Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Pau de Sebo Virtual

O homem por natureza é ambicioso.
Esta "ambição", tem sentido amplo. Extrapola o sentido de posse e da usura material.
Esta mesma ambição é que nos proporciona o tipo e as condições de vida que podemos ter hoje. Produtos e equipamentos disponíveis nas prateleiras das lojas, que num passado, não muito remoto, só existia no cinema, em filmes de ficção ou em histórias de revistas em quadrinhos. Naves, computadores, raio-lazer, telefone celular, armas sofisticadas, micro câmeras, automóveis super automáticos, piloto automático, air bag, bichinhos eletrônicos que "comem", "choram" e "tomam banho" na hora certa, enfim, coisas mais sofisticadas do que o velho cinturão de utilidades do Batman, ou do salto dos sapatos do James Bond.

Alguns homens sempre pensam grande. Ás vezes, além, muito além da imaginação. A maioria, "acomodados", não. Assim, não enxergam mais que um palmo na frente do nariz. A história e a vida, reservam para cada um dele um "prêmio"correspondente. Esta atitude de pensar grande, proporciona sonhos de busca incessante. Parece uma grande e sem fim corrida em direção ao infinito. Nada é suficiente. Sempre é necessário buscar mais e mais. Mais conhecimento, mais velocidade, mais informações, mais poder, mais tudo. Os retardatários vão absorvendo o que por este inusitado caminho, vai ficando obsoleto. O novo é cada vez mais novo. O velho, fica velho cada vez mais rápido.

Como tantos anos de estudo e preparação para a vida, de repente, tudo o que eu penso que sei ou sabia, deve caber, quem sabe, num mísero "disquete"! Minha filha tem uma biblioteca deles. Me ensinou a usá-los, junto com um computador Pentium 166, de não sei quanto de memória RAM, mais modem, multimídia e internet. Talvez tenha mais coisas...Mas é bom não mexer, disse ela.

Só sei que não uso mais caneta, lápis, borracha, régua, esquadro, transferidor, lápis de cor, nanquim, normógrafo, e todos aqueles utensílios que preenchiam as prateleiras das papelarias. Tá tudo lá dentro. Dentro daquela telinha, do teclado e do mouse. Maravilhoso. Estou aprendendo rápido.

Como deve estar o "top" do conhecimento humano? Complexo e maravilhosamente extraordinário. Na verdade, tudo parece complexo, mas ao mesmo tempo fácil e acessível. Já experimentei uns "vôos"pela tal da Internet. Coisa de louco.

Outra "demais" é a tal da tv por assinatura. Filmes,documentários, notícias, aulas de inglês, francês, espanhol e alemão. Continua com a programação infantil com 5 ou 6 variedades, 33 canais de música com qualidade de CD, filmes pagos, e até canal de viagens, pelo mundo inteiro.

Com tudo isso, vamos mudar rapidamente a nossa capacidade de avaliação destas coisas. É necessária uma postura adequada frente a esta nova ordem. A informação dá a volta no mundo em segundos; num instante, todos sabem tudo. O turismo que nos afeta, também se globalizou. Quem pode, e até quem não pode, vai. É barato viajar pra fora. Lá descobrem que Deus não foi generoso somente conosco na natureza. Existem lugares maravilhosos pelo mundo. Uma infinidade de opções. Como "outros tantos"de atrações. E onde Deus não abençoou, o homem o fez com grande tecnologia. Muita tecnologia.

Precisamos aprender e treinar pensar grande! Trabalhar firme neste objetivo. Buscar assessoria capaz e profissional para nos orientar neste árduo, difícil e disputadíssimo caminho rumo ao mundo novo. Neste caminho não há lugar para repetir "experiências" ultrapassadas, para a falta de profissionalismo, para tentativas simplórias. Precisamos nos "reciclar". Definir muito bem o que somos, o que temos, e como e onde queremos chegar. Os resultados, são medidos em tempo real.

Os "atrasados" serão deletados da memória e do cenário principal. Farão , quando muito, parte de uma lembrança "virtual", "arquivados"em um disquete qualquer.

Ubatuba, 20/10/2000

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi