Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

A RECEITA quer a receita?

Li uma noticia de que a Receita Federal fará uma Blits nos meios de hospedagem do Litoral Norte. Uma região abandonada pelo Estado, que nunca recebeu investimento algum (a não ser a BR que esta aí para quem quiser ver e puder usar) muito diferente dos destinos turísticos do Nordeste que recebe oceanos de investimentos, em infra-estruturas e MEGA Empreendimentos, financiados com recursos do BNDES a juros (diferentes dos nossos) subsidiados e com pagamentos a perder-se de vista, quando não a fundo perdido, será alvo de fiscalização malha fina, e busca de “sonegadores”.

Com certeza, a Receita deve saber o que é ocupação sazonal. Deve também saber, que os meios de hospedagem sofrem a duras penas a concorrência (desleal) das locações temporárias (mesmo porque, a hotelaria da região hospeda menos de 0,3% dos visitantes) que são imunes a esta fiscalização. Estes fatores é que devem ter intrigado e provocado a tal fiscalização.

Talvez queiram saber como, se “sobrevive” comercialmente, cumprindo todas as obrigações fiscais e trabalhistas, com apenas 25% de ocupação anual. Deveríamos ter sucumbido a quanto tempo? O que estarão fazendo para já não ter passado para a “informalidade”: Ou será que imaginam que todos os meses têm Carnaval?

Porque será que a “Blitz” não é em maio, junho, julho, agosto, setembro ou outubro...? Porque será? Será que é a criatividade exacerbada do “novo” governo, tão preocupado em “proteger” as micro e pequenas empresas que são as “criam” e mantém empregos, quer “inovar”? Buscar entre elas os GRANDES SONEGADORES? Buscar aqui o que vasa e trasborda Lá? Querem tirar leite de pedra? Será que sabem que também fazemos parte do SEM! Só (ainda) não temos um M (de Movimento).

Somos sem infra-estrutura. Sem condições de receber tanta gente. Somos os sem Saneamento básico. Somos o sem política de turismo. Sem saúde. Sem Segurança. Sem educação profissionalizante. Somos sem Plano de desenvolvimento regional. Sem Estradas de acesso. Sem aeroportos. Somos os Sem subsídios. Somos os sem investimentos. Somos os sem Alternativas econômicas. Somos os Sem governo. Somos quase um Piauí.

Quem sabe, tudo não passa de um grande mal entendido da imprensa (essa imprensa..) e o que a RECEITA quer é, apenas a nossa receita de como conseguimos, ainda assim, sobreviver, manter nossos pequenos negócios, nossos funcionários e suas respectivas famílias.

É uma pena! Isso não se ensina. Só se aprende vivendo e “sofrendo”. Aguardemos!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 
Ubatuba, 05/03/2003

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi