Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

SOCORRO...

Nossa cidade, dia após dia está perdendo todas suas qualidades e adjetivos qualificativos. A permissividade e a falta de ação necessária, vem prejudicando o meio ambiente, o turismo, o comércio, a segurança, a saúde, a ordem, a disciplina.
Este prejuízo, tem efeito direto na economia, no índice de emprego e na qualidade de vida do cidadão. Resolvi enumerar alguns problemas, principalmente os que não requerem verbas, para evitar desculpas, quase sempre utilizadas pelo responsável do fazer, ou do não deixar fazer. Também, tive o cuidado para que a resolução de tais problemas, não exigissem prática, habilidade, formação, muito menos desgaste intelectual do (S) responsáveis.
A única qualificação exigida para as soluções é apenas uma: a responsabilidade com a cidade e com a comunidade.
Então vamos lá:
Proliferação do comércio ambulante em todas suas variáveis, que vem tomando conta de praças, (como o caso do Cruzeiro, modestamente urbanizado, já conta com mais uma carrinho de lanches, de frente para a cruz) das praias, calçadas e logradouros. Vai acontecer o mesmo que aconteceu no mirante da praia Grande nos mini mirantes da Ribeira e da Enseada?
Inércia de ações eficazes contra o despejo sistemático, por municípios vizinhos de mendigos, doentes mentais, malandros, desocupados e demais vagabundos (prostitutas e travestis inclusos) que estão tomando conta do centro. Idem para os "tomadores de conta" de automóveis, que infestaram e "lotearam" em "domínios" a Av Iperoyg e adjacências, afastando principalmente o turista, por medo, de qualquer pretensão de estacionar para utilizar o comércio local. Idem com os "catadores" de latinhas, a sua maioria com o intuito de financiar mais algumas doses de cachaça, que invadem mesas de clientes, acintosamente balançando as mesmas para ver se estão vazias.
Cabe ressaltar que todos os aqui descritos, utilizam os espaços que ocupam para, sem criatividade, efetuar suas necessidades fisiológicas.
Carros de som e propaganda, circulam, com um volume muito acima dos decibéis permitidos. Carros e motocicletas com escapamentos abertos, idem. Favelas, bares, botecos, ferro velhos, criação de porcos e estacionamentos de carroças e quintais estão sendo "construídas" nos acostamentos da estrada (BR) na altura do Rio Escuro e no centro, na Av Rio Grande do Sul. Barraco de madeira (FAVELA) entre a ponte do Perequê - Mirim e, (pasmem!) O mar. Cursos de transito para crianças, se não se resolve as bicicletas na contra - mão. Skatistas que tomam conta das calçadas, ruas, avenidas e até da estrada. Nos bairros centrais, perde-se a conta da quantidade de entulho e materiais de construção espalhados pelas calçadas. Bares, discotecas e videokês de qualidade duvidosa onde pode-se notar claramente a freqüência de menores, expostos a todas as drogas e a prostituição infantil. Aliás, menores embriagados desfilam pela "avenida", portando, com acinte, latas de cerveja e garrafas de VINHO CHAPINHA, comportando-se de acordo com seu grau de embriaguez.
Saudades do juizado de menores. Iria aproveitar para falar dos esgotos que correm a céu aberto, pelos rios e riachos em direção ao mar, lançados pelos bairros Sertão do Perequê - Mirim, Perequê Mirim, Perequê Açú, Enseada e da Barra da Lagoa, onde inclusive, está instalado o "tratamento" do esgoto despejado pelos caminhões "limpa Fossas". Mas aí, tem algum custo, e depende de conhecimento técnico. Tem que entender de merda.
Então fico por aqui. Assim vamos indo. Uns pesos, umas medidas. Diferentes pesos, diferentes medidas. De acordo com o peso do cidadão, digo, do eleitor isto ou aquilo vai sendo tolerado. De vez em quando, para até mesmo se justificar, um bodezinho expiatório aqui, outro ali.
Socorro!!! Quem será que pode (ou deve) atender um pedido deste???

Ubatuba, 05/10/2000

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi