Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Novos Horizontes?

Estou sentindo mudanças. Mudanças significativas na “paisagem”. Da estagnação e da passividade que nos encontrávamos nos últimos anos o pouco (na verdade não sei avaliar se pouco ou muito) que vem surgindo aos olhos, parece animador. Muito embora a jornada até a próxima temporada parecer um caminho ao infinito, pela falta dos feriados e pelas incertezas da estagnação econômica, as reformas na BR, que tornarão o acesso de São Paulo pela Tamoios/Ubatuba mais rápido e seguro, somar-se-ão as finalizações de obras de saneamento da SABESP, asfaltamento das ruas centrais, novas ciclovias e alguma urbanizarão aqui e acolá.
Neste ínterim, os trabalhos do PNMT também estarão mais adiantados, bem como, muitas das atividades iniciadas e propostas pela SETUR. Com todas as dificuldades, plenamente justificadas, pelo passado remoto e recente, no trato com o turismo do município, o novo secretário, Sr Sérgio, vem conquistando, por sua proposta de trabalhos, aliados de peso, antes reticentes. O plano e o planejamento para o turismo agora esta sendo tratado com seriedade, técnica e profissionalismo. A participação neste processo, aberto a todos, é um verdadeiro exercício de cidadania. E muito embora, encontre inúmeras dificuldades de toda ordem, principalmente de entreves e ingerências políticas de políticos ele é irreversível.
A adesão e a efetiva participação de todo trade, bem como de todos os representantes da sociedade, é apenas uma questão temporal. Na verdade, dependente apenas da comunicação. Para os ainda céticos, posso sugerir e convidar a algumas visitas, mesmo incógnitas, ao Centro de Informações Turísticas. Rapidamente poderão constatar neste local, outro centro. Um centro de operações, muito organizado, bem dirigido, que, mesmo com recursos limitados e (ainda e por enquanto) com uma torcida dos “contra”, que nos levará ao turismo profissionalizado.
Vou aqui, insistir no convite a participação efetiva, de quem optar por apenas esperar resultados, lembrando-os de que estes virão mais rápidos, consistentes, duradouros, assertivos e concretos, quanto maior for o número de envolvidos na execução do processo. Assim, mesmo que esteja absolutamente convencido, de que “está tudo errado” venha defender esta sua idéia. Temos muito trabalho e outro tanto de dificuldades e barreiras a serem vencidas. O exercício participativo e responsável da cidadania legitima nossas ações. A representatividade agrega valor político aos nossos anseios e objetivos. Temos um novo cenário. Os nossos filhos e, os filhos desta terra esperam e precisam por novos horizontes. Façamos então as nossas parte.

Ubatuba, 04/08/2003

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi