Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

O Poder das Palavras

“Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito”. (Provérbios 15:4)

Um jovem pediu a Sócrates que lhe ensinasse oratória. Ele tinha um sério defeito, falava demais e Sócrates cobrou o dobro do preço normal. Intrigado perguntou porque queria cobrar o dobro. A resposta de Sócrates foi: “Porque preciso ensinar-lhe duas ciências: a primeira. Como segurar sua língua, e a outra, como falar. A primeira ciência é a mais difícil, mas procure domina-la bem , ou você sofrerá muito e criará problemas sem fim.”

“A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34). O coração aí se refere à mente, a fonte dos pensamentos, dos sentimentos, das ações e dos motivos. Tanto nossas ações como nossas palavras, sejam elas positivas ou negativas, tem origem na mente. Nossas palavras são pensamentos tornados audíveis. Elas podem ser amáveis, encorajar, construir e auxiliar ou desanimar, destruir e derrubar.

Fomos criados à imagem de Deus e Ele nos dotou de muitos atributos que não dotou a qualquer outro ser criado. Um deles é a capacidade de expressar por palavras. O texto de Provérbios acima leva-nos a concluir o poder que a língua exerce.

AS PALAVRAS PODEM DESTRUIR – Uma simples palavra pronunciada pode parecer sem importância, mas pode construir ou destruir. Uma simples faísca pode incendiar uma floresta inteira. Uma palavra descuidada ou mal colocada, pode destruir, quebrantar e magoar. Com a língua bendizemos a Deus e ao mesmo tempo amaldiçoamos nossos semelhantes criados à imagem de Deus. (Ver Tiago 3:2 a 12). Qual é a fonte das guerras e disputas assustadoras que vemos no mundo? As guerras não acontecem sozinhas e nem por acaso. Elas acontecem porque as pessoas querem as coisas do seu próprio modo, sem pensar se isso vai ou não prejudicar alguém. No íntimo, elas lutam desesperadamente para obter o que desejam a qualquer custo. A pior coisa que já inventaram foi o mexerico. “O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais.” (Provérbios 19:20 – BLH)

PALAVRAS QUE INSPIRAM – Falar adequadamente produz um efeito grandioso e tremendo. Boas palavras é fonte de vida. Nelas há sabedoria e agradam os que ouvem; são como favos de mel, doces para a alma e saúde para o corpo. (Ver Provérbios 10: 11,13,31 e 32 e 16:24). A pessoa que deu o maior exemplo de palavras apropriadas foi Jesus. “Suas palavras eram sábias, encorajadoras, educadas e cuidadosas. Até quando repreendia, Ele o fazia com espírito de amor, com intenção de salvar o ofensor. Ele compreendia a força da simples eloqüência e o poder do silêncio.” (Ellen White)

Alguém disse: “Não diga qualquer coisa a menos que suas palavras sejam mais douradas do que o silêncio. Se não puder pensar em algo bom para dizer, é melhor não dizer coisa alguma”. Uma sugestão do que pode-se dizer: Elogiar sinceramente alguém; encorajar com palavras amáveis; iluminar proferindo palavras certas que poderá abrir um caminho fechado.

PALAVRAS DE DEUS – O nono mandamento diz: “não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. (Êxodo 20:16) “Aqui se inclui todo falar que seja falso a respeito de qualquer assunto,toda tentativa ou intuito de enganar nosso próximo. A intenção de enganar é o que constitui a falsidade. Por um relance de olhos, por um movimento da mão, uma expressão do rosto,pode-se dizer falsidade tão eficazmente como por palavras. Todo exagero intencional, toda sugestão ou insinuação calculada a transmitir uma impressão errônea ou desproporcionada, mesmo a declaração de fatos feita de tal maneira que iluda, é falsidade... Mesmo a supressão intencional da verdade, pela qual pode resultar o agravo de outrem, é violação do nono mandamento”. (Ellen White)

O segredo para controlar as palavras, não é mordendo a língua, mas escolhendo melhores pensamentos; enxergando a terrível realidade de nossas propensões naturais para fazer mexerico, e pedindo auxílio a Deus para refrear as más palavras e proferir somente palavras boas e agradáveis. Somente assim alcançaremos a verdadeira paz que começa no íntimo da alma.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi