Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Quem é o Espírito Santo

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for, envia-lo-vos-ei (S. João 16:7).

Ao aproximar-se a hora de Jesus retornar aos Céus, Ele fez uma promessa aos Seus seguidores. Ele enviaria o Consolador - o Espírito Santo. O termo Consolador quer dizer defensor, auxílio, amparo. O Espírito é um outro Consolador que pode agir em toda parte e ao mesmo tempo, sem limites de tempo e espaço. É Ele que está neste mundo atuando na mente e no coração de todos os deres humanos, convencendo do pecado, da justiça e do juízo (ver S. João 16:8).

O Espírito Santo também é uma pessoa, e não uma influência como muitos dizem ser. Ele ajuda-nos diante de Deus quando não conseguimos expressar o que estamos sentindo. O Espírito examina nosso coração e conhece os nossos mais íntimos pensamentos e intenções (ver Romanos 8: 26 e 27).

NATUREZA E OBRA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo possui os atributos da personalidade. De modo geral é admitido que a personalidade se constitui de três qualidades particulares: a inteligência, a afetividade e a vontade. Uma personalidade normal possui a faculdade de raciocinar, amar e tomar decisões. Estas três qualidades são apresentadas pela Bíblia como pertencendo ao Espírito Santo.

- O Espírito é onisciente. Ele penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus - I Coríntios 2: 10 e 11.
- Ele é o Espírito de verdade, e por isso pode guiar-nos em toda a verdade - S. João 16:13 e 14:26. Que bom que não precisamos andar no engano.
- Ele concede dons - I Coríntios 12:4 a 11.
- Ele se entristece - Efésios 4:30.
- Ele ensina e esclarece toda a verdade para nós - S. João 14:26 e Neemias 9:20.
- O Espírito Santo fala - S. Mateus 10:18 a 20 / S. João 16:13 / Atos 10:19.
- Deus revelou-Se pela Palavra ou Verbo ( Messias ou Cristo) e age pelo Espírito Santo. Isto torna evidente que há um Deus Trino - I S. João 5:7 / S. Mateus 28:19 / II Coríntios 13:13.

A Bíblia coloca em evidência o respectivo papel das três pessoas da divindade: Deus Pai; Deus Filho e Deus Espírito Santo. Mas este é o assunto do próximo artigo.

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi