.
Se o projeto for sancionado pelo prefeito, passará a ser obrigatório nos trabalhos relacionados ao atendimento médico a aferição de pressão arterial em crianças e adolescentes do município.
Consta que crianças obesas, adolescentes em uso de contraceptivos ou tabagistas, diabéticos e pacientes de pais hipertensos deverão ter uma atenção especial.
A matéria apresenta a tabela que a ser usada para verificar os níveis de pressão arterial em crianças e adolescentes, da mesma forma que descreve alguns critérios que deverão ser obedecidos durante o procedimento.
Entre eles, cita que o profissional de saúde deve dar preferência no braço direito, com a criança sentada, em repouso de 3 a 5 minutos e com o braço apoiado no mesmo nível do precórdio, entre outros.
Além disso, as clínicas particulares de São Sebastião também deverão aderir o que consta na lei.
“O projeto tem por finalidade oferecer um instrumento facilitador do acompanhamento a saúde das crianças e adolescentes do município. Esta conduta é extremamente importante e deve ser assumida por todos os médicos em sua rotina clínica, devido a sua importância no diagnóstico de doenças. A ausência dessa rotina pode causar confusão no quadro clínico desses pacientes e no tratamento médico”, explica o autor do projeto.
De acordo com Ernaninho, a hipertensão arterial sistêmica é uma doença que se mantém silenciosa, sem manifestação de qualquer sinal ou sintoma, antes de provocar sérios danos a órgãos nobres como coração, rins e cérebro, é a maior causa de morbidades e mortalidade em vários países, sua prevalência na infância e adolescência varia de 0,8 a 9%, com média de 5%.
“Nas crianças menores de 10 anos, ela é secundária em 90% dos casos, sendo na maioria por patologias renais. Crianças maiores e adolescentes podem apresentar hipertensão arterial essencial, especialmente naqueles com história familiar de hipertensão, raça negra e obesidade. A medida da pressão arterial em crianças e a utilização de tabelas específicas para idade e sexo ainda não faz parte da consulta pediátrica de rotina, levando o atraso no diagnóstico e aumentando as chances de danos aos órgãos alvo”, afirma o vereador
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Ciama apresentará seus trabalhos no Encontro Nacional de Aleitamento Materno


São Sebastião - Os trabalhos desenvolvidos pelo Ciama (Centro de Aleitamento Materno) de São Sebastião, foram aprovados entre 200 para serem apresentados no 11º Enam (Encontro Nacional de Aleitamento Materno), e 1º Enacs (Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável), durante esta semana na Baixada Santista.
O evento, cujo objetivo principal é propiciar o debate amplo sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar apropriada e contribuir para o fortalecimento das redes sociais de apoio, acontecerá até o próximo dia sábado 12, em Santos.
De acordo com a Carla Bruço, coordenadora do Ciama, como parte da programação os organizadores esperam bater o recorde de mães amamentando e com o intuito de colaborar com a proposta, um ônibus com 40 mães sebastianenses seguirá na manhã desta quarta-feira 9, para o Emissário Submarino na praia José Menino. A partida está prevista para às 8h, defronte ao Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade.
Segundo informações, a Rede Social de Amamentação de Santos, que abrange todos os municípios da Costa da Mata Atântica, co-realizadora do encontro, a intenção de concentrar mil mães e seus bebês à beira-mar é um grande desafio a ser enfrentado. Porém, com um relevante propósito, ou seja, mostrar a importância do aleitamento materno.
Sobre os trabalhos do Ciama, Carla explicou que entre os aprovados estão a dança materna e os pôsteres sobre Shantagua, Baby Yoga, Curso para Casais (Noturno), e o Fuxico. Em relação à dança, a coordenadora mencionou que fará a apresentação oral da atividade na tarde de quinta-feira 10. “Já na manhã do encerramento, demonstraremos, na prática, como ela acontece. Será um grande momento para todas nós”, comentou
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Hospital: funcionários da Sollus serão recontratados através da Irmandade da Santa Casa


São Sebastião - Os funcionários admitidos pelo Instituto Sollus e que exercem diversas funções no Hospital de Clínicas de São Sebastião passarão a ter vínculo empregatício com a Irmandade da Santa Casa. A decisão foi tomada após reunião entre membros da comissão de intervenção do hospital e a mesa diretora da Irmandade, e comunicada aos servidores em três ocasiões, a ultima delas em encontro realizado na manhã desta terça-feira (08/06). Como havia prometido o prefeito Ernane Primazzi, nenhum funcionário perderá o emprego e os que eventualmente desejarem não mais atuar no hospital terão seus direitos trabalhistas garantidos.
A medida que resultará na sucessão do Instituto Sollus pela Irmandade, através do processo de intervenção no hospital, está sendo acompanhada pelo auditor do Ministério do Trabalho, Claudio Tarifa e também por diretores do Sintrasaúde, o sindicato que representa os trabalhadores.
Quando o município decidiu romper consensualmente a parceria que tinha com o Sollus na administração do hospital, o prefeito Ernane chegou a cogitar a possibilidade de os funcionários em questão serem recontratados pela prefeitura através da Lei Municipal 1.027/97, que permite contratações emergenciais na área de saúde. Contudo, o impacto na folha de pagamento do município, que poderia implicar em problemas com a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda diferenças salariais já existentes entre servidores públicos e contratados pelas Sollus, entre outros motivos, impediram a adoção desta medida,
“A saída encontrada em consenso com a mesa diretoria foi a contratação através da Irmandade. Se o funcionário quiser sair do hospital receberá todos os seus direitos. Já os que quiserem permanecer no trabalho precisam fazer uma manifestação nesse sentido no Departamento de Recursos Humanos do hospital. Vamos também, nesse processo, acertar o problema de férias não gozadas por alguns funcionários, em função das sucessivas administrações diferentes do hospital”, informaram Marcio Tenório e Gustavo Barboni Freitas, respectivamente interventor e presidente da Comissão de Técnica de Transição da Gestão do Hospital, Pronto Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga.
A transição da gestão do hospital do Sollus para a comissão montada pela prefeitura será concluída no próximo sábado. Segundo os integrantes da comissão todo o processo está transcorrendo “de forma tranqüila”.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Areião, em Cambury


São Sebastião - Nesta terça-feira, dia 8, a Prefeitura de São Sebastião iniciou um mutirão de limpeza na área conhecida como Areião, situada em Cambury, na Costa Sul do município.
O objetivo da iniciativa é fazer uma “faxina” geral para melhorar as condições do local para que a manutenção seja feita periodicamente.
Ao todo, a ação mobiliza aproximadamente 60 pessoas entre servidores municipais da Regional de Boiçucanga, divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), e a Ecopav Soluções Urbanas. O mutirão envolve, ainda, quatro máquinas (uma patrol, uma pá-carregadeira e duas retroescavadeiras) e seis caminhões (três basculantes, um de carroceria, um pipa e um de bomba a vácuo).
Dentre os serviços executados pela Prefeitura está o desassoreamento de valas, roçada, capina, desentupimento de tubulações, sucção da água das ruas para a aplicação de material como bica-corrida, nivelamento de ruas, poda de árvores, entre outras atividades.
Na Rua Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, com cerca de 500 metros, a equipe desentupiu a tubulação existente no local. O equipamento estava completamente tomado por vários objetos, além de muita areia e lama, o que prejudicava a vazão da água e causava mau cheiro. Conforme informações da comunidade, na época de fortes chuvas, a água chega a um metro de altura na via pública.
Segundo uma moradora, nenhum tipo de serviço era feito no local há mais de 4 anos. A realização do mutirão é benéfica porque minimiza algumas situações que afligem os moradores, como a eliminação do forte odor em decorrência da água parada, além de melhorar a condição das ruas e o aspecto do lugar.
O mutirão é desenvolvido com o apoio da comunidade, que repassa os problemas vivenciados aos representantes da Prefeitura, e deve ser concluído entre quarta ou quinta-feira.
Recentemente, a Administração Municipal efetuou uma grande ação no bairro de Maresias, na região sul da cidade, onde várias ruas foram beneficiadas. Outras iniciativas também foram realizadas pela Seadre nas áreas Norte e Central.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Projeto da Guarda Mirim de São Sebastião é apresentado ao Rotary Club


São Sebastião - O projeto de criação de uma Guarda Mirim para São Sebastião, idealizado pela Prefeitura de São Sebastião através da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), foi apresentado na noite desta segunda-feira, dia 07, aos membros do Rotary Club da cidade. O evento foi realizado no Hotel Porto Grande, região central do município.
O comandante da Guarda Mirim de São Sebastião, André Luiz Coutinho, tomou a palavra e apresentou alguns pontos favoráveis à criação da Guarda Mirim, como o treinamento, a disciplina e o acompanhamento aos jovens, com objetivo de lhes proporcionar a adequada formação humana, proteção e aprendizagem profissional, além de prepará-los para o exercício da cidadania.
A Lei nº 2002/09, que dispõe sobre o projeto, já tramita na Câmara Municipal, seguindo a tendência de outras importantes cidades que já adotaram a Guarda Mirim.
Segundo o presidente do Rotary Club de São Sebastião, Elias Cecílio Neto, o apoio ao projeto será votado na próxima assembleia da organização.
Após explanar aos rotarianos, o comandante Coutinho afirma que também irá conversar com membros da Associação Comercial de São Sebastião e Lions Clube, a fim de conseguir parcerias para o projeto
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Projetos Garoçá e Cidadão Criança preparam comemorações juninas


São Sebastião - A próxima sexta-feira, dia 11, promete animar a garotada dos projetos Garoçá e Cidadão Criança, ambos desenvolvidos pela Prefeitura de São Sebastião através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, a Setradh.
As duas entidades prepararam suas festas juninas com muitas atrações. No Garoçá, localizado na Enseada, costa Norte do município, as comemorações começam cedo na sede do projeto. Das 9h às 12h, quem estiver presente vai poder prestigiar a quadrilha, a fogueira e também degustar os comes e bebes.
Os funcionários também organizaram um show de calouros em parceria com a unidade de saúde do bairro. Médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde se unirão aos alunos para passarem uma manhã bastante divertida.
Já na parte da noite, é a vez do Projeto Cidadão Criança, localizado no bairro de São Francisco, comemorar o mês junino com o tema “Rumo ao Hexa”, regado a muita pipoca, refrigerante, pastéis e quitutes típicos. Haverá, ainda, as quadrilhas, uma apresentação de dança dos pequenos e um encerramento alusivo à Copa do Mundo de futebol. O evento acontece às 19h na quadra esportiva do bairro de São Francisco, na região central
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


São Sebastião dá início à 1ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião se prepara para imunizar no próximo sábado, dia 12, crianças menores de 5 anos e recém-nascidos contra a paralisia infantil.
A ação faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e acontece em 35 postos de saúde por todo o município, em horários variados.
De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, a Sesau, os pais devem levar seus filhos para serem vacinados mesmo que a criança já tenha tomado diversas doses da gotinha. Também é importante a apresentação da caderneta de vacinação
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Skatistas promovem campeonato beneficente em São Sebastião


São Sebastião - Um campeonato diferente movimentará a Rua da Praia, em São Sebastião, no próximo domingo 13.
Trata-se do 3° Dia Beneficente da Associação Sebastianense de Skate que visa angariar alimentos não perecíveis para o Lar Vicentino, instalado no Portal da Olaria, também na região
Como parte do regulamento, os interessados deverão levar um quilo de alimento que servirá como taxa de inscrição para participar das disputas que darão direito a vários prêmios, entre eles roupas e peças de skate.
O evento ainda contará com a participação de duas bandas, a Morbid Hope, de música alternativa e a banda Dunk, de hardcore
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 8º Edição do Jornal Maranduba News

Alerta ACIU

Ubatuba - Alguns de nossos associados tem recebido telefonemas de “empresas” informando que a pessoa teria títulos que seriam protestados.
Prezados associados, podem ter certeza de que esse procedimento é GOLPE! Pois nenhum cartório fornece informações, faz cobranças ou negocia pagamentos via telefone.
Um título somente é protestado na praça de pagamento (município do devedor), portanto, um título de uma empresa de Ubatuba somente será protestado no Cartório de Ubatuba.
Em hipótese alguma faça pagamentos sem que o cobrador lhe apresente o título que está sendo cobrado (uma duplicata, um contrato ou qualquer outro instrumento) e que este seja do conhecimento da vossa empresa.
INFELIZMENTE ESTÁ FICANDO COMUM GOLPES DESTE TIPO, DEVEMOS FICAR ATENTOS PARA NÃO PAGARMOS O QUE NÃO DEVEMOS
(Fonte: ACIU)


Receita libera consultas ao 1º lote do IR 2010

Serão pagos R$ 1,72 bilhão em restituições a 1,47 milhão de contribuintes. Como em anos anteriores, maior parte dos valores vai para idosos


Ubatuba - A Secretaria da Receita Federal liberou nesta terça-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010, ano-base 2009.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o telefone 146. Os valores poderão ser sacados a partir de 15 de junho.
Neste lote, constam 1,47 milhão de contribuintes, que receberão R$ 1,72 bilhão em restituições. Os valores já virão corrigidos em 1,75%, correspondente à variação da taxa básica de juros.
A exemplo de anos anteriores, a maior parte das restituições do primeiro lote do IR de 2010 será paga a idosos com mais de 60 anos. Segundo a Receita, 1,22 milhão contribuintes idosos foram priorizados conforme a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 1,36 bilhão em restituições.
Pagamento das restituições

As restituições são pagas entre junho e dezembro de cada ano, em sete lotes mensais, com base na ordem de entrega das declarações que não apresentarem erros ou omissões. A data de entrega do IR, neste ano, foi do início de março até o fim de abril. Cerca de 24,6 milhões de pessoas apresentaram o documento em 2010.
A Receita informou no mês passado que quase todas as declarações de 2010 já haviam sido processadas. Deste modo, os contribuintes já têm a possibilidade de fazer consultas, por meio da página do órgão na internet (no extrato do IR), para saber se foi encontrada alguma pendência pelo Fisco. O obj etivo é evitar a malha-fina.
Pendências
Se houver pendências, o Fisco já as informa ao contribuinte, que pode se autorregularizar e evitar a malha-fina. Isso pode ser feito por meio da declaração retificadora do Imposto de Renda. A Receita informou, no início de março, quando começou a temporada do IR deste ano, que aposta nesta ferramenta da autorregularização, pela internet, para que muitos contribuintes saiam da malha-fina do Leão . Em 2009, segundo dados da Receita, 630 mil contribuintes saíram da malha-fina com a autorregularização.
Lotes residuais de 2009 e de 2008
Além do IR 2010, a Receita também informou que contribuintes que caíram na malha-fina do Fisco em 2009 e, em 2008, também poderão fazer as consultas, a partir das 9h desta terça-feira, aos chamados lotes residuais.
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 28,89 mil contribuintes, informou a Receita, totalizando um montante de R$ 49,5 milhões, valores já corrigidos em 10,21%.
Com relação ao lote residual do exercício de 2008, serão creditadas restituições para um total de 10,47 mil contribuintes, totalizando um montante de R$ 22,1 milhões. O montante já tem a correção de 22,28%.
(Fonte: ACIU)


Obrigatoriedade da cadeirinha em carros de passeio começará a valer em 1º de setembro

Os modelos dos assentos podem variar entre R$ 80 e mais de R$ 1.000

Ubatuba - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu nesta terça-feira (8) que o novo prazo para a obrigatoriedade do uso de assentos infantis especiais para crianças com até 7 anos e meio de idade será no próximo dia 1º de setembro.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) resolveu definir um novo prazo após a constatação da falta do produto no mercado. Anteriormente, a medida estava marcada para entrar em vigor nesta quarta-feira (9).
“Está havendo sim uma dificuldade dos pais para encontrar as cadeirinhas, mas isso ainda não pode ser considerado um desabastecimento, mas, sim, uma falta pontual do produto”, afirma Élio Santini, membro da Associação Brasileira de Produtos Infantis (Abrapur).
Ele afirma ainda que a falta de uma forte campanha por parte do Denatran para conscientizar as pessoas do uso dos assentos especiais é a culpada pela ausência do produto no mercado. “Precisávamos de uma campanha desde que a resolução foi aprovada, em 2008. O problema é que as pessoas começaram a falar da medida somente agora e, por isso, houve este pico exagerado na procura”.
A importadora Divicar, do Rio Grande do Sul, por exemplo, já não tem cadeirinhas em estoque. "Já fizemos uma programação com o nosso fornecedor e entre 30 e 45 dias acredito que já voltaremos a poder distribuir o produto”, disse Marcelo Paiz, supervisor de vendas da empresa.
Detalhes
A resolução do Contran, aprovada em 2008, prevê multa gravíssima de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que o assento seja colocado.
De acordo com a nova medida, os recém-nascidos com até um ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Já entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster -- assento elevatório.
Com relação às crianças entre sete anos e meio e dez anos de idade, o correto é viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança.
Segundo especialistas, a nova regra busca corrigir uma deficiência da legislação em vigor, que obriga a utilização do cinto de segurança inclusive no banco traseiro, mas não especifica nem exige que haja um equipamento adequado para as crianças.
De acordo com relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no ano passado, a utilização correta da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte de um bebê em acidente.
Há, porém, obstáculos e deficiências que colocam em xeque o sucesso da medida. Segundo a entidade, dos 178 países avaliados, embora a norma existisse em mais de 90% dos ricos e 20% dos pobres, em apenas 14% a lei era eficiente.
Valores
Os modelos dos assentos podem variar entre R$ 80 e mais de R$ 1.000, valores considerados altos para a população de baixa renda. No entanto, na opinião do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o valor não é um empecilho para o cumprimento da lei.
"Se um cidadão tem um filho e teve recursos para comprar um carro, não é possível, é inadmissível que ele não tenha recursos para comprar essa cadeirinha. Seria imperdoável que algum pai ou mãe pudesse dar esse argumento", justificou Kassab no mês passado.
Certificação do Inmetro
Existem atualmente 97 modelos de cadeirinha, assento de elevação ou bebê conforto, entre importados e nacionais, com o selo do Inmetro.
Segundo o órgão, antes de comprar o acessório, os pais devem levar em consideração o peso e a altura da criança. Há dispositivos de retenção que podem ser usados por crianças de até 10 anos aproximadamente.
A obrigatoriedade da certificação para os fabricantes começou a vigorar em maio de 2008 em todo o país. Segundo o Inmetro, aumentar a segurança das crianças nos carros foi o principal motivo para que a certificação se tornasse compulsória.
“Observamos que apenas os adultos tinham cintos de segurança e avaliamos que as crianças também deveriam contar com um artigo adicional, por isso optamos por tornar a certificação obrigatória nos dispositivos de retenção”, resume Alfredo Lobo, diretor da qualidade do Inmetro.
Porém, segundo o Inmetro, ainda que os dispositivos tenham sido avaliados e tenham apresentado desempenho satisfatório, a instalação adequada é fundamental para diminuir as consequências de choques dos veículos.
Transporte escolar

O Ministério Público Federal instaurou inquérito para apurar o motivo de exclusão de transportes coletivos --como ônibus e vans escolares-- da lei que obriga o transporte de crianças, nos bancos traseiros de carros, em cadeirinhas adequadas de acordo com a idade.
Segundo o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, “essas exceções foram editadas sem qualquer razão lógica ou jurídica, e coloca em risco a vida das crianças passageiras desses veículos excluídos da obrigatoriedade do uso da cadeirinha de segurança”.
Segundo o Denatran, já existe um projeto para estender a obrigatoriedade também ao transporte escolar, porém isso deve acontecer somente quando forem regulamentadas as resoluções sobre o transporte escolar em geral, que estão sendo discutidas em uma das câmaras temáticas do Contran.
"A regulamentação pode ocorrer a qualquer momento, quando terminarem os estudos. Mas não há um prazo. Depois disso, os perueiros também terão um tempo para adaptar os veículos, assim como ocorreu com a população em geral, no caso das cadeirinhas, cuja mudança foi aprovada há dois anos", explica Alfredo Peres da Silva.
(Fonte: ACIU)


Prefeitura de Ubatuba realiza operação tapa-buracos em ruas do centro da cidade

Ruas do bairro Perequê-Açu também estão recebendo a operação tapa-buracos


Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando trabalhos de operação tapa-buracos em diversas ruas do centro da cidade. O objetivo é fazer com que algumas das principais vias de circulação, tanto de carros, como de motocicletas, bicicletas e pedestres, estejam em boas condições de tráfego.
“Sabemos da enorme necessidade que o município possui no que diz respeito à melhoria das condições das vias públicas e estamos procurando atender as principais reivindicações, levando, principalmente através do Programa Ação Conjunta, a operação tapa-buracos para diversos bairros. Agora, melhorando as ruas do centro estamos atendendo a toda a população de Ubatuba, que lá circula todos os dias em seus trabalhos, escolas, comércio, etc.”, diz o secretário de Obras, José Roberto Junior.
No centro as ruas atendidas pela operação tapa-buracos são: Cel Ernesto de Oliveira, Hans Staden, Esteves da Silva, Maria Vitória Jean, Conceição, entre outras.
O bairro Perequê-Açu também está recebendo este serviço, nas ruas Habitat, Padre Manoel da Nóbrega, Rio de Janeiro, Carlos Gomes e Santa Catarina.
Outros serviços
A Secretaria de Obras continua realizando serviços variados pelos bairros, dentro do cronograma de obras e manutenção. No quartel da Polícia Militar, por exemplo, em parceria com a corporação, a prefeitura está investindo na construção de jardins e paisagismo. E na região oeste, seguem os trabalhos para construção do muro de arrimo do cemitério Bela Vista, no Ipiranguinha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)






 

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