Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 15 de Maio de 2010 - Nº 2268 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Vereadores do Litoral Norte se reúnem em Bertioga
'Choro Brejeiro' se apresenta na Casa da Cultura neste sábado (19)
Workshop sobre pesca será realizado na próxima quarta-feira em Boiçucanga
Festa da Tainha é atração julhina em Bertioga


Caraguatatuba
Caraguá: Nossos Caminhos
Pequenos brasileiros descobrem a Copa do Mundo
Expediente dos servidores públicos será alterado nesta terça-feira
Caraguá transmite jogo Brasil e Coreia do Norte nesta terça-feira
Parque Estadual da Serra do Mar terá nova trilha
Câmara muda Sessão devido a Copa do Mundo

Ilhabela
Vereadores de Ilhabela recebem visita de vice-presidente nacional do PTB
Câmara altera expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa
Consultor da Telefonica visita Câmara de Ilhabela
Sessões da Câmara de Ilhabela ficarão disponíveis na internet

São Sebastião
Circuito Paulista de Motocross atrai centenas de pessoas à Rua da Praia
Revitalização do Centro Histórico é tema de requerimento do vereador Artur
São Sebastião recebe posto de atendimento móvel do Ministério do Turismo
São Sebastião recebe 4ª Etapa Litoral Norte de Damas
Prefeitura de São Sebastião planta espécies nativas na Praça do Lions Club
Prefeitura soluciona problema da falta de água no Pronto Atendimento de Boiçucanga
Prefeito prestigia audição musical para o Glorifica Litoral 2010
Sebastianense vence etapa Paulista de Downhill
Espetáculo teatral “Rumo ao Tetra” agrada ao público no Teatro Municipal
Mês do Meio Ambiente: crianças participam de plantio de jundu em Maresias
Sectur prorroga inscrições para o Arraiá Caiçara
Prefeitura cria especial “Copa do Mundo também é Cultura” via internet
“PH” reforça pedidos de pavimentação da entrada e ruas de Juquehy
“PH” quer novo prédio para Biblioteca e reforma das instalações da Cooperativa de Sucata

Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba terá horários diferenciados durante a Copa
Programa Empresa Formal Turismo Legal chega a Ubatuba
Tem início no próximo dia 25, a 87ª Festa de São Pedro Pescador
Estão abertas as inscrições para Concurso da Rainha dos Pescadores 2010
Ubatuba inicia Campanha do Agasalho 2010
1º Baile da Associação Comercial de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Vereadores do Litoral Norte se reúnem em Bertioga
A reunião que aconteceria no próximo dia 16 foi transferida para o dia 21 de junho

Região - A reunião ordinária da Frepap-LN (Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte) de junho foi adiada para o próximo dia 21 (segunda-feira), às 15 horas, na Câmara Municipal de Bertioga.
A alteração fez-se necessária uma vez que a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião será realizada, excepcionalmente, na próxima quarta-feira, dia 16.
Questões regionais - O Presidente da Frente, Valdir Veríssimo de Assunção (PPS), também presidente do Legislativo de Ilhabela, conduzirá o encontro dos vereadores da região que terão como pauta a apresentação dos dados regionais sobre saúde das cinco cidades (Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Bertioga), a ser realizada pelo Vereador Neto Bota (PSDB), de Caraguatatuba.
Outro assunto que também deverá ser discutido pelos vereadores é a possível criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba para a qual o governo do Estado vem realizando diversos estudos. A Região Metropolitana poderá englobar os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e a região passará a ter autonomia para administrar seus recursos e orçamento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

'Choro Brejeiro' se apresenta na Casa da Cultura neste sábado (19)
Repertório inclui obras de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu entre outros

Região - Obras de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Garoto, Luiz Americano, Paulinho da Viola, Waldir Azevedo, André Vitor Corrêa e Zequinha de Abreu serão lembradas neste sábado (19), na Casa da Cultura, onde se apresenta, a partir das 20 horas, o grupo Choro Brejeiro, com Alexandre Arruda no trombone e Cidão no violão.
O Choro surgiu no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX, a partir da fusão de ritmos europeus com os ritmos afro-brasileiros. Utilizava-se, entre outros instrumentos, a flauta, o violão e o cavaquinho. Popularizou-se inicialmente nos salões de dança e no subúrbio carioca. Entre outros instrumentos utilizados no Choro estão o clarinete, o bandolim e a percussão, em especial o pandeiro. Entre os grandes nomes do choro estão Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.
Alexandre Arruda é musico desde seus 14 anos de idade. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de São Paulo, nunca deixou de se dedicar também às atividades musicais. A princípio tinha seu nome associado apenas ao jazz, tendo atuado profissionalmente em quase todas as Bandas de Jazz Tradicional, de São Paulo.
Durante 26 anos, integrou a "Traditional Jazz Band", com a qual se apresentou por todo o Brasil e também nos Estados Unidos e Europa. O grande apreço pela musica brasileira, porém, o levou, pouco a pouco a ser conhecido também por divulgar e trabalhar de forma incessante com musica brasileira, mais especificamente o choro, o samba, o maxixe, tanto com seu conjunto regional - "Choro Brejeiro" como em apresentações esporádicas com artistas brasileiros de renome nacional e internacional.
Já Cidão (Alcides José Prado) nasceu em família de músicos, crescendo no meio de rodas de samba e choro. Iniciou sua escola musical com instrumentos de percussão e foi na igreja, onde participava do coral, que passou a tocar violão. Jovem talentoso e autodidata teve em seus amigos seus primeiros mestres.
Integrou tradicionais de choro em São Paulo, além de ter acompanhado intérpretes como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Elton Medeiros, Noite Ilustrada, Jorge Aragão, entre outros. Apresentou-se em programas de TV e rádio, em casas noturnas, SESCs e hotéis. Atualmente, faz parte do grupo Choro, Seresta & Cia., no qual vem atuando como violonista sete cordas.
O projeto Música é Cultura, desenvolvido há nove anos em parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural e Sesc Bertioga, tem o objetivo de aumentar a oferta de produtos culturais e trazer a pessoas da comunidade alguns parâmetros para a formação de uma consciência crítica, para que se tornem mais exigentes e mais atentas à qualidade da arte.
A programação acontece semanalmente, nas noites de sábado, sempre trazendo músicos integrantes de importantes grupos de câmara e orquestra paulistas, que apresentam ao público um repertório musical de múltiplos autores, períodos, escolas e origens.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). Telefone para contato - (13) 3317-4060. (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)

Workshop sobre pesca será realizado na próxima quarta-feira em Boiçucanga

Região - Na próxima quarta-feira 16, a Prefeitura de São Sebastião realizará um workshop sobre a pesca nas dependências da Praça Pôr-do-Sol, situada em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade.
O evento é destinado às duas turmas de alunos da Escola Municipal “Antônio Luiz Monteiro” e visa ressaltar a importância da pesca artesanal para a região, além de retomar o conhecimento dos pescadores.
Com o tema “Prática de pesca e produção de rede”, a iniciativa faz parte da programação da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), que este mês já desenvolveu várias atividades em comemoração ao mês do Meio Ambiente.
O assunto será abordado pela fotógrafa Nícia Guerriero, além de outros personagens ligados ao ramo que mostrarão como produzir rede. Caso o tempo esteja bom e o mar ofereça condições, os visitantes também terão uma apresentação da pesca de arrasto.
Serviço – O workshop será realizado, a partir das 9h30, na Praça Pôr-do-Sol, localizada na avenida Walkir Vergani. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa da Tainha é atração julhina em Bertioga
Evento será realizado pelo Lions Clube, com apoio da Prefeitura do Município, a partir do próximo dia 2, seguindo até 1º de agosto

Região - Uma das mais tradicionais festas de Bertioga, a Festa da Tainha, promovida pelo Lions Clube, já tem data marcada e se estenderá por todo o mês de julho na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro da cidade.
O evento acontecerá às sextas-feiras, com jantar; sábados, com almoço e jantar; e domingos, somente com o almoço, sempre com uma bela tainha sendo servida junto a um self service de arroz, salada e farofa. Vale lembrar que no dia 9 de julho, feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, também haverá almoço.
De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Henrique Capellini, a intenção do governo municipal é proporcionar ao turista uma série de atrativos interativos que o convença a vir para a Cidade mesmo depois da festa, como as cadeiras anfíbias que levarão os deficientes físicos a um banho de mar.
"Montaremos estandes temáticos com imagens de Bertioga, onde aproveitaremos para discutir negócios com potenciais visitantes e teremos um telão, transmitindo os jogos da Copa do Munido", lembra o secretário, salientando que antes da festa será feita uma divulgação maciça nos meios de comunicação, a exemplo do que já ocorreu ano passado quando o evento foi anunciado no Globo Rural.
Presidente do Lions Clube, Luiz Fernando Bluhu, considera o evento como de grande patamar e lembra que toda a verba arrecadada será repassada a entidades assistências do Município, como o Circuito Amigo do Menor Patrulheiro (Campb), Associação Amigos dos Excepcionais (APAE) e Recanto Infantil, que também terão estandes na Praça de Eventos.
"Ano passado cinco toneladas e meia de tainha foram consumidas e a festa foi um sucesso. Este ano, nosso objetivo é superar a marca e atingir pelo menos sete toneladas, podendo assim novamente ajudar entidades que realmente precisam", reforça o Bluhu.
A Festa da Tainha de Bertioga é realizada pelo Lions Clube, com apoio da Prefeitura do Município e terá convites a partir de 45 reais, que servem bem a três pessoas adultas. O evento começa oficialmente dia 2 de julho, seguindo até 1º de agosto, sempre às sextas-feiras e finais de semana (sábado e domingo), na Praça de Eventos, Praia da Enseada (Centro). (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Caraguá: Nossos Caminhos
Melhorar a malha viária, a segurança no trânsito e oferecer acessibilidade total

Caraguatatuba - As metas se transformaram em conquistas que integram o conjunto de obras concluídas do governo Municipal de Caraguá. A primeira grande obra é a revitalização da Avenida Arthur Costa Filho, na Praia do Centro.
Agora a avenida conta com novo pavimento, drenagem, novas luminárias, semáforos especiais e as lombofaixas, que facilitam a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.
Mas as obras não param no centro. Desde abril mais de 45 ruas e avenidas dos bairros Massaguaçu, Porto Novo, Jetuba e Jardim Santa Rosa, região norte, já receberam os serviços de troca de solo e preparação de caixa de pavimento (perenização).
Todo o material utilizado na perenização é cedido pela Petrobras. Isso só foi possível devido à uma gestão do governo Municipal com a empresa, que está perfurando o subsolo para passagem do gasoduto até Taubaté. Para a moradora do Jetuba, Vitória Eugênia, com esse serviço, o bairro e os imóveis serão valorizados. “Nós vamos fazer um trabalho de conscientização com os moradores, para que melhorem a fachada de suas residências”, afirmou Vitória.
As obras de perenização do Jardim Parnaso também já estão terminando nas seguintes ruas: Um, Dois, Três, Quatro, Cinco, Seis, Sete, Oito, Nove e Dez.
E outros 15 bairros, como, Aruan, Britânia, Palmeiras, Barranco Alto, Pontal Santa Marina, Golfinho, Gaivotas, Poiares, Tinga, Morro do Algodão, Jaqueira, Cidade Jardim, Canta Galo, Alto do Jetuba e Tabatinga, também serão beneficiados e devem estar concluídos em 15 meses.
No total serão mais de 125 mil metros de extensão, 161.466,40 m3 de aplicação de caixa de pavimento em uma área de 810.389,77 m2, em mais de 350 ruas de 20 bairros.
Em 2009, vários bairros de Caraguá tiveram as suas ruas pavimentadas e repavimentadas. “Onde tinha asfalto e estava esburacado foi recapeado, incluindo a Avenida da Praia. Com todos esses serviços, estamos melhorando a infraestrutura do município”, afirmou o prefeito Antonio Carlos da Silva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pequenos brasileiros descobrem a Copa do Mundo

Caraguatatuba - Eles vestem camisas de TNT, colocam viseiras de cartolina na cabeça, arrumam os chocalhos de papel crepom e as bandeiras com cabo de vassoura. Os alunos das escolas municipais de Caraguá entraram no clima de Copa do Mundo e criaram dentro do universo escolar uma Copa só deles, com direito a torcidas organizadas, cobertura da imprensa e uma tabela de jogos igual a do campeonato mundial.
Os professores e gestores das escolas organizaram projetos interdisciplinares com o objetivo de levar a Copa do Mundo para além das telas da TV. Nessa proposta, os alunos abordam o tema em diferentes disciplinas. Por exemplo, estudam os aspectos históricos e geográficos de um determinado país nas disciplinas de História e Geografia; em Língua Portuguesa, analisam textos que tenham como tema o campeonato ou o esporte. Assim, as disciplinas formam uma teia de conhecimentos sobre a Copa, a África e os países envolvidos.
A escola municipal Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, organizou a ‘Copa Oswaldão’. Cada classe é responsável por representar um país participante da Copa do Mundo. Além dos jogos, que seguem uma estratégica tabela de classificação, os alunos estudam sobre os países que representam, e ainda organizam torcidas uniformizadas. Pesquisam curiosidades, cultura e gastronomia e confeccionam as bandeiras dos países. Para isso utilizam materiais alternativos mas seguem as cores e proporções oficiais. Sempre com paciência e atenção. “Eu não sabia fazer a bandeira do Chile, agora eu sei”, disse Paulo Henrique Wagmater, de 8 anos.
Até os pequenos alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) se envolveram no clima do mundial. Nas escolas Professora Regina Blaustein, do bairro Travessão, e na Professora Ester Nunes de Souza, do Sertão dos Tourinhos, as crianças produziram bandeiras do Brasil com pinturas das mãos e pés, além de colagens e gincanas envolvendo toda a escola. “O Brasil é campeão”, disse sorrindo João Vitor Cascardi dos Santos, de apenas 3 anos.
Com a Copa da escola, os alunos puderam conhecer melhor o evento mundial que mobiliza a atenção de todos neste mês de junho. O estudante Pablo Gomes dos Reis, de 7 anos, disse que aprendeu, por exemplo, como as pessoas se cumprimentam na Holanda, país que representa e estuda durante a ‘Copa Oswaldão’. Entusiasmado, Pablo mostrava a todos que os homens apenas apertam as mãos, mas as mulheres dão três beijos no rosto. “Aprendi também que a Holanda fica na Europa”, disse Pablo.
O conhecimento sobre os diferentes países e suas culturas não deixou esquecido um sentimento único nos pequenos brasileiros, a paixão pelo Brasil. Independente de qual país representavam no campeonato escolar, uma frase é dita com orgulho por todos: “Estamos rumo ao Hexa!”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Expediente dos servidores públicos será alterado nesta terça-feira

Caraguatatuba - Nesta terça-feira (15), o horário de expediente da prefeitura de Caraguá terá alterações em razão dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. O expediente será das 8h às 14h quando as partidas iniciarem às 15h30. E das 7h30 às 10h30 nos jogos marcados para às 11h.
As horas não trabalhadas serão compensadas pelos funcionários de acordo com a determinação de cada secretaria. Serviços públicos considerados essenciais não sofrerão alteração de horário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá transmite jogo Brasil e Coreia do Norte nesta terça-feira

Caraguatatuba - A estreia da seleção brasileira de futebol será nesta terça-feira (15), às 15h30, na partida contra o time da Coreia do Norte, válida pela primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul. Em Caraguá, o jogo será transmitido ao vivo na Praça Cândido Motta, com o evento “Copa do Mundo em Caraguá”.
Serão instaladas no local cinco TV’s LCD de 32 polegadas, cedidas pelas Casas Pernambucanas. A transmissão inicia duas horas antes da partida. Haverá distribuição de brindes de patrocinadores. Os torcedores poderão ainda tirar fotos em um painel da Copa do Mundo, montado na Praça Cândido Motta.
Pela primeira fase da Copa 2010, o Brasil joga contra as seleções do grupo G (Costa do Marfim, Portugal e Coreia do Norte). No dia 20 (domingo) a partida será entre Brasil e Costa do Marfim, às 15h30. Já no dia 25 (sexta-feira), às 11h, será a vez da seleção brasileira enfrentar Portugal.
A “Copa do Mundo em Caraguá” é realizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria de Esportes, Fundacc e as empresas Pernambucanas e NET.
Horário da prefeitura - Nesta terça-feira (15), o expediente na prefeitura de Caraguá será das 8h às 14h, devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo. As horas não trabalhadas serão compensadas pelos funcionários de acordo com a determinação de cada secretaria. Serviços públicos considerados essenciais não sofrem alteração de horário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Parque Estadual da Serra do Mar terá nova trilha

Caraguatatuba - Em comemoração ao mês do Meio Ambiente, no dia 30, a administração do Parque Estadual da Serra do Mar abrirá oficialmente a trilha dos Tropeiros, que tem cerca de 8 km e funcionará uma vez por dia.
Para fazer a trilha é necessário um pré-agendamento. A duração é de quatro a cinco horas e a capacidade máxima é de 20 pessoas por dia, com saída às 9h. O caminho era rota comercial de tropas no século 19 e ainda guarda sinais e ruínas da época.
Além do caminho histórico existem outras opções para os interessados. A trilha do Jequitibá é a mais curta com 1,5 Km em trajeto circular. A trilha do Poção tem um total de 3,5 Km. Os horários de saída são sempre às 9h e às 13h, com o acompanhamento de um monitor ambiental.
O Parque funciona de segunda a domingo e possui área de lazer com quiosques, playground e um centro de visitantes, com exposições sobre a história do local.
Mais informações e agendamento de trilhas nos telefones (12) 3882-3166 / 5999. O Parque Estadual da Serra do Mar fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro.
Veja as fotos do Parque Estadual da Serra do Mar no Flickr: www.flick.com/caraguaoficial

Câmara muda Sessão devido a Copa do Mundo
Portaria estabeleceu horários em dias de jogos do Brasil

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba antecipa a sua 20ª Sessão Ordinária semanal para segunda-feira - 14 de junho no mesmo horário - 19h30, devido aos jogos do Brasil na Copa do Mundo na África do Sul. Uma portaria da Mesa Diretora definiu os novos horários de atendimento.
A antecipação da Sessão foi acertada apenas nesta primeira fase e caso o Brasil se classifique, outras antecipações deverão ser feitas, mas vão depender ainda de novas Portarias.
Já os horários foram definidos ainda na primeira fase, visto que foram estabelecidos previamente pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo em 11 horas e 15h30 - Horário de Brasília.
A Portaria 12, assinada pela Mesa Diretora definiu bem os horários de atendimento. Quando os jogos acontecerem às 11 horas o horário de atendimento será das 8 às 10h30 e quando o jogo ocorrer às 15h30 o Legislativo atenderá das 8 às 14 horas.
Quanto a antecipação da Sessão Ordinária semanal, há propostas para votação em discussão única e primeiro turno. Em discussão única projeto do Executivo implanta na cidade o Empreendedor Individual criado pela Lei Complementar 128/08 e da Vereadora Professora Silmara Mattiazzo (DEM), projeto que obriga os bancos a adaptar os Caixas Eletrônicos aos portadores de deficiência física-motora.
Com votação em 2 turnos, propositura do Executivo da nova redação a letra "a" do inciso 1º do artigo 81 da Lei Orgânica Municipal, no que trata de Alienação de Bens Municipais.
A alteração da data de realização da Sessão Ordinária não impede que o contribuinte, veranista ou turista possa acompanhar a sessão de várias maneiras; Ao vivo no plenário Benedito Zacarias Arouca, sede do Legislativo, que fica ao lado da Prefeitura e em frente a escola Thomaz Ribeiro de Lima; Pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670 Khz ou ainda no site da emissora na Rede Mundial de Computadores em www.radiooceanicaam.com.br , clicando em Rádio On Line; Pela NET - TV a Cabo no seu canal 23 ou pelo site da Câmara, em www.camaracaragua.sp.gov.br , bastando acessar Câmara ao Vivo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Vereadores de Ilhabela recebem visita de vice-presidente nacional do PTB

Ilhabela - Os vereadores do PTB de Ilhabela, Jadiel Vieira (Keko) e Márcio Garcia, receberam na tarde de ontem (09/06) a visita do vice-presidente Nacional do partido, Luiz Souto Madureira, e do presidente e coordenador do PTB de Ubatuba, Anderson José Rodrigues.
Madureira é o coordenador político do Deputado Estadual Campos Machado - presidente estadual e secretário geral da Executiva Nacional do PTB.
O vice-presidente do partido disse que foi uma honra ter visitado os correligionários do arquipélago principalmente por ter sido incumbido, pelo próprio Campos Machado, de trazer pessoalmente o convite ao Vereador Márcio, para que ele seja um dos pré-candidatos a deputado federal pelo partido.
O Vereador Márcio se disse lisongeado pelo convite e agradece o respeito da executiva do Partido Trabalhista Brasileiro.

Câmara altera expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo de Assunção (PPS), determinou por meio da Portaria nº 57/2010 que o expediente da Casa será alterado nos dias 15 e 25 de junho, em decorrência dos jogos da Seleção Brasileira na 1ª fase da Copa do Mundo da África do Sul.
A Casa de Leis funcionará das 9 às 14 horas na estreia na seleção brasileira, na terça-feira (15/06), quando o Brasil jogará, às 15h30, em Johanesburgo, contra a Coreia do Norte.
No dia 25 (sexta-feira), o Legislativo permanecerá aberto das 14 às 18 horas, dia em que a seleção brasileira enfrentará Portugal, às 11 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Consultor da Telefonica visita Câmara de Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo de Assunção (PPS), recebeu na manhã de hoje (11/06) o Consultor Institucional da Diretoria de Representação Institucional da Telefonica – Telecomunicações de São Paulo S.A., Luiz Eduardo Daruiz Corrêa.
O consultor que acaba de ocupar o cargo veio se apresentar ao Legislativo e se colocar à disposição para eventuais problemas no município. Dentre os assuntos tratados no encontro, o presidente Valdir solicitou ao representante da Telefônica que empenhasse especial atenção em relação à distância mínima entre os telefones públicos instalados pela empresa e com a questão da alta velocidade empregada pelos veículos conduzidos por profissionais técnicos terceirizados pela empresa. Ainda na ocasião, Valdir também solicitou a instalação de telefones públicos especiais para deficientes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Sessões da Câmara de Ilhabela ficarão disponíveis na internet

Ilhabela - Para dar mais transparência aos trabalhos dos vereadores, o Presidente do Legislativo de Ilhabela determinou que, além de serem transmitidas on line, todas as sessões fiquem disponíveis na homepage da Casa.
Desde agosto do ano passado, as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Ilhabela vêm sendo transmitidas ao vivo pela homepage oficial, de forma que os munícipes que não puderem comparecer à Casa Legislativa possam acompanhar pela internet em tempo real. Agora o Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), determinou que, além de serem transmitidas on line, todas as sessões fiquem disponíveis na homepage, ou seja, o internauta poderá acessar a gravação da sessão, em no máximo 24 horas após o encerramento da sessão.
As sessões da Câmara são realizadas nas primeiras, segundas e quartas quartas-feiras do mês. A gravação da última sessão realizada no último dia 9 de junho, por exemplo, já está no site na íntegra pelo www.camarailhabela.sp.gov.br .
Valdir Veríssimo explica que a iniciativa vai oferecer mais transparência nas transmissões ao vivo das sessões do Legislativo: “A internet é uma ferramenta muito valiosa em favor da transparência do Poder Legislativo, permitindo que a sociedade acompanhe as discussões e opiniões de cada vereador. É essencial tornar disponíveis estas informações para que o processo legislativo seja ainda mais democrático. Não mediremos esforços para que seja total a transparência dos atos no Legislativo”, comentou o presidente da Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Circuito Paulista de Motocross atrai centenas de pessoas à Rua da Praia

São Sebastião - Neste final de semana, São Sebastião foi palco da 2ª etapa do Circuito Paulista de MotoCross, evento realizado pela Prefeitura junto à Federação Paulista de Motociclismo e Confederação Brasileira de Motociclismo e que contou com grande público nas arquibancadas.
O prefeito Ernane Primazzi, que prestigiou as competições, anunciou, em conjunto com o presidente da Federação Paulista de Motociclismo, Décio Fantozzi, que a cidade fechou parceria com a federação para realizar a etapa nos próximos dois anos. Ernane discursou sobre a importância em apoiar outros esportes, e não somente o futebol, citando, ainda, as competições de surf, que são sempre grandes acontecimentos da cidade.
O chefe do Executivo ressaltou também que a etapa do paulista de Motocross foi mais uma ação da administração visando a movimentação do município fora da temporada de verão. “Ações como essa, e muitas outras nas áreas esportiva e cultural, são de fundamental importância para o município que busca a profissionalização do turismo. Mais eventos significam mais pessoas nas ruas, mais vendas no comércio e a possibilidade de geração de mais empregos na cidade”, destacou Ernane.
No sábado, dia 12, foi realizada uma escolinha de motocross, aberta ao público. Para participar, o interessado deveria possuir sua moto própria, sem obrigatoriedade de habilitação. Participaram da escolinha motociclistas de várias idades.
Já no domingo, 13, após os treinos classificatórios, foram realizadas as provas.
Diversos atletas locais participaram das competições em categorias variadas. Destaque para o segundo lugar de Felipe de Oliveira Santos (Auto Mec Simei / Balsi Academia) na categoria Nacional A e a terceira posição de Igor Galvão (DDDRIM / Fred Preparações / Alfaces) nas 65 cilindradas.
A primeira posição na categoria Intermediária ficou com Renan Martins Aurafi (1000 Tintas). Caio Hoffman (Lem/Mini Motors) venceu nas 65 cilindradas. João Augusto (Ouz/Racing), na 55cc B, conquistou o lugar mais alto do pódio. Na principal categoria do evento, a MX Gold, Eduardo Tanimoto foi o grande vencedor.
A entrada do evento, equivalente à doação de alimentos, arrecadou quase 300kg de leite em pó, macarrão, farinha de trigo, arroz, feijão e outros itens, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Revitalização do Centro Histórico é tema de requerimento do vereador Artur

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Artur Balut (PSDC), questionou o Poder Executivo sobre a existência de projeto para continuação da revitalização do Centro Histórico do município, com o objetivo de incentivar o turismo.
“Há 11 meses, aproximadamente, teve início a revitalização do Centro Histórico, onde as ruas contempladas foram a São Gonçalo e Ladislau de Matos, que dão acesso a Rua da Praia, mas é preciso que as obras continuem”, afirma.
Balut explica que em alguns municípios turísticos a Prefeitura, em parceria com entidades e os próprios comerciantes, faz a manutenção e conservação das fachadas dos imóveis que se encontram no Centro Histórico para tornar o espaço mais agradável não só para os turistas, mas também para a população local.
“A revitalização não é apenas para manter as fachadas dos prédios antigos, mas para incentivar o comércio. Hoje, muitos comerciantes do Centro Histórico estão passando por dificuldades, pois não há atrativo para os turistas visitarem o local”, diz.
O vereador Amilton Pacheco (PSB) aproveitou para dizer que é preciso criar um comércio no Centro Histórico voltado para o turismo, como a venda de artesanato, por exemplo.
Já o vereador Marcos Tenório (PMDB) ressaltou que é obrigação da Prefeitura criar alternativas para incentivar o turismo, mas a iniciativa privada também precisa participar. “Tem que se unir para agitar a cidade. Esquecer a concorrência e criar oportunidade para aumentar o movimento de turista na região”, afirma.
O autor da proposta, vereador Artur Balut, também concorda que a responsabilidade não deve ser apenas da Prefeitura. “Quem tem interesse deve fazer a sua parte e se mobilizar”, conclui.
Lixeiras – Outra solicitação feita pelo vereador foi a criação de lixeiras padrão para o Centro Histórico.
“Seria de grande valia para a higiene do local, instalar lixeiras e se possível padronizá-las em locais públicos, onde circulam pessoas diariamente, podendo também criar uma consciência da população em relação ao descarte do lixo”, afirma. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe posto de atendimento móvel do Ministério do Turismo

São Sebastião - Nos próximos dias 15 e 16 de junho, São Sebastião recebe o projeto “Empresa Formal, Turismo Legal”, do Ministério do Turismo (MinTur), em uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Dentro da ação do MinTur denominada “Movimento Turismo Legal”, o projeto trará um posto de atendimento móvel disponível para informações aos profissionais do setor.
No dia 15, das 8h30 às 18h, o posto estará no centro da cidade, na Praça Major João Fernandes, em frente à Igreja Matriz. No dia 16, o atendimento acontece na Praça da Alegria, em Boiçucanga, na costa Sul, entre as ruas Luiza e Benjamim Manoel Santos, s/nº, no mesmo horário.
A ideia é sensibilizar e formalizar empresas e profissionais da área e incentivar a adesão gratuita ao Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do ramo que permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos que dele fazem parte. O Cadastur é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e Distrito Federal.
Além das informações, equipes de promotores percorrerão os empreendimentos para visitas e entrega de material informativo.
De acordo com a Lei nº 11.771/2008, o cadastro junto ao Ministério do Turismo é obrigatório para as empresas que atuem nas atividades de meio de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático e acampamento.
Já para restaurantes, cafeterias, bares e similares, centro de convenções, marinas, casas de espetáculo, prestadores de infraestrutura de eventos, locadora de veículos para turistas e prestadora especializada em segmentos turísticos, o cadastro é opcional. Também são cadastrados os guias de turismo (obrigatório) e bacharel em Turismo (opcional).
Benefícios - De acordo com o Ministério do Turismo, os benefícios para os cadastrados são a visibilidade do estabelecimento e do profissional, já que a consulta através do site do Cadastur é aberta; o acesso a linhas de crédito para aquisição e reformas de imóveis, aquisição de equipamentos, veículos, entre outros; possibilidade de qualificação aos empresários e profissionais cadastrados e oportunidades de negócio e acesso a mercados, através de programas e projetos como Caravanas Brasil, Viaja Mais Melhor Idade, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe 4ª Etapa Litoral Norte de Damas

São Sebastião - Neste domingo, dia 13, São Sebastião sediou a 4ª Etapa Litoral Norte de Damas, uma das últimas etapas do campeonato e que faz parte do calendário nacional da modalidade. As competições aconteceram na Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de São Sebastião (Aspem) e contou com atletas de São Paulo, Taubaté, Tremembé e São José dos Campos.
A equipe sebastianense, com total apoio da Prefeitura, foi representada por Rafael Ramos, Pedro Cardoso e Gabriel, que ficaram com a 3ª, 5ª e 7ª posição, respectivamente, na categoria Sub 18.
Já o atleta Claudio Verdeiro ficou com a 3ª colocação na classificação geral. Entre os dias 3 e 6 de junho, Verdeiro também participou do Campeonato Brasileiro de Damas em Ribeirão Preto e conquistou o 5º lugar entre os iniciantes. Pela primeira vez um sebastianense fez parte deste evento, que está em sua 38ª edição.
Segundo Orlando Batista Costa, técnico de damas de São Sebastião, o nível dos atletas melhorou muito e a ideia era treinar os atletas e proporcionar um intercâmbio com outras equipes. De acordo com ele, a etapa serviu também como preparação para os Jogos Regionais. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião planta espécies nativas na Praça do Lions Club

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Seadre (Secretaria de Administrações Regionais), continua a trabalhar na reurbanização da Praça do Lions Clube, próximo ao Batalhão da Polícia Militar e Teatro Municipal.
Depois da recuperação dos bancos e do calçamento, que recebeu nova pintura, a pequena praça foi alvo do projeto paisagístico do Viveiro Municipal que iniciou o plantio de várias espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.
Entre elas, as frutíferas cambucá, amora, cajamanga, pitanga e aroeira mansa e as ornamentais palmeira fênix, estrelitza, agavea, barba de serpente e grama amendoin. Segundo informações, todas as mudas foram produzidas pelo próprio viveiro durante a atual Administração. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura soluciona problema da falta de água no Pronto Atendimento de Boiçucanga

São Sebastião - Com o objetivo de acabar com o problema da falta de água, a Prefeitura de São Sebastião instalou, nesta semana, mais um equipamento de abastecimento no Pronto Atendimento de Boiçucanga (PAB), situado na Costa Sul do município.
A incorporação ao sistema existente na unidade foi realizada devido ao bloqueio no fornecimento de água no bairro feito pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) durante o verão ou época de fortes chuvas, para filtrar a sujeira que desce na cachoeira onde fica a central de captação. Tal estratégia de limpeza da Companhia causava interrupções no abastecimento.
Segundo o departamento administrativo do PAB, a interrupção só era percebida quando se esgotava a água da caixa, dificultando qualquer ação preventiva no local. “Não havia comunicação prévia sobre a operação”, declara o encarregado Albert de Souza Martins Vieira.
O novo equipamento possui capacidade para 10 mil litros de água. Com a medida, a unidade passa a ser beneficiada com 19 mil litros, já que as duas caixas serão utilizadas paralelamente. Ou seja, uma através da pressão do cavalete de entrada padrão e outra como uma cisterna, com motor bomba, que trabalhará automaticamente quando a caixa superior começar a esvaziar. Sendo assim, o Pronto Atendimento passou a ter uma central com sistema de abastecimento.
De acordo com a Regional de Boiçucanga, divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) e responsável pela instalação da caixa, outros serviços relacionados à parte hidráulica (troca de válvulas dos banheiros, conserto de torneiras, colocação de azulejo) e ainda a elétrica, foram executados no local. A alvenaria para a base da cisterna está em fase de conclusão.
Com 119 funcionários, sendo dois colaboradores fixos e 17 prestadores de serviços médicos, o Pronto Atendimento de Boiçucanga atende na baixa temporada, em média, 150 pacientes nos dias úteis e cerca de 200 aos finais de semana. Já na temporada de verão, a demanda aumenta consideravelmente para cerca de 350 pessoas/dia. “A variação do atendimento é muito grande e depende de fatores externos, como foi o caso da dengue no verão deste ano”, lembra o encarregado administrativo. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito prestigia audição musical para o Glorifica Litoral 2010

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, prestigiou na noite desta quinta-feira 10, nas dependências do Teatro Municipal, a segunda e última audição das bandas inscritas para abrir o Glorifica Litoral 2010 em seus dez dias de realização.
O evento, idealizado pela atual Administração com apoio do Conselho de Pastores do município, está previsto para ocorrer de 14 a 25 de outubro. Durante esse período, as bandas selecionadas farão a abertura do maior festa gospel do Litoral Norte antes das ministrações da Palavra e dos espetáculos musicais com cantores e bandas de renome nacional e internacional.
Segundo informações, 40 conjuntos serão selecionados e subirão ao palco divididas em grupos de quatro. “Optamos por reservar esse espaço somente para as bandas locais por acreditarmos no potencial dos nossos músicos e cantores. Pedimos a Deus que abençoe a todos e que possamos ser um celeiro de ministros dispostos a pregar a Palavra, através do louvor”, explicou o presidente do Conselho, pastor José Donizete da Silva.
Da adoração ao hip-hop - O júri, formado pelo secretário de Administração e Governo, Urandy Rocha Leite; pelo produtor musical e tecladista, Nélio de Jesus; pelo maestro e regente da Famuss (Fanfarra Municipal de São Sebastião), Ricardo Ramalho; pelo tecladista e ministro de louvor da Assembléia de Deus – Ministério Santos, Gesiel Ribeiro e pelo pastor Fábio Hissa, baterista e violinista da Igreja Luz e Vida, avaliou os requisitos afinação, presença de palco, entonação e ritmo nas seguintes categorias musicais: MPB, hip hop, pop, rock, black music, reggae, jazz, adoração, pentecostal, sertanejo, pagode, alternativa e tradicionais.
Ao contrário dos jurados, compenetrados em analisar todos os quesitos, o público – composto por fiéis de várias idades e preferências diferenciadas – pôde curtir cada banda, cada conjunto, trio e solos de uma maneira mais descontraída. E nesse espírito, dançou ao som de reggae, agitou ao som do hard rock, refletiu ao som do hip-hop, descontraiu ao som do pagode e adorou ao som das melodias tradicionais por quase quatro horas de apresentações com direito a torcida, ovação e cumprimentos entusiásticos aos que deixavam o palco após a apresentação.
A partir de agora, o corpo de júri terá a difícil tarefa de analisar todas as notas de cada banda inscrita e entregar os resultados à comissão organizadora que fará a chamada dos selecionados a partir do próximo dia 16, via telefone. Mas, independente do comunicado da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o interessado em saber sua classificação poderá entrar em contato diretamente com a pasta pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense vence etapa Paulista de Downhill

São Sebastião - O atleta sebastianense de Downhill, Felipe Moraes, garantiu o título na 2ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Piracaia (SP), no último domingo, dia 13. Com o percurso feito em 1’43”, Felipe, que tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião nas competições, garantiu o ouro na categoria elite.
Ao todo, participaram do evento cerca de 120 atletas de todo o Estado. O próximo compromisso de Felipe será no próximo domingo, dia 19, na 2ª etapa da Copa Core de Downhill, em São Roque (SP).
O técnico do atleta, Joselito Moraes, busca apoio para que Felipe possa participar do mundial de Downhill, a ser realizado no final do ano.
Moraes ressalta os bons resultados obtidos por Felipe nos últimos meses, como a vice-colocação no Campeonato Paulista de Downhill em 2009 e o oitavo lugar no evento internacional “Descida das Escadarias de Santos”, na Baixada Santista. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Espetáculo teatral “Rumo ao Tetra” agrada ao público no Teatro Municipal

São Sebastião - O Grupo Artístico Fazarte levou ao Teatro Municipal de São Sebastião, na noite de domingo 13, o espetáculo “Rumo ao Tetra – Histórias hilárias do futebol brasileiro e seus fanáticos torcedores”.
Com o apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a peça, encenada pelos atores Henrique Cardim, André Nunes e Jéssica Biazini, garantiu boas gargalhadas durante quase uma hora de apresentação.
O espetáculo retratou a história de dois torcedores fanáticos, que em época de Copa, deixam a rivalidade de escanteio para torcerem lado a lado pela seleção brasileira.
No palco, o cenário ilustrou o ‘Santuário Sagrado do Templo Futebolístico’, onde dois amigos na vida e rivais no coração – Leônidas, corintiano e Sócrates, são paulino – assistem à disputa pelo título da Copa do Mundo de 1994. O fanatismo é tanto, que ambos rezam, fazem mandingas de várias crenças e clamam a todos os santos pela a vitória da seleção brasileira.
Para Fernando Souza, que prestigiou a apresentação, a peça retratou bem a realidade dos torcedores brasileiros. “Fanático e louco: todos os torcedores são um pouco”, explicou Souza em relação ao ponto que uma torcida chega por causa de seu time. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mês do Meio Ambiente: crianças participam de plantio de jundu em Maresias

São Sebastião - Em continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, na manhã desta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Sebastião apoiou o plantio de jundu na praia de Maresias, na Costa Sul do município, organizada pela Sociedade Amigos do bairro, a Somar. A ação visa conscientizar as pessoas com relação à preservação da espécie.
A Escola Municipal Edileuza Brasil Soares enviou vários alunos para plantarem o jundu – uma vegetação rasteira nativa em extinção – em frente à Praça Internacional do Surf.
A produção das sementes foi realizada pelo integrante da Somar e guarda-parque César Mendes, que desenvolve o trabalho há quase oito anos. Ao todo, 140 mudas foram utilizadas no plantio. O jundu, segundo ele, cresce mais rápido no verão em função do sol.
De acordo com Christiane Cruz Silva de Moraes, da divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a espécie é muito importante para a praia. “Um dos benefícios é segurar e/ou regular a maré para que ela não atinja os imóveis. Além disso, é preciso mostrar aos cidadãos que a vegetação não é apenas um ‘matinho’”, salienta. Outra característica da planta é evitar a erosão.
Já a bióloga Cintia Castro Freitas, do setor de Agricultura e Abastecimento da Semam, reforçou que o jundu é protegido por lei e sua retirada é proibida. “Qualquer intervenção nesse tipo de vegetação é caracterizada como crime ambiental”, enfatiza. “Em locais onde não há construções, a planta favorece o surgimento de outras espécies por ser uma sucessão de restinga, até chegar à mata”, acrescenta.
Ao final da ação, a Prefeitura recebeu cerca de 200 sementes da Somar. O material será utilizado na produção de mudas no Viveiro Municipal e, posteriormente, plantadas em outra praia do município.
Mês do Meio Ambiente - Outras atividades da programação do Mês do Meio Ambiente acontecem até o fim do mês. Na próxima quarta-feira, dia 16, a Prefeitura realiza um workshop sobre a pesca em Boiçucanga. Já nos dias 21 e 26, respectivamente, é a vez do lançamento do Atlas Ambiental no Teatro Municipal e do percurso pela trilha do Ribeirão do Itu, novamente em Boiçucanga.
A última ação é a palestra sobre a coleta seletiva e o recolhimento do óleo de cozinha usado, durante a exibição do projeto “Cinema na Quadra”, em Juquehy, também na Costa Sul. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sectur prorroga inscrições para o Arraiá Caiçara

São Sebastião - O período de inscrições para o Arraiá Caiçara 2010, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, foi prorrogado para o dia 18 de junho.
Segundo informações da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), os interessados em participar da grande festa julina (com show de calouros e apresentações de quadrilhas), a ser realizada de 9 a 18 de julho, na Rua da Praia – deverão procurar um dos postos de inscrição munidos de um pacote de fralda geriátrica que posteriormente será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.
Além do produto, quem se inscrever para o show de calouros, deverá levar consigo um CD Demo e também o RG.
Serviço: Os postos de inscrição estão situados na própria Sectur, no Centro Histórico da cidade, na Regional de Boiçucanga, na Costa Sul e também no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte. O horário para o atendimento ao público é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura cria especial “Copa do Mundo também é Cultura” via internet

São Sebastião - Aos amantes do futebol e também àqueles interessados em cultura e conhecimentos gerais, a Prefeitura de São Sebastião acaba de disponibilizar em seu endereço eletrônico o especial “Copa do Mundo também é Cultura”.
Assim que acessa o conteúdo, o internauta já pode conferir o “Waving Flag”, música de autoria do cantor e compositor somaliano K’naan, que vem sendo executada em comerciais de TV e em todos os eventos da FIFA (Fédération Internationale de Football Association) durante o mês da competição.
É possível conferir, ainda, informações e curiosidades sobre o país anfitrião da Copa do Mundo, a África do Sul. A moeda africana, os principais atrativos turísticos e a tabela de jogos são alguns dos dados disponíveis, além dos horários de funcionamento de órgãos públicos, bancos, supermercados e meios de transporte.
Serviço: O especial “Copa do Mundo também é Cultura” está disponível no site www.saosebastiao.sp.gov.br

“PH” reforça pedidos de pavimentação da entrada e ruas de Juquehy
Vereador questiona demora no término da obra do Centro de Convenções

São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, vai encaminhar à prefeitura uma indicação, na próxima semana, na qual deverá solicitar serviços de drenagem e reparos na pavimentação da entrada e demais ruas do bairro Juquehy, Costa Sul do município.
Trata-se de mais uma propositura nesse sentido. “PH” já elaborou requerimentos e indicações desde o início do ano, mas até o momento as ruas estão praticamente intransitáveis.
“Quase todas as vias enfrentam problemas de enchente e a maior parte delas não possui sistema de drenagem e pavimentação, colocando em risco os moradores e veranistas que frequentam o bairro”, explica o vereador.
Centro de Convenções - Por meio de um requerimento, o vereador “PH” questiona a demora da finalização das obras do Centro de Convenções da Praia Grande, incluídas em um “pacote de obras” apresentado pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC) recentemente. O projeto teve início da administração anterior, mas as obras estão paralisadas. Elas estão orçadas em R$ 1,7 milhão.
Na propositura, o vereador quer saber do prefeito se há previsão para a retomada da obra e quando será feita sua adequação estrutural. Caso a prefeitura não tenha essa data, o parlamentar quer saber quais motivos.
“No pacote de obras apresentado pelo prefeito está prevista a adequação estrutural e término da obra do Centro de Convenções na Praia Grande, mas até o momento nada foi feito”, lembrou. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)

“PH” quer novo prédio para Biblioteca e reforma das instalações da Cooperativa de Sucata
Vereador também solicitará à prefeitura reforma da quadra do Pontal da Cruz e implantação de laboratórios de informática nas unidades educacionais

São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, elaborou uma séria de indicações nas quais solicita uma série de intervenções da prefeitura em equipamentos municipais. As proposituras serão lidas na sessão da Câmara Municipal na próxima semana. Os problemas são identificados pelo vereador durante visitas aos bairros, por meio do projeto “PH nos Bairros”.
Um deles foi detectado no prédio da Biblioteca Municipal, localizada na Rua da Praia. Segundo o parlamentar, o prédio já não comporta mais o acervo e não possui espaço suficiente para o atendimento adequado dos usuários. “É necessário um novo prédio para atender à demanda”, disse o vereador. Ele acrescenta também a necessidade de implantação de uma sala de pesquisa digital.
Em outra indicação, “PH” solicita à prefeitura maior agilidade na reforma do prédio onde funciona a Coopersuss (Cooperativa de Sucata de São Sebastião). “O atual prédio necessita de reparos imediatos e coloca em risco os trabalhadores da cooperativa, bem como compromete a execução do trabalho com segurança”, justificou o vereador.
Quadras em estado de abandono - Ainda para o parlamentar, a E.M. Maria Francisca Tavolaro, situada no bairro Pontal da Cruz, região central do município, também necessita de reparos. Desta vez, na quadra poliesportiva daquela unidade educacional. “O local encontra-se em total estado de abandono e oferece risco de acidentes para as crianças que a utilizam para a prática de esportes e recreação”.
Esta não é a primeira quadra poliesportiva que o vereador pede intervenção da prefeitura. Desde o início de sua legislatura, há um ano, “PH” vem apresentando indicações à prefeitura para que outras quadras tenham o mesmo tratamento. A maioria das quadras existentes em São Sebastião necessita reparos e está em estado de abandono. Falta de redes, alambrados, traves, cestas de basquetes, iluminação e piso adequados são cenários encontrados em suas visitas.
Ainda na área educacional, o vereador “PH” solicitará a instalação de laboratórios de informática nas unidades educacionais. “O pedido se justifica tendo em vista que uma formação educacional de qualidade inclui conhecimentos básicos de informática e internet, e que a maioria de nossas unidades escolares não possui laboratórios de informática, comprometendo assim a formação dos alunos e a sua capacidade de inserção do mercado de trabalho”, explica o vereador. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 9º Edição do Jornal Maranduba News

Prefeitura de Ubatuba terá horários diferenciados durante a Copa

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba terá alterações em seu horário de funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2010 em sua primeira fase. No dia 15 o expediente será das 8 às 14horas, ininterruptamente. Já no dia 25, o atendimento na Prefeitura será das 14 às 18horas, também sem intervalos.
A compensação das horas não trabalhadas pelos servidores deverá obedecer uma escala determinada pelas chefias imediatas.
No próximo dia 28 de junho, a Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo em virtude do feriado municipal no dia 29 de junho, quando é celebrado o Dia de São Pedro Pescador
Serviços essenciais não terão alteração - Nos dias em que a Prefeitura de Ubatuba adotará horários especiais devido à participação da seleção brasileira na Copa 2010 e também no ponto facultativo do dia 28, os serviços essenciais não terão alteração de horários. O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente. No bairro do Ipiranguinha, a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programa Empresa Formal Turismo Legal chega a Ubatuba
Com o apoio integral do Ministério do Turismo, Ubatuba e as demais cidades do Litoral Norte participam desta importante ação de sensibilização

Ubatuba - Chegará a Ubatuba no próximo dia 18 de junho, a van do Ministério do Turismo com o objetivo de buscar adesões de pessoas ao programa federal “Empresa Formal, Turismo Legal”. Em mais um passo concreto em direção ao amadurecimento da região enquanto destinação turística única (Programa de Regionalização – Plano Nacional de Turismo), a Secretaria de Turismo de Ubatuba, em conjunto com a Associação Comercial e o SEBRAE, disponibilizarão a van para o cadastramento das pessoas durante o dia inteiro, das 8h30 às 18h00. O cadastro é gratuito e está aberto a quem hoje atua na informalidade.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, este é o início de um grande trabalho. “Sabemos que a informalidade precisa ser regulamentada. Graças a este programa, agora tudo fica muito mais simples, uma vez que o próprio Governo Federal atuou de modo decisivo para criar ferramentas de inclusão social, o que é fundamental no âmbito dos informais. Muitos deles não possuem noção do programa e acabam se mantendo à margem da lei. Mas o processo é gratuito, além dos muitos benefícios que eles poderão usufruir com a formalização de sua atividade”, avalia o prefeito.
O Programa - “Empresa Formal, Turismo Legal” é um programa do Ministério do Turismo para promover e apoiar o processo de formalização das atividades turísticas no Brasil. Resultado de um convênio do Mtur com a Fundação Universa, o programa tem o suporte institucional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Desde 2003, os gastos de turistas estrangeiros no país aumentaram 130%, chegando a US$ 5,3 bilhões de dólares em 2009. Para 2010, a expectativa dos empresários é de um aumento de quase 15% no faturamento do setor. A formalização de empresas e empregos e o cadastramento dos prestadores de serviço no Cadastur são fundamentais para oferecer a cada turista, nacional ou estrangeiro, uma experiência de alta qualidade. “Formalizar-se significa ter acesso a melhores linhas de financiamento e a cursos de capacitação, significa colocar sua empresa na vitrine e abrir novas oportunidades de negócio. A informalidade afeta diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, ameaça o potencial de crescimento do setor e, em última análise, prejudica diretamente os prestadores de serviço de turismo”, explica o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa, entende que este esforço conjunto é mais uma das ações concretas que a municipalidade e a iniciativa privada estão direcionando para o mercado turístico. “Não podemos apenas coibir a informalidade. Pelo contrário, precisamos atrair esta classe para a formalidade, apresentando as vantagens de ser formal. E quem pensa que vai ser penalizado com altas taxas se engana, pois todo o processo é gratuito. É uma oportunidade única, todos devem analisar e aderir ao programa”, conclui Alfredo.
Microempreendedor - Quem se cadastra como Microempreendedor Individual, além de estar dentro da lei, só tem vantagens, como registro de empresa sem taxas ou custos. O microempreendedor e sua família terão direitos à Previdência Social e vantagens como auxílio doença, aposentadoria por idade, salário maternidade, etc. Poderá registrar até um empregado com custo reduzido, pagando apenas 3% para Previdência e 8% de FGTS do salário mínimo por mês. Ou seja, apenas R$ 56,10. Terá condições de conseguir crédito junto aos bancos, principalmente no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Com um valor fixo por mês de R$ 1,00 por atividade de comércio (ICMS) e R$ 5,00 para atividade de serviços (ISS), o custo para uma empresa formal, (acrescidos os gastos com Previdência), é de no máximo R$ 62,10 por mês, fixo. Também contará com assessoria gratuita do Sebrae para registrar sua empresa e para fazer a primeira declaração anual simplificada, além da formação de consórcio para compras a preço mais baixo, com controles mais simples e sem burocracia do faturamento, além de benefícios governamentais.
“Quem acompanha a nossa luta em busca da formalização do mercado já sabe o que representa a chegada desta van a Ubatuba e demais cidades do Litoral Norte. Aqueles que estão na informalidade poderão mudar a sua situação de imediato, a custo zero. Vale a pena saber dos detalhes do programa, quais as vantagens e benefícios, de que modo o empreendedor poderá sair de uma situação de irregularidade, para outra de legalidade, com vistas a um crescimento sustentável e promissor”, acrescenta Luiz Felipe Azevedo, comemorando a vinda de um dos principais programas do Ministério do Turismo a Ubatuba
Serviço - No período de 14 a 18 de julho, os municípios do Litoral Norte - Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba receberão esta ação. Será feita distribuição de material de divulgação, através de promotores, junto às empresas de turismo do município. Uma van ficará a disposição para informações sobre o Cadastur. Os benefícios para os cadastrados são: visibilidade (através de consulta pública ao site Cadastur), acesso a linhas de crédito (para aquisição e reformas de imóveis, aquisição de equipamentos, veículos,etc), oportunidades de qualificação (aos empresários e profissionais cadastrados) e oportunidades de negócios e acesso a mercados(através de programas e projetos: Caravanas Brasil, Viaja Mais Melhor Idade, Vai Brasil, Portal de Hospedagem). Mas todos também podem se inscrever através do site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Tem início no próximo dia 25, a 87ª Festa de São Pedro Pescador
Procissão de barcos, corrida de canoas, quadrilhas, tainha assada e shows musicais são algumas das atrações desta festa que é considerada a mais tradicional comemoração de Ubatuba

Ubatuba - A 87ª edição da Festa de São Pedro Pescador acontecerá de 25 a 29 de junho, na Praça de Eventos da Av. Iperoig, em Ubatuba. Além da deliciosa tainha na brasa, acompanhada de arroz, maionese e farofa, serão muitas as atrações desta festa tradicional, que valoriza a cultura caiçara. As principais atrações musicais deste ano são as bandas Demônios da Garoa e Rastapé.
Seguindo a tradição, no primeiro dia de festejos, dia 25, às 19h, acontece a Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas, seguida da Benção e Abertura da Capela de São Pedro Pescador e Concurso “Rainha dos Pescadores”. Depois, estão programados os shows com o “Grupo Samba e Ousadia”, as 21h30 e com a “Dupla Naco & Daniel e Banda”, as 23h.
No dia 26, sábado, as tendas de alimentação abrem às 12h, tendo como prato principal, À noite, a partir das 19h30, acontece uma apresentação de cultura caiçara, com o grupo de Dança da Fita do bairro Itaguá, seguida de shows com a banda Anti Danos, às 21h e Luís Perequê, às 22h30.
No dia 27 de junho, domingo, às 10h, acontece a Corrida de Canoas, unindo pescadores de diversas praias ubatubenses nesta competição divertida e tipicamente caiçara. As tendas de alimentação abrirão para almoço, às 12h. às 16h, acontece um Concurso de Quadrilhas.
Às 20h30, acontece apresentação do “Grupo Baque do Vale” e às 22h30, show com o “Grupo Demônios da Garoa”
No dia 28, segunda-feira, as tendas de alimentação iniciam suas atividades às 19h. Às 20h, acontece Show com o “Sertanejo Local”, seguido do Grupo Instrumental Sexteto Caiçara, depois com o Grupo Razambru Jazz e finalmente, Grupo Juventude do Samba, às 22h30
No último dia de festa, 29 de junho, terça-feira, a abertura das tendas de alimentação acontece às 12h. Às 15h, acontece a bela e tradicional procissão terrestre e marítima de São Pedro Pescador. Às 16h30 tem missa na Igreja Matriz. Às 20h, Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro, seguida da final do Concurso de Quadrilhas, às 21h. Às 22h, show com o “Grupo Nó na Cabeça” e às 23h, o “Grupo Rastapé” fecha com chave de ouro as festividades de São Pedro em 2010. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Estão abertas as inscrições para Concurso da Rainha dos Pescadores 2010
A escolha da Rainha dos Pescadores será feita no próximo dia 25, no palco da 87ª Festa de São Pedro

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para mais um concurso que irá eleger a Rainha dos Pescadores 2010, durante a Festa de São Pedro. A escolha da Rainha dos Pescadores será feita no próximo dia 25, no palco da 87ª Festa de São Pedro. As candidatas dever ser nascidas em Ubatuba e ter idade mínima de 15 anos e máxima de 22.
As interessadas devem preencher e entregar ficha de inscrição na sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, na Praça Nóbrega, 54, Centro. O prazo é até as 17h do dia 22. Na inscrição, a candidata devera apresentar cópia do RG para comprovação da idade e assinatura do pai ou responsável, caso seja menor de 18 anos. Haverá premiação para as três primeiras colocadas.
Atribuições da Rainha - Durante o concurso, as candidatas farão duas apresentações em conjunto e individual para o público e jurados, sendo uma em traje típico, representando pescador e outra em traje “esporte fino”. Como é de costume, a Rainha dos Pescadores desempenha um importante papel durante a festividade em homenagem ao padroeiro dos pescadores, São Pedro. Ela participa da procissão terrestre e marítima; está presente à Corrida de Canoas, ajuda a entregar os prêmios aos vencedores e está presente no encerramento da festa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba inicia Campanha do Agasalho 2010

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta sexta-feira, 11, as arrecadações para a Campanha do Agasalho 2010. Cerca de 25 caixas coletoras foram distribuídas em diversos pontos da cidade, como Paço Municipal, nas escolas Tancredo Neves, Capitão Deolindo, supermercados, lojas, diversos estabelecimentos comerciais, Centro de Saúde (avenida Rio Grande do Sul), cartórios, além de outras escolas. Os agasalhos arrecadados serão encaminhados para a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba. A campanha será encerrada em agosto.
“Estamos precisando também de cobertores, além dos agasalhos. Quem puder doar agradeceremos imensamente. Mais uma vez espero contar com a solidariedade e a gentileza da nossa população que sempre esteve ao nosso lado para ajudarmos os mais necessitados”, disse a primeira-dama de Ubatuba e presidente do Fundo Social, Denise Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

1º Baile da Associação Comercial de Ubatuba- Aciu

Ubatuba - Baile Show com a Banda Gostoso Veneno
Cenografia, bailarinos e um espetáculo de som, luz, gastronomia e muita diversão.
Dj Racine Planet tocando as melhores!!!
Data: 18 de junho (6ª feira)
Local: Restaurante Oásis (Praia Grande)
Mesa: R$ 120,00 (para 4 lugares) (comida inclusa, bebidas são à parte)
Convites individuais: R$ 30,00 (comida inclusa, bebidas são à parte)
Informações e reservas: 3834-1449 (Fonte: ACIU)

Poesia Topo

Anuncie

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ontem, hoje e o amanhã
(Multiplicai os feijões)

O esgotamento dos estoques de todos os recursos naturais deve-se ao crescimento populacional, que foge a razão da consciência coletiva, e, desenha um futuro próximo, nada sombrio. As necessidades das populações têm evoluído e, seus hábitos de consumo se sofisticado. A modernidade e a evolução humana tem imposto um "estilo" de vida consumista, inebriante, desenfreado e venenoso, pois tem altas doses de dependência de insumos "naturais". As políticas e as legislações preservacionistas conhecidas e aplicadas, mesmos aquelas dotadas de reais "boas intenções" apenas aliviam a culpa da responsabilidade com as futuras gerações. Nada mais! Engrossa o "coro" para eximir-se do "mea culpa" uma parcela das inúmeras propostas de "Arcas de Noé" que não produzem alento. Elegem alguma espécie (sortuda) dita em extinção e agem como se apenas, sua eleita, merecesse herdar o que sobrar do mundo! A existência destas "naus" justifica-se pelos bons (e bem remunerados) empregos gerados, sim, mas não passam além de econômicas maquiadoras de imagens públicas, de grandes empresas, que produzem altíssimos passivos ambientais e sociais. Diante deste quadro equivocado de consumo e, de investimentos em "passagens para o céu" é preciso mudar o tom. É preciso que a afinação e os acordes sejam direcionados para a infinita capacidade intelectual do homem. Investimentos, não em "desculpas" e justificativas mas, na ciência e na pesquisa, em busca de soluções práticas e concretas, de forma que o uso de todos os recursos (naturais ou não) seja cada vez mais racionais. É preciso que intelectuais, formadores de opinião, cientistas, pesquisadores, universidades, Ongs, Institutos, ligados a atitudes e ações cujo objetivo seja a preservação, vejam pelo prisma do homem e, sejam uníssonos em uma nova proposta. Uma proposta radical, consciente, inovadora, totalmente desprendida de preconceitos e do conceito de apenas "economizar" para preservar. É preciso, para manter o homem no planeta e, o planeta do homem, muito mais do que discursos xiitas e de leis preservacionistas. É certo que quando aumentam as bocas, melhor do que economizar nos "feijões" é saber como multiplicar seus grãos!

Ronaldo Dias
Publicado em julho de 2007

Descaso com a saúde publica

Bom dia a todos desse conceituado jornal eletrônico que vem mantendo a todos os cidadãos informados sobre o litoral norte.
Gostaria de fazer mais um apelo as autoridades e ao Prefeito Antonio Carlos eu moro na Rua Luiz Lirya Martinez no bairro Martins de Sá onde tem uma casa nº 480 tem um muro de mais ou menos 75 mts de frente todo de pedra onde corre esgoto ao céu aberto e o mau cheiro predomina em toda a rua alem de muitas larvas de DENGUE pode ser vista , ratos , baratas, gostaria que a prefeitura executasse a obra de colocar as manilhas de concreto para que o único pedaço de esgoto que esta sem os tubos fossem fechado,pois não adianta tem uma casa de 80 mts de frente se não preservar e cuidar do meio ambiente e da saúde de seus vizinhos pois sentimos vergonha de ver aquela imundice em frente dessa casa.
Se aquele infeliz não tem dinheiro para manter a sua casa em mínimas condições de uso, favor colocar a venda ou a leilão.
Contando com o empenho das autoridades competentes desde ja agradecido.

Eugenio Edmilson Natividade
via e-mail

O Calçadão esta fedendo

A Prefeitura de Ubatuba tem que se conscientizar mesmo que precisa agir para que a cidade não vire um caos do abandono, com ruas esburacadas, sujas. A coleta de lixo nas praias, principalmente na praia grande tem que ser feita mais cedo, pois está sendo invadida pelos urubús de manhã. O CALÇADÃO ESTÁ FEDENDO.
No final da Avenida onde está localizado o restaurante bom demais está um caos, água empossada e o corrego tambem está fedendo. Está faltando muita infraestrutura lá, como calçamento , limpeza. Nós turistas estamos com vergonha de Ubatuba. Caraguatatuba está dando inveja, está se modernizando. NÃO SEI O QUE SERIA DE UBATUBA SE NÃO TIVESSE BOAS PRAIAS.
Possuo um apartamento ai em Ubatuba, gosto muito ´da cidade mas estou me desanimando devido a esta administração. O DILEMA DELES É : TURISTA NÃO DA VOTO! MÁS PAGAMOS IMPOSTOS!!!!! E ALTÍSSIMOS.

Manoel Altrane
via e-mail

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor