Reflexões para uma vida melhor
 
Arquivo

Margareth Bravo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Temperança

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. ( I Coríntios 6: 19 e 20 )

O que é temperança?

Temperança é uma palavra antiga que significa abstinência, moderação, equilíbrio. Sua importância na vida , na saúde e no caráter, é comparada a um edifício bem construído. Ser temperante no comer, no beber, no falar, no agir e no vestir, denota a prática da sabedoria na vida.

A ciência moderna tem descoberto a grande relação que existe entre a mente e o corpo. O que afeta a mente afeta o corpo e vice-versa. Sendo assim, tudo o que você ingere vai afetar o seu corpo e a sua mente, e por conseqüência o seu caráter. Como pode ser isso? É simples. O poder mental depende da saúde física.Quando ingerimos alimentos saudáveis,quando praticamos exercícios físicos, e procuramos nos abster de tudo aquilo que prejudica a saúde, temos vigor físico, mente limpa e pura capaz de discernir entre o que é bom e o que é mal e escolher somente o que é bom. Quando atingimos tal capacidade, nosso caráter será digno da aprovação de Deus, já que essa capacidade vem do próprio Deus.

Podemos, então, verificar a importância da temperança quando descobrimos que o cérebro é o único meio de comunicação entre Deus e nós e que a mente é afetada pelo corpo. Daí a importância de praticar a temperança. Ela nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar somente aquilo que é saudável. “A verdadeira temperança valoriza o potencial da vida, reconhece e evita os perigos contra esse potencial e procura aproveitar bem tudo o que a promova. É um estilo de vida total, um estado mental de bom senso que coopera com os alvos do Criador e se esforça por manter o equilíbrio em tudo o que é bom. Trabalho, recreação, sono, comida,bebida, preferências, amizades, reformas e muito mais, estão sujeitos à moderação”. Praticar a temperança eleva-nos até Deus que nos ensina e ajuda a desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, digno de Sua aprovação.

Quem é que não quer ser aprovado por Deus? Será que existe alguém que dispensa a aprovação de Deus? Desenvolver um caráter que Deus aprove não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.Quando, pela fé, vemos a recompensa que Deus nos oferece, e Ele oferece o melhor – Vida Eterna – somos envolvidos por motivações positivas e agradáveis que nos levará a executar a difícil tarefa de desenvolver tal caráter. É certo que temos um inimigo a enfrentar, que está constantemente planejando atrapalhar-nos, mas não precisamos teme-lo, pois a força e o poder para vence-lo vem de Deus, que sempre cumpre o que promete: “ Pedi, e dar-se-vos-á...porque aquele que pede, recebe...” (Mateus 7: 7 e 8)

Margareth Bravo

 Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi