Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Caráter e Reputação

“Mais vale o bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”. (Provérbios 22:1)

No Antigo Testamento o nome de uma pessoa descrevia seu caráter.O nome era mais que um título ou identificação. Representava o caráter ou reputação. O nome revelava quem era uma pessoa, o que fazia, com que se parecia e até o que poderia se tornar.

Será que existe alguma relação entre caráter e reputação? O bom nome é coisa preciosa. Mas o que é o bom nome? O bom nome é o mesmo que um bom caráter?

Caráter é o que realmente somos e reputação é o que as pessoas pensam de nós. É muito fácil a reputação de alguém ser destruída. Basta um motivo mal interpretado, ou uma calúnia invejosa, e ela vai por água abaixo. E uma vez destruída a reputação, nenhuma quantidade de palavras poderá conserta-la. Somente o tempo, que poderá ser longo, pode levar uma pessoa a recuperar a reputação através da demonstração de seu caráter.

Tal é a situação de Deus perante o Universo. Satanás sujou o nome de Deus acusando-O injustamente de ser severo, arbitrário, injusto e mentiroso. Por um longo período de quase seis mil anos, tem Deus, através de uma variedade de circunstâncias, demonstrado que Satanás está errado. Deus permitiu que Satanás vivesse e sua obra maligna se desenvolvesse com o tempo, para demonstrar o Seu caráter em contraste com o do maligno. O objetivo de Deus era revelar a verdadeira natureza e obra de Satanás.

Se Até Deus perdeu injustamente a reputação, nós também estamos em semelhante perigo já que nem todos simpatizam com o mesmo conjunto de valores. Podemos estar em discordância com alguém por algum motivo em algum momento. Alguém disse: “Escolha seus inimigos cuidadosamente. Mas não faça inimigos desnecessariamente”.

O bom nome tem seu valor. O texto de provérbios mencionado acima assegura que vale mais do que as riquezas. O nome de Deus simboliza Seu santo caráter. No terceiro mandamento (Êxodo 20:7) Ele nos manda honrar o Seu nome,e, honrar o nome de Deus significa não usa-lo com negligência, descuido ou leviandade. Quando usamos o nome de Deus com descuido, nós O desonramos demonstrando falta de respeito por Ele e não atentamos para a grandiosidade de seu significado.

Deus nos criou com livre arbítrio. Isto significa que Ele dá a cada um de nós a liberdade de escolher qual caráter nossa vida demonstrará, de Deus ou de Satanás.

Deus idealizou um plano de salvação para nos livrar da malignidade do pecado que nos leva a sujar nosso caráter. Ele deseja não só perdoar-nos e limpar nosso caráter, mas também nos restaurar, isto é, tornar-nos justos diante dEle. O meio de salvação usado por Ele foi o Calvário. Embora sendo humano, Jesus viveu de modo impecável representando o caráter de seu Pai. Por isso, somente através da graça e poder de Jesus, podemos viver à altura de Seu caráter. Desta forma, mesmo que os outros venham denegrir nossa reputação, jamais conseguirão destruir nosso caráter.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi