Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Os Cavaleiros do Apocalipse III

“E havendo aberto o terceiro selo... e eis um cavalo preto, e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão”. (Apocalipse 6:5)

Se o cavalo branco simboliza a pureza da Igreja no seu início, o Cavalo Preto – antítese do Branco – simboliza degradação e trevas. O período da Igreja representado pelo Cavalo Preto vai de 313 a 538 d.C. – início da Idade Média. A Igreja desceu muito baixo não conseguindo manter a pureza da adoração ao único Deus verdadeiro, e nem foi obediente e fiel à Sagrada Escritura.

Contaminou-se com muitos costumes pagãos e tradições humanas, cobiçando e assumindo o poder terreno. Nesse período deu-se a queda do Império Romano, e já não havia mais imperadores. A única autoridade que permaneceu foi a do bispo da Igreja Cristã de Roma. Dentre as Igrejas de toda aquela região, a mais influente era a Igreja de Roma, cujo bispo atribuiu para si o lugar si Imperador. Sentou-se no trono que outrora sentara os Imperadores, e passou a ditar as regras tanto no campo espiritual como no temporal. Ganhou autoridade, deixou de lado a Palavra de Deus escondendo-a do povo e proibindo sua leitura. Por isso aquele período foi o mais escuro da história. Sem a Bíblia na mão a fé e a obediência do povo desviou de Cristo para o líder humano da Igreja.

À medida que foi crescendo o poder deste líder, mais se perdia de vista a pureza do Evangelho. O povo sentiu o peso de imposições rigorosas tais como longas perigrinações; pagamentos de indulgências para garantir um lugar no céu; pesadas penitências, adoração de relíquias e imagens de escultura; doações de grandes somas de dinheiro para a Igreja, etc... Exigia-se tudo isso dos fiéis para “aplacar a ira de Deus”.

Porém no verso 6 do texto bíblico lemos: “não danifiqueis o azeite e o vinho”. O significado disso é que haveria um pequeno grupo de cristãos fiéis, um remanescente, que, a despeito de tudo, não se deixaria contaminar com as heresias impostas pelo líder da Igreja Cristã de Roma, permanecendo fiel aos ensinamentos do Deus Criador dos Céus e da Terra.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi