Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Sala de Espera

Os dois últimos feriados não foram convincentes. As notícias de que a queda na procura por pacotes turísticos internacionais, a partir do fatídico 11/7 iria, de certa forma nos beneficiar, não parecem ser confiáveis. A mídia rapidamente agiu (como sempre) contra nós, alardeando, que os preços para o verão haviam disparado.

O resultado para a hotelaria local até agora, com raras exceções, é de uma enxurrada de consultas e poucos fechamentos. Estarão os clientes, como sempre, deixando para a última hora? Esperando quem sabe uma “liquidação”?

As notícias econômicas internacionais, pós-atentado, são tão desencontradas que perderam a credibilidade. A crise da Argentina é uma certeza. Assim, a verdade é que tudo está estacionado. Não há negócios. Todos e tudo em compasso de espera, como em um jogo de paciência para ver quem e como dá o primeiro passo. Para quem espera o ano todo pelo verão, e nesta “reta final” investe muito para entrar na temporada, chega a ser angustiante. São muitos empreendimentos cujo sucesso define-se no resultado alcançado nestes pouco mais de 50 dias. O clima será fator determinante. A cota de energia também (pode?).

A cidade com todos as deficiências esta muito melhor preparada do que para o verão passado, principalmente para atender as “massas”. O lixo ainda não foi equacionado. Os ambulantes prometem uma “invasão”. O transito na praia Grande vai, mais uma vez, dividir o município em dois. As cidades vizinhas começam a despejar diariamente dezenas de mendigos e doentes mentais ao longo do município. Os tomadores de conta de carros loteiam ruas e avenidas. Chegarão reforços policiais. As estradas continuarão muito perigosas e com probabilidade de altos índices de acidentes.

Mesmo com a vantagem na queda das viagens internacionais, este é o atual cenário da sala de espera. O que se pode esperar?

Ubatuba, 22/11/2001

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi