Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Como Alcançar a Promessa de Vida Eterna

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigênito, para que todo aquele que n`Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O texto acima demonstra os dois principais aspectos da salvação do homem: O primeiro é o amor de Deus pela humanidade demonstrado no sacrifício do Filho por nós pecadores. Não existe prova de amor maior do que alguém dar a própria vida para que outros possam viver.

O segundo é a crença, a aceitação e o reconhecimento de tão grande sacrifício que Jesus fez por cada um de nós individualmente. A morte de Jesus na Cruz foi a única maneira de salvar a humanidade da sentença de morte que recaiu sobre ela.

Como descendentes de Adão, herdamos a natureza pecaminosa de Adão. Por um só homem o pecado entrou no mundo, e passou aos demais (ver romanos 5:12 / 3:23). Como pecadores merecemos a morte (ver Ezequiel 18: 4 e 20), porque o “salário do pecado é a morte...” - esta é a sentença - mas o verso continua dando a solução do problema, que é a manifestação do grande amor de Deus pela humanidade condenada à morte eterna - “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Isto significa que o dom da vida eterna oferecido - de graça - por Deus a nós, é somente através de Jesus. Não existe nenhuma outra pessoa, nenhum outro nome conhecido entre os homens pelo qual podemos ser salvos (ver Romanos 4:12).

Comentando melhor o texto de Romanos 6:23 que diz que a salvação é gratuita, isto significa que não precisamos pagar absolutamente nada por ela. Só temos que crer e aceitar. Mas esse crer e aceitar não pode ser da boca pra fora, tem que brotar de um coração contrito, puro , humilde e verdadeiro. Um coração assim não se consegue do dia pra noite.

A transformação do caráter à semelhança do de Jesus, é obra de uma vida inteira, mas não podemos por nós mesmos, mudar nosso coração. A natureza pecaminosa está arraigada em nosso ser, de modo que somente Deus pode efetuar a mudança. De nossa parte, o que podemos fazer é decidir mudar, entregar nossa vontade a Deus e pedir a Ele que nos ajude a faze-lo como fez o salmista Davi que assim orou : “Cria em mim ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmos 51:10). Podemos examinar nosso coração, confessar nossos pecados e entregar nossa vontade a Deus. Convém lembrar que os pecados podem ser confessados diretamente a Deus em nome de Jesus. (ver Filipenses 2: 9 e 10). Portanto, ter um coração puro e verdadeiro, é uma obra que somente Deus pode efetuar se assim desejarmos e permitirmos.

Bem, mas o que é pecado? Para que Deus possa nos perdoar, precisamos ter consciência do pecado. Como? As leis de Deus funcionam como um espelho. Ela mostra onde estamos errando. Quando contemplo meu rosto no espelho, ele me mostra onde está sujo, e, vendo a sujeira posso limpar. Da mesma forma, a lei de Deus mostra o que está sujo e errado em minha vida, e com a ajuda d`Ele posso limpar e corrigir. Só podemos ter conhecimento do pecado pela lei. Se não houvesse lei não haveria pecado. Concorda comigo? (ver Romanos 7:7).

Então, quais são os passos para receber o perdão de Deus?

1. Consciência do pecado ( vem pela lei).
2. Arrependimento (através do Espírito Santo - ver João 16:8).
3. Pedir perdão.
4. Desejar um coração puro.

Deus somente pode perdoar quando o arrependimento for verdadeiro, e isso somente Ele sabe. Quando somos perdoados, sentimos verdadeira paz que somente Deus pode proporcionar.

Assunto do próximo artigo: A perfeita e Imutável Lei de Deus.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi