Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Apocalipse: Mistério ou Revelação?

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo”. (Apocalipse 1:1)

A maioria das pessoas relaciona o livro de Apocalipse com tragédias, destruição, com o fim do mundo e com mistérios incompreensíveis. Mas o que diz o texto acima? Revelação. É isto que é o Apocalipse. Através deste livro Deus revela a história para que todos saibam as coisas que devem acontecer.

Vivemos num mundo confuso e desorientado, e a mensagem do Apocalipse é para nós entendermos os acontecimentos que tem ocorrido na história. E você pode perguntar: Se Deus queria revelar algo através deste livro, por que ele foi escrito em linguagem de símbolos e figuras? Há três mil símbolos e figuras de monstros, bestas, chifres, selos, pragas, seres estranhos, animais, cavalos de várias cores.... Deus não podia ter dado a sua mensagem de uma maneira mais simples e clara? Podia sim. Mas não o fez, e o motivo é simples e fácil de entender.

Precisamos levar em conta o contexto histórico deste livro, como por exemplo, como foi escrito, para quem foi escrito e por que foi escrito?

O Apocalipse foi escrito no período do Império Romano. Jesus havia deixado seus discípulos e retornado aos Céus. Eles estavam seguindo a ordem do Mestre de ir a todo mundo pregar o evangelho, o que não estava sendo fácil devido ao domínio político do Império Romano. O culto ao imperador havia se tornado a religião oficial, e os cristãos não concordavam em adorar o imperador, pois conservavam o princípio bíblico: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás”. (I Coríntios 4:9)

Por esse motivo foram severamente perseguidos e muitos morreram queimados decapitados, e ao fio da espada. O apóstolo João – o autor do Apocalipse- foi lançado num caldeirão de azeite fervente, mas nada lhe aconteceu. Deus o preservou, pois tinha uma grande missão para ele. Foi exilado na ilha grega de Patmos, e lá sozinho, recebeu as visões do livro de Apocalipse por volta do ano 95-96 da era cristã. O livro foi escrito para alimentar a fé dos cristãos e explicar o desenrolar da história desde aqueles dias até o fim. Tudo o que acontece no mundo hoje, foi revelado. As guerras, os problemas ecológicos, o desequilíbrio do clima, as tragédias no ar, Terra e mar, a exploração social e econômica. Tudo é conseqüência de um conflito cósmico que ocorreu há muito tempo, mas que já está chegando ao seu final.

Os simbolismos e as figuras foram usados para que o poder político romano não entendesse a mensagem da queda do Império Romano contida no livro. A vida dos cristãos já estava difícil...Imagine, então, o que poderia acontecer com eles se os líderes romanos pudessem entender a mensagem da queda do império! Além do mais o Apocalipse também fala do anticristo e de como as forças ocultas do mal agiria ao tentar destruir a Palavra de Deus através da história. O que poderia acontecer se todas as pessoas envolvidas com o anticristo pudessem entender?

Os símbolos são perfeitamente compreensíveis. Qualquer pessoa pode entender, até mesmo crianças. O livro de Apocalipse não foi escrito à toa. Ele faz uma revelação extraordinária muito importante para a humanidade, que envolve vida eterna ou morte eterna, isto é, salvação ou perdição. A sua mensagem tem a ver com grande conflito entre o bem e o mal; tem a ver com a luta para conquistar o ser humano que é o alvo deste conflito. Quem terá domínio sobre o seu coração – o bem ou o mal? É por isso que é muito importante e urgente que você conheça a verdade revelada neste livro.

Continua...

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi