Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Esqueletos de Golfinhos

A temporada vai passando. Só a chuva que não. Como esperado veio um montão de gente. Muita gente que a chuva foi e continua levando. O que pude notar é que o público mudou. Não sei se estou ficando velho e com a idade mais exigente (e mal humorado segundo alguns) a mudança não me agradou.

Mas, dizem que tem público pra tudo... Contra vontade, tive de atravessar a Praia Grande na madrugada do dia primeiro em direção a Santa Casa. O cenário grotesco da primeira justificava as cenas de terror da segunda. Coisa de cinema. Para aceitar aquelas locações como realidade foi melhor fingir estar num set do Alfred Hitcok não sei como se escreve).

Comecei pelo final. Todas as outras observações que se pode fazer desta temporada ficam, digamos, pequenas. As soluções do ano passado já não servem para este ano, e assim vamos. Ou ficamos. Eu me sinto redundante. Motivo até que me leva, de vez em quando, a pensar (para a alegria de muitos) em parar de escrever. Ou tenho o dom da vidência? Quem sabe então, abra um escritório para fazer previsões e adivinhações. Não! Não sei se fizer uma clientela assídua e começar a entrar uma graninha se não vão aparecer um montão de concorrentes instalando-se, a toque de caixa, bem do meu lado (como nos dos restaurantes, farmácias, sorveterias e lojas) para dividir (quando o inverno chegar) minhas misérias.

Melhor não inventar e ficar quietinho, lamentando o engano de muitos, iludidos, que no afã da temporada, logo, logo, (também como sempre) estarão colocando as violas e as esperanças nos sacos. Nossa cidade sofre com a temporada. Nossa natureza sangra. A multidão nos tem iludido também. Muitos dos que nos visitam, não respeitam nossa cidade, nossas casas, nossas praias, nossas cachoeiras, nossa mata, nossas trilhas, nosso mar. O homem faz o seu meio ambiente. A continuar assim, na retórica, e achando que quanto mais gente melhor, em breve vamos ter apenas esqueletos para mostrar.

Ubatuba, 17/01/2002

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi