Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Quem Sabe, um dia?

Estava com muitas saudades dela, tanta que o simples telefonema diário não satisfazia. Queria vê-la, senti-la, abraça-la, beija-la, colocá-la em meu colo e dizer ao vivo e a cores o quanto a amo! Minha filha, (uma moça muito bem preparada) casou-se e foi morar em Cuiabá MT. O fato de eu, particularmente adorar essa cidade deve tê-la influenciado. Só sei que foi, conheceu, gostou e se convenceu. É claro, que o maridão também. Foram conhecer, adoraram, casaram e voltaram.

Muito longe de tantas fantasias que muita gente faz do Mato Grosso, índios, milhares de bichos assustadores, onças, todos os peçonhentos pântanos e florestas medonhas Cuiabá é hoje uma cidade exemplar. Depois de longos anos afastado e esquecido, com a colaboração da saga do povo gaúcho, paranaense e catarinense o estado do MT, volta a brilhar intensamente no cenário econômico nacional, ostentando uma renda per capta invejável até mesmo por estados industrializados.

A economia diversificou-se na pecuária, na agro industria, na mineração e no turismo (o BID vai investir 400 milhões no alto Pantanal e Chapada dos Guimarães). A pujança desse crescimento, principalmente na última década é retratado nas cidades planejadas do interior: Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop dentre outras como na Capital.

A preocupação com o meio ambiente é uma constante. Não apenas com a natureza (como alguns de nós por aqui) mas com o verdadeiro meio ambiente que se completa nos aspectos arquitetônicos e nos cuidados com as cidades. A limpeza, os jardins, os canteiros nas ruas e avenidas, os parques, áreas de lazer, a organização do trânsito, do comércio (até mesmo o ambulante que tem local próprio) o trato com as crianças carentes (não há meninos de rua). Também não há pedintes nos faróis, mendigos pelas ruas muito menos guardadores de carros. Não acredita??? Verdade!

Afora o centro histórico (colonial) a nova arquitetura toma conta e dá um Show na cidade tanto nos prédios públicos quanto dos privados. Em alguns locais é tão marcante que, tem-se a nítida impressão que não se está no Brasil. Na área da Saúde, os hospitais (6) moderníssimos disputam a maior oferta de especialidades, para não se falar das clinicas. Educação??? Acompanha! A segurança, como uma capital pode-se ter notícias de violência (a que mais assusta) vindas da periferia e a maioria com origem em desavenças pessoais. Claro que existem também roubos e assaltos, mas proporcionalmente, se perdem nas notícias policiais.

As atrações e diversões para os jovens são muitas. Shoppings Centers, banhos na Chapada, o Pantanal, Discotecas (lindas), bares da moda e restaurantes. Os meus preferidos São o TOM CHOPIN, pois adoro ouvir o pistonista da banda e o Getúlio com sua cozinha incorrigível! Tem defeitos? Sim o calor seco. Este nos meses de verão, chega ao insuportável para quem não está acostumado. Assim, neste cenário, pode constatar o mesmo sorriso no rosto da minha filha com a foto que tinha me enviado no mês passado. Eles estão felizes!!! Moram e trabalham em uma cidade próspera.

Problemas? Sim claro! Um montão deles, mas a paisagem e a gente boa, cordata e hospitaleira ajudam muito quem chega para somar. Voltei feliz! O que um pai poderia querer de uma cidade para seus filhos está lá. Até mesmo a avó (minha viajada e experiente mãe que me acompanhou para ver a neta) se emocionou com o que viu e afirmou: “ se pudéssemos, viríamos todos”. Quem sabe um dia, começamos a construir uma Ubatuba para o futuro de nossos filhos (e netos) e tê-los por perto? Quem sabe, não é mesmo?

Ubatuba, 16/072001

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi