Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Sr. Governador

Aproveitado que em breve o Sr fará uma visita à nossa região, aproveitei este espaço para lhe falar. Tenho viajado pelo interior do nosso estado e fico deslumbrado com suas obras, principalmente com as de saneamento. Ah! E as estradas, os viadutos, as rotatórias e as estradas? Invejáveis. Tudo de primeiro mundo e muito planejado. Planejamento de longo prazo. Pode-se claramente perceber.

Já era hora de investimentos planejados no Litoral Norte? A noticia de melhoras em trechos da estrada e sua recente Blitz da Policia Civil são alentadoras, mas, como sempre, são atitudes intempestivas; de afogadilho, um "tapa-buracos" e, por que não, com todo respeito, uma “meia sola”. Muito diferente e muito aquém do que se pode constatar em TODAS as outras regiões do nosso estado.

Por que Sr Governador? O Sr não conhece nosso potencial turístico? As nossas Belezas naturais? O Sr não sabe que temos restrições de ocupação territorial? O Sr não sabe da influência das nossas restrições ambientais? O Sr Sabe ou tem idéia, o quanto nosso estado “gasta” em outros destinos turísticos, em que seus respectivos estados investiram maciçamente em infra – estruturas, e deixam de “gastar” em nosso próprio estado? Não??? É uma fortuna! O Sr não precisa “arrecadar”? Não é o Sr que manda as peruas do ICMS nas ocasiões da temporada? O que elas vem buscar aqui? Vêem colher? Como, se não plantou? Extrativismo fiscal? É proibido e áreas de “preservação”!

Não temos alternativas econômicas (devido a tantas restrições ambientais e a distância dos mercados produtores e consumidores). A população cresce. A migração é absurda e descontrolada. Não há expectativas de empregos. Nunca houve. Não temos postos de trabalho, porque não temos “postos”. No que e onde nossos filhos irão trabalhar? Que expectativas do futuro o Sr daria aos nossos jovens? Onde irão trabalhar? Serão marginalizados? Ambulantes? Balconistas de uma, das milhares de lojinhas temporárias? O Crescimento, ou melhor, o “inchaço” das atividades comerciais de pequeno porte, tipo hospedagens, restaurantes, lojas, ambulantes etc, está provocando concorrência predatória destas atividades, nos moldes de Porto Seguro. Em muito breve será o fim.

O Sr sabe que aqui é muito mais fácil e rápido aprovar e construir um “predinho” de 36 apartamentos (tipo caixa de sapatos) do que um hotel com os mesmos 36 apartamentos? Pode? É verdade! O Sr sabe quantas pessoas recebemos no verão? São centenas de milhares. Muitas vezes até 20 vezes nossa população fixa. Precisamos nestas épocas de 20 vezes mais de tudo. De atendimento hospitalar e de pronto socorro, de segurança (do tipo que o Sr recentemente enviou) de acessos rodoviários de estacionamentos, de coletas de lixo, de “lixão”, de organização do trânsito e de ruas asfaltadas. Tudo 20 vezes mais. Repito! O Sr Tem idéia de quanto tempo se leva na temporada ou em qualquer feriado, do Saco da Ribeira ao Centro da cidade? Duas horas e meia. A Praia Grande “vira” uma rua com o maior número de “travessias” que se conhece. Poderíamos, com ela, até entrar naquele famoso livro de RECORDES. Sabe o que aconteceria com sua Blitz na temporada? Não sairia do lugar. Assim esta “meia sola” na rodovia não vai resolver.

O Sr é um governante inteligente. Indiscutivelmente. Veja bem: UBATUBA, não tem lá muitos eleitores que lhe possa dar um respaldo político, mas, recebemos mais de 1.000.000 deles na temporada! Aqui eles (que são também seus contribuintes) em férias têm todo o tempo do mundo para avaliar e por que não receber o “retorno” dos seus impostos. Estamos calados, pacientes e na fila há muitos e muitos anos. Quando o Sr se lembra de um grande investimento do Estado por aqui? O da SABESP não vale.

Está mais do que na hora de termos um programa planejado para o desenvolvimento econômico para as quatro cidades da região. Nós temos tentado mas nos falta de tudo, até mesmo de profissionais para tanto. Invista aqui Sr Governador! Com planejamento. Invista em nossa vocação turística. Não é pedir muito. Nossa região não é de muitos eleitores, mas, é a que apresenta a maior VISIBILIDADE política. Somos sim, um Mega OUT-DOOR. Os filhos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela; 1.500.000 de paulistas que nos visitam e, o nosso meio ambiente, lhes seremos eternamente gratos. No aguardo, atenciosamente,

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 P.S. Minhas desculpas pelo uso de adjetivos e colocações mais eloqüentes, mas, posso lhe garantir, que é a tradução da mais pura verdade.

Ubatuba, 15/03/2003

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi