Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Deus e o Futuro do Mundo - I

“A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de bronze; as pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro”. (Daniel 2: 32 e 33)

Para uma melhor compreensão do assunto, leia de uma só vez todo o capítulo 2 do livro do profeta Daniel.

Nabucodonosor sonhou com uma grande estátua. Segundo a interpretação do profeta Daniel, as quatro divisões de metal, começando pelo mais superior – o ouro, indo até o mais inferior – o ferro, representavam quatro reinos ou impérios sucessivos que ocupariam papel importante e de destaque na história universal.

A cabeça de ouro era o símbolo do próprio rei Nabucodonosor e seu reino. “Tu és a cabeça de ouro”, disse Daniel no verso 38 ao rei.

Babilônia era chamada de “a cidade dourada”. Havia ali muito ouro. Seu perímetro era de aproximadamente 22 km; seus altos muros mediam 112 m; as muralhas duplas tinham 28 m de espessura. Era banhada pelo rio Eufrates. Babilônia era uma verdadeira fortaleza, mas enfraqueceu rapidamente depois da morte de Nabucodonosor em 562 a . C. A Média e a Pérsia uniram-se uma à outra e pelo comando de Ciro, o Persa e Dario, o Medo, e derrotaram o Império Babilônico, cumprindo assim as palavras do verso 39 “e depois de ti se levantará outro reino inferior ao teu”...

O Império Medo-Persa era um reino inferior, pois que era representado pelos braços e peito de prata, metal inferior ao ouro. Foi em 539 a .C. que os Medos e Persas conquistaram Babilônia, numa noite em que Belsazar – sucessor de Nabucodonosor – dava um banquete. Beberam tanto vinho que acabaram se tornando presa fácil. (ver Daniel 5:28).

O Império Medo-Persa prosseguiu se expandindo em riqueza, poder e extensão, mas também entrou em declínio. Em 331 a. C. ele foi derrotado por Alexandre – o Grande – fundador do Império Greco-Macedônico, representado pelo ventre de bronze da estátua. Assim como o bronze é inferior à prata, o Império Grego foi inferior ao Império Medo-Persa.

Mas Alexandre morreu novo, e seus quatro generais – Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu sucederam – no, dividindo entre si o que os seus domínios.

Um bom livro de história antiga ajuda na compreensão, como comprova a profecia descrita no capítulo 2 de Daniel.

No próximo artigo, continuaremos com a sucessão de Impérios.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi